Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Algum eletricista me pode ajudar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Algum eletricista me pode ajudar?

    Boa noite,

    Necessito da ajuda de um eletricista que trabalhe com interruptores da marca Simon.

    O que se passa é o seguinte:
    Tenho na minha habitação estores elétricos que são comandados com interruptores coma referencia 7535839.
    Passados 6 anos estão quase todos a avariar e não só tenho dificuldade em os encontrar (pelo menos em Coimbra) mas são muito caros.
    Fui a um representante na zona ( Gonfil) e venderam-me outros, mais simples e mais baratos (Simon 7533339), mas com ligações completamente diferentes.
    Por isso não consigo fazer a instalação.
    Posso arranjar os catálogos se alguém me quiser ajudar.

    Obrigado

    #2
    Vê os datasheets desses 2 e tenta perceber o que é que está ligado e a onde

    Comentário


      #3
      isso tambem não deve ser ciencia nenhuma, tu deves ter 3 fios ligados ao interrupor, neste caso um botão de pressão que dá para os dois lados, precionas para cima o estore sobe, precionas para baixo o estore desce, correcto?

      se assim for, deves ter 3 fios um é o comum deve ser azul, e depois deves ter dois castanhos ou um castanho e um preto, se não te entendes com isso o mais facil é tirares umas fotos dos fios e como estão ligados num dos interruptores velhos e um dos novos a parte de tras onde está o esquema...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
        isso tambem não deve ser ciencia nenhuma, tu deves ter 3 fios ligados ao interrupor, neste caso um botão de pressão que dá para os dois lados, precionas para cima o estore sobe, precionas para baixo o estore desce, correcto?

        se assim for, deves ter 3 fios um é o comum deve ser azul, e depois deves ter dois castanhos ou um castanho e um preto, se não te entendes com isso o mais facil é tirares umas fotos dos fios e como estão ligados num dos interruptores velhos e um dos novos a parte de tras onde está o esquema...
        Pode ter 2 interruptores de pressão, um para subir outro para descer, tal qual como eu tenho.
        Mas sinceramente na altura não tomei atenção, ainda assim presumo que pelas cores dos fios deverá dar algumas luzes, penso que terás também alguma caixa onde passam os fios...

        Comentário


          #5
          O motor precisa de 4 fios. Em princípio as cores são azul (neutro). Verde/amarelo (terra). Castanh. (Subir ou descer) e preto (Subir/descer) . depois ao interruptor devem sair 2 fios para ligar ao preto e castanho. Partindo do princípio que o azul e verde\amarelo saem de uma caixa derivação.
          Também depende se para o mesmo motor ligas apenas 1 interruptor ou 2. Uma comutação de escada.

          Comentário


            #6
            Aqui ficam os esquemas do velho (avariado)
            velho_zps8hkjc3tv.jpg




            e do novo.
            novo_zps80hq0svp.jpg


            Como podem ver o velho tem 6 fios e o novo 3?

            Devo ser mesmo burro!
            Editado pela última vez por Zedobone; 27 July 2015, 07:30.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
              Aqui ficam os esquemas do velho (avariado)
              [ATTACH=CONFIG]131373[/ATTACH]




              e do novo.
              [ATTACH=CONFIG]131374[/ATTACH]


              Como podem ver o velho tem 6 fios e o novo 3?

              Devo ser mesmo burro!
              Mas tens 6 fios em casa, ou só estás a falar no esquema?
              Como escreveu o Labita, só deves precisar de 4. Se tens 6, tens de perceber que comutação é que está aí feita.
              Se estás só a olhar para o esquema, esquece os 6, porque eu só estou a ver 4

              Comentário


                #8
                tira uma foto aos fios que estão na parede a sair pelo buraco onde encaixa o interruptor e mete aqui para vermos...
                e não são 6 fios são 3, o neutro é um chunt em dois pontos...

                Comentário


                  #9
                  eu estou a ver 4 fios em ambos...

                  Comentário


                    #10
                    No velho tens para 6 ligaçoes mas apenas utilizas 4.

                    Realmente nesse novo apenas parece ter 3 ligaçoes a avaliar por esse esquema isso é como se fosse um interrptor normal, a diferença é que no novo nao precisas de ligar o neutro (azul) no interruptor as ligaçoes continuam iguais tens a fase a entrar L 220v e depois as duas saidas uma para o enrolamento que faz a subida e outro para a descida.

                    O teu problema pode ser a ligaçao do neutro pois caso no teu interruptor tiveres dois fios azul no mesmo ponto agora tens que liga-los juntos mas fora do interruptor.

                    Comentário


                      #11
                      Tira uma foto aos fios que tens na caixa para entender o que tens em casa.

                      Os interruptores são iluminados?

                      Eu em casa apenas tenho 3 fios. A fase é 2 saídas para o motor. O azul e verde amarelo diretos ao motor através de uma caixa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        eu estou a ver 4 fios em ambos...
                        LOL

                        Ainda vai haver churrasco de motor nessa casa...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por labita Ver Post
                          Tira uma foto aos fios que tens na caixa para entender o que tens em casa.

                          Os interruptores são iluminados?

                          Eu em casa apenas tenho 3 fios. A fase é 2 saídas para o motor. O azul e verde amarelo diretos ao motor através de uma caixa.
                          No interruptor novo é assim, mas como o antigo tinha mais funçoes necessitava tambem do neutro agora só tem de rever como está feita a ligaçao do neutro se basta apenas nao ligar ou unir os fios se for passagem.

                          Comentário


                            #14
                            O neutro era preciso para alimentar o infravermelhos e o programador horário.

                            Apenas precisas do fio que estava no L e os dois do M!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por labita Ver Post
                              O neutro era preciso para alimentar o infravermelhos e o programador horário.

                              Apenas precisas do fio que estava no L e os dois do M!
                              Tentei, mas não dá.
                              Estes novos interruptores nem parafusos têm.
                              Para prender é apenas 2enfiar" o fio até prender?
                              Fiz isso mas não dá.

                              E sim tenho seis fios a sair. Logo que possa coloco foto.

                              Obrigado

                              Comentário


                                #16
                                https://goo.gl/photos/BmNDWSc83koQFK9F8

                                A foto!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                  Tentei, mas não dá.
                                  Estes novos interruptores nem parafusos têm.
                                  Para prender é apenas 2enfiar" o fio até prender?
                                  Fiz isso mas não dá.

                                  E sim tenho seis fios a sair. Logo que possa coloco foto.

                                  Obrigado

                                  E na loja aonde compraste não de sabem dizer?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Agora é quase tudo assim.

                                    O melhor é chamar um técnico a casa para ver como tens a instalação.
                                    Ou tira a foto de outro interruptor que esteja a trabalhar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                      Isso não são cabos de outra comutação? Quantos interrutores tens a fazer o mesmo trabalho?

                                      Comentário


                                        #20
                                        que confusão, o melhor mesmo é contratares alguem para ir ai montar isso, pois eu só assim isso está muito confuso, e sem saber o que cada fio faz é uma treta, o teu problema é que devias ter tirando uma foto antes de desligar o interruptor anterior dos fios...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                          Isso não são cabos de outra comutação? Quantos interrutores tens a fazer o mesmo trabalho?
                                          Os meus interruptores estão ligados em série, por isso alguns desses fios devem ir para outro interruptor.
                                          Não existem fotos de como esses fios estavam ligados no interruptor antigo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que me parece que tens aí é uma comutação entre interruptores. Os outros interruptores também têm essas ligações todas?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Assim ninguem te vai conseguir ajudar tenta fazer da seguinte forma.....

                                              Tira fotos ao interruptor velho de maneira a que se identifique bem as designaçoes dos terminais.

                                              Depois caso ainda saibas volta a ligar correctamente como estava tira fotos nitidas.

                                              Tira fotos do novo interruptor fotos nitidas dos terminais.

                                              Assim acho que deve dar para dar-mos umas dicas.
                                              Editado pela última vez por joliveira33; 04 August 2015, 13:15.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Em quantos sítios consegues desligar e ligar a mesma persiana?

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X