Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"A idolatria absurda das 40 horas de trabalho semanal"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "A idolatria absurda das 40 horas de trabalho semanal"

    Esta questão, abordada no âmbito de outras matérias mais vastas e abrangentes, é, parece-me, suficientemente importante para autonomizar-se na respectiva discussão! Influencia as nossas vidas, interfere com a reposição dos níveis de repouso, entra profundamente na vida familiar...

    Qual é, em vossa opinião, o padrão ideal para o número de horas laborais por semana?

    Tem-se vindo a criar um clima de pressão insustentável para que se considere “normal” cumprir uma jornada de trabalho que vai muitas vezes além das 50 horas semanais.

    O actual Governo alterou o horário de trabalho na função pública das 35 para as 40 horas semanais. Já com a troika ausente do nosso país, resiste em repor o horário anterior, alegando que este alargamento aumenta a produtividade, reduz custos (por exemplo, no pagamento das horas extraordinárias) e acaba por ser uma medida justa, já que equipara o horário de trabalho do sector público ao do sector privado.

    Esta medida constitui um erro político pelas razões que passarei a expor. Em primeiro lugar, subsiste, em muitos políticos e empresários, a crença errada de que presença prolongada no local de trabalho é sinónimo de maior produtividade e compromisso laboral. Esta ideia é falsa. A produtividade cai inevitavelmente com o cansaço, pois a nossa capacidade de concentração é limitada e o nosso organismo não é propriamente uma máquina que se programa de acordo com as conveniências. Além disso, quando se insiste em prolongar demasiado as horas de trabalho, os erros aumentam e o preço a pagar na nossa saúde é elevado.

    Actualmente, na nossa sociedade, vivemos um curioso paradoxo: apesar de terem sido criados inúmeros meios tecnológicos para nos facilitarem a vida, tudo parece mais difícil e o ritmo do dia-a-dia não pára de aumentar. São muitas as pessoas que se queixam de falta de tempo, pois são obrigadas a trabalhar demasiadas horas. Sei, por experiência clínica, que em muitos empregos do sector privado quem se limitar a cumprir o horário — ainda que tenha produzido convenientemente — é visto pelas chefias com um olhar crítico; como alguém que está desinteressado, não se empenha e não “veste a camisola da empresa”. De acordo com esta nova ética laboral insensata, fica mal sair do trabalho a horas. Deste modo, tem-se vindo a criar um clima de pressão insustentável para que se considere “normal” cumprir uma jornada de trabalho (maioritariamente não remunerada) que vai muitas vezes além das 50 horas semanais.

    Umas das consequências de ter um horário excessivamente alargado é o aumento de risco para o burnout. Esta síndrome poderá ser definida como uma reação emocional crónica caracterizada pela desmotivação, desinteresse, e um mal-estar geral na relação com o trabalho. Nestes caso, o desejo de abandonar o emprego transforma-se num pensamento constante, a produtividade diminui e o absentismo aumenta. Com o tempo podem surgir perturbações depressivas e de ansiedade, abuso de álcool, etc. Recentemente realizámos um estudo na Faculdade de Medicina de Lisboa (ainda não publicado) e verificámos que cerca de 15% dos médicos hospitalares encontram-se em burnout. Curiosamente, um dos factores de risco associados foi precisamente o trabalho superior a 40 horas semanais.

    O nosso país precisa urgentemente de tomar medidas que aumentem a natalidade. Mas isso não se faz apenas com benefícios fiscais, nem com mais um subsídio ou abono de família. Já há muito tempo que se sabe que a qualidade de vida, a produtividade e o desejo de ter filhos está associado à possibilidade de conciliar o trabalho e a família. Manter, obstinadamente, o horário de trabalho nas 40 horas semanais, seja no sector público ou no privado, e impedir uma adequada flexibilidade da jornada laboral, é uma medida antinatalidade. Sair mais cedo uma hora por dia do trabalho faz muita diferença para pais e mães, uma vez que estes andam diariamente num autêntico corrupio, perdendo várias horas nas deslocações entre o trabalho, casa, escola e actividades extracurriculares. Ora, este desgaste não se mede e, por conseguinte, não aparece nas folhas de Excel dos decisores políticos, mas está bem presente na vida do cidadão comum que se esforça arduamente por criar os seus filhos, trabalhar e pagar os seus impostos.

    O trabalho excessivo pode-se tornar numa “sanguessuga”, pois vai-nos roubando o tempo, a nossa energia, a nossa saúde, os nossos amigos e a nossa família, deixando-nos isolados e mais infelizes. Há que pôr fim à idolatria das 40 horas de trabalho semanais. Considero que um país desenvolvido e produtivo tem que ter a ambição de pensar nas pessoas, oferecendo-lhes tempo para viver. Todos teríamos a ganhar se o horário de trabalho fosse reduzido e flexibilizado. Ter mais tempo para viver é ter mais possibilidades de se fazer aquilo que para nós é importante; ter mais tempo é ter mais liberdade, ganhar qualidade de vida e ter mais saúde. Talvez esta medida pudesse ajudar os portugueses a serem um povo menos envelhecido, mais feliz, e deste modo sairmos do topo da lista dos países da Europa onde se consome mais antidepressivos.

    Médico psiquiatra
    Fonte.

    #2
    Anda a procura de razões para não trabalhar? Este tópico é absurdo
    Em que mundo estes gajos vivem...
    Editado pela última vez por singularidade; 05 May 2015, 23:28.

    Comentário


      #3
      Isso queria eu e muita gente! Mas há quem precise de ganhar milhões.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
        Anda a procura de razões para não trabalhar? Este tópico é absurdo
        Patrão ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
          Anda a procura de razões para não trabalhar? Este tópico é absurdo
          Não podia dizer melhor que isso

          Comentário


            #6
            Gostava de saber quantos desses 15 % dos médicos hospitalares que se encontram em burnout acumulam/ acumulavam público e privado.

            Mas no fim, claro que a culpa é do Governo em igualar as horas de trabalho da FP e do privado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
              Patrão ?
              Parece...

              Comentário


                #8
                Não sou aquele gajo que paga para o pessoal andar a boa vida o dinheiro esse cai do céu e do nada sou uma agência de caridade continua a sonhar tuga.

                Comentário


                  #9
                  eu só li um bocado

                  o sector publico mandou coisas para o tribunal porque os cortes nos ordenados eram injustos e queriam a igualdade, eu acho muito bem, lutaram pelos seus direitos e ate ganharam

                  mas então agora ja se esquecem da igualdade??? 40 horas é no privado, logo o publico tem que ser igual

                  Comentário


                    #10
                    Idolatria da treta, conheço vigilantes a trabalhar 12h por dia e sempre de pé e ninguem QUER SABER DISSO e agora há pessoal a queixar-se de 40h semanais? E muitos deles com a peida sentada numa secretária??????

                    Epá vão-se ***** sabem lá o que é trabalho?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                      Não sou aquele gajo que paga para o pessoal andar a boa vida o dinheiro esse cai do céu e do nada sou uma agência de caridade continua a sonhar tuga.
                      És brasileiro e vens aqui falar de produtividade, trabalho e boa vida?

                      A não ser que faças as vestimentas dos carnavais, que essa gente deve passar o ano a dar no duro para que todos sambem e desfilem no carnaval.

                      Comentário


                        #12
                        Continuando...:

                        Flexibilização do tempo de trabalho e precariedade laboral potenciam sinistros laborais

                        Normalmente, os técnicos de segurança e saúde no trabalho, ao serviço das empresas, deixam de parte aspectos como o tempo de trabalho e o vínculo laboral, aquando da concepção da análise de riscos profissionais. Por se tratarem de factores de risco de natureza indirecta, estes, não surgem nas análises, tornando-as incompletas, imprecisas e mais importante, insuficientes para protegerem a saúde e a segurança de quem trabalha. Com as sucessivas alterações à legislação laboral, esta situação tem-se vindo a agravar. O retrato do trabalho pode muito bem ser o retrato da sociedade. Se quisermos avaliar o estado de desenvolvimento social de uma determinada sociedade, bem poderíamos fazê-lo utilizando o mundo do trabalho como termo de avaliação. Por exemplo, actualmente em Portugal, constatamos inequivocamente, as intenções de promoção do retrocesso social, cultural, económico e politico que o governo PPD/CDS quer impor.

                        E o trabalho, neste caso, funciona como um óptimo barómetro do retrocesso em causa, até porque tem sido um dos sectores da nossa sociedade que mais tem sofrido com a ofensiva do governo. Por imperativos ideológicos, impostas pelas organizações comunitárias e internacionais em que Portugal está integrado, o trabalho foi eleito como um dos alvos a atingir fortemente pela política liberal do governo. A desregulamentação, a flexibilização, o enfraquecimento da ACT, foram apenas alguns dos meios utilizados. A verdade, contudo, é que, desvalorizando-se o trabalho, desvalorizam-se os trabalhadores. Para além da contratação colectiva de trabalho e dos despedimentos, houve duas reformas, nas quais o governo se empenhou bastante em atingir:

                        • A organização do tempo de trabalho
                        • A precariedade dos vínculos laborais

                        Qualquer um destes aspectos, relacionados com a integração sócio laboral dos trabalhadores e trabalhadoras, tem enorme relevância em matéria de SST, embora, a maioria dos sistemas de avaliação de riscos profissionais, adoptadas nas empresas, lhes passem completamente ao lado.

                        Qual a relação da SST com o tempo de trabalho?


                        Então, basicamente, quando cruzamos tempo de trabalho com risco profissional, surgem duas variáveis que oscilam em função da duração do tempo de trabalho: - Probabilidade de ocorrência de um sinistro laboral

                        Quanto mais tempo estivermos sujeitos ao factor de risco, maior a probabilidade de ocorrência de um acidente ou doença se verifica.


                        Exemplo: Um trabalhador que se encontre num local com ruído, se em vez de 8 horas ficar 10 ou 12, aumentará o grau de exposição em mais 25% ou 50%, respectivamente. - Gravidade da lesão ou dano decorrente do sinistro laboral

                        Quanto mais tempo estivermos sujeitos a um determinado factor nocivo, maior será o dano potencial, se este efeito nocivo estiver sempre presente.


                        Se adicionarmos ao elemento – tempo de exposição – o factor desgaste, significa que, quanto mais tempo ficarmos num determinado local, o grau de exposição aumenta exponencialmente em função do desgaste provocado pelo tempo de permanência. A resistência do corpo humano no início de um dia não se mantém igual ao longo de todo o turno, vai descendo. Nesse caso, a gravidade da "potencial" da lesão ou dano corporal, vai subindo à medida que se passa mais tempo no local.

                        Ora, se considerarmos que, elementos como: o descanso compensatório; número de dias de férias; tempo de trabalho máximo sem intervalos; modalidades de flexibilização do horário de trabalho; rapidamente chegaremos à conclusão que, ainda por cima, as alterações legislativas, em muito agravaram esse desgaste.

                        Mais tempo, menos saúde e segurança

                        A comprovar o potencial impacto negativo destas e outras alterações sobre a SST, vem, por exemplo, o 5.º Inquérito Europeu às Condições de Vida e de Trabalho do EUROFOUND mostra os seguintes dados:

                        Questão: Sente-se afectado na sua Segurança e Saúde no Trabalho?

                        Afectação da Saúde e Segurança no Trabalho Horários com mais de 48 horas/semana 37%

                        Horários com menos do que 48 horas/semana 22%

                        Fonte: EUROFOUND 5.º IECT/2010

                        Estes dados demonstram, inequivocamente, que os trabalhadores percebem que, quanto mais tempo trabalham, maiores os problemas relativos à sua SST. Em horários com mais de 48 horas semanais, 37% trabalhadores inquiridos referem ter a saúde e segurança afectadas. Turnos e ritmo elevado = problemas se segurança e saúde Por outro lado, vejamos o que responderam os trabalhadores inquiridos, quando relacionamos o trabalho por turnos com o ritmo de trabalho.

                        Impacto e efeitos dos horários atípicos


                        Condicionantes Com turnos (%) Sem Turnos (%)
                        O trabalho afecta a saúde de forma negativa 33 23
                        Trabalho a ritmo elevado pelo menos em metade do tempo 55 44

                        Fonte: EUROFOUND 5.ºIECT/2010

                        A inclusão do ritmo de trabalho neste quadro não é ingénua. É que, sem qualquer dúvida, os ritmos de trabalho têm aumentado bastante, como o comprova o mesmo estudo (os trabalhadores da zona Euro, que diziam estar sujeitos a prazos apertados, em 2000 eram 58%, e em 2010 eram de 63%). Contudo, perante condições mais desgastantes relativas à organização do tempo de trabalho, como o é o trabalho por turnos, a percepção dos trabalhadores também muda. Ou seja, sentem muito mais a sobrecarga provocada pelo trabalho, mesmo que o ritmo com turnos ou sem turnos seja parecido.

                        A Precariedade, a instabilidade laboral e a desregulamentação

                        Os ataques aos direitos dos trabalhadores, com efeitos profundos na Segurança e Saúde no Trabalho, tiveram outro tipo de amplitude que não apenas a do tempo de trabalho, com a tentativa da generalização do incumprimento. A saber, a alteração imposta pelas, alterações à legislação laboral efectuadas, vêm colocar em cima da mesa os seguintes problemas: - Aumento das situações de precariedade laboral, individual e colectiva.

                        - Aumento do sentimento de insegurança laboral, face à abertura do espaço para o despedimento individual por iniciativa da entidade patronal
                        - Ataque à contratação colectiva de trabalho, agravando a situação de desregulação e incumprimento referida no ponto anterior Ora, a precariedade laboral é, actualmente considerada como um dos factores indirectos de risco profissional, mais importantes. São inúmeros os estudos que comprovam os seguintes factos: - O trabalhador com vínculo precário está mais exposto a riscos psicossociais.

                        - O trabalhador com vínculo precário não usufrui, em regra, do mesmo nível de protecção na SST que outro trabalhador permanente
                        - O trabalhador com vínculo precário não tem possibilidade de accionar uma correcta reparação de acidente ou doença profissional
                        - O trabalhador com vínculo precário não tem acesso ao mesmo conhecimento, formação e experiência profissional, o que potencia a sua exposição ao risco Estes factos resultam, obviamente, de um menor investimento das empresas nestes trabalhadores, visto que são usados como mão-de-obra descartável.

                        Por outro lado, sabemos que a precariedade incide sobre as franjas mais desfavorecidas da população, agravando muito a sua situação social. Pode constatar-se que, no que respeita às alterações à legislação laboral, os sucessivos governos de direita elegeram a precariedade laboral e os vínculos que lhe estão subjacentes como a principal resposta ao desemprego, com resultados desastrosos. Ficam alguns exemplos de medidas que os trabalhadores europeus, inquiridos no âmbito do 5.º Inquérito Europeu sobre Condições de vida e de Trabalho, apontaram como positivas ao nível da conciliação trabalho/vida pessoal: Factores que representam uma influência positiva no equilíbrio entre o /trabalho, vida pessoal e familiar:

                        - O número de filhos
                        - Ser casado sem filhos
                        - Trabalhar menos do que 34 horas semanais
                        - Capacidade de se controlar o tempo de trabalho
                        - Flexibilidade no tempo de trabalho (para o Trabalhador)
                        - Trabalhar o mesmo número de horas todos os dias
                        - Possuir um horário fixo
                        - Possibilidade de sair do trabalho para tratar de assuntos pessoais

                        Fonte: EUROFOUND 5.º IECT/2010
                        Fonte.

                        Comentário


                          #13
                          Num País resgatado de uma bancarrota, com um nível de produtividade dos mais baixos da UE, com uma despesa pública brutal, um endividamento que tolhe o futuro das novas gerações, faz algum sentido colocar o foco no que será o padrão (?) ideal das horas de trabalho semanal?

                          Só mesmo um tolinho de um médico psiquiatra para vir falar de burnout por causa das 40horas, e o Pé Leve para escrever sobre o tema.

                          E é oportuníssimo discutir isto agora!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                            Num País resgatado de uma bancarrota, com um nível de produtividade dos mais baixos da UE, com uma despesa pública brutal, um endividamento que tolhe o futuro das novas gerações, faz algum sentido colocar o foco no que será o padrão (?) ideal das horas de trabalho semanal?

                            Só mesmo um tolinho de um médico psiquiatra para vir falar de burnout por causa das 40horas, e o Pé Leve para escrever sobre o tema.

                            E é oportuníssimo discutir isto agora!!!
                            Mais oportuno só mesmo a criação do tópico da reforma aos 52 anos!

                            Não deve faltar muito!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Malarranha Ver Post
                              És brasileiro e vens aqui falar de produtividade, trabalho e boa vida?

                              A não ser que faças as vestimentas dos carnavais, que essa gente deve passar o ano a dar no duro para que todos sambem e desfilem no carnaval.
                              Você deve-me estar a confundir com alguém.


                              É bom ver os Preguiceiros do fórum, aqui em este fórum vê-se uns do males que este país sofre. 4O horas semanais é muito .... Inválidos ...
                              Editado pela última vez por singularidade; 05 May 2015, 23:51.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                Idolatria da treta, conheço vigilantes a trabalhar 12h por dia e sempre de pé e ninguem QUER SABER DISSO e agora há pessoal a queixar-se de 40h semanais? E muitos deles com a peida sentada numa secretária??????

                                Epá vão-se ***** sabem lá o que é trabalho?
                                Portanto, como alguns aceitam trabalhar horas a mais, de modo ilegal.. e o "mundo" da vigilância é pródigo nisso... os outros também o têm de fazer.

                                Isso é nivelar as coisas por baixo, é defender um mal com outro mal.

                                Há quem trabalhe 8h diárias e trabalhe bem mais que um vigilante 12h de pé. Ninguém tem culpa que um vigilante o aceite fazer, até porque... as horas extra são pagas como horas normais na grande maioria dos casos, ilegalmente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                  Idolatria da treta, conheço vigilantes a trabalhar 12h por dia e sempre de pé e ninguem QUER SABER DISSO e agora há pessoal a queixar-se de 40h semanais? E muitos deles com a peida sentada numa secretária??????

                                  Epá vão-se ***** sabem lá o que é trabalho?
                                  Mas quem faz 12 h depois tem mais dias de folga, certo?

                                  E que trabalho é esse de ficar 12h de pé comparado com um mineiro, p. ex? Ou pintar a ponte 25 de abril? Ou quem anda a arriscar a vida na faina?

                                  Com essa moralidade a falar de trabalho...na volta ainda recebes o RSI...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                    Não sou aquele gajo que paga para o pessoal andar a boa vida o dinheiro esse cai do céu e do nada sou uma agência de caridade continua a sonhar tuga.
                                    Por pagares não és dono de ninguém. E se pagas recebes, caso contrário não ias fazer caridade como tu próprio o dizes.
                                    É bonito falar quando se enche o nosso bolso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                      Por pagares não és dono de ninguém. E se pagas recebes, caso contrário não ias fazer caridade como tu próprio o dizes.
                                      É bonito falar quando se enche o nosso bolso.
                                      Lamento mas não sei o que essa conversa tem a ver com o tema, dono de alguém?! Trabalhas recebes não queres trabalhar não recebes queres trabalhar pouco recebes pouco é tua escolha o resto não me interessa olha vai pra o Teu quintal e vê se descobres petrolio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                        Você deve-me estar a confundir com alguém.


                                        É bom ver os Preguiceiros do fórum, aqui em este fórum vê-se uns do males que este país sofre. 4O horas semanais é muito .... Inválidos ...
                                        Com esse palavreado só podes ser brasileiro, ou estou enganado?

                                        Não tenho nada contra brasileiros(verdade que também nada a favor) Até gosto do Brasil, e fizeste-me lembrar uma piada que conheço há muito - O Brasil seria o paraíso do mundo, não fossem os brasileiros

                                        Inválidos? ké ké isso mêr'mão??

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mundo sem brasileiras?... Amm... No thanks

                                          Comentário


                                            #22
                                            Queixar de trabalhar 40 horas semanais.....


                                            This is why other countries think you're lazy...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                              Mundo sem brasileiras?... Amm... No thanks

                                              só falei em brasileiros...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                Queixar de trabalhar 40 horas semanais.....


                                                This is why other countries think you're lazy...
                                                Realmente.

                                                Na California trabalham 40 horas por dia, certo?

                                                Daí o Californication...deve ser duro...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                  Portanto, como alguns aceitam trabalhar horas a mais, de modo ilegal.. e o "mundo" da vigilância é pródigo nisso... os outros também o têm de fazer.

                                                  Isso é nivelar as coisas por baixo, é defender um mal com outro mal.

                                                  Há quem trabalhe 8h diárias e trabalhe bem mais que um vigilante 12h de pé. Ninguém tem culpa que um vigilante o aceite fazer, até porque... as horas extra são pagas como horas normais na grande maioria dos casos, ilegalmente.
                                                  O "ninguém tem culpa que X aceite" também dá para as pessoas que se queixam que trabalham muitas horas?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Malarranha Ver Post
                                                    Realmente.

                                                    Na California trabalham 40 horas por dia, certo?

                                                    Daí o Californication...deve ser duro...

                                                    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of...er_hour_worked


                                                    Terceiro lugar. Read it and weep



                                                    Deixo-me ver. Portugal..........Portugal........Ora. 36 lugar entre paises como Lituania, Polónia, Grecia. Isso deve ser coisa boa, não é....

                                                    Mais uma vez.....This why other countries think you're lazy
                                                    Editado pela última vez por luso2kx; 06 May 2015, 00:13.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ninguém mete aí uma sondagem para ver quem é que trabalha mais horas por dia?

                                                      Eu cá trabalho 25h por dia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Malarranha Ver Post
                                                        Realmente.

                                                        Na California trabalham 40 horas por dia, certo?

                                                        Daí o Californication...deve ser duro...
                                                        Mas ganham bem, andam de 911 cabrio [emoji3]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tendo em conta que trabalho, no mínimo, 12h por dia e algumas, por vezes outras tantas, ao fim-de-semana, não tenho ideia formada...

                                                          Em relação aos médicos, posso-te falar de uma médica que é médica de família num centro de saúde, dá consultas num hospital publico, faz urgências num privado e enquanto não conseguiu também fazer consultas nesse privado não descansou. Provavelmente está em burnout...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                            Mas ganham bem, andam de 911 cabrio [emoji3]
                                                            Tambem é sede de empresas como Google, Apple, Yahoo, Facebook, Levi's, HP, etc...

                                                            Mas pronto, tem tudo a ver

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X