Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente “in itinere” e seguro automovel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente “in itinere” e seguro automovel

    Boa tarde:
    Tive um acidente “in itinere” e fiquei de baixa durante 28 dias.
    Dado que pretendia mudar de seguradora automovel, nao paguei o premio, e por azar na data do acidente já nao tinha seguro valido (veiculo de 2 rodas, 125 cm3)).

    É razão para a seguradora da entidade patronal se recusar a assumir os custos deste tipo acidente de trabalho (acidente in itinere)?

    Acrescento que o acidente não envolveu terceiros nem danos no proprio veiculo, apenas no meu pe (desequilibrio por causa de estrada com areia – obras). Obrigado

    Obrigado
    Cumps.
    Antonio O

    #2
    Não pagar para cancelar o seguro anterior percebe-se, o que não se percebe é o seguro na nova companhia não estar activo na data em que cessou o anterior...

    Comentário


      #3
      A designação correta atual é "acidente de trajeto".

      Não, o facto de não teres seguro válido no veiculo não impede de forma alguma que a seguradora de AT regularize normalmente o sinistro.

      Comentário


        #4
        Ias no percurso trabalho casa?

        Tens facturas das consultas e dos medicamentos e pomadas etc?

        Talvez não saibas mas tens direito a essa merd4 toda.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
          Não pagar para cancelar o seguro anterior percebe-se, o que não se percebe é o seguro na nova companhia não estar activo na data em que cessou o anterior...
          Pois, vinha referir isso mesmo...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ATIL Ver Post
            Boa tarde:
            Tive um acidente “in itinere” e fiquei de baixa durante 28 dias.
            Dado que pretendia mudar de seguradora automovel, nao paguei o premio, e por azar na data do acidente já nao tinha seguro valido (veiculo de 2 rodas, 125 cm3)).

            É razão para a seguradora da entidade patronal se recusar a assumir os custos deste tipo acidente de trabalho (acidente in itinere)?

            Acrescento que o acidente não envolveu terceiros nem danos no proprio veiculo, apenas no meu pe (desequilibrio por causa de estrada com areia – obras). Obrigado

            Obrigado
            Cumps.
            Antonio O
            Qual é o teu tipo de contrato? Público ou privado? O acidente “in itinere”, designação, ao contrário do que foi dito, perfeitamente actual pela perspectiva legal, releva para a classificação de "acidente em serviço" e, por aí, confere o direito ao reembolso das despesas médicas (entre outras), bem como ao da percepção, sem excepções, do vencimento e demais retribuições a que tens direito, em plena equivalência a uma situação de pleno exercício de funções! Não há quaisquer descontos, perdas de antiguidade ou dias de férias, por exemplo! Estou a passar, precisamente, ,por uma situação dessas, embora já tenha regressado ao serviço (a meu pedido...) há alguns dias! Se tens seguro previsto para essas situações e, após junta médica em que seja concretizado "nexo causal", a situação ficar definida como "acidente em serviço", tens direito integral ao reembolso contratado!

            Comentário


              #7
              Falaste muito bem mas não respondeste á pergunta.

              Obviamente que o termo in itinere é conhecido, reconhecido e utilizado, o que não impede que a LAT não fale atualmente em in itinere mas sim em "acidente de trajeto".

              Em relação ao "acidente em serviço", nem sequer é para aqui chamado a partir do momento em que se fala em seguradora da entidade patronal pois, como sabes, se há seguro de AT, falamos de AT e não de "acidente em serviço", que se refere a entidades, normalmente publicas, que não possuem seguro de AT (forças de segurança, por exemplo)!

              Comentário


                #8
                Sim, no percurso casa-trabalho, para almoçar.
                Tenho as facturas dos medicamentos, deslocaçoes e já as levei à seguradora.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                  Ias no percurso trabalho casa?

                  Tens facturas das consultas e dos medicamentos e pomadas etc?

                  Talvez não saibas mas tens direito a essa merd4 toda.
                  Sim, no percurso casa-trabalho, para almoçar.
                  Tenho as facturas dos medicamentos, deslocaçoes e já as levei à seguradora.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    A designação correta atual é "acidente de trajeto".

                    Não, o facto de não teres seguro válido no veiculo não impede de forma alguma que a seguradora de AT regularize normalmente o sinistro.
                    Ok, obrigado pela informaçao.
                    O facto de ter um trabalho cujo horario de entrada anda entre ]6;8.30[ e o de saida entre ]17.30;21[, aliado a ter cancelado todos os debitos diretos que tinha no Novo Banco (devido a abusos com taxas e comissões), fez com que o volume de coisas a fazer aumenta-se de tal forma, que alguma coisa teria de ficar para tras .. e foi o que aconteceu com o seguro, que julgava que já tinha pago!
                    Mas do mal o menos, dado que o acidente nao envolveu ninguem, e serviu para verificar esta situaçao em falta com o seguro da viatuara!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                      Não pagar para cancelar o seguro anterior percebe-se, o que não se percebe é o seguro na nova companhia não estar activo na data em que cessou o anterior...
                      Boas:
                      O facto de ter um trabalho cujo horario de entrada anda entre ]6;8.30[ e o de saida entre ]17.30;21[, aliado a ter cancelado todos os debitos diretos que tinha no Novo Banco (devido a abusos com taxas e comissões), fez com que o volume de coisas a fazer aumenta-se de tal forma, que alguma coisa teria de ficar para tras .. e foi o que aconteceu com o seguro, que julgava que já tinha pago!
                      Mas do mal o menos, dado que o acidente nao envolveu mais ninguem, e serviu para verificar esta situaçao em falta com o seguro da viatura!
                      Obrigado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                        Pois, vinha referir isso mesmo...
                        Boas:
                        O facto de ter um trabalho cujo horario de entrada anda entre ]6;8.30[ e o de saida entre ]17.30;21[, aliado a ter cancelado todos os debitos diretos que tinha no Novo Banco (devido a abusos com taxas e comissões), fez com que o volume de coisas a fazer aumenta-se de tal forma, que alguma coisa teria de ficar para tras .. e foi o que aconteceu com o seguro, que julgava que já tinha pago!
                        Mas do mal o menos, dado que o acidente nao envolveu mais ninguem, e serviu para verificar esta situaçao em falta com o seguro da viatura!
                        Obrigado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                          Qual é o teu tipo de contrato? Público ou privado? O acidente “in itinere”, designação, ao contrário do que foi dito, perfeitamente actual pela perspectiva legal, releva para a classificação de "acidente em serviço" e, por aí, confere o direito ao reembolso das despesas médicas (entre outras), bem como ao da percepção, sem excepções, do vencimento e demais retribuições a que tens direito, em plena equivalência a uma situação de pleno exercício de funções! Não há quaisquer descontos, perdas de antiguidade ou dias de férias, por exemplo! Estou a passar, precisamente, ,por uma situação dessas, embora já tenha regressado ao serviço (a meu pedido...) há alguns dias! Se tens seguro previsto para essas situações e, após junta médica em que seja concretizado "nexo causal", a situação ficar definida como "acidente em serviço", tens direito integral ao reembolso contratado!
                          Boas:
                          Trabalho por conta de outrem, privado.
                          O meu receio era eles poderem descaracterizar o acidente de trabalho devido a nao ter seguro na viatura onde sofri o acidente.
                          Quanto aos medicos, onde inicialmente me indicaram para fazer o acompanhamento da situaçao, ele disse que tinha de ser operado, que mais tarde podia vir a ter dores (artrose).
                          Entretanto fui mandado para Coimbra, e ali apanhei uma "bela peça", que nem me tinha ainda visto o pé e queria dar-me alta, que o outro medico era maluco e só queria dinheiro.
                          Mas o pobre diabo ficou em choque quando lhe disse "ainda bem que não preciso ser operado, pois ao contrario de muitos, não me posso dar ao LUXO de ficar de baixa, pois nao moro em casa dos pais, tenho renda e gastos da casa para pagar, fora o resto".
                          Mas entao depois mandou fazer um RX, verificou que ainda nao estava bem e deu mais uma semana de baixa.
                          Quem deve estar maluco é mesmo ele, e deve andar a receber algum das companhias para dar altas à toa! Mas enfim!
                          Dai que esta situaçao da falta de seguro seria a cereja no topo do bolo, caso se viesse a complicar para o meu lado!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ATIL Ver Post
                            Boas:
                            Trabalho por conta de outrem, privado.
                            O meu receio era eles poderem descaracterizar o acidente de trabalho devido a nao ter seguro na viatura onde sofri o acidente.
                            Quanto aos medicos, onde inicialmente me indicaram para fazer o acompanhamento da situaçao, ele disse que tinha de ser operado, que mais tarde podia vir a ter dores (artrose).
                            Entretanto fui mandado para Coimbra, e ali apanhei uma "bela peça", que nem me tinha ainda visto o pé e queria dar-me alta, que o outro medico era maluco e só queria dinheiro.
                            Mas o pobre diabo ficou em choque quando lhe disse "ainda bem que não preciso ser operado, pois ao contrario de muitos, não me posso dar ao LUXO de ficar de baixa, pois nao moro em casa dos pais, tenho renda e gastos da casa para pagar, fora o resto".
                            Mas entao depois mandou fazer um RX, verificou que ainda nao estava bem e deu mais uma semana de baixa.
                            Quem deve estar maluco é mesmo ele, e deve andar a receber algum das companhias para dar altas à toa! Mas enfim!
                            Dai que esta situaçao da falta de seguro seria a cereja no topo do bolo, caso se viesse a complicar para o meu lado!

                            Não te esqueças de guardar toda a documentação do teu caso.

                            Imagina que daqui a 2 anos tens dores devido a sequelas desse acidente.


                            Vais ter direito a ser ressarcido das despesas também.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ATIL Ver Post
                              Boas:
                              Trabalho por conta de outrem, privado.
                              O meu receio era eles poderem descaracterizar o acidente de trabalho devido a nao ter seguro na viatura onde sofri o acidente.
                              Não tem nada uma coisa a ver com a outra. Até podias ir a pé e, tendo o acidente, "in itinere", a caracterização prende-se com o facto de estares em deslocação entre a tua residência oficial e o teu local de trabalho, ou vice versa, nos horários em que tal é previsto suceder!

                              Quanto aos medicos, onde inicialmente me indicaram para fazer o acompanhamento da situaçao, ele disse que tinha de ser operado, que mais tarde podia vir a ter dores (artrose).
                              Entretanto fui mandado para Coimbra, e ali apanhei uma "bela peça", que nem me tinha ainda visto o pé e queria dar-me alta, que o outro medico era maluco e só queria dinheiro.
                              Mas o pobre diabo ficou em choque quando lhe disse "ainda bem que não preciso ser operado, pois ao contrario de muitos, não me posso dar ao LUXO de ficar de baixa, pois nao moro em casa dos pais, tenho renda e gastos da casa para pagar, fora o resto".
                              Mas entao depois mandou fazer um RX, verificou que ainda nao estava bem e deu mais uma semana de baixa.
                              Quem deve estar maluco é mesmo ele, e deve andar a receber algum das companhias para dar altas à toa! Mas enfim!
                              Dai que esta situaçao da falta de seguro seria a cereja no topo do bolo, caso se viesse a complicar para o meu lado!
                              Guarda toda a documentação e, aquando da última Junta Médica, leva contigo os relatórios e os exames médicos todos que fizeste, tendo preferencialmente uma indicação de percentagem (ainda que provisória) da tua incapacidade.

                              Depois disso o processo é encerrado mas, no prazo de dez anos, pode ser sempre reaberto se se agravarem as condições de saúde em que haja nexo causal com a situação original!

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X