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Notificação por falta de pagamento em SCUTS

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    Notificação por falta de pagamento em SCUTS

    Boa noite,

    Recebi hoje uma carta para pagar uma suposta dívida por falta de pagamento de portagem. Fiquei admirado porque tenho Via Verde há 2 anos. Quando vou ver a data da "infracção" é de Janeiro de 2013! Isto é normal e mais importante ainda, legal?! Ao fim de dois anos lembram-se que eu não paguei uma portagem, agora que é muito mais dificil de comprovar o pagamento?

    Obrigado.

    #2
    Já me aconteceu várias vezes...um carro com via verde à 3 anos, recebi uma coima de uma portagem do ano passado e uma mota tb com via verde com multas de portagens por pagar em sítios onde nem eu sei onde ficam, uma delas tem 30 minutos de diferença uma passagem na A22, que fica no sul...e outra em Braga...devo ter a 125 de escola de condução mais rápida do universo...
    O sistema é uma palhaçada.
    Editado pela última vez por paulo27; 26 May 2015, 20:43.

    Comentário


      #3
      A questão é: O valor é relativamente pequeno, mas custa-me pagar uma coisa que não tenho forma de saber se já paguei ou não... Mas posso não pagar e contestar? Ou vou arranjar problemas?

      Comentário


        #4
        Acho que essas agora só prescrevem ao fim de 5 anos.

        Não tens o extracto da VV?

        Ou pedir ao banco para ver?

        Comentário


          #5
          Na altura ainda não tinha VV!

          Comentário


            #6
            Isso não devia aparecer no extrato da via verde? À 2 meses o meu pai passou por umas scuts e até hoje ainda não aparecem nos movimentos/extratos da via verde...

            Comentário


              #7
              Ai que me vão cair em cima...
              ... Mas como já aprendi a escolher as minhas batalhas, apenas diria: paga.

              Entretanto passas a fazer como os antigos: caderninho com um log de viagem.

              Comentário


                #8
                Tenho 3 carros todos com ViaVerde em pleno funcionamento e não há vez que passe numa SCUT que não venha, muitos meses (ou até anos) depois a notificação.

                De todas as vezes que tenho feito reclamações que já se estendem não só à ViaVerde como também ao organismo que rege essas empresas, e que, tal como o governo e qualquer repartição pública, simplesmente não funciona!

                Tenho-os "obrigado" a justificar muitas das passagens e da última vez, porque a passagem também já tinha muitos meses ou anos, a comprovarem com foto, porque deixei de confiar nessa gente!

                Reclamo sempre os valores das taxas administrativas que acabam sempre por retirar.

                Como também já tive casos de passagens muito antigas, obtive deles a seguinte resposta (que deu lugar à caducidade de várias viagens):
                No entanto, informamos que a Assembleia da República decreta, nos termos do artigo 16.º-A da Lei nº 25/2006 de 30 de Junho, da redacção dada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro de 2010, determina que os procedimentos por contra-ordenação previstos na lei, extinguem-se por efeito de prescrição logo que, sobre a prática de contra-ordenação, tenham decorrido dois anos.

                Comentário


                  #9
                  Uma das dezenas de reclamações que fiz. Seria de os encher o correio de reclamações até acordarem para a vida!

                  RECLAMAÇÃO

                  Caros Senhores,

                  É humanamente impossível dar seguimento ao emaranhado organizacional que V. Exas. criaram e não acredito que V. Exas. consigam dominar a situação - tenho provas concretas disso mesmo pelos diversos erros já cometidos.

                  Nada tenho a ver com a organização de cada um, contudo, quando essa organização (desorganizada neste caso) também é paga por mim, pelos restantes utentes e pelos impostos de todos, aí sim, já tenho o dever de o denunciar e V. Exas. a obrigação de o corrigir.

                  Mas passo a expor, mais uma vez caso não tinha sido bem compreendido (como parece não ter sido):

                  1. São várias as viaturas que possuo;
                  2. São várias as notificações para cada viatura;
                  3. Por erro vosso, e, portanto, da V. inteira responsabilidade e não respeitando as regras estipuladas superiormente (constantes na Lei), V. Exas. não têm sido capazes de efectuar as cobranças das portagens através da Via Verde, como está determinado, e que V. Exas. não estão a cumprir;
                  4. V. Exas. obrigam à indicação dos V. números de processo, notificações, etc. quando vos é feito qualquer contacto, contudo, não estão a cumprir o dever da reciprocidade, pois não fazem qualquer referência aos mesmos nas V. respostas;
                  5. O ponto anterior obriga a fazer-vos sucessivos contactos para que se consiga identificar cada caso. Ora, como em cada resposta vossa o assunto não é devidamente identificado e, não obstante, já ser suficientemente confuso, nessa mesma resposta o número do processo passa a ser outro, perdendo-se o rasto da assunto. Termos, no final, um simples caso com um infindável número de processos que ninguém pode entender;
                  6. Conseguir fazer o seguimento de cada caso é uma verdadeira "caça ao tesouro"! O mesmo assunto muda de processo a cada comunicação e cada nova comunicação não identifica a anterior;
                  7. Resulta da situação criada por V. Exas. que, para cobrarem 1€ de portagem, gastam, no mínimo, 10 vezes mais! Uma vez que se trata de um serviço pago por todos nós e com rendas do Estado que são retiradas dos nossos impostos, sou obrigado a exigir da V. parte um funcionamento capaz, sério e competente, características que ainda não consegui reconhecer na Ascendi desde há dois anos a esta parte, altura em que V. Exas. começaram a importunar-me regularmente e indevidamente, contrariando a Lei vigente;
                  8. Para além dos gastos acrescidos e pagos por todos nós, há que adicionar todos os custos ocorridos com cada caso, em que me fazem gastar imenso tempo e dinheiro, desnecessariamente. Para que tenham uma ideia real da situação, já foi gasta, só da minha parte, mais de uma resma de papel impresso e vários arquivadores! Terei, a seu tempo, que vos exigir o ressarcimento destas despesas, todas inúteis e que ocorrem apenas e só pela V. inoperância, sendo que, da minha parte, tudo está conforme.



                  Assim, aguardo da V. parte a devida correcção dos V. procedimentos, não se tratando de um pedido mas antes de uma exigência, que faço por direito.



                  Devo ainda acrescentar que esta mensagem é uma reclamação formal, exigindo, como é de direito, a respectiva resposta.


                  Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os meus cumprimentos,

                  Ainda aguardo a resposta...

                  Comentário


                    #10
                    se fosse eu a escrever era: ide roubar e enganar o ******* ou a **** que vos *****

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                      se fosse eu a escrever era: ide roubar e enganar o ******* ou a **** que vos *****
                      Não usei palavrões, mas já os chamei de tudo... coloquei apenas uma das últimas reclamações que fiz, mas há muitas! Mais um exemplo:

                      Exmos. Senhores,

                      Não me é possível visionar a suposta imagem enviada na V. mensagem, que incluo.

                      Face à tentativa de cobrarem portagens já pagas e outras obsoletas, passo a não ter, de forma fundamentada, qualquer confiança no teor das V. mensagens. Lamento, mas "quem não quer ser lobo não lhe veste a pele"!

                      Assim, para poder proceder a uma verificação, solicito me enviem o registo de todos os movimentos desta viatura dos últimos dois anos,. sem o qual não me será possível validar quaisquer pedidos de pagamento. Infelizmente, V. Exas. não são confiáveis e, diria até, que face às recentes ocorrências, não é um empresa que mereça a mínima confiança do âmbito da honestidade!

                      Sem outro assunto de momento, subscrevo-me,
                      e ainda outra, entre muitas outras, onde até pretendiam cobrar portagens no período de isenção:

                      Exmos. Senhores,

                      O desgaste deste assunto já não justifica, da minha parte, a perda de mais tempo.

                      Perante a vossa insistência em cobrar, indevidamente, portagens das minhas três viaturas - em duas delas V. Exas. já se dignaram reconhecer os vossos erros - sendo que foram, para todas elas, solicitadas as respectivas isenções legais.

                      Relembro V. Exas. que o pedido de descriminação positiva foi efectuado para todas as três viaturas que tenho em meu nome, sendo que V. Exas., por negligência, incompetência ou qualquer outra razão à qual sou alheio, insistiram por diversas vezes e indevidamente para o pagamento de portagens que não tinham cabimento!

                      Esta situação faz-me duvidar da competência dos diversos serviços envolvidos - não gostaria sequer de equacionar qualquer acção de má-fé - mas o assunto é já de um enorme desgaste com custos associados!

                      O tempo e a correspondência que V. Exas. ocasionaram com as V. falhas ultrapassa largamente o valor das portagens, que não é devido, pelo que, sentido-me lesado e indevidamente importunado, terei que solicitar de V. Exas. as devidas provas das passagens que dão origem à vossa reclamação.

                      Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os meus cumprimentos,
                      E insisto: reclamem! Quanto mais reclamações receberem mais atenção darão à boa resolução dos assuntos.

                      Comentário


                        #12
                        Estão a partir de um pressuposto errado! Eu tenho VV actualmente, mas este suposto não pagamento data de 2013, altura essa que ainda não tinha VV! Ou seja, é perfeitamente possível que tenha utilizado as portagens naquela altura e teria que pagar posteriormente (e não era a primeira vez que me esquecia e recebia a multa em casa) mas a questão é que sempre que não pagava recebi a multa para pagar passadas algumas semanas, mas desta vez passaram 2 anos e já não tenho forma de comprovar o pagamento...

                        Comentário


                          #13
                          Se a notificação foi feita posteriormente aos dois anos da "infracção", já caducou:

                          No entanto, informamos que a Assembleia da República decreta, nos termos do artigo 16.º-A da Lei nº 25/2006 de 30 de Junho, da
                          redacção dada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro de 2010, determina que os procedimentos por contra-ordenação previstos
                          na lei, extinguem-se por efeito de prescrição logo que, sobre a prática de contra-ordenação, tenham decorrido dois anos.

                          Comentário


                            #14
                            A minha namorada não recebeu nenhuma notificação,agora na altura de receber o irs a sua contabilista pediu para ir as finanças pois existia um pequeno problema,mas so diziam a pessoa em causa,chegou as finança e tinha 320 de coima de não ter pago,e se não pagasse entrava em processo contencioso e podia ser penhorado os seus bens,como e possível esses ladrões fazerem isto quando não recebemos tal notificação,alguem ja passou por situação semelhante que me possa aconselhar???

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por antcamp Ver Post
                              Tenho 3 carros todos com ViaVerde em pleno funcionamento e não há vez que passe numa SCUT que não venha, muitos meses (ou até anos) depois a notificação.

                              De todas as vezes que tenho feito reclamações que já se estendem não só à ViaVerde como também ao organismo que rege essas empresas, e que, tal como o governo e qualquer repartição pública, simplesmente não funciona!

                              Tenho-os "obrigado" a justificar muitas das passagens e da última vez, porque a passagem também já tinha muitos meses ou anos, a comprovarem com foto, porque deixei de confiar nessa gente!

                              Reclamo sempre os valores das taxas administrativas que acabam sempre por retirar.

                              Como também já tive casos de passagens muito antigas, obtive deles a seguinte resposta (que deu lugar à caducidade de várias viagens):
                              Qual é esse organismo? E onde aparecem os registos das passagens?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por serginhoguti Ver Post
                                A minha namorada não recebeu nenhuma notificação,agora na altura de receber o irs a sua contabilista pediu para ir as finanças pois existia um pequeno problema,mas so diziam a pessoa em causa,chegou as finança e tinha 320 de coima de não ter pago,e se não pagasse entrava em processo contencioso e podia ser penhorado os seus bens,como e possível esses ladrões fazerem isto quando não recebemos tal notificação,alguem ja passou por situação semelhante que me possa aconselhar???
                                Entretanto, mudaste de residência? No meu caso aconteceu isso e não recebi as notificações.

                                Passou tudo para execuções fiscais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por miguelmaia Ver Post
                                  Entretanto, mudaste de residência? No meu caso aconteceu isso e não recebi as notificações.

                                  Passou tudo para execuções fiscais.
                                  Nada de alterações,ja reclamei mas duvido que va dar em alguma coisa,ja não chega o dinheiro que nos roubam ainda isto

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                                    Qual é esse organismo? E onde aparecem os registos das passagens?
                                    Manda email para reclamacoes@inir.pt (um departamento do IMT, que como sabemos, funciona mal e porcamente...)! Estou à espera de uma resposta desde o dia 20 de Junho do ano passado!!! Mas não é caso único; a ERSE tem lá algumas reclamações minhas há mais tempo - pelo menos já houve alguma troca de emails - mas continuam com uma passividade doentia!

                                    Depois como querem que encaremos os serviços/funcionários públicos?

                                    Os registos das passagens não sei onde aparecem...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Conclusão: Pago e não bufo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        É a maior ladroagem de sempre!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                          É a maior ladroagem de sempre!
                                          E o pior de tudo é que este roubo é legal, e pouco podemos fazer contra isto...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já vos aconteceu passarem nas scuts e depois não aparecer nada no sistema para poderem proceder ao pagamento?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MPereira2014 Ver Post
                                              Já vos aconteceu passarem nas scuts e depois não aparecer nada no sistema para poderem proceder ao pagamento?
                                              Penso que so aparece 2 a 3 dias depois de passares,se deixaste passar muito tempo e não aparece nada provavelmente ja vais receber multa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MPereira2014 Ver Post
                                                Já vos aconteceu passarem nas scuts e depois não aparecer nada no sistema para poderem proceder ao pagamento?
                                                Sim já me aconteceu.

                                                Passei no pórtico, nos CTT nunca apareceu registo para pagar e nunca recebi multa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                                  Boa noite,

                                                  Recebi hoje uma carta para pagar uma suposta dívida por falta de pagamento de portagem. Fiquei admirado porque tenho Via Verde há 2 anos. Quando vou ver a data da "infracção" é de Janeiro de 2013! Isto é normal e mais importante ainda, legal?! Ao fim de dois anos lembram-se que eu não paguei uma portagem, agora que é muito mais dificil de comprovar o pagamento?

                                                  Obrigado.
                                                  Uma vez passei numa scut e esqueci-me de pagar em tempo útil. Era cerca de 0,60€. Entretanto telefonei para a VV e deram-me novas referências para agilizar o processo e pagar e que iria receber depois uma carta com as referências mas para ignorar visto já ter pago. Passado um ano recebi uma carta das finanças para pagar 7 euros tal devido a bla bla bla. Passado uns 3 meses recebi mais uma carta das finanças para pagar mais 62€ por bla bla bla. Falei com um advogado amigo da família. Paga e não bufes, foi a resposta. Porque senão cada vez é pior. Depois, e se tens as provas que isso já foi pago, vais às finanças e espetas-lhes isso à frente. Moral da história: paguei 70€ e neste momento não tenho nem tempo nem paciência para ir para uma fila nas finanças para reclamar algo que eu sei que eles não têm nenhum interesse em ver resolvido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por serginhoguti Ver Post
                                                    Penso que so aparece 2 a 3 dias depois de passares,se deixaste passar muito tempo e não aparece nada provavelmente ja vais receber multa.
                                                    Passei no sábado passado e fui logo na terça seguinte verificar se havia alguma coisa. Ontem fiz a mesma coisa e até agora nada. Se eu tivesse passado apenas numa scut até poderia achar normal, mas não, passei por cinco, pelo menos. Isto está a acontecer com dois veículos, os dois a passar no mesmo dia.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Empregado Ver Post
                                                      Sim já me aconteceu.

                                                      Passei no pórtico, nos CTT nunca apareceu registo para pagar e nunca recebi multa.
                                                      Tenho duas matrículas para pagar, que por sua vez passaram por muitas scuts... o ideal era não ter que pagar nada, isso era.

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                                                        #28
                                                        Não sei e posso estar a dizer a maior alarvidade, mas uma vez dirigi-me a um payshop para pagar scuts e uns dias após a passagem ainda não aparecia nada a pagar, o senhor aconselhou-me a ir aos ctt e verificar melhor, o sistema parece que é diferente.
                                                        E, caso não constasse nada poderiam imprimir um documento em como estive lá no dia x e nada tinha para pagar referente à matricula.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rochax Ver Post
                                                          Não sei e posso estar a dizer a maior alarvidade, mas uma vez dirigi-me a um payshop para pagar scuts e uns dias após a passagem ainda não aparecia nada a pagar, o senhor aconselhou-me a ir aos ctt e verificar melhor, o sistema parece que é diferente.
                                                          E, caso não constasse nada poderiam imprimir um documento em como estive lá no dia x e nada tinha para pagar referente à matricula.
                                                          Tenho tentando nos CTT, mas talvez até tente por payshop. Pode ser que por lá dê.

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                                                            #30
                                                            Eu também já recebi postal para pagar portagem em vila franca de xira de à uns dois anos e tal e eu sou de gaia e nunca passei com aquela viatura por vila franca! Mais... o carro na altura nem era meu! paguei e fiquei/guardei o talão, não vá o "diabo" tecelas.

                                                            Também aconteceu passar nos porticos de alfena e depois ir aos ctt e nada! veio mais tarde para pagar - passados mais de 6 meses - e eu paguei, assim resolvi logo o problema. Claro que foram sempre faturas de dois euros e tal pois se fosse muito mais ía fazer reclamação... infelizmente é o país que temos com os timoneiros" que temos também não podemos esperar muito mais... infelizmente

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