Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudança óleo Suzuki LTZ 400 e dúvidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudança óleo Suzuki LTZ 400 e dúvidas

    Boas pessoal,

    Como não encontrei a secção certa coloco aqui a minha dúvida.
    Tenho uma LTZ 400 e não só para poupar algum €, mas sim porque gosto desta área resolvi fazer a mudança de óleo em casa.
    Penso que é bastante simples e já estive a informar-me, mas preciso de mais alguns detalhes.

    Para retirar todo o óleo devo retirar também o parafuso que está debaixo do motor? Ou basta o do depósito do óleo?? Só retirei o que está debaixo do depósito e já não pinga nada.

    Relativo ao óleo que comprei foi este: MOTUL 5100 4T 10W-40
    Pelo que li é um bom óleo e cumpre as normas tal como indica o manual
    API SM / SL / SJ / SH / SG - JASO MA-2

    Filtro do óleo:
    HIFLO HF139

    Devo mudar mais alguma coisa ao mesmo tempo que a mudança de óleo?

    Outra dúvida para quem tem a LTZ. Quanto costuma levar de óleo? No depósito do óleo parece-me que diz lá 2litros, mas não se consegue ver bem portanto não tenho a certeza.
    Na vareta do óleo devo deixar um bocado acima de meio certo? Sem chegar ao máximo.

    De quanto em quanto tempo fazem a mudança de óleo e filtro de óleo?

    Obrigado pela ajuda que possam dar






    #2
    1- O óleo deve acima de tudo cumprir a norma Jaso pedida pelo fabricante, senão a embraiagem adeus.

    2- Deves trocar o óleo e o filtro de óleo sempre juntos.

    3 - Encher sempre o óleo até ao nivel Max. sem passar do máximo para cima.

    Quanto ao tempo, o fabricante estipula uma quilometragem/intervalo para a muda de óleo.
    Eu tenho uma sportrax 400 e costumo trocar a cada 5.000 ou até menos dependendo se ando muito no mato a fazer pó. Se não chegar á quilometragem troco todos os anos.

    Quando estava em portugal estive num clube de todo o terreno no alentejo, e como era uma mota que andava sempre a fazer TT, rally e sempre a solicitar altas rotações em mudanças baixas em ambientes poeirentos, etc... chegava a trocar 1 vez por mês.

    Comentário


      #3
      e já agora por curiosidade o que vais fazer ao oleo velho?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
        1- O óleo deve acima de tudo cumprir a norma Jaso pedida pelo fabricante, senão a embraiagem adeus.

        2- Deves trocar o óleo e o filtro de óleo sempre juntos.

        3 - Encher sempre o óleo até ao nivel Max. sem passar do máximo para cima.

        Quanto ao tempo, o fabricante estipula uma quilometragem/intervalo para a muda de óleo.
        Eu tenho uma sportrax 400 e costumo trocar a cada 5.000 ou até menos dependendo se ando muito no mato a fazer pó. Se não chegar á quilometragem troco todos os anos.

        Quando estava em portugal estive num clube de todo o terreno no alentejo, e como era uma mota que andava sempre a fazer TT, rally e sempre a solicitar altas rotações em mudanças baixas em ambientes poeirentos, etc... chegava a trocar 1 vez por mês.
        Obrigado pela resposta.

        Sobre o Óleo o que comprei é semi-sintético que é adequado á LTZ por causa da embraiagem. Não é recomendado o 100% sintético.
        Quanto á norma é o JASO-MA2 que foi introduzido em 2006 no mercado, e a mota é de 2005. Não sei quais são as diferenças, mas mal não deve fazer (digo eu....). Achas, ou sabes se poderá haver problemas por isto?

        Segundo vi, se trocar o filtro do óleo a mota leva 2.2 litros, mas vou-me guiar pela vareta até ao máximo sem ultrapassar como dizes.

        Quanto a contar a quilometragem é que vai ser dificil, pois não tenho como o fazer. Mais fácil serão contar as horas.

        Quanto á utilização da mota, será mais a partir de Setembro, Outubro, mas também nada de "competição".

        Obrigado pela ajuda

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por psantos Ver Post
          e já agora por curiosidade o que vais fazer ao oleo velho?
          Ainda não tenho nada definido, mas não vou deitar pela "sanita abaixo" ou no caixo do lixo convencional. Sei que há ecocentros, e sei que os vendedores são responsáveis pela recolha de 85%, se não estou em erro.
          De qualquer forma tenho alguns "conhecidos" a trabalhar em centros de abate e coisas do género e penso que não haveria problema caso lhes oferece-se 2 litros de óleo.

          De qualquer forma acho que é uma questão pertinente, pois muitos(até mecânicos) devem deitar isso em qualquer lado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por miguel5655 Ver Post
            Obrigado pela resposta.

            Sobre o Óleo o que comprei é semi-sintético que é adequado á LTZ por causa da embraiagem. Não é recomendado o 100% sintético.
            Quanto á norma é o JASO-MA2 que foi introduzido em 2006 no mercado, e a mota é de 2005. Não sei quais são as diferenças, mas mal não deve fazer (digo eu....). Achas, ou sabes se poderá haver problemas por isto?

            Segundo vi, se trocar o filtro do óleo a mota leva 2.2 litros, mas vou-me guiar pela vareta até ao máximo sem ultrapassar como dizes.

            Quanto a contar a quilometragem é que vai ser dificil, pois não tenho como o fazer. Mais fácil serão contar as horas.

            Quanto á utilização da mota, será mais a partir de Setembro, Outubro, mas também nada de "competição".

            Obrigado pela ajuda
            Podes colocar sintético que não tem nada a haver com a embraiagem, desde que cumpra essa norma que garante que o oleo é compativel com a embraiagem.

            Quanto à muda em si, colocas a mota a trabalhar uns 5 minutos ao ralentim, depois tiras o bujao do carter e do deposito de oleo e deixas escorrer todo o oleo dos dois locais.

            Convém mudar o filtro de óleo, e tb convem teres um oring para a tampa, caso o teu já esteja em mau estado para o trocares, depois é encher cerca de 2 litros, colocar o motor a funcionar 2 ou 3 minutos, desligar, esperar 3 minutos e verificar o nivel, geralmente leva mais 0,2l para ficar atestado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
              Podes colocar sintético que não tem nada a haver com a embraiagem, desde que cumpra essa norma que garante que o oleo é compativel com a embraiagem.

              Quanto à muda em si, colocas a mota a trabalhar uns 5 minutos ao ralentim, depois tiras o bujao do carter e do deposito de oleo e deixas escorrer todo o oleo dos dois locais.

              Convém mudar o filtro de óleo, e tb convem teres um oring para a tampa, caso o teu já esteja em mau estado para o trocares, depois é encher cerca de 2 litros, colocar o motor a funcionar 2 ou 3 minutos, desligar, esperar 3 minutos e verificar o nivel, geralmente leva mais 0,2l para ficar atestado.
              Obrigado pela resposta amigo.
              Já fiquei mais esclarecido.
              Logo já trato disso.

              Comentário


                #8
                Tenho uma e faço em casa.
                Sim tira o do motor também, deixa escorrer bem, se puderes deita um pouco ainda com o do depósito aberto para limpar o fundo do deposito.

                Com a mudança de filtro leva á volta de 2.2, mas o melhor é meter 2/2.1 e meter ao relanti 3/4min depois acertar.

                Tens inumeros videos no youtube a mostrar como se faz o processo, mesmo que seja de outras ou das Arctic Cat DVX400, Kawazaki KFX400 estas duas são copia exacta.
                Cuidado com os apertos dos dois "bujons".

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                  Tenho uma e faço em casa.
                  Sim tira o do motor também, deixa escorrer bem, se puderes deita um pouco ainda com o do depósito aberto para limpar o fundo do deposito.

                  Com a mudança de filtro leva á volta de 2.2, mas o melhor é meter 2/2.1 e meter ao relanti 3/4min depois acertar.

                  Tens inumeros videos no youtube a mostrar como se faz o processo, mesmo que seja de outras ou das Arctic Cat DVX400, Kawazaki KFX400 estas duas são copia exacta.
                  Cuidado com os apertos dos dois "bujons".
                  Obrigado pela ajuda.
                  Vim pedir as vossas opiniões, assim tenho a certeza que não vou fazer asneira.

                  Quando dizes para ter cuidado com o aperto, referes-te a muita força ou pouca?? Não percebi. É preciso apertar com muita força ou só o necessário?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por miguel5655 Ver Post
                    Obrigado pela ajuda.
                    Vim pedir as vossas opiniões, assim tenho a certeza que não vou fazer asneira.

                    Quando dizes para ter cuidado com o aperto, referes-te a muita força ou pouca?? Não percebi. É preciso apertar com muita força ou só o necessário?
                    Só o necessário se puderes meter um parafuso novo, melhor, é uma peça que se estraga facilmente, principalmente a rosca, juntando os locais onde se anda e a vibração da mesma convém ter cuidado ao apertar, e antes de apertar acertar sempre bem as roscas com a mão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por miguel5655 Ver Post
                      Obrigado pela ajuda.
                      Vim pedir as vossas opiniões, assim tenho a certeza que não vou fazer asneira.

                      Quando dizes para ter cuidado com o aperto, referes-te a muita força ou pouca?? Não percebi. É preciso apertar com muita força ou só o necessário?
                      Quando se tira um bujon troca-se sempre a anilha de cobre que vem com ele, e aperta-se só o parafuso até espalmar a anilha. Não é preciso apertar com muita força, se o fizeres como o parafuso é de ferro e o motor de aluminio deixo-te adivinhar..

                      Comentário


                        #12
                        Isso.
                        E queria escrever isso mas esqueci-me dos termos(férias são ferias até o cerebro descansa[emoji1]) tive de explicar doutra maneira.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado a todos pela ajuda.
                          Já troquei o óleo e filtro.
                          Geralmente com que intervalos fazem as trocas??

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X