Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Manutenção dos vossos automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Manutenção dos vossos automóveis

    Boas, pensei em criar isto nas Boxes mas acho que também se arranja um cantinho aqui.

    Apesar dos fabricantes estipularem quilometragens para troca de certos componentes (oleos, filtros, amortecedores, alguns até as molas, e por ai fora...) parece que o pessoal que faz as revisões em casa só liga mesmo ao óleo e filtros. É muito comum encontrar carros com 15 anos e 200.000km com amortecedores de origem porque todos os anos na IPO ainda lhe dizem que estão bons.

    No caso do meu pai tem uma mitsubishi strakar que anda sempre a bater mato desde 2002 e os amortecedores ainda são os que lá vinham.

    Um motivo para isso parece ser o alto custo desses componentes, quando se tem um carro com 20 anos deve saber mal na carteira ter de gastar 500 euros em amortecedores, sendo que um carro dessa idade terá sempre de seguida mais umas notas para gastar. Depois vem o alternador e motor de arranque que acabam por morrer com o passar dos anos e é mais uma nota preta cada um deles.

    Vocês trocam os amortecedores do carro quando já estão mesmo a bater? Seguem o plano do fabricante e trocam de forma preventiva?
    E os calços dos travões de tambor? Os meus têm 14 anos e todos os anos passa na inspeção a travar bem, enquanto as pastilhas dianteiras já devo ter trocado umas 4 vezes ou 5

    Já agora para quem tem algum automóvel já há alguns anos, quantos km já fizeram com ele e que componentes trocaram a determinadas quilometragens? (alternadores, amortecedores, M. arranque, embraiagens, casquilhos etc...). Vamos fazer uma especie de diario de bordo coletivo, pode ser que ajude outras pessoas com o mesmo modelo a prever o que se avizinha.

    Até quando vale a pena gastar dinheiro quando se tem um carro com baixo valor comercial?
    Ex: um ibiza com valor comercial de 2000 euros (imaginemos 15 anos e 180.000km) a pedir uma revisão de 800 a 1000 euros em peças.

    Começo eu:

    Peugeot 206 2.0HDi 90cv de 2001 a 2006

    Aos 10.000km compressor do ar condicionado avariado
    Aos 40.000km fundiu a maior parte das lampadas de iluminação (tablier, radio, luzes cortesia)
    Em 2005 o tecto de abrir deixou de funcionar (avaria no motor elétrico).

    Vendido em 2006 com 87.000km


    Honda Jazz 1.2 i-dsi 78cv desde 2002

    Em 2011 Levou uma junta retentora na caixa de velocidades, vazava um pouco de óleo.
    Em 2011 +/- 100.000km troquei os 2 amortecedores devido a um ruído que o esquerdo fazia.
    Em 2013 aos 160.000km levou 2 rolamentos nas rodas trazeiras, o direito gripou.
    Em 2014 aos 200.000km a caixa de velocidades foi reconstruida, um rolamento gripou e desfez-se.

    Actualmente em 2015 c/ 220.000km está a fazer umas batidas a seco quando passo em terrenos irregulares. Provavelmente amortecedores e casquilhos.

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
Working...
X