Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viver em Lisboa com 1300€

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viver em Lisboa com 1300€

    Boas noites a todos

    Vou começar a trabalhar numa consultora no centro de Lisboa por 1300€ liquidos mensais e gostaria de saber quais os custos associados a viver num apartamento T1 com 50 m2 perto do emprego (para nao perder muito tempo com transporte pois prevejo que venha a ter muito pouco tempo livre) e o custo de vida em Lisboa em geral, ou seja, quanto dinheiro é que vou conseguir poupar por mes. Podem-me ajudar?

    Tenho estado a prever gastar por mês:

    Renda - 550-600€
    Alimentacao - 250-300€
    Electricidade, gás, internet e outros custo associados à casa - 100€
    Transportes - 50€
    Outros custos (Lazer): 150€ (editado)

    Isto parece-vos realista ou poderá estar-me a escapar alguma coisa? Nao tenho grande ideia dos custos para ser sincero :/
    Editado pela última vez por Joaojds; 16 May 2015, 22:51.

    #2
    O preço da casa pode ser optimista para a maioria das zonas boas. Se quiseres garagem mais ainda. A comida custa o mesmo nos supermercados. Mini mercados e restaurantes sao bem mais caros. Net tens a VDF a 25 euros. O gas e a agua sao caros. 50 euros de lazer nao da para jantar no bairro, beber uns canecos e acabar numa discoteca. Ainda tens o taxi...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Joaojds Ver Post
      Boas noites a todos

      Vou começar a trabalhar numa consultora no centro de Lisboa por 1300€ liquidos mensais e gostaria de saber quais os custos associados a viver num apartamento T1 com 50 m2 perto do emprego (para nao perder muito tempo com transporte pois prevejo que venha a ter muito pouco tempo livre) e o custo de vida em Lisboa em geral, ou seja, quanto dinheiro é que vou conseguir poupar por mes. Podem-me ajudar?

      Tenho estado a prever gastar por mês:

      Renda - 550-600€
      Alimentacao - 250-300€
      Electricidade, gás, internet e outros custo associados à casa - 100€
      Transportes - 50€
      Outros custos (Lazer): 50€

      Isto parece-vos realista ou poderá estar-me a escapar alguma coisa? Nao tenho grande ideia dos custos para ser sincero :/
      tirando a parte do lazer, que pode ter todos os valores do mundo, acho realista.

      Comentário


        #4
        Não vão mais colegas contigo?

        Podiam alugar uma casa em grupo, poupavas na habitação, e depois logo vias o que fazias a seguir. Por 400euros mês por exemplo consegues quartos em casas muito boas.

        Não acho os valores irrealistas tirando o lazer, vais morrer de tédio em Lisboa assim.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
          Não acho os valores irrealistas tirando o lazer, vais morrer de tédio em Lisboa assim.
          sim, 50 euros não são de todo divertidos

          Comentário


            #6
            O melhor é afastares-te um pouco do centro numa zona que tenha interface com o metro, talvez consigas uma casa um pouco mais barata.

            No geral as tuas previsões parecem-me realistas, já vivi em Lisboa a ganhar mais ou menos isso, e a gastar mais ou menos isso

            Comentário


              #7
              Onde é que vais trabalhar? E em que área?

              Estares numa consultora, tanto podes estar na sede (que é pouco provável), como em clientes, que tanto podem ser em Sintra como podem ser no Marquês de Pombal, a minha sugestão passa logo por escolheres uma casa numa área limítrofe da cidade, ou seja, algo que não seja muito afastado do centro, mas também não precisas de viver ao lado da estátua do Marquês de Pombal, foi o que fiz e acho que tomei a opção certa, tanto que em dias que estou na sede vou transportes, quando estou no cliente vou de carro e não demoro muito tempo pq vou sempre no sentido contrário ao transito. Para além que poupas algum dinheiro (não muito).
              Esse valor de lazer é irrisório.
              Esse valor de transportes também, o passe custa 36€, não tens carro? É que sobra-te 14€.
              Esse valor de alimentação chega e sobra. O valor das despesas para uma pessoa chega.
              O valor da renda é elevado.

              Eu vivo em Lisboa e também trabalho numa consultora no centro, moro algures na Freguesia de São Domingos de Benfica (não interessa onde), e posso-te dar uma perspectiva:
              Renda - 270€ com todas as incluído (divido a casa);
              Passe - 36€
              Gasóleo + Portagem - 150€ pq venho todos os fins de semana ao Alentejo e ando sempre feito parvo às voltas de carro.
              Alimentação - Não te consigo dar valor certo, pq venho ao FDS abastecer-me a casa dos papás, mas tenho meses de só em restaurantes gastar uns 100€.
              Lazer - Outros 100€ onde não estão incluídas refeições fora, ou seja, inclui tabaco, um cafezinho por outro, um snack aqui, um copo acolá, etc, etc...

              Diria que com 700€-750€ uma pessoa vive razoavelmente em Lx (a dividir casa), não faço uma vida à grande, mas também não me privo de ir a jantares que custam 20€/Pax... E não me privo de ir de carro para onde bem quero e me apetece. Se vivesse sozinho, gastaria cerca de 900€, mas como não vejo grande interesse em viver sozinho...

              Comentário


                #8
                Não tens vicios? (tabaco, bebida, jogo)

                Para além disso, no campo do lazer, devem entrar compras de roupa, tecnologia, cabeleireiro, etc, etc. 100€ mensais é a falar por baixo...!

                Por outro lado, no campo da alimentação, se almoçares/jantares sempre em casa, podes gastar muito menos que os 300€, bastando-te bem os 150/200€ mês.

                E não menos importante, o Status! Vais lidar com muita gente que valoriza bens materiais e aparência em geral. Se te deixares levar podes ter aí o maior custo de todos ;)

                Comentário


                  #9
                  Acho que é como o Gmigas disse... Nem no centro nem no extremo!!! Para além que deves arranjar casa maior e com mais comodidades e acima de tudo mais baratas, e o preço que poupas na casa de certeza que chega e sobra para compensar o facto de estares mais longe

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                    Onde é que vais trabalhar? E em que área?

                    Estares numa consultora, tanto podes estar na sede (que é pouco provável), como em clientes, que tanto podem ser em Sintra como podem ser no Marquês de Pombal, a minha sugestão passa logo por escolheres uma casa numa área limítrofe da cidade, ou seja, algo que não seja muito afastado do centro, mas também não precisas de viver ao lado da estátua do Marquês de Pombal, foi o que fiz e acho que tomei a opção certa, tanto que em dias que estou na sede vou transportes, quando estou no cliente vou de carro e não demoro muito tempo pq vou sempre no sentido contrário ao transito. Para além que poupas algum dinheiro (não muito).
                    Esse valor de lazer é irrisório.
                    Esse valor de transportes também, o passe custa 36€, não tens carro? É que sobra-te 14€.
                    Esse valor de alimentação chega e sobra. O valor das despesas para uma pessoa chega.
                    O valor da renda é elevado.

                    Eu vivo em Lisboa e também trabalho numa consultora no centro, moro algures na Freguesia de São Domingos de Benfica (não interessa onde), e posso-te dar uma perspectiva:
                    Renda - 270€ com todas as incluído (divido a casa);
                    Passe - 36€
                    Gasóleo + Portagem - 150€ pq venho todos os fins de semana ao Alentejo e ando sempre feito parvo às voltas de carro.
                    Alimentação - Não te consigo dar valor certo, pq venho ao FDS abastecer-me a casa dos papás, mas tenho meses de só em restaurantes gastar uns 100€.
                    Lazer - Outros 100€ onde não estão incluídas refeições fora, ou seja, inclui tabaco, um cafezinho por outro, um snack aqui, um copo acolá, etc, etc...

                    Diria que com 700€-750€ uma pessoa vive razoavelmente em Lx (a dividir casa), não faço uma vida à grande, mas também não me privo de ir a jantares que custam 20€/Pax... E não me privo de ir de carro para onde bem quero e me apetece. Se vivesse sozinho, gastaria cerca de 900€, mas como não vejo grande interesse em viver sozinho...
                    Viver num quarto com mais 3 pessoas é muito diferente do que viver sozinho. Quer em custos quer no resto...

                    Se não vivesse "a 2" gostava de viver sozinho, no entanto para isso teria de ter rendimento para tal, o que provavelmente não seria possível.

                    Acho que nestas coisas, a bem ou mal, a malta acaba por ter de viver com o que tem. Embora hajam pessoas que façam vida acima do que podem mas isso são outros 500.

                    Comentário


                      #11
                      Porra tanto dinheiro por uma casa? Não sei em que zona de Lisboa tencionas morar, mas eu com um T2 todo em "open space" remodelado, pagava 450€. Antes tinha vindo de são marcos num T2 gigante por 350€ com tendência a baixar quando disse que ia para a do restelo.

                      Água é barata, para duas pessoas gastavamos em são marcos 18 euros, depois sozinho no restelo uns 12 euros.
                      Gás em são marcos nunca chegava aos 10 € mas tambem não cozinhava muito lá. No restelo era tudo electrico.
                      Electricidade, pagava muito pouco, mas porque fazia marosca da boa. Mas o normal era 25/30€ sem esquemas.

                      Comentário


                        #12
                        lol (post anterior)


                        Resumindo, se te esforçares... vives com 1000 paus e juntas 300 mensais.


                        Conclusão: Para se viver condignamente sozinho em Portugal numa cidade de "1.ª linha" com direito a condições médias, são precisos 1000€.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado a todos pelas respostas! Eu no meu primeiro post queria dizer 150€ para lazer mas enganei-me e esqueci-me do "1" e ficou 50€. De qualquer maneira o valor para lazer depende de cada um, os outros é que sao mais importantes.

                          A minha duvida tambem é se devo alugar uma casa grande na periferia num bairro mais "ranhoso" perdoem-me a expressão e perder tempo em transportes, ou pagar mais e ficar no centro num apartamento pequeno num bairro bom sem perder tempo e sem chatices de maior.

                          Pois, eu estava a apontar para os 1000/1100€ de custos por mes para ter uma folga de 200/300€ para qualquer problema que surja..sendo assim parece-me que nao estou a pensar mal

                          Comentário


                            #14
                            Estás a pensar bem! não terás uma vida de luxo, mas ganharás o suficiente para viveres dignamente!


                            Quanto à questão da casa: SEM DÚVIDA, um apartamento mais pequeno, mas confortável e perto do trabalho, nomeadamente silencioso e com boa energia!


                            Quando chegares a casa, vais querer relaxar e sentires-te perto de tudo, em vez de poupares 150€ mensais mas viveres no c* de judas com tudo o que isso significa.

                            Comentário


                              #15
                              Partilha casa com alguém, de preferência uma mulher, os custos descem drasticamente.

                              Em vez de 600 por um T1 pagas 400 por um T2, por exemplo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                                Porra tanto dinheiro por uma casa? Não sei em que zona de Lisboa tencionas morar, mas eu com um T2 todo em "open space" remodelado, pagava 450€. Antes tinha vindo de são marcos num T2 gigante por 350€ com tendência a baixar quando disse que ia para a do restelo.

                                Água é barata, para duas pessoas gastavamos em são marcos 18 euros, depois sozinho no restelo uns 12 euros.
                                Gás em são marcos nunca chegava aos 10 € mas tambem não cozinhava muito lá. No restelo era tudo electrico.
                                Electricidade, pagava muito pouco, mas porque fazia marosca da boa. Mas o normal era 25/30€ sem esquemas.
                                Sim porque morar em Sao Marcos ou no centro de Lisboa é quase a mesma coisa...

                                Honestamente... 450 euros por um t2? Ameixoeira? Bairro Azul?

                                Comentário


                                  #17
                                  1300€ dá perfeitamente para viveres bem em Lisboa. A nível de preços em geral é tranquilo, e quanto a transportes com 36€ /mês tens acesso a metro e Carris, que cobre Lisboa quase toda. Onde vais notar diferença é nas rendas, essas sim bastante puxadas. Mas tudo depende do prédio e respectiva localização. Tens de ter paciência e procurar com calma. Há muita casa má a preço de ouro, mas com persistência consegue-se.

                                  Mas repito, à partida esse ordenado é mais do que suficiente para uma vida tranquila em Lisboa. E já agora parabéns pelo novo emprego

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por starcraft2 Ver Post
                                    Sim porque morar em Sao Marcos ou no centro de Lisboa é quase a mesma coisa...

                                    Honestamente... 450 euros por um t2? Ameixoeira? Bairro Azul?
                                    Xabregas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                      Viver num quarto com mais 3 pessoas é muito diferente do que viver sozinho. Quer em custos quer no resto...

                                      Se não vivesse "a 2" gostava de viver sozinho, no entanto para isso teria de ter rendimento para tal, o que provavelmente não seria possível.

                                      Acho que nestas coisas, a bem ou mal, a malta acaba por ter de viver com o que tem. Embora hajam pessoas que façam vida acima do que podem mas isso são outros 500.
                                      Isso depende muito do estilo de vida.

                                      O meu estilo de vida passa por estar muito pouco tempo em casa (especialmente na casa de Lisboa, onde, por vezes, só vou mesmo lá dormir), por isso não estou muito preocupado com mobílias bonitas, sofás com chaise longue ou plasmas de 55 polegadas Há pessoas que dão valor à casa, e a viver sozinhas, eu acho viver sozinho uma seca, e se vivesse sozinho, teria de suportar todas as despesas de uma casa sozinho, mais a limpeza da casa toda sozinho (as casas onde vivi, sempre tiveram empregada de limpeza incluída).

                                      Por acaso é daquelas coisas que corto bem e não me custa nada, porque uso pouco a casa, ainda esta semana só estive em casa na 2ª à noite, o resto dos dias cheguei sempre depois da meia-noite . Se calhar daqui a uns anos talvez mude de ideias.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não é secalhar, é de certeza

                                        Ou vais querer viver para sempre num quarto de uma casa partilhada? Obviamente que não. Isso é da idade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não sei o futuro, mas por exemplo no meu caso, que raramente cozinha e só vem a casa dormir enquanto ser solteiro não sinto necessidade de ter uma casa só para mim, já o tive por 6 meses e não gostei. Mas se calhar tenho tido sorte com os colegas de casa. E por esta opção, que por enquanto até prefiro, faz com que a preços simpáticos consiga viver no centro das cidades que para mim é algo importante.

                                          Só falei disto nos quartos no inicio porque talvez o autor do tópico nem se tenha lembrado disso, e poderia ser uma opcção, principalmente porque podendo pagar acima do preço de de estudante (que querem sempre os quartos mais baratos) consegue certamente boas propostas e soma ao orçamento disponível mais uns 200euros pelo menos e pode viver em zonas bastante centrais da cidade.
                                          Editado pela última vez por Hecho; 17 May 2015, 01:49.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Há muito tempo que deixei de fazer esse tipo de lista , porque no meu caso não resulta , sempre há gastos que não tinha programados ou previstos, tipo , ida a inspecção , depois pagar o selo , passou recentemente uma ida ao dentista , uma multa de estacionamento , um baptizado aproximasse e comprar alguma " roupita " mais o dinheirinho no envelope para o afilhado , sempre vão haver gastos extras ( pelo menos no meu caso é ) , conforme vou ganhando o vou gastando , sempre com o intuito de chegar ao mes com algum ainda no bolso , que nos dias que correm esta a ser difícil , mas ganhas bem mais do que eu , mas uma grande fatia é para a casa , eu pago 250 num T0 em oeiras e moro sozinho .

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Joaojds Ver Post
                                              Boas noites a todos

                                              Vou começar a trabalhar numa consultora no centro de Lisboa por 1300€ liquidos mensais e gostaria de saber quais os custos associados a viver num apartamento T1 com 50 m2 perto do emprego (para nao perder muito tempo com transporte pois prevejo que venha a ter muito pouco tempo livre) e o custo de vida em Lisboa em geral, ou seja, quanto dinheiro é que vou conseguir poupar por mes. Podem-me ajudar?

                                              Tenho estado a prever gastar por mês:

                                              Renda - 550-600€
                                              Alimentacao - 250-300€
                                              Electricidade, gás, internet e outros custo associados à casa - 100€
                                              Transportes - 50€
                                              Outros custos (Lazer): 150€ (editado)

                                              Isto parece-vos realista ou poderá estar-me a escapar alguma coisa? Nao tenho grande ideia dos custos para ser sincero :/
                                              Parece-me uma estimativa realista e equilibrada.

                                              Se bem percebo não tens carro !? será sempre possível gastares menos sacrificando alguma qualidade de vida ou mais, melhorando este aspecto.

                                              Eu na tua situação tentaria não passar dos 1.000 euros mensais, para fazer alguma poupança para férias, etc.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu percebo a natural preocupação, mas não faz sentido pois trata-se de salário bem acima da média mesmo para Lisboa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu trabalho no centro de lisboa ( ok, algures junto da 2ª circular , que já é diferente de trabalhar no Marquês, por exemplo ) e moro nos arredores da capital, a aproximadamente 10km do local de trabalho, que sem trânsito equivale a uns 10 / 15 min.

                                                  A renda do meu T2 não chega a 400 euros. Custos com combuistivel de apenas trabalho-casa = 40 euros de gasóleo ( 7L /100 * 400 km/mês ) .

                                                  Acho que foi o melhor que consegui encontrar em termos de relação preço/distância/zona .


                                                  Mesmo apesar de ter sido promovido e aumentado há uns meses atrás, não ganho 1300 euros nem perto disso. Mas vivo com a minha namorada, e ela ganha pouco mais que o ordenado minimo.

                                                  Obviamente que dá para viver e com lazer, mas não dá é para extravagâncias todos os meses tipo um fim de semana fora todos os meses, e claro não há cá prestações de credito automovel.

                                                  Quero com isto dizer que se por acaso te juntares com alguem com o mesmo ordenado, ficas bem acima da média nacional.
                                                  Editado pela última vez por EscapeLivre; 17 May 2015, 10:11.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Basicamente tudo se resume a isto, tudo o resto me parece razoável:

                                                    A) Alugas uma casa toda para ti, garantidamente em piores condições, e mais longe do centro

                                                    B) Alugas um quarto como a maioria das pessoas que conheço a morar sozinhas por aqui, numa casa melhor e mais perto do trabalho.

                                                    Não tendo carro é, na minha opinião, arranjares um quarto junto a uma estação do metro numa casa que não tenha mais que três quartos (mais que isso é confusão garantida acredita). Como já te disseram ao trabalhares numa consultora é provável que andes a saltitar de sítio em sítio. Se depois vires que consegues juntar dinheiro suficiente para aguentar um T0/T1 sozinho força, até já terás mais tempo para procurar melhores opções.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu há 3 anos quando cheguei a frança vivia com 1270 euros (o meu primeiro salario) no centro de Lyon e conseguia fazer isso tudo e ainda juntar dinheiro. Como e possivel que em lisboa nao dê para sair do tédio?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Joaojds Ver Post
                                                        Boas noites a todos

                                                        Vou começar a trabalhar numa consultora no centro de Lisboa por 1300€ liquidos mensais e gostaria de saber quais os custos associados a viver num apartamento T1 com 50 m2 perto do emprego (para nao perder muito tempo com transporte pois prevejo que venha a ter muito pouco tempo livre) e o custo de vida em Lisboa em geral, ou seja, quanto dinheiro é que vou conseguir poupar por mes. Podem-me ajudar?

                                                        Tenho estado a prever gastar por mês:

                                                        Renda - 550-600€
                                                        Alimentacao - 250-300€
                                                        Electricidade, gás, internet e outros custo associados à casa - 100€
                                                        Transportes - 50€
                                                        Outros custos (Lazer): 150€ (editado)

                                                        Isto parece-vos realista ou poderá estar-me a escapar alguma coisa? Nao tenho grande ideia dos custos para ser sincero :/

                                                        Vivi 8 anos em Lisboa,

                                                        se vais trabalhar em consultoria muito dificilmente vais ter muito tempo livre! A renda andará por esses valores e se és sozinho podes tb pensar em alugar um T0, mas diria que consegues arranjar qualquer coisa razoável entre os 450 para o T0 e os 550 para o T1! Alimentação, sem grandes preocupações, gastas uns 250€! Água uns 10 a 15 euros por mês, gás e luz uns 25/30 euros por mês cada(sem grandes preocupações em poupança). O pacote de televisão/net deves escolher vodafone se tiver serviço na zona. Como vais estar pouco tempo em casa e hoje em dia tens internet em todo o lado aconselhava-te a teres só TDT e um pacote de dados para telemóvel de 1GB(consegues fazer o básico por mês). Os transportes, depende se tens viatura própria ou não. Se andares de transportes públicos(eu aconselho) o preço Metro+Carris é 35.65€, agora se tiveres carro esse valor é muito optimista. Lazer, uns 20 a 30€ por semana é suficiente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                          Eu percebo a natural preocupação, mas não faz sentido pois trata-se de salário bem acima da média mesmo para Lisboa.
                                                          A minha primeira ideia foi esta.

                                                          Espantem-se minha gente, espantem-se, conheço muito boa gente recém-licenciada (ou nem tanto) que "emigrou" de outras zonas do país para Lisboa para ir ganhar ~700€/mês (a viverem só do rendimento deles, vamos excluir ajudas familiares). E claro que há gente a ganhar menos, mas estou a concentrar-me neste tipo de empregos de consultoria e afins.

                                                          Se for um 1º emprego, ou um profissional sem muita experiência (o autor não diz isto, nem tem que dizer), é um salário bom e já dá para viver confortavelmente em Lisboa. Só não pode é andar nas "p**** e vinho verde"

                                                          Quanto ao viver sozinho ou dividir casa... É uma questão muito pessoal, tal como a decisão entre morar mais no centro ou ir para a periferia. Acho que é uma questão de investimento em conforto e qualidade de vida. Claro que morar sozinho e no centro vai sair bastante caro... Ainda assim, se a pessoa não se entende a dividir casa, mais vale fazer o esforço e pagar o extra para não depender de mais ninguém. Poupa em depressões

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                            Eu há 3 anos quando cheguei a frança vivia com 1270 euros (o meu primeiro salario) no centro de Lyon e conseguia fazer isso tudo e ainda juntar dinheiro. Como e possivel que em lisboa nao dê para sair do tédio?
                                                            Mas foste para um país onde os salarios (mesmo os baixos) se adequam aos preços.

                                                            É absurdo o preço das casas/rendas em Portugal tendo em conta o salário médio.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X