Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acesso ao Ensino Superior

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acesso ao Ensino Superior

    Gostaria de saber se Engenharia Química ou Engenharia Física são bons cursos, tanto a nível de empregabilidade, como a nível meramente salarial, não só em Portugal como lá fora?

    #2
    Ninguém?

    Comentário


      #3
      Sem conhecimento directo de causa, arriscaria a dizer que engenharia química terá mais saída...

      Comentário


        #4
        Que tipo de empresas empregam engenheiros físicos?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Que tipo de empresas empregam engenheiros físicos?
          É uma boa questão, pois de momento a primeira ideia que me vem à cabeça é o CERN, mas dada a hipótese quase infinitesimal de lá exercerem todos os licenciados em Engenharia Física, imagino que existam mais opções. Talvez empresas ligadas à nanotecnologia mas dessa gama não imagino que existam muitas em Portugal.
          Por exemplo, estudar na Universidade de Coimbra possui, penso eu, um prestígio maior do que estudar na Universidade do Algarve. Mesmo que as médias sejam mais elevadas na UA do que na UC, as empresas valorizam mais quem estudou na UC?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Que tipo de empresas empregam engenheiros físicos?
            Cá em Portugal não devem ser muitas.
            Para investigação há o INL, a CEIIA talvez empregue alguns e sei que a Leica emprega um ou dois apenas.

            Originalmente Colocado por Idealista Ver Post
            É uma boa questão, pois de momento a primeira ideia que me vem à cabeça é o CERN, mas dada a hipótese quase infinitesimal de lá exercerem todos os licenciados em Engenharia Física, imagino que existam mais opções. Talvez empresas ligadas à nanotecnologia mas dessa gama não imagino que existam muitas em Portugal.
            Por exemplo, estudar na Universidade de Coimbra possui, penso eu, um prestígio maior do que estudar na Universidade do Algarve. Mesmo que as médias sejam mais elevadas na UA do que na UC, as empresas valorizam mais quem estudou na UC?
            Com UA devias querer dizer Universidade de Aveiro, visto que a do Algarve não disponibiliza qualquer curso de física.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
              Cá em Portugal não devem ser muitas.
              Para investigação há o INL, a CEIIA talvez empregue alguns e sei que a Leica emprega um ou dois apenas.


              Com UA devias querer dizer Universidade de Aveiro, visto que a do Algarve não disponibiliza qualquer curso de física.
              Foi uma questão meramente hipotética. A pergunta, no entanto, mantém-se. Imaginando que estudar na Universidade de Coimbra tem um maior prestígio que a Universidade de Aveiro e que esta última tem médias superiores à primeira. Um empregador valorizaria mais o prestígio da Universidade?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Idealista Ver Post
                Gostaria de saber se Engenharia Química ou Engenharia Física são bons cursos, tanto a nível de empregabilidade, como a nível meramente salarial, não só em Portugal como lá fora?
                A nivel nacional, podes ver neste site qual a empregabilidade de cada curso.

                http://infocursos.mec.pt

                Comentário


                  #9
                  Acho que é preferível preocupares-te mais com o curso em si, se gostas, se achas que terás futuro, e a empregabilidade do mesmo do que a instituição.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Idealista Ver Post
                    Foi uma questão meramente hipotética. A pergunta, no entanto, mantém-se. Imaginando que estudar na Universidade de Coimbra tem um maior prestígio que a Universidade de Aveiro e que esta última tem médias superiores à primeira. Um empregador valorizaria mais o prestígio da Universidade?
                    É valorizado o rácio prestígio da Universidade / média final de curso.

                    Há uma coisa que também tem de se ter em conta, o prestígio deve ser associado ao curso de uma determinada Universidade, ou seja, não é pelo facto de um curso ser lecionado na Universidade de Coimbra que vai ser bom. Há Universidades onde determinados cursos podem ser melhores. Nesse caso hipotético que colocaste o curso na UA até pode ser melhor do que o da UC.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Idealista Ver Post
                      Gostaria de saber se Engenharia Química ou Engenharia Física são bons cursos, tanto a nível de empregabilidade, como a nível meramente salarial, não só em Portugal como lá fora?
                      garantidamente que tens mais sorte lá fora do que cá com esses cursos, tenho uns rapazes conhecidos que acabaram esses cursos que referes, e cá esquece lá isso tiveram n tempo a espera para arranjar alguma coisa, foram para frança já estão a trabalhar na area, portanto a questão não é fazer o curso é o depois, Portugal como está quem se quere safar em determinadas areas só indo para fora, cá quando aparece algo são mal aproveitados... por isso é que isto não anda pá frente...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Idealista Ver Post
                        Gostaria de saber se Engenharia Química ou Engenharia Física são bons cursos, tanto a nível de empregabilidade, como a nível meramente salarial, não só em Portugal como lá fora?
                        Física tem mais saída até em Portugal.

                        Comentário


                          #13
                          Física, tal como matemática, tem muitas saídas inesperadas, algumas "out of the box".

                          Já agora, tive alguns conhecidos no CERN. Nenhum deles de física...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Física, tal como matemática, tem muitas saídas inesperadas, algumas "out of the box".

                            Já agora, tive alguns conhecidos no CERN. Nenhum deles de física...
                            Quais sao as que tens conhecimento para licenciados de física?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              Quais sao as que tens conhecimento para licenciados de física?
                              Não te vou precisar. Mas das pessoas que conheci em FÍsica/Eng. Física (um punhado de conhecidos), nenhum deles trabalhou em algo técnico. Ou seja, algo relacionado directamente com a área.

                              Um exemplo: Lembro-me de dois colegas um de Mat e outro de Fisica que foram recrutados por uma empresa que se dedicava exclusivamente à estatística. Se bem me lembro seria Irlandesa a empresa.

                              De qualquer forma, ir para um curso onde não se reconhece com facilidade o "core" da empregabilidade, ou é muito arriscado ou é muito à frente (nichos/áreas em início).

                              Edit: na frase que realçaste retiraria o "muitas"...

                              Comentário


                                #16
                                multinacionais a trabalhar cá em portugal dão valor a esses cursos com bastantes bases matemáticas, por exemplo siemens.

                                Enviado do meu SM-T330 através de Tapatalk

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas,

                                  aproveitando o tópico, estou em dúvida entre estes dois cursos ( Eng. Química e Eng. Física ) e também Eng. Mecânica ( em principio tenho media para entrar em qualquer um deles no Porto [Feup ou Fcup]. Sinceramente estou mais inclinado para Mecânica, se calhar por ser um curso mais geral.
                                  A nível de empregabilidade e curso em si alguém pode dar uma ajuda? As disciplinas de desenho fazem-se bem para quem nunca teve geometria descritiva?

                                  Obrigado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por cyberis Ver Post
                                    Boas,

                                    aproveitando o tópico, estou em dúvida entre estes dois cursos ( Eng. Química e Eng. Física ) e também Eng. Mecânica ( em principio tenho media para entrar em qualquer um deles no Porto [Feup ou Fcup]. Sinceramente estou mais inclinado para Mecânica, se calhar por ser um curso mais geral.
                                    A nível de empregabilidade e curso em si alguém pode dar uma ajuda? As disciplinas de desenho fazem-se bem para quem nunca teve geometria descritiva?

                                    Obrigado
                                    Para mim, pelo menos do que tenho lido, Engenharia Mecânica têm uma maior versatilidade no mercado de trabalho, pelo menos em Portugal. Quanto à segunda pergunta, não te posso obviamente responder pois também ainda não estou no Ensino Superior. No entanto eu sinto que a Engenharia Química exerce uma força centrípeta maior em mim, não só pela Química em si, mas também pela progressão que esta área tem no mercado mundial, o que a EM também deva ter. Engenharia Física é que não vejo que saídas possa ter...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cyberis Ver Post
                                      Boas,

                                      aproveitando o tópico, estou em dúvida entre estes dois cursos ( Eng. Química e Eng. Física ) e também Eng. Mecânica ( em principio tenho media para entrar em qualquer um deles no Porto [Feup ou Fcup]. Sinceramente estou mais inclinado para Mecânica, se calhar por ser um curso mais geral.
                                      A nível de empregabilidade e curso em si alguém pode dar uma ajuda? As disciplinas de desenho fazem-se bem para quem nunca teve geometria descritiva?

                                      Obrigado
                                      Se podes e gostas da área, FEUP e Mecânica all the way!
                                      É uma Universidade excelente(como quase todas) a malta é fixe, do pouco contacto que tive com malta da FEUP e por sinal também de Mecânica(uma era uma menina bem gira, não vi mais mas acho que até é bem frequentado nesse aspecto[emoji14] )

                                      Empregabilidade ainda é muito boa, tal como outras Engenharias com a versatilidade que a Mecânica tem(a malta é que acha que mecânica só tem saidas para mecânica mesmo), ainda melhor vindo da FEUP pois tem acordos com empresas de topo, que nem sempre significa grandes empresas em tamanho mas muito grandes em qualidade!

                                      Quando a GDA, é na boa, faz-se, até porque tem-se uma pequena introdução para relembrar e quem não souber para ter uma noção antes da materia da área em si, tal como terás nas Analises, Algebra e outras...
                                      Deverás ter também CAD 2D e mais tarde CAD 3D, que depois de dominado é brutal, já vi umas peças engraçadas.
                                      Editado pela última vez por paulo14; 31 July 2015, 02:22.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Muito Obrigado pela resposta. Vou mesmo optar pela Eng. Mecanica

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vou explicar o meu caso. No 11º ano não me sentia confiante para fazer o exame de FQ, pelo que o troquei com Filosofia, apesar de ter um nota interna bastante acima da positiva. Entretanto, este ano, de modo a não fechar as portas das engenharias decidi fazer o exame. Na primeira fase, infelizmente não correu como o esperado e tirei uma nota negativa. Entretanto fiz a segunda fase e de acordo com a minha previsão, irei tirar uma nota acima da positiva. A minha questão é, não podendo inscrever me a engenharias na 1ª fase, imagino que me inscreva e seja aceite num curso hipotético. Visto que esse curso não é de engenharias, que é aquilo que desejo, posso candidatar-me a engenharias na 2ª fase? É que ouvi dizer que sendo aceite num curso, não posso ser aceite noutro e sendo assim estaria impossibilitado de ser aceite em engenharias...
                                          Pondo isto mais sucinto, imaginemos que me candidatava a Ciências Biomédicas na 1ª fase e entrava. Depois na 2ª fase candidatava-me a Engenharia Física e tinha nota para entrar. Visto que fui aceite na 1ª fase em CB, posso ingressar em EF, que foi a minha escolha de 2ª fase?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se entrares na opção de 2ª fase, julgo que podes mudar.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X