Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Decisão difícil

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Decisão difícil

    Olá a todos

    A minha questão é a seguinte.

    Em Junho candidatei-me a dois doutoramentos. Porto e Lisboa.

    Em Lisboa ficamos 13 não colocados e ainda esperamos pela resposta se ficamos automaticamente em processo de seleção na 2ª fase. (Apenas em setembro)

    No Porto como devido à doença do meu pai, não pude mesmo concorrer à primeira fase. Concorri então à 2ª fase. A entrevista correu bem, tinha e tenho um bom projecto com ponte entre dois países não tenho mau currículo (por sinal). Quando vejo resultado não colocado e sem uma única observação, ao contrário do que aconteceu com os candidatos da primeira fase até fiquei meia abananada.

    Escrevo e-mail e então o director do doutoramento explicou que fiquei empatada e não houve vaga. Enviou ata. É aqui que quero chegar.
    A rapariga com quem vou a desempate não tinha mestrado, não era da área da saúde, até no inglês tinha menos pontuação que eu. (Tudo isto são intens valorizados)

    Desempate por entrevista.

    Perco eu.

    Hoje recebo e-mail do Porto (os tais que me excluíram em prol da outra candidata) a dizer que houve uma desistência (que por acaso foi essa mesma candidata) e que tenho apenas até 27/07 para me matricular.

    O problema é que Lisboa, apesar de eu ser do Porto, é bastante melhor, e gostava muito de me doutorar lá. E depois do que me fizeram no Porto apetecia-me mandá-los a um certo sítio.

    É uma decisão mesmo muito difícil.

    Aulas no Porto - 4ª,5ª,6ª e Sábado
    Aulas em Lisbo - 6ª (di todo), 4ª(tarde)

    Esperavam pela vossa oportunidade em Lisboa ou metiam-se já no Porto?

    ps - tenho 28 anos

    #2
    Eu não colocaria o orgulho em cima da mesa de decisão. Ou seja, esquecia o que se passou no processo de selecção.

    Depois em segundo lugar não consigo ter a percepção de até que ponto Lx é melhor que o Porto nesse particular, só tu saberás e só tu conseguirás avaliar até que ponto essa diferença vale ou não o esforço extraordinário de mudança de vida.

    E o projecto em si é idêntico?

    Comentário


      #3
      Com 28 anos e a pensar num Doutoramento?

      Comentário


        #4
        São ambos doutoramento em Saúde Pública. Mas em Lisboa existe sub- especialidades como por exemplo Economia da Saúde, Política Gestão e Adminitracao da Saúde, etc,. Enquanto que no Porto não existe.

        O projecto é o mesmo.

        Comentário


          #5
          Presumo que já mores no Porto. Pagas renda no Porto? Mesmo que pagues renda no Porto, as rendas em Lisboa são 50% superiores. Portanto, habitação: Porto 1 - Lisboa 0;

          Exerces enfermagem actualmente? Durante o doutoramento continuas a exercer ou viverás da bolsa? Se continuares a exercer, o Porto ocupa mais tempo de aulas e deixa-te menos tempo para actividade profissional (se bem que as aulas são só durante o 1º ano). Por outro lado, em Lisboa provavelmente terás de procurar novo emprego. Há aqui vantagens e desvantagens em ambos. Empate. Porto 2 - Lisboa 1;

          Presumo que tenhas amigos e familiares no Porto e em Lisboa terias de fazer novos amigos (num doutoramento é muito mais dificil travar amizades do que numa licenciatura). Porto 3 - Lisboa 1

          Dizes que a universidade em Lisboa é melhor. Porto 3 - Lisboa 2

          Para já o Porto ganha. Agora isto pode pender para o outro lado:

          Se já gostas muito de viver no Porto e o orientador que te deram no Porto é bom, fica no Porto.
          Se o orientador de Lisboa for melhor que o do Porto e a cidade do Porto não te diz muito, então vai para Lisboa.

          Diria que o orientador é que fará a diferença, porque a qualidade de vida no Porto é infinitamente superior à de Lisboa (digo por experiência própria que já vivi largos anos em ambas as cidades) e o Porto é uma cidade muito, mas muito mais barata que Lisboa.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
            Com 28 anos e a pensar num Doutoramento?
            É mau?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Aenf2 Ver Post
              É mau?
              É um comentário estúpido e retrógado. Até podias ter 52 anos que eu aplaudiria essa tua decisão. Parabéns pela decisão.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                Presumo que já mores no Porto. Pagas renda no Porto? Mesmo que pagues renda no Porto, as rendas em Lisboa são 50% superiores. Portanto, habitação: Porto 1 - Lisboa 0;

                Exerces enfermagem actualmente? Durante o doutoramento continuas a exercer ou viverás da bolsa? Se continuares a exercer, o Porto ocupa mais tempo de aulas e deixa-te menos tempo para actividade profissional (se bem que as aulas são só durante o 1º ano). Por outro lado, em Lisboa provavelmente terás de procurar novo emprego. Há aqui vantagens e desvantagens em ambos. Empate. Porto 2 - Lisboa 1;

                Presumo que tenhas amigos e familiares no Porto e em Lisboa terias de fazer novos amigos (num doutoramento é muito mais dificil travar amizades do que numa licenciatura). Porto 3 - Lisboa 1

                Dizes que a universidade em Lisboa é melhor. Porto 3 - Lisboa 2

                Para já o Porto ganha. Agora isto pode pender para o outro lado:

                Se já gostas muito de viver no Porto e o orientador que te deram no Porto é bom, fica no Porto.
                Se o orientador de Lisboa for melhor que o do Porto e a cidade do Porto não te diz muito, então vai para Lisboa.

                Diria que o orientador é que fará a diferença, porque a qualidade de vida no Porto é infinitamente superior à de Lisboa (digo por experiência própria que já vivi largos anos em ambas as cidades) e o Porto é uma cidade muito, mas muito mais barata que Lisboa.
                Ainda não há orientador atribuído (vai ser a escola a escolher e eu escolho o co-orientador) e não tenho bolsa pois deixar de exercer para mim é impensável.

                Por isso deixar o Hospital seria algo fora de questão.

                não vivo no porto mas perto.

                O doutoramento do Porto tem vantagem pois é mais perto e acarreta menos custos. Em Lisboa teria que ir todas as 4ª e 6ª de comboio e voltar.

                Mas falam bastante bem da Escola Nacional de Saúde Pública.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Aenf2 Ver Post
                  É mau?
                  Não acho que seja mau, mas também não vejo grande utilidade com essa idade. Tens experiência profissional relevante na área ou o teu cv é apenas académico?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                    É um comentário estúpido e retrógado. Até podias ter 52 anos que eu aplaudiria essa tua decisão. Parabéns pela decisão.
                    Estúpida e retrógrada é a tua observação. É uma dúvida legítima como outra qualquer.

                    Quando quiseres dar lições, pelo menos dá-te ao trabalho de escrever português corretamente. Retrógrado e não "retrógado"

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                      Com 28 anos e a pensar num Doutoramento?
                      Oi??

                      Em teoria um doutoramento deveria ser feito quando alguém já domina uma área de trabalho e consegue trazer algo de útil ao mundo académico.

                      Do género, licencia-se a pessoa, depois trabalha numa área e dentro dessa área vai especializar-se com um mestrado. Mais tarde quando efectivamente já domina com "expertise" a matéria vai certificar o seu conhecimento e acrescentar algo de novo ao mundo académico.

                      Infelizmente nós por cá temos o péssimo hábito de subverter tudo isto e ir formando as pessoas de empreitada. De tal forma que os "docs" são tão afunilados que acabam por ser péssimos profissionais - descuram/esqueceram áreas que qualquer licenciado domina com à vontade. O mais triste é que (por exemplo) a indústria sabe disto e prefere mil vezes um lic a um doc (com excepções para casos específicos de ID).

                      Faz-me lembrar aqueles médicos que se especializaram tanto que não sabem fazer um socorro/reanimação.

                      Por outro lado, há quem se licencie aos 50 anos e está de parabéns!

                      Aenf2, desculpa lá este Off-Topic, não quero desencaminhar o teu tópico, mas...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Aenf2 Ver Post
                        Ainda não há orientador atribuído (vai ser a escola a escolher e eu escolho o co-orientador) e não tenho bolsa pois deixar de exercer para mim é impensável.

                        Por isso deixar o Hospital seria algo fora de questão.

                        não vivo no porto mas perto.

                        O doutoramento do Porto tem vantagem pois é mais perto e acarreta menos custos. Em Lisboa teria que ir todas as 4ª e 6ª de comboio e voltar.

                        Mas falam bastante bem da Escola Nacional de Saúde Pública.
                        Só por isto descartava logo Lisboa:

                        Em Lisboa teria que ir todas as 4ª e 6ª de comboio e voltar.
                        Relativamente a isto:

                        Ainda não há orientador atribuído (vai ser a escola a escolher e eu escolho o co-orientador)"
                        Isto não faz sentido nenhum. Primeiro escolhe-se o orientador, vai-se falar com o orientador (primeiro por mail, depois pessoalmente), discute-se projectos e ideias para o doutoramento. Se houver empatia e concordância nas temáticas de investigação, então só aí é que te candidatas ao doutoramento. Quando te candidatas a um doutoramento, deves fazê-lo porque o orientador que tu achas que é o ideal para ti está na escola X e ele gosta do teu projecto. Não porque a escola X é uma boa escola. Só aqui acho que começaste mal... Antes sequer de te candidatares a doutoramento já deves ter um orientador de doutoramento escolhido!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                          Oi??

                          Em teoria um doutoramento deveria ser feito quando alguém já domina uma área de trabalho e consegue trazer algo de útil ao mundo académico.
                          Foi exactamente por isso que questionei. Porém não me faz qualquer comichão que alguém tire um Doutoramento aos 28 anos.

                          Comentário


                            #14
                            Olha eu dou pouca importância às escolas, desde que sejam minimamente equivalentes. No entanto neste caso tenho que admitir que na Saúde Pública em Portugal a ENSP é um caso diferente. Diria que nenhuma escola se lhe equivale, serão sim complementares. Por isso se calhar pensaria duas vezes com esse ponto a favor de Lx...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                              Só por isto descartava logo Lisboa:



                              Relativamente a isto:



                              Isto não faz sentido nenhum. Primeiro escolhe-se o orientador, vai-se falar com o orientador (primeiro por mail, depois pessoalmente), discute-se projectos e ideias para o doutoramento. Se houver empatia e concordância nas temáticas de investigação, então só aí é que te candidatas ao doutoramento. Quando te candidatas a um doutoramento, deves fazê-lo porque o orientador que tu achas que é o ideal para ti está na escola X e ele gosta do teu projecto. Não porque a escola X é uma boa escola. Só aqui acho que começaste mal... Antes sequer de te candidatares a doutoramento já deves ter um orientador de doutoramento escolhido!
                              Eu já tenho projecto, mas de facto orientador não tenho. Pois na Escola Nacional de Saúde Pública são eles que escolhem e nós alunos escolhemos o co-orientador.

                              Antes de me candidatar ao doutoramento falei (expliquei tudo) com o diretor (que também é doutorado e será possivelmente ele o meu co-orientador) da minha UAG e como ele foi o próprio a incentivar-me a fazê-lo, avancei.

                              Não me explicaram que primeiro tinha que ter orientador mesmo nas entrevistas não me perguntaram por tal. Apenas pediam para explicar o meu projecto.

                              Ora fiquei confusa MVA.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Oi??

                                Em teoria um doutoramento deveria ser feito quando alguém já domina uma área de trabalho e consegue trazer algo de útil ao mundo académico.

                                Do género, licencia-se a pessoa, depois trabalha numa área e dentro dessa área vai especializar-se com um mestrado. Mais tarde quando efectivamente já domina com "expertise" a matéria vai certificar o seu conhecimento e acrescentar algo de novo ao mundo académico.

                                Infelizmente nós por cá temos o péssimo hábito de subverter tudo isto e ir formando as pessoas de empreitada. De tal forma que os "docs" são tão afunilados que acabam por ser péssimos profissionais - descuram/esqueceram áreas que qualquer licenciado domina com à vontade. O mais triste é que (por exemplo) a indústria sabe disto e prefere mil vezes um lic a um doc (com excepções para casos específicos de ID).

                                Faz-me lembrar aqueles médicos que se especializaram tanto que não sabem fazer um socorro/reanimação.


                                Por outro lado, há quem se licencie aos 50 anos e está de parabéns!

                                Aenf2, desculpa lá este Off-Topic, não quero desencaminhar o teu tópico, mas...
                                Isto é mesmo verdade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Aenf2 Ver Post
                                  Eu já tenho projecto, mas de facto orientador não tenho. Pois na Escola Nacional de Saúde Pública são eles que escolhem e nós alunos escolhemos o co-orientador.

                                  Antes de me candidatar ao doutoramento falei (expliquei tudo) com o diretor (que também é doutorado e será possivelmente ele o meu co-orientador) da minha UAG e como ele foi o próprio a incentivar-me a fazê-lo, avancei.

                                  Não me explicaram que primeiro tinha que ter orientador mesmo nas entrevistas não me perguntaram por tal. Apenas pediam para explicar o meu projecto.

                                  Ora fiquei confusa MVA.
                                  Por acaso nem te candidataste a bolsa, porque para te candidatares a bolsa já tinhas de ter orientador antes sequer de seres admitida ao doutoramento. Nas escolas internacionais de referência (Harvard, Oxford, etc.) também não te podes candidatar antes de teres alguém lá dentro que esteja disposto a ser teu orientador. Aliás, nas licenciaturas escolhe-se o curso em função do prestigio da escola; nos doutoramentos escolhe-se o curso em função do orientador. Ter um doutoramento na universidade de cascos de rolha, cujo orientador foi alguém que ganhou um Nobel é muito mais importante que um doutoramento em Cambridge cujo orientador não é minimamente reconhecido.

                                  O orientador é sempre a peça-chave num doutoramento. A escola é secundária.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                    Com 28 anos e a pensar num Doutoramento?
                                    E depois? Eu matriculei-me com 30 e defendi a tese com 37....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Você já deveria ser mais seguro de si próprio e daquilo que quer para si.
                                      eu acho um pouco fora do normal perguntar aos outros o que deve fazer com a sua vida.
                                      você é que tem que decidir e pensar em prol do seu interesse é da sua responsabilidade.
                                      creio que seja uma decisão que você terá que tomar sozinho

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                        E depois? Eu matriculei-me com 30 e defendi a tese com 37....
                                        Eu comecei a defender teses aos 4 anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                          Você já deveria ser mais seguro de si próprio e daquilo que quer para si.
                                          eu acho um pouco fora do normal perguntar aos outros o que deve fazer com a sua vida.
                                          você é que tem que decidir e pensar em prol do seu interesse é da sua responsabilidade.
                                          creio que seja uma decisão que você terá que tomar sozinho
                                          Nao é fora do normal. Eu simplesmente estou indecisa entre duas faculdades. Sei bem que quero Doutorar em Saúde Pública. Não é isso que venho aqui perguntar.
                                          Nao sei se me fiz entender

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Aenf2 Ver Post
                                            Nao é fora do normal. Eu simplesmente estou indecisa entre duas faculdades. Sei bem que quero Doutorar em Saúde Pública. Não é isso que venho aqui perguntar.
                                            Nao sei se me fiz entender
                                            O que eu quero dizer é:. É da sua única responsabilidade decidir se quer ir para o Porto ou Lisboa.
                                            Você deve escolher o que é melhor para si a nível profissional e pessoal quem melhor que você própria para toma essa decisão? boa sorte

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                              O que eu quero dizer é:. É da sua única responsabilidade decidir se quer ir para o Porto ou Lisboa.
                                              Você deve escolher o que é melhor para si a nível profissional e pessoal quem melhor que você própria para toma essa decisão? boa sorte
                                              Claro, compreendo o que me diz. Mas estando num impasse, podemos sempre trocar ideias com pessoas experientes. Mas claro que a decisão será única e exclusivamente minha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Porto. Sem pensar 2 vezes. Não estás obviamente a ter em conta as vantagens de estar perto de casa e, vice-versa, as desvantagens de estar longe (despesa, perda de tempo em viagens, cansaço físico e mental, etc.). Já estive nas 2 situações (embora ao nível de emprego) e sei bem a diferença entre estar longe e perto. No teu caso: Porto sem hesitar.
                                                Editado pela última vez por LinoMarques; 24 July 2015, 21:55.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Porto. Sem pensar 2 vezes. Não estás obviamente a ter em conta as vantagens de estar perto de casa e, vice-versa, as desvantagens de estar longe (despesa, perda de tempo em viagens, cansaço físico e mental, etc.). Já estive nas 2 situações (embora ao nível de emprego) e sei bem a diferença entre estar longe e perto. No teu caso: Porto sem hesitar.
                                                  Obrigado Lino. Se calhar as coisas acontecem por um motivo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                    Por acaso nem te candidataste a bolsa, porque para te candidatares a bolsa já tinhas de ter orientador antes sequer de seres admitida ao doutoramento. Nas escolas internacionais de referência (Harvard, Oxford, etc.) também não te podes candidatar antes de teres alguém lá dentro que esteja disposto a ser teu orientador. Aliás, nas licenciaturas escolhe-se o curso em função do prestigio da escola; nos doutoramentos escolhe-se o curso em função do orientador. Ter um doutoramento na universidade de cascos de rolha, cujo orientador foi alguém que ganhou um Nobel é muito mais importante que um doutoramento em Cambridge cujo orientador não é minimamente reconhecido.

                                                    O orientador é sempre a peça-chave num doutoramento. A escola é secundária.
                                                    Não me candidatei à bolsa pois Não podia mesmo ficar sem este emprego. O Hospital Não dá facilmente licença sem vencimento e então opto por continuar a trabalhar.
                                                    É um esforço extra Mas acredito ser recompensada

                                                    Mas por acaso fui ver as regras da atribuição dás bolsas de FCT e realmente exigia já um orientador.

                                                    Mas por exemplo na ENSP, dizia no decreto da escola que o orientador seria da própria escola e o co orientador seria o aluno à escolher mas só se este demonstrasse ter valor académico/nacional

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Porto. Sem pensar 2 vezes. Não estás obviamente a ter em conta as vantagens de estar perto de casa e, vice-versa, as desvantagens de estar longe (despesa, perda de tempo em viagens, cansaço físico e mental, etc.). Já estive nas 2 situações (embora ao nível de emprego) e sei bem a diferença entre estar longe e perto. No teu caso: Porto sem hesitar.
                                                      Por aqui, óbviamente!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Antes de mais, boa sorte para o longo caminho a percorrer..

                                                        O teu doutoramento tem como objetivo lecionar numa escola ou queres estudar uma determinada área e produzir conhecimento científico nela simplesmente porque gostas ?

                                                        Porque um doutoramento é sempre um doutoramento, quer tenha sido na ENSP quer tenha sido numa qualquer faculdade espanhola..

                                                        Em termos curriculares, penso ser igual.

                                                        Na questão que te colocaram, realmente ( e se já fizeste o mestrado também deves saber isso) o orientador é a peça-chave da tua tese. Procura saber há alguém que domine bem a área que queres estudar( bem sei que o co-orientador tambem te irá ajudar), mas quer seja no Porto quer seja em Lisboa, estás sempre bem servida..

                                                        Já agora, qual é a faculdade do Porto ?

                                                        Pensa que quanto mais tempo livre tiveres, mais rápido podes acabar a tese e deixar de pagar propinas.Logo, tens que contabilizar deslocações, dias de aulas, dias para estar com orientador,etc,etc..

                                                        Qual é o tema que vais estudar?

                                                        Boa sorte..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No Porto será a Faculdade de Medicina Da Universidade do Porto (FMUP).

                                                          Pretendo incidir o meu estudo nas infecções nosocomiais. Será feito entre Portugal e Suíça.

                                                          Tirei mestrado na área de gestão e economia aliada à saúde. Investi em infecções nosocomiais, introduzindo protocolos e claro Não esquecendo a parte económica.
                                                          Comecei muito nova este gosto pelo tema e a reparar que é uma lacuna extremamente grave nos cuidados intensivos.

                                                          Não fiz mais pois infelizmente temos por vezes chefias, que em vez de valorizar nós jovens, menosprezam. Colocando-nos a trabalhar em dobro para facilitar o horário dos mais Velhos.

                                                          Tenho 28 anos, não leciono mas isto é o que me dá prazer fazer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Aenf2 Ver Post
                                                            No Porto será a Faculdade de Medicina Da Universidade do Porto (FMUP).

                                                            Pretendo incidir o meu estudo nas infecções nosocomiais. Será feito entre Portugal e Suíça.

                                                            Tirei mestrado na área de gestão e economia aliada à saúde. Investi em infecções nosocomiais, introduzindo protocolos e claro Não esquecendo a parte económica.
                                                            Comecei muito nova este gosto pelo tema e a reparar que é uma lacuna extremamente grave nos cuidados intensivos.

                                                            Não fiz mais pois infelizmente temos por vezes chefias, que em vez de valorizar nós jovens, menosprezam. Colocando-nos a trabalhar em dobro para facilitar o horário dos mais Velhos.

                                                            Tenho 28 anos, não leciono mas isto é o que me dá prazer fazer.
                                                            Muito bem. Um doutoramento é sempre uma mais valia e uma realização pessoal. Tivemos agora uma aluna que acabou o doutoramento com 40 (Med Vet).
                                                            A minha escolha seria Porto, pelo prestígio da faculdade e universidade.
                                                            Infecções nosocomiais, excelente escolha. Se fosse a ti tentava escolher um co-orientador de uma área relativamente diferente do Orientador que fosse uma mais valia para o teu projecto. Por exemplo, algum especialista em microbiologia molecular.
                                                            Boa Sorte

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X