Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Crítico britânico diz que a cozinha portuguesa ‘é a pior do mundo’

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Crítico britânico diz que a cozinha portuguesa ‘é a pior do mundo’

    O crítico gastronómico inglês Giles Coren escreveu no seu espaço no The Times um texto sobre A Taberna do Mercado, um restaurante de Londres que serve pratos típicos portugueses (confeccionados pelo chef Nuno Mendes), e afirmou que “a cozinha portuguesa é a pior do mundo”.


    “A cozinha portuguesa é a pior do Mundo. Ou, pelo menos, a pior de qualquer nação. Obviamente, a cozinha irlandesa nem lhe dá hipótese. Ou a polaca. (…) Na melhor das hipóteses, a cozinha portuguesa é o que a cozinha inglesa seria se tivéssemos um vlima melhor”, escreveu.


    Para além disso, Giles Coren afirma que “a comida nos hotéis portugueses nunca é portuguesa. As pessoas estão de férias. Não seria justo”.


    A crítica acabou por ser divulgada em blogues portugueses e nas redes sociais. Rui Paula e Miguel Rocha Vieira, dois dos chefs mais conhecidos em Portugal e membros do júri do programa da TVI Masterchef Portugal, usaram as suas páginas no Facebook para reagir ao texto de Giles.


    “Não concordo. Não consigo subscrever. Não consigo compreender. Se há coisa com que nós devemos orgulhar é do mar que temos e da comida que fazemos. Giles Coren, convido-o a vir almoçar comigo um dia destes para conhecer um dos grandes motivos que nos dá orgulho em ser português”, publicou Miguel Rocha Vieira na sua página oficial.


    “É uma verdadeira afronta à nossa cultura gastronómica, cultural e histórica; como é possível fazer considerações generalistas sobre algo, quando só se conhece a ponta do véu? Para um crítico, os galardões não são carta verde para, despudoradamente, disparar para todos os lados a seu bel-prazer. Certamente, alguém com responsabilidades em limpar o bom nome da cultura de um povo, que acaba de ser enxovalhado, tomará medidas para por este senhor no seu devido lugar: a de um mero cidadão, a emitir uma mera opinião, que vale o que vale perante a dimensão da nossa história”, escreveu Rui Paula no Facebook.


    Nos comentários a esta publicação, houve quem aconselhasse Rui Paula a ignorar o texto, mas o chef português disse que “temos de nos indignar”.

    http://www.sol.pt/noticia/401711

    sem palavras

    #2
    provavelmente foi a um mau restaurante, Portugal tem boa gastronomia mas infelizmente muito pessoal não qualificado. não concordo com ele.
    criticas são criticas se não conseguem viver com isso mudem de emprego

    Comentário


      #3
      Eu tenho um restaurante, não é português, é italiano, é dos mais conceituados aqui no Luxemburgo e acho que a cozinha portuguesa é das 5 melhores do mundo, esse crítico é uma anedota da culinária.

      Comentário


        #4
        Percebo perfeitamente. O mundo dele é pequeno....

        Comentário


          #5
          Não tem fish and chips, ele não gosta...

          Comentário


            #6
            Dizer que é a pior do mundo é obviamente um exagero e uma mera opinião pessoal.

            Mas os portugueses engrandecem tanto a sua gastronomia que não concebem que há pessoas que podem simplesmente não gostar.

            Eu, por exemplo, considero a cozinha francesa das piores do mundo...é de dar a volta ao estômago. Mas é apenas uma opinião pessoal.

            Comentário


              #7
              Há excepções, actualmente cada vez mais até, felizmente.
              Mas na generalidade e talvez por razões históricas os restaurantes em Portugal são um pouco toscos a confeccionar os pratos, enchem bem a travessa e/ou prato mas requinte há muito pouco ou nenhum, a maioria dos restaurantes é tipo farta brutos.

              Uma vez levei o meu cunhado e a esposa numa visita a paris a um restaurante que nem é dos mais caros, mas ele como bom português, no final, disse que não gostou e que ficou cheio de fome. Se este meu cunhado fosse critico de renome a comida francesa seria a pior do mundo.

              Comentário


                #8
                Isto vindo de um ingles ....

                Uns gajos que nem sabem o que é culinaria a criticar os outros

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post

                  Uns gajos que nem sabem o que é culinaria a criticar os outros
                  Se há país que revolucionou a forma como se cozinha nos últimos 15 anos foi o UK.

                  Comentário


                    #10
                    O pessoal exalta-se logo por causa de uma opinião qualquer. Não sou particularmente fã da cozinha portuguesa mas acho que há bem piores. Mas cada um é livre de ter os seus gostos e nisto das comidas ou se gosta ou não.

                    A cozinha francesa é conhecida por ser referencial e a mim não me diz muito. Adoro cozinha italiana mas outras pessoas podem não gostar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      O pessoal exalta-se logo por causa de uma opinião qualquer. Não sou particularmente fã da cozinha portuguesa mas acho que há bem piores. Mas cada um é livre de ter os seus gostos e nisto das comidas ou se gosta ou não.

                      A cozinha francesa é conhecida por ser referencial e a mim não me diz muito. Adoro cozinha italiana mas outras pessoas podem não gostar.
                      E depois há a cozinha internacional...muitos restaurantes recentes servem opções que toda a gente elogia mas não é gastronomia típica portuguesa. É uma cozinha que vai buscar raízes a vários sítios.

                      Comentário


                        #12
                        Crítico Português diz que os tópicos do Altar ‘são os piores do mundo’.

                        Comentário


                          #13
                          A comida por aqui é que é mesmo boa (tirando um bom bife e os frangos do Nando's )
                          Melhor cozinha, para mim, portuguesa e italiana

                          Comentário


                            #14
                            Um Inglês a criticar a comida Portuguesa, é como um Alemão a criticar o humor Inglês...

                            Comentário


                              #15
                              Nandos que até é de um tuga etc

                              O nandos tambem me parece mais fama que outra coisa, mas gosto de la comer

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                Nandos que até é de um tuga etc

                                O nandos tambem me parece mais fama que outra coisa, mas gosto de la comer
                                Para o resto de oferta, ir ao Nando's é qq coisa. E tem superbock para matar saudades

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                  Há excepções, actualmente cada vez mais até, felizmente.
                                  Mas na generalidade e talvez por razões históricas os restaurantes em Portugal são um pouco toscos a confeccionar os pratos, enchem bem a travessa e/ou prato mas requinte há muito pouco ou nenhum, a maioria dos restaurantes é tipo farta brutos.

                                  Uma vez levei o meu cunhado e a esposa numa visita a paris a um restaurante que nem é dos mais caros, mas ele como bom português, no final, disse que não gostou e que ficou cheio de fome. Se este meu cunhado fosse critico de renome a comida francesa seria a pior do mundo.

                                  Ir a um restaurante para comer uma porcaria que nem enche a cova de um dente e ainda por cima é cobrado a preço de ouro.... isso é que é cozinha?!
                                  Eu chamo-lhe alpista de atelier, fazem uns bonecos, para os pardais irem depenicar e largar a carteira no restaurante.

                                  Em portugal não são toscos a confeccionar, seguem a linha tradicional, que deve ser mantida a todo o custo, temos diferenciação suficiente para competir com qualquer nação do mundo em termos gastronómicos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                    Ir a um restaurante para comer uma porcaria que nem enche a cova de um dente e ainda por cima é cobrado a preço de ouro.... isso é que é cozinha?!
                                    Eu chamo-lhe alpista de atelier, fazem uns bonecos, para os pardais irem depenicar e largar a carteira no restaurante.

                                    Em portugal não são toscos a confeccionar, seguem a linha tradicional, que deve ser mantida a todo o custo, temos diferenciação suficiente para competir com qualquer nação do mundo em termos gastronómicos.
                                    De facto,ter um gastronomia avançada é comer caganitas que nem para um dente do meu gato dá,então prefiro ficar no atraso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Em termos de cozinha elaborada, bem apreentada, etc, pode ser fraquinha, mas em comida tradicional para mim é a melhor. E em termos de qualidade média em restaurantes "normais" acho que é a melhor de longe, pelo menos em relação aos países que já visitei. Basta ir aqui ao lado em Espanha, e ir a um restaurante normal, não tem nada a ver.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                        Ir a um restaurante para comer uma porcaria que nem enche a cova de um dente e ainda por cima é cobrado a preço de ouro.... isso é que é cozinha?!
                                        Eu chamo-lhe alpista de atelier, fazem uns bonecos, para os pardais irem depenicar e largar a carteira no restaurante.

                                        Em portugal não são toscos a confeccionar, seguem a linha tradicional, que deve ser mantida a todo o custo, temos diferenciação suficiente para competir com qualquer nação do mundo em termos gastronómicos.

                                        Há muito pessoal que prefere comer a apresentação do prato com amostras de comida que propriamente o que lá vem para comer
                                        Pagar uma pipa de massa para passar fome só pode ser masoquismo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          E no Reino Unido, quem for um apreciador de um café e de um bom bolinho, pode sempre ir ao Greggs mais perto de si

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                            Ir a um restaurante para comer uma porcaria que nem enche a cova de um dente e ainda por cima é cobrado a preço de ouro.... isso é que é cozinha?!
                                            Eu chamo-lhe alpista de atelier, fazem uns bonecos, para os pardais irem depenicar e largar a carteira no restaurante.

                                            Em portugal não são toscos a confeccionar, seguem a linha tradicional, que deve ser mantida a todo o custo, temos diferenciação suficiente para competir com qualquer nação do mundo em termos gastronómicos.
                                            Lá está, não sabes apreciar, nem sabes sequer o que é comer uma boa refeição.

                                            Linha tradicional todos países que se podem gabar de ter história tentam seguir ao máximo essa tradição. Mas a diferença é que uns têm pratos elaborados com sabores e aspecto mais requintados do que, por exemplo, os nossos típicos pratos que acabam por ser um pouco umas misturadas e pouco agradáveis à vista como a feijoada, cozido à portuguesa, as tripas a moda do porto, migas, etc. São todos eles pratos que não deixam de ser nutritivos e até saborosos, mas de requinte não têm nada.
                                            Não estou com isto a dizer que a nossa cozinha é má, antes pelo contrario, mas não é a melhor. Só por exemplo, a cozinha francesa ou a italiana, estão léguas de distancia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                              Há muito pessoal que prefere comer a apresentação do prato com amostras de comida que propriamente o que lá vem para comer
                                              Pagar uma pipa de massa para passar fome só pode ser masoquismo.
                                              Relativamente a isso chama-se novo-riquismo.

                                              São pessoas que não são ninguém mas ganharam umas massas, e para serem finos dizem que comem essas porcarias. É que são mesmo porcarias, mas eles juram que é bom...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bacalhau cozido com todos...e a seguir bacalhou com tudo e leite condensado á sobremesa com canela e raspas de chocolate, com morangos a serem mordidos por lábios experientes...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                                  Lá está, não sabes apreciar, nem sabes sequer o que é comer uma boa refeição.

                                                  Linha tradicional todos países que se podem gabar de ter história tentam seguir ao máximo essa tradição. Mas a diferença é que uns têm pratos elaborados com sabores e aspecto mais requintados do que, por exemplo, os nossos típicos pratos que acabam por ser um pouco umas misturadas e pouco agradáveis à vista como a feijoada, cozido à portuguesa, as tripas a moda do porto, migas, etc. São todos eles pratos que não deixam de ser nutritivos e até saborosos, mas de requinte não têm nada.
                                                  Não estou com isto a dizer que a nossa cozinha é má, antes pelo contrario, mas não é a melhor. Só por exemplo, a cozinha francesa ou a italiana, estão léguas de distancia.
                                                  Agradáveis à vista? Requinte?

                                                  Em primeiro lugar, ser agradável à vista é subjectivo.

                                                  Em segundo lugar, o que me interessa é o sabor, não o aspecto do prato.

                                                  Em terceiro lugar, a cozinha francesa é uma das PIORES do mundo. Aquilo é horrível, só tem nome mesmo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por UpsetCyborg Ver Post
                                                    Agradáveis à vista? Requinte?

                                                    Em primeiro lugar, ser agradável à vista é subjectivo.

                                                    Em segundo lugar, o que me interessa é o sabor, não o aspecto do prato.

                                                    Em terceiro lugar, a cozinha francesa é uma das PIORES do mundo. Aquilo é horrível, só tem nome mesmo.

                                                    Esquece, não sabes mesmo do que falo, nem nunca compreenderás. Sai um pouco talvez consigas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                                                      Para o resto de oferta, ir ao Nando's é qq coisa. E tem superbock para matar saudades
                                                      é como eu disse, eu gosto de ir ao nandos, mas não acho o melhor espectaculo do mundo

                                                      eu produtos portugueses por ai estou bem, o meu tio até ha 1semana tinha 1 cafe, com sagres, superbock, pasteis de nata, francesinhas, alheiras
                                                      mas pronto chegou la 1 gaijo e fez 1 oferta irrecusavel

                                                      secalhar vai agora abrir em cambridge

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                        Crítico Português diz que os tópicos do Altar ‘são os piores do mundo’.
                                                        Muito bom

                                                        Cada pessoa tem direito à sua opinião, agora se ele diz isso baseado apenas numa visita a um restaurante, isso é ridículo. Que venha a Portugal comer a sério e depois que diga o que achou. Até pode continuar com a mesma opinião, está no seu direito, mas primeiro ao menos experimente comida Portuguesa a sério.
                                                        Editado pela última vez por Fabulous; 11 July 2015, 20:30.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Foi ao Panças na Buraca deram tanta comida por tão pouco dinheiro que o tipo achou inaceitável.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não se poder agradar a todos... O que sei é que a maioria dos críticos, sendo que uma boa parte com muito mais "nome" adoro a cozinha Portuguesa.

                                                            Se é a melhor? Depende dos gostos, mas a pior não é e isso não depende dos gostos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X