Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Temos Gás Natural e ninguém diz nada...!?"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Temos Gás Natural e ninguém diz nada...!?"

    Bem, deixo aqui, para a habitual escalpelização,... preferencialmente, à vossa (correcta, educada e ordeira) apreciação / opinião, isto:

    Temos Gás Natural e ninguém diz nada...!?




    #2
    Custos de exploração altíssimos para quantidades que na generalidade dos casos não são economicamente viáveis. Só meia dúzia de países no mundo é que conseguem ter uma exploração sustentável do shale gas.

    Além disso, isso apenas diz potential shale gas basins.

    Comentário


      #3
      Essa não é a mesma fonte que dizia que se podia retirar minérios preciosos da nossa zona marítima econômica exclusiva e não se fazia por um enorme conspiração.
      Como se havendo potencial de ganhar dinheiro alguém deixaria de o fazer.

      Comentário


        #4
        Mais noticias da treta, uma coisa é ter potencialidades, outra coisa é existir em quantidades que seja rentável explorar.

        Comentário


          #5
          PeLeve, este é um tópico sem sentido.
          Ninguém sabendo de real potencial de exploração não o explora.

          Comentário


            #6
            Chouriço...

            Comentário


              #7
              Estou indignado com este governo centralista que só creou gás natural em Lisboa e arredores, aqui para o Porto nada...

              Comentário


                #8
                http://www.bloomberg.com/news/articl...s-proved-a-dud

                Comentário


                  #9
                  ó Pé Leve, convém fazer um bocado de pesquisa antes de abrires tópicos com tudo o que encontras em sites de credibilidade duvidosa que são especialmente dirigidos às pessoas pouco informadas e aos devotos das teorias da conspiração.

                  infelizmente, é esta tua aparente ingenuidade e falta de sentido crítico, que depois te faz também acreditar em coisas como a raquel varela.

                  Comentário


                    #10
                    mais um topico da tanga ...

                    potencial é diferente de certeza ou não?

                    Comentário


                      #11
                      Se virem no link que postei ficam esclarecidos. A notícia tem 2 dias. E a bloomberg é só a principal agência noticiosa sobre commodities.

                      Comentário


                        #13
                        O shale não vai avançar.
                        Não é economicamente viavel ao preço do petróleo. Muito menos quando o quadro macroeconómico não sustenta o aumento do preço.
                        Talvez daqui a uma ou duas décadas.
                        O shale.

                        Se tivermos light então já é outra conversa. Há light? Sweet?

                        Comentário


                          #14
                          Os políticos europeus estão a bloquear a exploração de shale gas.

                          Quanto às nossas reservas, é obrigatório analisar a rentabilidade (custo de exploração Vs preço de venda) do negócio, como é óbvio.

                          Comentário


                            #15
                            Houve prospeções que identificaram a presença de gás (e.g. Alcobaça). Mas com o gás e petróleo ao preço da uva mijona, não vale a pena o investimento na exploração. Se o preço aumentar de forma sustentada, então pode ser que haja investimento na exploração.

                            Mas esse aumento de forma sustentada é pouco previsível nos próximos anos (diria 40 a 50), pois as jazidas conhecidas atualmente dão para muitos anos, mesmo que o consumo aumente.

                            Comentário


                              #16
                              Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                              O shale não vai avançar.
                              Não é economicamente viavel ao preço do petróleo. Muito menos quando o quadro macroeconómico não sustenta o aumento do preço.
                              Talvez daqui a uma ou duas décadas.
                              O shale.

                              Se tivermos light então já é outra conversa. Há light? Sweet?
                              Penso que será, para além da vontade política e empresarial, "mais" uma questão tecnológica e de impacto para as populações, atendendo à densidade populacional nas zonas mais próximas com possibilidade exploratória (do que tenho lido dos entendidos)!

                              Mas a "coisa" mexe:

                              http://www.petrobras.com/en/magazine...il-per-day.htm
                              https://gasnaturalnao.wordpress.com/...ve-e-petroleo/

                              Comentário


                                #17
                                Legislação usa vs legislação Europa

                                Comentário


                                  #18
                                  Depois tens a questão sismologica

                                  Comentário


                                    #19
                                    Em resumo: 8 CONCLUSÕES
                                    Concluiu-se, em primeiro lugar, que o gás natural, a par do petróleo, é uma importante fonte de energia. É um recurso abundante, mais limpo que os demais combustíveis fósseis e é bastante competitivo no mercado energético. A prospecção e produção deste recurso no nosso país constitui uma enorme mais valia económica, tecnológica e social. Este facto materializa-se na redução da dependência energética do exterior, criação de mais-valias para o estado (contratos de concessões, royalties, entre outros), criação de emprego, introdução de valências industriais e o incentivo à formação de quadros qualificados para desempenhar as tarefas necessárias às operações deprospecção e produção.

                                    Concluiu-se também que, para além de prospecção de gás natural convencional, fará sentido, na zona emersa da bacia Lusitaniana, realizar trabalhos mais aprofundados de prospecção deshale gas e tight gas. À partida, quando se apresentam evidências de um recurso convencional, como é claro nos poços estudados, aplicando a teoria do triângulo de recursos, sabe-se que existem também em muito maiores quantidades recursos não convencionais mas mais difíceis de produzir. No caso específico do shale e tight gas, sabe-se que as litologias dos reservatórios mais conhecidos internacionalmente são litologias que não são estranhas à bacia Lusitaniana. Este facto é saliente quando se compara com a bibliografia, resumidamente na Tabela 13.

                                    Todas as litologias descritas da Bacia, nas formações estudadas (Brenha e Candeeiros), enquadram-se perfeitamente no triângulo onde se “balizam os reservatórios de shale e, por conseguinte, não é possível ignorar a possibilidade de existência de reservatórios com tais características. Em relação aos mapas criados, existe uma conclusão que se destaca, após ser realizada a normalização dos volumes de vazios pela área: A zona 2, situada no concelho de Alenquer, é a zona com maior índice de vazios por área, o que significa que, quando interceptada por um poço vertical, é a zona que terá um maior índice de vazios exposto ao referido poço e, como tal, será provavelmente a área mais interessante a prospectar, sob este ponto de vista.

                                    Embora o volume de vazios seja um bom indicador da qualidade do reservatório existem inúmeros outros parâmetros a ser considerados, mas para os quais não dispomos de informação, como por exemplo o factor de expansão do gás, pressão, temperatura, entre outros.

                                    A produção de um qualquer bem está sujeita à lei da oferta e da procura. O caso do gás não é diferente. As flutuações de preço, quer pela conjuntura internacional quer do ponto de vista da sazonalidade, são factores que afectam a produção ao ponto de a poderem tornar não rentável. Este facto só é passível de ser contornado com uma capacidade de armazenamento para posterior venda, quando o mercado se tornar mais favorável. A produção de gás na bacia Lusitaniana tem como ponto forte a possibilidade de comportar tal armazenamento. Este armazenamento pode ser realizado em diapiros salinos que estão amplamente disseminados pela bacia Lusitaniana, oferecendo uma maior estabilidade à eventual produção.

                                    Finalmente, sugere-se um estudo mais aprofundado às potenciais rochas-mãe existentes na bacia Lusitaniana, pois nelas jaz o potencial de poderem ser simultaneamente rochas reservatório de shale gas e shale oil.

                                    Também encontrei esta situação que poderá ser um grande entrave para a exploração directa do nosso GÁS. Clique: AQUI

                                    Será que os interesses comerciais da REN, são superiores ao INTERESSE NACIONAL?
                                    Mesma fonte supra.



                                    "Entrave" (?)...:

                                    O Setor do Gás Natural

                                    Atualmente todo o gás natural consumido em Portugal é originário de países terceiros, sendo uma parte recebida por gasoduto de alta pressão, outra parte por via marítima (sob a forma de gás natural liquefeito - GNL).

                                    A REN Gasodutos opera a Rede Nacional de Transporte de Gás Natural (RNTGN) que recebe o gás natural na fronteira espanhola, na saída das instalações de armazenagem (REN Armazenagem) ou no terminal de regaseificação (REN Atlântico) e o entrega aos distribuidores ou aos clientes finais de alta pressão. A REN Gasodutos detém a concessão para o transporte de gás natural em alta pressão, que inclui a gestão técnica global do Sistema Nacional de Gás Natural através da qual assegura a coordenação do funcionamento das infraestruturas de distribuição e transporte de gás natural que garantem a continuidade e a segurança do abastecimento, sendo também responsável pelas propostas de desenvolvimento do Sistema Nacional de Gás Natural.

                                    As atividades de receção, de armazenamento e regaseificação de GNL, de armazenamento subterrâneo de gás natural e de transporte de gás natural são realizadas ao abrigo de contratos de concessão (de 40 anos) estabelecidos com o Estado Português. Mais especificamente, a REN Atlântico detém a concessão para a receção, armazenamento e regaseificação de GNL no terminal de GNL de Sines e a REN Armazenagem

                                    detém uma concessão de armazenamento subterrâneo de gás natural situada no Concelho de Pombal (sítio do Carriço).

                                    À semelhança do que se passa no sistema elétrico, a atividade de comercialização de gás natural e a gestão dos mercados organizados estão abertos à concorrência.

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                                      Legislação usa vs legislação Europa
                                      Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                                      Depois tens a questão sismologica
                                      Sim, ambas pertinentes! Mas não absolutamente obstaculizantes!

                                      Comentário


                                        #21
                                        O shale só compensa com preços acima dos 100 dólares.

                                        A excepção são algumas formações americanas com break even de 30 dólares.

                                        Comentário


                                          #22

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Os políticos europeus estão a bloquear a exploração de shale gas.
                                            O fracturamento hidráulico é permitido ou proibido consoante o país. Para dar um exemplo, é permitido na Holanda e proibido ao lado na Bélgica.

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                              O fracturamento hidráulico é permitido ou proibido consoante o país. Para dar um exemplo, é permitido na Holanda e proibido ao lado na Bélgica.
                                              Enquanto a Europa anda a discutir o impacto do fracturamento hidráulico, o EUA avançaram em força ao ponto de alterar a dinâmica macro económica do mercado do gás.

                                              Comentário


                                                #25
                                                Com tanto sol a chegar-nos todos os dias, ainda se pensa nisso...

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Se calhar antes de fazeres acusações aos outros de vias olhar para ti.
                                                  O assunto que trazes à baila, pessoas realmente entendidas nele em Portuga,l não há 10.
                                                  Por isso papers e teasers há muitos, agora empresas e governos que conhecem ter riquezas petrolíferas e nada fazem desconheço.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    além de que a qualidade dos links só melhorou depois. Porque o original era uma patetice pegada que misturava um presidente de uma JF a suicidar-se, o pai do Herman José e a Isabel dos Santos.

                                                    quando se quer discutir assuntos sérios é muito importante saber como começar.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Completamente contra o fracking pelos riscos que comporta e, como alguém disse acima, as tecnologias renováveis estão cada vez mais eficientes e baratas...

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        O Shale gás é uma assunto sério.

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por Acidonitrix Ver Post
                                                          O Shale gás é uma assunto sério.
                                                          E de enorme relevância económica, sendo certo que enquanto nós, "pequeninos" (estruturalmente), andamos a discutir a validade dos temas e, estupidamente, a "apedrejar" quem os traz à discussão, nos EUA, como já foi acima referido, e bem, avançaram para a exploração! Nós não... Nós somos muitos mais espertos e orgulhosos da nossa mentalidade típica da idade média...

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X