Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acho que a minha mãe está em risco

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acho que a minha mãe está em risco

    Olá caros foristas. Isto é mais um desabafo e não é pelas melhores razões.

    A minha mãe e o tipo cujo nome está no meu CC a dizer que é meu pai estão em divórcio litigioso. A minha mãe está finalmente a tentar por fim a um casamento terrível de 37 anos em que o sacana lhe tem feito todas as patifarias que possam imaginar. É claro que nunca seria um divórcio amigável visto que não dá para chegar a acordo com ele por causa das partilhas.

    Há uns meses a minha mãe decidiu sair da casa onde moravam para um apartamento que é de ambos mas não era utilizado, visto que ele disse que nunca na vida era ele a sair de casa. Já tinha apanhado uma surpresa há cerca de um ano quando descobriu que o dinheiro da única conta que ainda tinham conjunto tinha desaparecido. Outro problema é que o carro dela estava em nome dele...pois bem, ao sair de casa o carro dela tinha passado a estar no nome de um amigo dele e esse amigo queria o carro como legítimo proprietário.

    À parte de tudo isto, ele agrediu-a nas últimas discussões que tiveram e o meu irmão e eu conseguimos convencê-la a apresentar queixa na última ocasião em que aconteceu. Obviamente que, não havendo testemunhas e tendo sido só um estalo (não havendo marcas), a queixa foi arquivada.

    O problema é que começo a ficar preocupado com a segurança dela visto que ele de vez em quando anda a rondar a zona onde ela vive. Ele é mesquinho, agressivo e rancoroso. Já lhe disse para vir morar comigo por uns tempos. Ao contrário do meu irmão, eu moro sozinho, o apartamento é grande e o animal não sabe a minha morada. Ela diz que está fora de questão, desvaloriza o risco e não quer incomodar ninguém.

    A semana passada consegui convencê-la a mudar a fechadura de casa. Uns dias depois ele telefonou-lhe a chamar-lhe todos os nomes e mais alguns, o que significa que tinha tentado entrar lá em casa. Disse-lhe para se ela se preparar, que quando menos contasse ia ter uma surpresa.

    Eu e o meu irmão estamos muito receosos com isto, como devem calcular...ainda por cima quem vê de fora, ele está acima de qualquer suspeita. Tem uma boa posição profissional, fato e gravata todos os dias, bons modos com as pessoas de fora...se fosse um maltrapilho toda a gente acreditava que podia ser perigoso.

    Desculpem o desabafo mas não quero que o nome da minha mãe vá parar à manchete do Correio da Manhã.

    #2
    A tua mae deve apresentar queixa sempre que ele ligar a insultar.

    ha associações que a podem aconselhar ou mesmo a ti sobre o que fazer nestes casos, detalhadamente.

    Ou entao das um susto ao sujeito para ele nunca mais se esquecer.

    Comentário


      #3
      1- Dirigi-te a uma esquadra da PSP e expoem a situaçao. O mais certo é eles recomendarem uma ordem de restrição de aproximação, e nesse caso:

      2- Contacta um advogado o mais rapidamente possivel.

      3- Fala com a APAV que pode ajudar http://apav.pt/apav_v2/index.php/pt/

      4- Se ela nao quer sair de casa, tenta tu ir para la uns tempos.

      5- Tenta manter a calma, nao ameaçasse o individuo, ou faças algo que vos possa prejudicar. Alguma coisa, contacta sempre a Policia da tua area de residencia.

      6- Se ele entrou em casa, apesar da casa ser dos 2, se houver provas (vizinhos) que a tua mae esta a viver sozinha e em tal situaçao, nao sei ate que pode tal acto nao pode ser considerado invaçao de propriedade. Novamente, esencial contactares um advogado.


      As melhoras para a situaçao

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
        Ou entao das um susto ao sujeito para ele nunca mais se esquecer.
        Como calculas, eu e o irmão tínhamos excelentes ideias para resolver o assunto mas é preciso manter a racionalidade e saber resistir a esses impulsos pois essas coisas rapidamente se viram contra nós.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por BlackSquire Ver Post
          Como calculas, eu e o irmão tínhamos excelentes ideias para resolver o assunto mas é preciso manter a racionalidade e saber resistir a esses impulsos pois essas coisas rapidamente se viram contra nós.
          Bem feito nao se viram

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JDMCult Ver Post
            1- Dirigi-te a uma esquadra da PSP e expoem a situaçao. O mais certo é eles recomendarem uma ordem de restrição de aproximação, e nesse caso:

            2- Contacta um advogado o mais rapidamente possivel.
            A minha mãe já tem um advogado para a situação das partilhas mas não o informa de nada disto. Já tinha pensado ir até à PSP mas achei que iam desvalorizar...principalmente porque ele é inteligente e nunca a ameaça ou insulta por mensagens ou emails, para não deixar registo.

            Eu mantenho-me em contacto com ela diariamente e tento passar por lá algumas vezes por semana.

            Comentário


              #7
              Nao há forma de gravar chamadas?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Nao há forma de gravar chamadas?
                Ela não devia sequer atender as chamadas dele, só o faz na esperança de que seja para resolver alguma coisa do divórcio. Já lhe disse que se ele tiver alguma coisa para resolver nesse sentido, tem de ser através do respectivo advogado.

                Comentário


                  #9
                  Queixa crime e rápido! Vai à Secretaria do Ministério Público ou à PJ, para ontem...

                  Comentário


                    #10
                    Queixa na PJ ou no MP.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                      Queixa crime e rápido! Vai à Secretaria do Ministério Público ou à PJ, para ontem...
                      Isto ...

                      Comentário


                        #12
                        Queixa crime contra esse senhor o quanto antes, podes faze-lo em qualquer esquadra da Psp, posto da Gnr, pj.. O quanto o antes, e tu, presenciando alguns factos és testemunha tal como o teu irmão. Não deixem as coisas para quando acontecem as desgraças.

                        Comentário


                          #13
                          Em teoria deves fazer o que te aconselharam. Na prática raramente se consegue impedir desfechos mais trágicos quando uma das partes assim o pretende, senda a melhor prevenção a mudança da tua mãe para local que o potencial agressor desconheça e a troca de numero de telemóvel. Qualquer contato apenas com o advogado e/ou com os filhos presentes.

                          Boa sorte com isso!

                          Comentário


                            #14
                            A displicência de certas pessoas face à agressão e ao risco de vida deixa-me parvo.

                            Que faça queixa e se proteja, que há instituições para isso!

                            Comentário


                              #15
                              Mais um que devia estar enjaulado! Desculpa o termo!

                              Acho que a tua mãe se devia prevenir o melhor possível! Morar contigo seria uma boa opção, estava sempre mais protegida e menos vulnerável, além do mais uma companhia provavelmente ajudava-a a ultrapassar melhor toda essa situação!

                              Comentário


                                #16
                                Na minha opinião vocês têm de agir perante o vosso pai.
                                Dizer-lhe para ter cuidado porque anda a pisar o risco.
                                Não acredito que este tipo de situações se amenizam pelos caminhos legais....
                                Normalmente acabam sempre mal, e as pessoas perto da vitima a arrependerem-se do que não fizeram.

                                Comentário


                                  #17
                                  Põe a tua a mãe a salvo "obrigando-a" a ir morar contigo. Já!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    como já aqui foi dito a queixa já devia ter sido feita, na psp, gnr, pj, mp. podes ser tu a fazer a queixa. em termos preventivos aconselha a tua mãe a não andar sozinha e a alterar rotinas. também lhe podes mostrar os últimos 6 meses de noticias no correio da manha...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                      Em teoria deves fazer o que te aconselharam. Na prática raramente se consegue impedir desfechos mais trágicos quando uma das partes assim o pretende, senda a melhor prevenção a mudança da tua mãe para local que o potencial agressor desconheça e a troca de numero de telemóvel. Qualquer contato apenas com o advogado e/ou com os filhos presentes.

                                      Boa sorte com isso!
                                      Mudar de número de telemóvel era o que já devia ter feito há muito tempo. E sim, eu e o meu irmão já deixamos bem claro que ela não pode de forma nenhuma encontrar-se com ele sem um de nós presente...nunca pode deixar levar-se se ele vier com a conversa de que quer encontrar-se com ela para resolver as questões do divórcio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                        Mais um que devia estar enjaulado! Desculpa o termo!

                                        Acho que a tua mãe se devia prevenir o melhor possível! Morar contigo seria uma boa opção, estava sempre mais protegida e menos vulnerável, além do mais uma companhia provavelmente ajudava-a a ultrapassar melhor toda essa situação!
                                        Não tens de pedir desculpa, é animal mesmo. Ela ir morar comigo era a melhor escolha, ele não sabe onde moro. Mas é muito difícil convencê-la, acho que ela não tem bem noção do perigo e desvaloriza as ameaças.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jagudi Ver Post
                                          Põe a tua a mãe a salvo "obrigando-a" a ir morar contigo. Já!!
                                          Sim, acho que eventualmente vamos ter de encostá-la à parede e fazê-la perceber que de outra forma não conseguimos ter uma vida descansada. Eu percebo que ela queira o sítio dela e seja um transtorno, mas às vezes é preciso fazer sacrifícios por um bem maior.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas pelo que percebi tu e o teu irmão já são pessoas na idade adulta?

                                            Não se conseguem juntar os dois e ir ter uma "conversinha" com o vosso pai?...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BlackSquire Ver Post
                                              Não tens de pedir desculpa, é animal mesmo. Ela ir morar comigo era a melhor escolha, ele não sabe onde moro. Mas é muito difícil convencê-la, acho que ela não tem bem noção do perigo e desvaloriza as ameaças.
                                              Quantos e quantos esperam 1 e 2 anos até se "vingarem". Infelizmente é cada vez mais recorrente.
                                              Volto a insistir, convence a tua mãe a mudar-se para a tua casa, mostra-lhe todas as noticias no CM, pode ser que de um click e perceba que pode estar a correr perigo.

                                              É daquelas situações que não consigo imaginar o que se sente ao passar por ela.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se fosse comigo, nem que a tivesse de arrastar la para casa e por vigilancia 24h, depois o homem ia "desaparecer".

                                                Cada vez ha mais casos destes wue acabam mal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pois, e o pior que se pode fazer, é fazer de conta que não é connosco.
                                                  Eu já tinha tido uma conversa com o "velhote".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                    Mas pelo que percebi tu e o teu irmão já são pessoas na idade adulta?

                                                    Não se conseguem juntar os dois e ir ter uma "conversinha" com o vosso pai?...
                                                    Sim, mais que adulta.

                                                    Claro que podíamos fazer isso, o problema é que é quase impossível não perder a cabeça com ele...e estás a falar de um manipulador nato que rapidamente dava a volta à história e dizia ser uma vítima a quem os filhos e a mulher quererem roubar os bens. E há que ver que não existem provas concretas contra ele, não há marcas físicas nem registo de ameaças...apenas a palavra da minha mãe e a nossa, o que possivelmente se traduz em ações muito limitadas por parte das autoridades.

                                                    Ainda assim, vou naturalmente apresentar queixa e descrever a situação, sem dizer nada à minha mãe claro, que ela ainda é capaz de me pedir para não o fazer porque não existem razões para tanto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                                      Quantos e quantos esperam 1 e 2 anos até se "vingarem". Infelizmente é cada vez mais recorrente.
                                                      Volto a insistir, convence a tua mãe a mudar-se para a tua casa, mostra-lhe todas as noticias no CM, pode ser que de um click e perceba que pode estar a correr perigo.

                                                      É daquelas situações que não consigo imaginar o que se sente ao passar por ela.
                                                      São situações muito complicadas de gerir. Na fase em que a minha mãe devia estar a viver descansada, vê a vida completamente virada do avesso à conta de um sacana...

                                                      Ele faz ameaças não porque seja ciumento (aliás, nunca quis saber dela) mas porque acha que estão a roubar-lhe o património e que ela tem de ficar na miséria.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                        Pois, e o pior que se pode fazer, é fazer de conta que não é connosco.
                                                        Eu já tinha tido uma conversa com o "velhote".
                                                        Eu já ficava contente se o tribunal lhe arranjasse uma ordem de restrição mas em Portugal isso só se deve conseguir quando já estão de arma apontada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BlackSquire Ver Post
                                                          Sim, mais que adulta.

                                                          Ainda assim, vou naturalmente apresentar queixa e descrever a situação, sem dizer nada à minha mãe claro, que ela ainda é capaz de me pedir para não o fazer porque não existem razões para tanto.
                                                          Tens que dizer à tua mãe e convencê-la a apresentar queixa! Passei por uma situação semelhante, felizmente o meu pai nunca usou levantar a mão para agredir ninguém fisicamente, mas as agressões e ameaças verbais foram mais que muitas. Por algumas vezes tive que sair de casa para não lhe espetar uns bananos. A coisa melhorou com a queixa, pois agora ele tem medidas de coação em cima e o processo está no ministério público. Felizmente, com a queixa as coisas acalmaram. Tens que fazer prova das coisas que estavam na posse do casal, se não nada impede o teu pai de colocar as coisas em nome de outrem e a tua mãe fica sem nada!
                                                          Editado pela última vez por JMSVS; 14 June 2015, 15:08.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Na minha opinião, neste tipo de casos, ameaças de cadeia, ordens de tribunal, queixas na policia, etc., não servem para nada, porque quem está disposto a fazer mal, esse tipo de coisas além de não meter qualquer tipo de cagufa, torna-se num desafio fácil para o agressor ultrapassar, do género: "pensas que a Policia te safa", ou "pensas que o tribunal te safa"... isso não serve para nada.
                                                            Aqui vocês têm que lutar com as mesmas armas e estar um passo à frente dele.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X