Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acesso Ensino Superior - M23

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acesso Ensino Superior - M23

    Boa tarde pessoal,

    Antes de mais peço desculpa se estou a criar um novo tópico havendo já tópicos semelhantes, mas usando a pesquisa do fórum não consegui encontrar nada que se enquadrasse na minha questão.

    Vou resumir muito brevemente a minha situação actual e aquilo que defini como sendo as minhas metas a médio prazo, para assim tentar obter uma resposta mais precisa de quem me pretender ajudar.

    Encontro-me a terminar o Mest. Integrado em Engª Mecânica no IST, faltando-me passar este semestre a 2 disciplinas e no próximo a outras 2, juntamente com a dissertação.
    À medida que fui progredindo no curso, não obstante de achar interessante alguns dos conteúdos abordados, fui-me apercebendo aos poucos que se calhar esta não seria a área na qual me revejo a trabalhar, o resto da minha vida. Realizei um estágio curricular numas férias de verão, estive envolvido no projecto FST e ainda fiz dois ou três cursos mais práticos, numa tentativa de perceber como era o "mundo" fora do ambiente académico, longe do oceano de teoria leccionada durante o curso. Serviram para sustentar a minha ideia de que, apesar de não ser algo intolerável e insuportável de fazer, também não me enche as medidas na totalidade.

    No último ano, fruto de situações com os meus animais de estimação, fui obrigado a passar algum tempo na clinica veterinária onde eles são seguidos, onde pude acompanhar muitos procedimentos clínicos e ter algumas conversas com as veterinárias de lá. Aos poucos e poucos, o interesse que tinha por esta área começou a preencher grande parte dos meus pensamento, pois convém dizer que a par da Engª Mecânica, a Medicina Veterinária foi sempre um sonho, desfeito pela falta de média no secundário (Privadas não são opção.).

    A vertente mais humana desta carreira, o sentir que a cada momento estamos a ser úteis e a contribuir para o bem-estar de um animal, e, consequentemente para a alegria do seu dono, são aspectos que me fazem querer muito seguir este caminho.

    Sim, eu sei que nada me impede na Engª de fazer um projecto de utilidade publica, quem sabe ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, mas nunca será o mesmo do que receber ao meu cuidado um animal em sofrimento e lidar directamente com a sua vida. Ter esta responsabilidade diária, que acredito seja desgastante e exija bastante estofo mental, representa para mim a maior motivação em seguir esta área.

    O projecto de uma máquina, de um componente, de uma estrutura, as horas de CAD/CAM em frente a um computador são tarefas que nunca serão capazes de me transmitir as mesmas sensações de recompensa e alegria do que os animais. Não passam, no fundo, de coisas materiais...

    Comecei então a procurar formas de pelo menos poder tentar lutar por este sonho, para não viver o resto da vida com o peso daquilo que podia ter sido e não foi. Deparei-me com o programa M23, nomeadamente na Faculdade de Medicina Veterinária da ULisboa, onde por um lado eu beneficio de um desconto na candidatura por ser aluno/ex-aluno da Ulisboa e, por outro, por me parecer uma faculdade muito conceituada nesta área do ensino.

    As provas de acesso que terei de fazer não me assustam, Biologia e Quimica, de 10,11 e 12º ano. Mal seria se após estes anos de estudo intensivo, não tivesse capacidade de obter boa nota em cada uma delas.

    Aquilo que me preocupa é o facto de existir, posteriormente a estas avaliações, uma entrevista com a análise do curriculo,da vida profissional e das motivações em escolher o curso.

    E aqui surge a minha primeira questão:

    - Serei muito penalizado pelo facto de as áreas serem totalmente distintas? Será que a minha candidatura é logo posta de parte?


    Outra dúvida está relacionada com a periodicidade destes concursos:

    - São concursos que abrem todos os anos ou há anos em que podem não abrir?

    Era péssimo se para o ano, após terminar o meu curso, não pudesse ter pelo menos a oportunidade de tentar Veterinária, por intermédio desta forma de acesso.
    Se assim for, não sei se não fazia all in este ano e tentava já o acesso. As inscrições acabam dia 12 e as provas são a 29 de Junho e 6 de Julho. Era fazer umas semanas de estudo "á técnico" e depois logo se via as notas.

    E pronto, de momento é só, um obrigado desde já a quem teve paciência de ler tudo

    #2
    São concursos que abrem todos os anos (é uma % das vagas do concurso nacional de acesso).

    É possível que pouco se possa aproveitar do percurso escolar anterior, sendo necessário fazer quase todo o curso de novo.

    Comentário


      #3
      Obrigado RLTsport pela resposta


      Sim, eu tenho noção que a nível de equivalências não se possa aproveitar nada, quanto muito probabilidade e estatistica e que terei, assim, de fazer o curso na integra.
      A minha grande dúvida é se o facto de ser proveniente de uma área científica totalmente distinta pode colocar grandes entraves á minha entrada, mesmo tendo boa nota nas provas de admissão.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por detaileR Ver Post
        Obrigado RLTsport pela resposta


        Sim, eu tenho noção que a nível de equivalências não se possa aproveitar nada, quanto muito probabilidade e estatistica e que terei, assim, de fazer o curso na integra.
        A minha grande dúvida é se o facto de ser proveniente de uma área científica totalmente distinta pode colocar grandes entraves á minha entrada, mesmo tendo boa nota nas provas de admissão.
        Por partes:
        - o concurso especial M23 abre todos os anos com o número de vagas n superior a 5% das do concurso nacional de acesso;
        - tem regras próprias pelo q te aconselho a ler muito bem o regulamento interno da faculdade sobre o concurso;
        - a entrevista é profissional e a avaliação do CV idem, convém saber o peso de cada um dos elementos na nota final de acesso. Depois talvez dares uma vista de olhos sobre o número de candidatos vs número de vagas ;)
        - por ultimo tens ainda outra hipótese, o acesso via tb concurso especial mas para detentores de curso superior, ou seja, acabando o mestrado (e podes tentar com a licenciatura) candidatas te a outro curso superior (lê os regulamentos e a legislação)
        como vês tens varias hipóteses mas tens de ter em atenção os regulamentos nao vãs tu fazer a candidatura e esta ser indeferida por nao estar de acordo (os valores pagos n costumam ser devolvidos)

        Boa sorte

        Comentário


          #5
          1. Quais os estudantes a quem se destina o concurso especial?

          O concurso especial abrange os estudantes que, cumulativamente:

          _ Sejam maiores de 23 anos;
          _ Não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior;
          _ Sejam titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a sua frequência do ensino superior, realizadas nas Instituições de Ensino Superior;
          _ Satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo par instituição/curso pretendido.

          http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Est...Q/Maioresde23/

          Pela parte sublinhada não me parece que possas ir por esta via.......

          mas podes ir por aqui:
          http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Est...Superiores.htm
          Editado pela última vez por combozip; 06 June 2015, 17:51.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
            Por partes:
            - o concurso especial M23 abre todos os anos com o número de vagas n superior a 5% das do concurso nacional de acesso;

            Então a minha primeira questão está definitivamente esclarecida e encerrada
            Se abre, garantidamente, todos os anos, então o mais sensato a fazer (parece-me a mim!) é terminar a Mecânica e garantir assim que, caso não entre depois em Medicina Veterinária, tenha sempre este background a nível de qualificações académicas.

            - tem regras próprias pelo q te aconselho a ler muito bem o regulamento interno da faculdade sobre o concurso;

            È o que tenho feito nos últimos dias! Pelo menos da Faculdade de Medicina Veterinária da Ulisboa, que é a única publica que conheço em Lisboa. Se por acaso alguém souber de outra, por favor faça questão de mencionar, que eu agradeço.

            Na FMV-ULisboa a nota mínima em cada uma das provas é 10 e a média tem de ser superior a 12.
            A avaliação curricular e entrevista também é classificada de 0-20, com mínimo de 10.

            A nota final é a média aritmética das 2 provas de avaliação especificas e da avaliação curricular+entrevista, tendo por isso ambas as avaliações "pesos" semelhantes.

            - a entrevista é profissional e a avaliação do CV idem, convém saber o peso de cada um dos elementos na nota final de acesso. Depois talvez dares uma vista de olhos sobre o número de candidatos vs número de vagas ;)

            Por profissiona entendo que a adequação da área científica anterior não tenha influência na nota final. Se estiver enganado, corrige-me por favor!

            O peso está respondido anteriormente.
            O número de vagas vs número de candidatos também era uma informação de particular interesse, á qual gostava muito de ter acesso, no entanto só consigo encontrar para outros cursos, nesta página:

            http://www.ulisboa.pt/home-page/estu...es-de-23-anos/

            No fim dessa página sugerem um e-mail de contacto, vou tentar enviar para lá a perguntar onde posso encontrar esses dados!

            - por ultimo tens ainda outra hipótese, o acesso via tb concurso especial mas para detentores de curso superior, ou seja, acabando o mestrado (e podes tentar com a licenciatura) candidatas te a outro curso superior (lê os regulamentos e a legislação)

            Também foi uma opção que vi, no entanto no site da FMV-ULisboa diz o seguinte:

            CONCURSOS ESPECIAL PARA TITULARES DE CURSOS SUPERIORES

            Este concurso especial de acesso destina-se a candidatos com situações habilitacionais especificas, nomeadamente a de titulares de um curso superior.Para o ano letivo de 2015-2016 a aprovação e distribuição do “Numerus Clausus” desta Faculdade, não contemplou vagas para este concurso.

            Quem sabe se para o ano não abrem umas vagas para este concurso!

            como vês tens varias hipóteses mas tens de ter em atenção os regulamentos nao vãs tu fazer a candidatura e esta ser indeferida por nao estar de acordo (os valores pagos n costumam ser devolvidos)

            Sim, o pagamento é feito no momento da candidatura e não é devolvido caso esta vá com documentos em falta ou fora dos parâmetros estipulados no regulamento.

            Boa sorte

            Obrigado

            Respondido por partes também, a bold!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por combozip Ver Post
              1. Quais os estudantes a quem se destina o concurso especial?

              O concurso especial abrange os estudantes que, cumulativamente:

              _ Sejam maiores de 23 anos;
              _ Não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior;
              _ Sejam titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a sua frequência do ensino superior, realizadas nas Instituições de Ensino Superior;
              _ Satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo par instituição/curso pretendido.

              http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Est...Q/Maioresde23/

              Pela parte sublinhada não me parece que possas ir por esta via.......

              mas podes ir por aqui:
              http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Est...Superiores.htm
              Segundo o decreto de lei onde foram publicadas as condições de acesso por meio deste concurso para FMV-ULisboa, pode ler-se o seguinte:

              a) Não tenham habilitação de acesso para o curso pretendido,entendendo-se por habilitação de acesso:

              i) A titularidade de um curso de ensino secundário ou equivalente;

              ii) A aprovação nos exames nacionais que se constituem como provas de ingresso para o curso pretendido no ano em que é apresentada a candidatura ou nos dois anos imediatamente anteriores.

              As minhas provas de ingresso, tendo sido feitas á mais de dois anos, coloca-me como não tendo habilitações de acesso para o curso pretendido, logo elegível para a candidatura via Maiores 23. Se é que eu entendi bem...
              Editado pela última vez por detaileR; 06 June 2015, 22:45.

              Comentário


                #8
                Não interessa Interessa é o tipo de pessoa em que te vais tornar.

                "successful people don't make the right decisions, they make their decisions right"





                EDIT: Mas POR FAVOR acaba primeiro o que estás a fazer. Vai dar-te outra auto-estima. Desistir deixa sempre uma aura negativa. Acabar vai deixar-te no poder de decidir. Desistir vais OBRIGAR-TE a ir!

                A diferença pode nao parecer grande mas é GIGANTE e não vale a pena seres OBRIGADO a ir por 1 ano ou poderes decidir com todas as cartas na mão o que queres realmente fazer.
                Editado pela última vez por zQuatro; 06 June 2015, 22:14.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                  Não interessa Interessa é o tipo de pessoa em que te vais tornar.

                  "successful people don't make the right decisions, they make their decisions right"





                  EDIT: Mas POR FAVOR acaba primeiro o que estás a fazer. Vai dar-te outra auto-estima. Desistir deixa sempre uma aura negativa. Acabar vai deixar-te no poder de decidir. Desistir vais OBRIGAR-TE a ir!

                  A diferença pode nao parecer grande mas é GIGANTE e não vale a pena seres OBRIGADO a ir por 1 ano ou poderes decidir com todas as cartas na mão o que queres realmente fazer.


                  Muito obrigado pelo conselho!
                  Após ter pensado muito sobre o assunto, e ter também esclarecido as minhas dúvidas na secretaria da faculdade, vou terminar primeiro a Engª Mecânica e fechar este ciclo da vida. Depois então parto para o próximo desafio ;)

                  Comentário


                    #10
                    Ainda bem!

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X