Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico para ajudar familiares a lidar com doentes mentais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico para ajudar familiares a lidar com doentes mentais

    Boa noite!

    Venho por este meio pedir testemunhos de familiares que cuidam ou cuidaram de doentes com problemas mentais.
    Tenho estado a pesquisar e não encontro nada, e com certeza há muita gente com testemunhos que ao partilhados poderíamos ajudar.nos uns aos outros.
    A minha situação: o meu pai, 69 anos, há 3 anos teve um AIT, sendo que posteriormente nas ressonâncias que efectuou detectaram uma massa branca no cérebro, mas que após passagem por vários médicos e muitos exames não se descobriu a origem. Na altura notava.se que tremelicava, e receitaram o nebilet, que tem tomado de há 2 anos aproximadamente para cá.
    Nunca mais foi o mesmo, reacções lentas, dificuldade em efectuar várias tarefas ao mesmo tempo, eu e a minha mãe passamos a lidar com ele com muita calma, sintetizando ao máximo a informação....até aí tudo mais ou menos suportável.
    De há uma semana para cá notamos que ele anda com alucinações, vê moscas, melgas, cães, gatos, sente papéis nas mãos, vê chuva através da janela quando não chove, levanta.se de noite montes de vezes e vai para a casa de banho e diz que está inundada, vê coisas ao lume no fogão, mas o lume está apagado, entre outras coisas!!! Ele aceitou ir ao neurologista....fomos hoje. Vai ter q fazer nova ressonância, mas só dá para dia 28 setembro. O neurologista desconfia q as alucinações poderão ser efeito secundário do sinemet. Arranjou um esquema de desmame para se ir retirando o medicamento.
    Hoje à noite, eu e a minha mãe demos por nós com medo, q ele se mande da janela, ou q se aleije devido às alucinações.
    Não sabemos como lidar quando ele diz que tem um fio de lã na mão ( que não tem), havemos de contrariar explicando a realidade ou mantemos a alucinação.
    Neste momento sinto.me perdida, completamente impotente, com medo do que aí vem, com medo q a minha mãe tb adoeça pq agora não pode estar sem o vigiar. Eu e ela já estabelecemos horários para a noite, enquanto uma dorme a outra fica de vigília. Com isto saí da minha casa para estar em casa dos meus pais. Eu trabalho e não sei como é q a minha mãe vai conseguir ter arcabouço p suportar e lidar, ajudar o meu pai.
    Como é que se lida com este tipo de problemas?
    O meu pai, por vezes parece estar bem, embora meio absorto, mas de repente está a olhar para o chão ou a mexer nalguma coisa pq acha que está lá qualquer coisa a incomoda.lo.
    Quero ter esperança que com o desmame do tal nebilet as alucinações diminuam, mas e até lá? E se não diminuem? Vamos amarra.lo numa cama? Ajudem.me!
    Partilhem pff as vossas situações! Sinto.me tão sozinha e perdida!
    Editado pela última vez por Andreia77; 09 August 2015, 19:51.

    #2
    Tópico para ajudar familiares a lidar com doentes mentais

    Era duplicado
    Editado pela última vez por Andreia77; 09 August 2015, 19:54.

    Comentário


      #3
      Se ele está a leste da realidade uma solução para ficarem mais tranquilas é fecharem a porta do quarto e guardarem a chave, uma do lado de fora e outra de dentro para a tua mãe abrir. Isto porque ter capacidade de raciocinar em procurar a chave nesses momentos é sempre difícil. A janela do quarto é preciso usar estratagemas do mesmo género. Nem que seja com protecções para crianças.

      Já agora bem-vinda a este espaço, e é uma pena que a saúde pública ainda esteja tão lenta. Dá para resolver assuntos mas só com conhecimentos. Se houver dinheiro fazes a ressonância de um dia para o outro por cerca de 250 euros. Fora consulta privada. Não sei qual a taxa moderadora deste exame no público, mas se houver dinheiro é melhor não esperar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        Se ele está a leste da realidade uma solução para ficarem mais tranquilas é fecharem a porta do quarto e guardarem a chave, uma do lado de fora e outra de dentro para a tua mãe abrir. Isto porque ter capacidade de raciocinar em procurar a chave nesses momentos é sempre difícil. A janela do quarto é preciso usar estratagemas do mesmo género. Nem que seja com protecções para crianças.

        Já agora bem-vinda a este espaço, e é uma pena que a saúde pública ainda esteja tão lenta. Dá para resolver assuntos mas só com conhecimentos. Se houver dinheiro fazes a ressonância de um dia para o outro por cerca de 250 euros. Fora consulta privada. Não sei qual a taxa moderadora deste exame no público, mas se houver dinheiro é melhor não esperar.
        Nós fomos a um médico privado, mas o mesmo faz questão que a ressonância seja feita por um neurorradiologista específico ( particular) mas q está de férias, e q só tem vaga para fim setembro! Mesmo com esforço monetário, pagamos pq quero ver o meu pai bem.
        No entanto, acabamos neste momento por o trazer ao hospital, onde certamente o vão enviar para hospital santa Maria para ser observado e exames. Está noite, eu e a minha mãe estivemos a observa.lo e ele não dormiu nada, sempre a dizer que tinha fios nas mãos, e que estava a var bichos... Custa.nos muito saber que ele possivelmente agora vai talvez ficar internado para observações e exames...mas se calhar é a melhor opção. Não faço ideia se em santa Maria as equipas são boas e dedicadas, é uma impotência!

        Comentário


          #5
          Olá Andreia. Antes de mais tenho de lamentar a situação que estás a passar.

          Na minha família, ainda que fora do meu núcleo mais chegado, lidei com duas situações que se podem enquadrar neste capítulo. As duas situações já ocorreram há bastante e com pessoas que já faleceram devido à idade bastante avançada.

          A primeira era uma senhora que tinha alucinações auditivas. Foi bastante complicado porque a família mais chegada nunca compreendeu a pessoa e isso acaba por ser duro para todos. Lembro-me de um psiquiatra dizer: "se ela diz que ouve é porque ouve!". Pelo meio teve diagnósticos de "neurose" outras vezes de "esquizofrenia" porque chegou a ter comportamentos perigosos. Chegou a estar internada na psiquiatria. Apesar de nunca ter deixado de ouvir as vozes foi medicada (sempre na psiquiatria) e acabou por ter um resto de vida calmo. Tomava daquelas medicações que a tornavam apática. Dava para conversar com ela perfeitamente, estava no seu total "juizo" e era uma pessoa bastante inteligente apenas não lhe confiavam tarefas mais complexas porque não as iria executar, nem cozinhar. Havia ali um equilibrio na medicação: demasiada e ficava "grogue" quase não respondia. Pouca medicação e "passava-se". Mas foi um périplo complicado, foi há umas décadas e no interior do país sem grande acesso a cuidados de saúde. Felizmente existia na altura por lá um bom Psiquiatra mas quando se reformou foi complicado.

          O segundo caso tem algumas semelhanças com o que descreves.
          Era um senhor que já com alguma idade começou com alguns "esquecimentos" daqueles típicos das doenças degenerativas mentais (alzheimer por ex). A princípio nada de muito grave. Posteriormente começou com alucinações visuais, via formigas a subir a parede por exemplo. A doença dele chamava-se "Demência de corpos de Lewy" e pode ser considerada da "família" do Alzheimer na medida é que é um sub-tipo de doença neurodegenerativa. Aliás para boa parte da familia e amigos era Alzheimer que ele tinha. Teve a sorte de ser diagnosticado prontamente por um jovem e excelente psiquiatra no HUC, onde foi seguido.

          No caso do teu pai, existindo um AIT anterior e com sequela física interna o caso é capaz de ser diferente. Tenta que ele seja seguido em ambiente hospitalar. Temos bons hospitais e bons serviços de saúde. No geral, exceptuando situações específicas, os nossos serviços públicos de saúde são muito bons.

          As melhoras do teu pai.

          Comentário


            #6
            olá andeia , lamento a tua situação, sei que é um caso complicado, pois tenho um familiar da mesma idade do teu pai nas mesmas condições, e a esposa já faleceu a cerca de 15 anos por condições semelhantes, portanto dado a essas situações descontroladas, os filhos optaram por o meter numa instituição para ele ser tratado e vigiado e estão mais descançados, e mesmo assim quando lá vão de visita, digamos que teem sempre novidades do comportamento surreal que o pai teem em certos dias...

            portanto penso que deverias pedir ajuda e tentar fazer o mesmo, pois em casa vais acabar por ter uma recaida por ele estar nessas condições, e sentires-te impotente a situação em que ele se encontra...
            custa muito vermos a pessoa que nos criou ser internada numa instituição, para o seu proprio bem , mas é a melhor solução que nós que se começa a tornar frustrante conviver com o problema...

            Comentário


              #7
              Isso é complicado, para ele e para quem o tenta ajudar cujo desgaste vai sendo cada vez maior.

              Por mais que custo o melhor nestes casos é procurar uma instituição que o acolha, mesmo que transitoriamente, seja lar de idosos seja outra instituição.
              Só dessa forma ele terá a ajudada especializada adequada e vocês lhe poderão dar direta ou indiretamente outro tipo de ajuda e manter também a v/ sanidade mental, situação que é importantissima!

              Comentário


                #8
                Só pra dizer o que muita gente deve ter pensado:

                Mete lá parágrafos nisso pra se conseguir ler!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                  Só pra dizer o que muita gente deve ter pensado:

                  Mete lá parágrafos nisso pra se conseguir ler!
                  http://forum.autohoje.com/off-topic/...s-mentais.html

                  Este tem parágrafos.


                  Deve ter ocorrido algum erro ou engano.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    Olá Andreia. Antes de mais tenho de lamentar a situação que estás a passar.

                    Na minha família, ainda que fora do meu núcleo mais chegado, lidei com duas situações que se podem enquadrar neste capítulo. As duas situações já ocorreram há bastante e com pessoas que já faleceram devido à idade bastante avançada.

                    A primeira era uma senhora que tinha alucinações auditivas. Foi bastante complicado porque a família mais chegada nunca compreendeu a pessoa e isso acaba por ser duro para todos. Lembro-me de um psiquiatra dizer: "se ela diz que ouve é porque ouve!". Pelo meio teve diagnósticos de "neurose" outras vezes de "esquizofrenia" porque chegou a ter comportamentos perigosos. Chegou a estar internada na psiquiatria. Apesar de nunca ter deixado de ouvir as vozes foi medicada (sempre na psiquiatria) e acabou por ter um resto de vida calmo. Tomava daquelas medicações que a tornavam apática. Dava para conversar com ela perfeitamente, estava no seu total "juizo" e era uma pessoa bastante inteligente apenas não lhe confiavam tarefas mais complexas porque não as iria executar, nem cozinhar. Havia ali um equilibrio na medicação: demasiada e ficava "grogue" quase não respondia. Pouca medicação e "passava-se". Mas foi um périplo complicado, foi há umas décadas e no interior do país sem grande acesso a cuidados de saúde. Felizmente existia na altura por lá um bom Psiquiatra mas quando se reformou foi complicado.

                    O segundo caso tem algumas semelhanças com o que descreves.
                    Era um senhor que já com alguma idade começou com alguns "esquecimentos" daqueles típicos das doenças degenerativas mentais (alzheimer por ex). A princípio nada de muito grave. Posteriormente começou com alucinações visuais, via formigas a subir a parede por exemplo. A doença dele chamava-se "Demência de corpos de Lewy" e pode ser considerada da "família" do Alzheimer na medida é que é um sub-tipo de doença neurodegenerativa. Aliás para boa parte da familia e amigos era Alzheimer que ele tinha. Teve a sorte de ser diagnosticado prontamente por um jovem e excelente psiquiatra no HUC, onde foi seguido.

                    No caso do teu pai, existindo um AIT anterior e com sequela física interna o caso é capaz de ser diferente. Tenta que ele seja seguido em ambiente hospitalar. Temos bons hospitais e bons serviços de saúde. No geral, exceptuando situações específicas, os nossos serviços públicos de saúde são muito bons.

                    As melhoras do teu pai.
                    Muito grata, pela sua partilha. Pois, hoje estivemos no hospital, onde lhe fizeram análises e uma TAC, enquanto lá esteve, consecutivamente esteve a dizer coisas incongruentes, inclusivé que estava a ver uma peça de teatro, que tinha dois passarinhos na mã, enfim... É um choque lidar com está situação.
                    Conclusão, deram.lhe alta, e recrutaram um medicamento para dormir.
                    Neste momento está a dormir, e eu estou de vigília até às 4h, enquanto a minha mãe dorme, depois fica ela de vigília e durmo eu.
                    Mas estou aqui super nervosa, ouço.o dormir, ressonar, gemer( deve ser dos pesadelos), mas pelo menos não está agitado, como nas noites anteriores em que gesticulava com as mãos e se levantava a dizer que andava um cão no quarto.
                    Pode ser que com uma dose de sono as alucinações acalmem.
                    Irei investigar essa " demência de Levy". É tão angustiante! Obrigada pelo apoio!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                      olá andeia , lamento a tua situação, sei que é um caso complicado, pois tenho um familiar da mesma idade do teu pai nas mesmas condições, e a esposa já faleceu a cerca de 15 anos por condições semelhantes, portanto dado a essas situações descontroladas, os filhos optaram por o meter numa instituição para ele ser tratado e vigiado e estão mais descançados, e mesmo assim quando lá vão de visita, digamos que teem sempre novidades do comportamento surreal que o pai teem em certos dias...

                      portanto penso que deverias pedir ajuda e tentar fazer o mesmo, pois em casa vais acabar por ter uma recaida por ele estar nessas condições, e sentires-te impotente a situação em que ele se encontra...
                      custa muito vermos a pessoa que nos criou ser internada numa instituição, para o seu proprio bem , mas é a melhor solução que nós que se começa a tornar frustrante conviver com o problema...
                      Muito grata pelo testemunho! Pois, sendo que a situação tomou um ritmo exponencial nesta última semana, ainda estamos a avaliar, por indicação do neurologista, que desconfia que poderá ter a ver com a medicação. !?!? Até o desmame estar numa fase intermédia, vamos estar em vigília constante, se não conseguirmos, terei que pedir ajuda nem sei onde, para saber que instituições podem ajudar nestas doenças, que no fundo ainda nem sabemos qual é.
                      Incrível,que mm com o medicamento novo, que indicaram hoje no hospital, para dormir, ele está a dormir mas sempre com pesadelos, geme, e eu fico aqui assustada. Estou a fazer a vigília até às 4h, depois troço com a minha mãe. Mas cada minuto é penoso, o coração sempre nas mãos.
                      Peço desculpa pelo desabafo extenso. E obrigada!

                      Comentário


                        #12
                        [QUOTE=Omega;1068624242]Isso é complicado, para ele e para quem o tenta ajudar cujo desgaste vai sendo cada vez maior.

                        Por mais que custo o melhor nestes casos é procurar uma instituição que o acolha, mesmo que transitoriamente, seja lar de idosos seja outra instituição.
                        Só dessa forma ele terá a ajudada especializada adequada e vocês lhe poderão dar direta ou indiretamente outro tipo de ajuda e manter também a v/ sanidade mental, situação que é importantissima![/QUOTE
                        Obrigada pela resposta! Pois, para já isto é tudo recente e ainda estamos em estado de choque, a pensar no q aí poderá vir e como haveremos ajudar.

                        Se a situação não melhorar, teremos q saber como se processa, embora custe aceitar, a situação de um sítio onde possa ser acompanhado. Mas ainda quero ter fé q pode melhorar.....

                        Eu e mãe já ponderámos na eventualidade de ele ter tomado mal a medicação nos dias q antecederam estes episódios assustadores! Era ele q a organizava, pq é teimoso, e como parecia tão seguro ao controlar a sua medicação estávamos descansadas. Nesse caso, pode ter aumentado a possibilidade de alucinações e ao não dormir, o sono ainda debilitar mais o seu estado de consciência. Para já é tudo incógnita! Pelo menos está a dormir, o tal comprimido para dormir q receitaram hoje está a resultar. Vamos ver como estará amanhã.... Obrigada!!!

                        Comentário


                          #13
                          [QUOTE=quimbeto;1068624364]Só pra dizer o que muita gente deve ter pensado:

                          Mete lá parágrafos nisso pra se conseguir ler![/QUOTE

                          Peço desculpa, mas quando escrevi estava de lágrimas nos olhos e com o coração apertado, confesso que não prestei atenção aos parágrafos. Peço desculpa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Se ele está a leste da realidade uma solução para ficarem mais tranquilas é fecharem a porta do quarto e guardarem a chave, uma do lado de fora e outra de dentro para a tua mãe abrir.
                            Desconhecendo a capacidade física do pai, não será de todo boa ideia ficar trancado com outra pessoa num compartimento (mesmo tendo a mãe uma chave do lado de dentro).

                            A imprevisibilidade de comportamentos neste tipo de patologia ocorre nas mais diversas situações.


                            Desejo as melhoras

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                              Desconhecendo a capacidade física do pai, não será de todo boa ideia ficar trancado com outra pessoa num compartimento (mesmo tendo a mãe uma chave do lado de dentro).

                              A imprevisibilidade de comportamentos neste tipo de patologia ocorre nas mais diversas situações.


                              Desejo as melhoras
                              Se ele for agressivo, não é uma porta fechada que o irá impedir. A estratégia é para protecção dele mesmo e é usada por sonâmbulo. Assim dificulta muito sair da casa durante a noite e meter se em sarilhos.

                              Comentário


                                #16
                                Andreia, não querendo de forma alguma antecipar cenários, é importante que saibas que existe uma rede de cuidados continuados. Mesmo que o teu pai não venha a necessitar desse tipo de cuidados, existe um serviço chamado "O descanso do cuidador" a que podes recorrer pontualmente.

                                Lê aqui ( o link é da ARS Algarve mas a info é genérica) :

                                http://www.arsalgarve.min-saude.pt/portal/?q=node/2204

                                Fica a informação para quem ler este tópico e necessitar. Aplica-se em diversos cenários.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, queremos a protecção dele, mas fecha.lo está fora de questão. Para já não teve qualquer comportamento agressivo. Temos é medo que ele caia. Os meus pais dormem em quartos separados, por causa dos já existentes pesadelos, em que ele tem medo de aleijar a minha mãe sem querer.
                                  Está noite, dormiu bem, sem qq alucinação, mas tomou o tal comprimido para dormir, está zombie de todo.
                                  Mas tomou ompeq almoço e elmocou sem alucinar nada. Será q a falta de dormir tb ajudou a piorar o cenário?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Andreia, não querendo de forma alguma antecipar cenários, é importante que saibas que existe uma rede de cuidados continuados. Mesmo que o teu pai não venha a necessitar desse tipo de cuidados, existe um serviço chamado "O descanso do cuidador" a que podes recorrer pontualmente.

                                    Lê aqui ( o link é da ARS Algarve mas a info é genérica)



                                    http://www.arsalgarve.min-saude.pt/portal/?q=node/2204

                                    Fica a informação para quem ler este tópico e necessitar. Aplica-se em diversos cenários.
                                    Muito, mas muito OBRIGADA! Eu quero ter esperança que a situação com a ajuda do neurologista melhore um pouco, não há.de ser é no imediato, embora com o tal comprimido p dormir, ele tenha dormido está noite, e ainda dorme, são 19h sem alucinar. No entanto, assusta.me muito o futuro, o prognóstico e agradeço toda a informação, pois no caso de necessitar não quero ser apanhada totalmente desprevenida. Muito grata mesmo.
                                    é pena que exista só no Algarve. É realmente muito interessante o conceito, e útil, necessário.
                                    Editado pela última vez por Andreia77; 09 August 2015, 17:59.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Andreia77 Ver Post
                                      Muito, mas muito OBRIGADA! Eu quero ter esperança que a situação com a ajuda do neurologista melhore um pouco, não há.de ser é no imediato, embora com o tal comprimido p dormir, ele tenha dormido está noite, e ainda dorme, são 19h sem alucinar. No entanto, assusta.me muito o futuro, o prognóstico e agradeço toda a informação, pois no caso de necessitar não quero ser apanhada totalmente desprevenida. Muito grata mesmo.
                                      é pena que exista só no Algarve. É realmente muito interessante o conceito, e útil, necessário.
                                      A rede de cuidados continuados é a nível nacional. É útil, mas deprimente para quem vai para lá.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        A rede de cuidados continuados é a nível nacional. É útil, mas deprimente para quem vai para lá.
                                        Pois, essa é a parte má, não conseguiria deixar o meu querido pai num sítio q não me inspirasse confiança, se ele coitadinho já se sente triste e deprimido, pq percebe q não está bem. Eu teria q perceber q ele se sentiria confortável. Mas......isso é a última das hipóteses. Nem sei bem o prognóstico ainda, no entanto no caso de se diagnosticar uma situação mais complexa, quero estar devidamente informada. Por isso criei, este tópico, pois com as experiências uns dos outros podemos aprender.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          A rede de cuidados continuados é a nível nacional. É útil, mas deprimente para quem vai para lá.
                                          Bom. Não sei se conheces um local desses. Conheci alguns.

                                          Geralmente quem necessita de cuidados deste tipo será muito mais bem tratado lá do quem em qualquer outro lado... Espero não parecer demasiado frio neste comentário.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para já a situação do meu pai melhorou, embora ainda não haja um diagnóstico.
                                            Quero crer que não vai ser necessario, no imediato, recorrer a essas instituições. Ele tem estado sob a vigilância da minha mãe e minha, mas com a inserção do comprimido para dormir já descansa tranquilo de noite. E com esse descanso, as alucinações desapareceram!....!?!?
                                            É importante, pelo menos para mim, conhecer as realidades de pessoas que passam ou passaram por situações em q necessitaram de ajuda. Nada como estarmos informados, para podermos quando necessário tomar decisões, sem estarmos completamente pueris no assunto.
                                            Creio q seja importante conhecer como funcionam essas instituições, onde estão situadas e o feed.back de quem, infelizmente, já necessitou de recorrer às mesmas.
                                            Até já!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma coisa importante, Andreia:

                                              Além de obviamente tratarem do pai, tu e a tua mãe têm de tratar de vocês mesmas também! Não se deixem andar até ao limite das vossas forças porque depois são três a precisar de tratamento e não apenas um.

                                              Quero com isto dizer que toda a ajuda que possam ter, quer de instituições ou pessoas próprias, aproveitem-na. Só poderão ajudar o pai se vocês próprias estiverem bem e descansadas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Olá Andreia
                                                O teu pai deixou de ter alucinações de noite, «porque já dorme com o tal comprimido» ( sabes o nome?)...e de dia, enquanto está acordado, essas alucinações existem?
                                                Não será que, com as alucinações o teu pai deixou de tomar o Sinemet por «medo» de algo?
                                                E a dose de Sinemet, já é menor?
                                                Não raras vezes os Acidentes Vasculares Cerebrais, têm como consequência problemas de lentificação idênticos aos que o teu pai apresentava. No entanto, ele provavelmente associado ás sequelas do AVC/AIT terá ainda Parkinsonismo, cuja medicação de controlo poderá estar a provocar alucinações. Estranho é que essas alucinações só apareçam agora e não aquando do início da medicação.
                                                De qualquer das formas, a situação parece estar controlada e quem sabe a Ressonância Magnética ajudará a esclarecer a situação.
                                                Vai passando por cá e vamos conversando....sempre partilhas as tuas angustias e preocupações e quem sabe consigámos ajudar.
                                                Em caso de «urgência», o Hospital é mesmo o melhor local para obterem ajuda!
                                                ___________
                                                Tenho na família um caso idêntico de alucinações e o diagnóstico feito foi Alzheimer.....
                                                Vê lá se a situação do teu pai se enquadra:
                                                http://cuidamos.com/artigos/25-sinto...enca-alzheimer

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sim Clio II,é isso que me assusta, no caso de não conseguirmos agilizar da melhor forma e entretanto estarmos os 3 doentes. Esta situação assim aguda foi ainda recente, vamos tentar ver o que se consegue apurar, e depois logo temos que tentar arranjar a melhor maneira de lidar com a situação. Obrigada!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Olá Sansoni7, muito grata pelo seu interesse e resposta. Sim deixou, o medicamento chama-se Kainever 2mg. de sábado para domingo tomou 1 como prescrito, mas de domingo para segunda e de segunda para hoje (terça) tomou só meio à noite. Ele agora não tem as alucinações, mas fala delas, ou seja, questiona como é que era possível ver cães, gatos, moscas, etc etc.... ele lembra-se de algumas coisas que viu. Nós (eu e mãe) nem sabemos se havemos alimentar a conversa ou dispersar para ele esquecer.
                                                    Pensámos é que ele se possa, eventualmente, ter enganado na toma do sinemet...que tenha duplicado a dose?! O meu pai diz que não se enganou...e ele realmente parecia sempre muito convicto aquando da toma da medicação. Mas pode ter acontecido, e se esse medicamento causa alucinações, se calhar um pouco em excesso aumenta essa possibilidade. Temos a impressão (eu e mãe) que ele se calhar já tinha algumas alucinações, mas talvez esporádicas, mas que nunca nos disse. Ele tem pavor a médicos e hospitais. O meu pai toma o Sinemet há cerca de 1 ano, ano e meio... será que as alucinações podem ir aumentando com o tempo de toma?
                                                    O esquema de desmame passado pelo neurologista é de 5 semanas, sendo que neste momento (1ª semana), em vez de 1-1-1 toma 1-1/2-1, para a semana já será 1-1/2-1/2. A ressonância só vai ser feita no dia 28 de setembro. vamos levá-lo também a uma psiquiatra nesta sexta-feira para talvez haver um trabalho de sigergia entre o neurologista e a psiquiatra. Nós neste momento temos medo de deixar de lhe dar o comprimido para dormir e q as alucinações voltem, mas não o podemos andar a deixar dormir todo o dia e toda a noite. Ele tem que começar a fazer coisinhas, devagarinho e aqui precisamos do auxilio da psiquiatria...talvez....
                                                    Não sabemos se deverá ver televisão, temos montes de dúvidas do que podemos ou não fazer, do que devemos ou não fazer......

                                                    vou ler a situação que tem na sua família.
                                                    Obrigada!!!! MUito obrigada pela ajuda!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pois...Sansoni, ao ler nem sei o que pensar, umas coisas enquadram, outras talvez não...
                                                      O parkinson foi mais ou menos diagnosticado, embora com pouca convicção, mas se receitaram o tal sinemet... (isto é extremamente confuso, pq nunca houve um diagnóstico preciso).
                                                      Será que pode haver Parkinson e Alzheimer ao mesmo tempo? Estou ansiosa que na consulta de sexta com a psiquiatra, se avance com mais alguma conclusão...embora só com a ressonãncia se possa aferir algo. Bom, ele quando foi ao neurologista levou 2 ressonâncias que fez, mas pareceu-me que o médico não achou que estivessem bem feitas... e firam feitas no Hospital dos Lusíadas...enfim.
                                                      Ai, a minha vida!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Andreia77 Ver Post
                                                        Olá Sansoni7, muito grata pelo seu interesse e resposta. Sim deixou, o medicamento chama-se Kainever 2mg. de sábado para domingo tomou 1 como prescrito, mas de domingo para segunda e de segunda para hoje (terça) tomou só meio à noite. Ele agora não tem as alucinações, mas fala delas, ou seja, questiona como é que era possível ver cães, gatos, moscas, etc etc.... ele lembra-se de algumas coisas que viu. Nós (eu e mãe) nem sabemos se havemos alimentar a conversa ou dispersar para ele esquecer.

                                                        É bom sinal o facto de ele ter «juízo crítico» sobre a situação que passou. Creio que muito provavelmente tal se deveu a uma sobredosagem de medicação; provavelmente estaria a fazer uma sobredosagem do Sinemet. Sem ele se aperceber, tentem controlar os comprimidos para ver se sele não se «engana».
                                                        Se ele anda bem durante o dia e se não for contra a indicação médica, entendo que deverá tomar Kainever só á noite para ter uk sono mais tranquilo.

                                                        Pensámos é que ele se possa, eventualmente, ter enganado na toma do sinemet...que tenha duplicado a dose?! O meu pai diz que não se enganou...e ele realmente parecia sempre muito convicto aquando da toma da medicação. Mas pode ter acontecido, e se esse medicamento causa alucinações, se calhar um pouco em excesso aumenta essa possibilidade. Temos a impressão (eu e mãe) que ele se calhar já tinha algumas alucinações, mas talvez esporádicas, mas que nunca nos disse. Ele tem pavor a médicos e hospitais. O meu pai toma o Sinemet há cerca de 1 ano, ano e meio... será que as alucinações podem ir aumentando com o tempo de toma?

                                                        Também acho que a causa da alucinações, tal como escrevi acima, se deveram a sobredosagem, tanto mais que ele tem consciência da situação e entende que «os factos não eram reais».
                                                        Por norma, os efeitos secundários da medicação tendem a desaparecer com a continuação da terapêutica, no entanto, também podem acontecer sintomas de sobredosagem ...
                                                        Parece-me que, a ser sobredosagem foi pelo facto de ele ter feito mais dose do que a prescrita ( crise aguda) , uma vez que o teu pai tem andado bem até aqui. Controlando-se a medicação, controla-se a situação.
                                                        Se as alucinações foram devido a intoxicação por sobredosagem ( crónica) da terapêutica prescrita, eventualmente pode dever-se a problemas de eliminação e aí, entendo que deveria fazer análises ao sangue para ver como está a funcionar o fígado e o rim.

                                                        O esquema de desmame passado pelo neurologista é de 5 semanas, sendo que neste momento (1ª semana), em vez de 1-1-1 toma 1-1/2-1, para a semana já será 1-1/2-1/2.

                                                        Estejam atentos ao trémulo para ver se não se agrava com a redução da medicação.

                                                        A ressonância só vai ser feita no dia 28 de setembro. vamos levá-lo também a uma psiquiatra nesta sexta-feira para talvez haver um trabalho de sinergia entre o neurologista e a psiquiatra. Nós neste momento temos medo de deixar de lhe dar o comprimido para dormir e q as alucinações voltem, mas não o podemos andar a deixar dormir todo o dia e toda a noite.

                                                        Tentem controlar a situação só com medicação á noite, ajustando a dose para que durma de noite e possa «viver» durante o dia..

                                                        Ele tem que começar a fazer coisinhas, devagarinho e aqui precisamos do auxilio da psiquiatria...talvez....
                                                        Não sabemos se deverá ver televisão, temos montes de dúvidas do que podemos ou não fazer, do que devemos ou não fazer......

                                                        Não vejo porque não possa fazer tudo aquilo de que gostava...

                                                        vou ler a situação que tem na sua família.
                                                        Obrigada!!!! MUito obrigada pela ajuda!!!
                                                        Não tens que agradecer...dispõe. Estámos cá ( eu e todos) para tentar ajudar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Andreia77 Ver Post
                                                          Pois...Sansoni, ao ler nem sei o que pensar, umas coisas enquadram, outras talvez não...

                                                          Normalmente é assim....
                                                          Mas pelo que «contas» inclino-me mais para que as alucinações tenham sido devido a sobredosagem /engano na dose de Sinemet por parte do teu pai.

                                                          O parkinson foi mais ou menos diagnosticado, embora com pouca convicção, mas se receitaram o tal sinemet... (isto é extremamente confuso, pq nunca houve um diagnóstico preciso).

                                                          E o tremulo passou após o início da terapêutica com Sinemet?


                                                          Será que pode haver Parkinson e Alzheimer ao mesmo tempo? Estou ansiosa que na consulta de sexta com a psiquiatra, se avance com mais alguma conclusão...embora só com a ressonãncia se possa aferir algo.

                                                          Falem ao Psiquiatra da terapeutica que o teu pai está a fazer para dormir....
                                                          Até pode ser que haja uma outra mais indicada á situação.

                                                          Bom, ele quando foi ao neurologista levou 2 ressonâncias que fez, mas pareceu-me que o médico não achou que estivessem bem feitas... e firam feitas no Hospital dos Lusíadas...enfim.
                                                          Ai, a minha vida!
                                                          Pode ser que a próxima Ressonância seja mais esclarecedora e, não stresses, afinal a situação está a «entrar nos eixos»...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Qualquer doença tens as suas complicações e problemas junto dos familiares, mas as do foro psicológico são tramadas para se perceber qual a melhor atitude e como ajudar.

                                                            Os medicamentos nesses casos geralmente são pesados e a toma incorrecta pode ser bastante prejudicial para o comportamento e reação da pessoa. O primeiro passo seria controlar a medicação que é tomada.
                                                            O dormir é importante quer por permitir o cérebro descansar, quer para vocês estarem também mais calmas.

                                                            As melhoras.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X