Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fraude/Burla

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Crime] Fraude/Burla

    Boas, é o seguinte, tenho um artigo a vender nos sites conhecidos e um individuo pediu o meu nib que ficava com o produto mas que eu tinha de enviar logo que ele fizesse a transferencia.

    Enviei o meu nib e disse que mal o dinheiro estivesse na conta enviava o produto.

    Isto aconteceu ontem, hoje verifiquei a conta e nada.
    Hoje uma mulher veio com a mesma historia e eu fiquei de pe atrás. Comecei a pesquisar e vi que agora e possivel dar o nib de uma pessoa qualquer e abrir conta em varios sitios, operadoras, ginasios debitos directos ...

    Estou com um pouco de receio, ha alguma coisa que eu possa fazer ou é aconselhavel fazer alguma coisa ? Se sim o que e como posso fazer ?
    Editado pela última vez por PauloNobregaa; 12 August 2015, 00:52.

    #2
    Um débito directo tem de ser autorizado com uma assinatura e validado pelo balcão onde abriste conta.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Um débito directo tem de ser autorizado com uma assinatura e validado pelo balcão onde abriste conta.
      tambem pensava que sim, mas verifiquei que tal ja nao e preciso, exemplo : quando comecei num ginasio dei um nib que nem era meu para Debito directo e nao houve problema, para fazer um seguro automovel mesma coisa, encontrei relatos de pessoas que lhes aconteceu começarem a aparecer contas e debitos directos que nao tinham feito/pedido.

      Depois pesquisei e reparei que tal ja nao é preciso assinatura e balcao.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
        tambem pensava que sim, mas verifiquei que tal ja nao e preciso, exemplo : quando comecei num ginasio dei um nib que nem era meu para Debito directo e nao houve problema, para fazer um seguro automovel mesma coisa, encontrei relatos de pessoas que lhes aconteceu começarem a aparecer contas e debitos directos que nao tinham feito/pedido.

        Depois pesquisei e reparei que tal ja nao é preciso assinatura e balcao.
        É simples, basta exigir ao banco a reposição do dinheiro e indicação de quem deu autorização. Se me acontecesse algo assim, era logo um putedo no banco.

        Comentário


          #5
          http://economico.sapo.pt/noticias/co...os_214790.html

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            É simples, basta exigir ao banco a reposição do dinheiro e indicação de quem deu autorização. Se me acontecesse algo assim, era logo um putedo no banco.
            http://www.priberam.pt/dlpo/putedo

            Parece-me bem que as leves para o banco, ao menos distraias-te da burla.

            Comentário


              #7
              Sim, hoje em dia é possível usar o NIB para muita coisa. É preciso estar atento aos movimentos e pedir o dinheiro de volta dos movimentos SEPA não autorizados.

              Comentário


                #8
                Mas normalmente quando se pede um NIB, pede-se um comprovativo também ou não? Um talao do Multibanco ou home-banking?

                Comentário


                  #9
                  Foi este artigo que li que me deixou receoso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    É simples, basta exigir ao banco a reposição do dinheiro e indicação de quem deu autorização. Se me acontecesse algo assim, era logo um putedo no banco.
                    Sim mas sabe-se lá quantos dB e que vão ou se sequer vão abrir, depois não fico com o nome queimado nas operadoras ou banco de Portugal ?

                    Ha algo que possa fazer para antecipar isto ?

                    Comentário


                      #11
                      Nao tens homebanking?

                      Costuma la ter todos os dd

                      Comentário


                        #12
                        É por isso que não faculto o NIB a desconhecidos. Ou entidades de pouca credibilidade.

                        Comentário


                          #13
                          Se eu fosse criminoso ou burlão não me dava ao trabalho de andar a pedir NIBs às pessoas. Ia à noite com uma carrinha e apanhava o conteúdo de uns 5 ou 10 contentores de lixo. Imaginem a quantidade de NIBs que deve haver por lá, principalmente em zonas residenciais. Praticamente toda a gente deita ao lixo aquelas comunicações pouco importantes dos bancos, e todas têm lá impresso o NIB (e já agora, morada e nome também).
                          Melhor ainda, basta uma simples procura no google para encontrar centenas ou mesmo milhares de NIBs publicados que qualquer pessoa pode copiar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Um débito directo tem de ser autorizado com uma assinatura e validado pelo balcão onde abriste conta.

                            Desde quando?!!..

                            Eu já tive várias contas com débito direto e foi só ir ap mb e fazer a inserção dos numeros, nunca assinei nada.



                            Se fôr necessário assinar deve ser quando são as empresas a quem vamos pagar, são elas a tratar de abrir a conta e assim é obvio que precisam de autorização do cliente.

                            Quando se assina por ex um contrato com uma operadora cabo, se quisermos e aceitarmos debito direto, temos de assinar uma autorização, para que os gajos possam activar aquilo.


                            O user pode ver no mb as contas activas e desactivar, depois é pedir explicações sobre quem deu autorização.
                            Editado pela última vez por m4nn1pul0; 12 August 2015, 09:12.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              É simples, basta exigir ao banco a reposição do dinheiro e indicação de quem deu autorização. Se me acontecesse algo assim, era logo um putedo no banco.
                              Se fizeres mais de 20 movimentos por dia (como eu) nem reparas nisso, especialmente se o débito directo não for de valor elevado.

                              Comentário


                                #16
                                Tem de existir mecanismos de controlo, senão é o regabofe. Imagino a maioria das associações que tem o NIB publicado para angariação de fundos. Ridículo.

                                E lá por se poder fazer, não quer dizer que se faça.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                                  http://www.priberam.pt/dlpo/putedo

                                  Parece-me bem que as leves para o banco, ao menos distraias-te da burla.
                                  Na verdade o que iria fazer seria comparar o banco a esse negócio. Uns vendidos que facilitam.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nos últimos dias cancelei uma compra com o nib na minha posse, e já pedi desculpa. Não era preciso ir logo abrir um tópico no FAHO

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                      Desde quando?!!..

                                      Eu já tive várias contas com débito direto e foi só ir ap mb e fazer a inserção dos numeros, nunca assinei nada.



                                      Se fôr necessário assinar deve ser quando são as empresas a quem vamos pagar, são elas a tratar de abrir a conta e assim é obvio que precisam de autorização do cliente.

                                      Quando se assina por ex um contrato com uma operadora cabo, se quisermos e aceitarmos debito direto, temos de assinar uma autorização, para que os gajos possam activar aquilo.


                                      O user pode ver no mb as contas activas e desactivar, depois é pedir explicações sobre quem deu autorização.
                                      Se usaste a ap mb, obrigatoriamente tiveste de ser tu a validar e autorizar esse débito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Um débito directo tem de ser autorizado com uma assinatura e validado pelo balcão onde abriste conta.
                                        Quem não sabe, não deve fazer de conta que sabe.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fui verificar os dd que tenho activos e tem lá um do continente numa data em que eu nem estava na Europa.

                                          O que eu queria saber é se não há forma de invalidar o níb, ou algo para prevenir.

                                          Fiz uma experiência de aderir a uma coisa por dd e não foi preciso nada só o número do níb

                                          Nao pediram documento bancário nada só o número.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu pagava a uma empresa de telecomunicações, por débito directo. Entretanto quis mudar para outra conta, e fizeram-no sem questionar... mudaram e voilá...

                                            Demasiado simples.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Se usaste a ap mb, obrigatoriamente tiveste de ser tu a validar e autorizar esse débito.

                                              Eu não uso nem nunca usei apps de bancos ou mb.

                                              Eu só trato as coisas no banco ou no mb.

                                              E mais uma vez volto a afirmar, nunca foi preciso assinatura alguma se fores tu a criar ou abrir a conta, é meter o cartão na máquina, seguir os procedimentos e meter os numeros, recebes um papel se a máquina tiver... lol

                                              Assinaturas ou autorizações é se fôr alguem abrir a conta, ex tv cabo, prestações do carro etc... coisas assim
                                              Durante esses contratos deves assinar um papel que lhes dá entre outras coisas o poder de abrir uma conta dessas.

                                              Já fechar essas contas podes fechá-las sem permissão de ninguem, basta aceder e anular.


                                              Agora se a coisa mudou, têm bom remédio, anulem tudo e não usem dd, tambem normalmente que tem isso é só para ser explorado, os tipos tiram dinheiro quando é e quando não é para tirar.
                                              Editado pela última vez por m4nn1pul0; 12 August 2015, 15:32.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                Quem não sabe, não deve fazer de conta que sabe.
                                                Cada um deve falar sim do que sabe, e o que sei é que não tenho nenhum débito directo que não esteja devidamente formalizado com uma autorização assinada para o realizar. A mim nunca foi dada outra opção, e nem queria. Como já disse, se é possível fazer, não quer dizer que se faça.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                  Eu não uso nem nunca usei apps de bancos ou mb.

                                                  Eu só trato as coisas no banco ou no mb.

                                                  E mais uma vez volto a afirmar, nunca foi preciso assinatura alguma se fores tu a criar ou abrir a conta, é meter o cartão na máquina, seguir os procedimentos e meter os numeros, recebes um papel se a máquina tiver... lol

                                                  Assinaturas ou autorizações é se fôr alguem abrir a conta, ex tv cabo, prestações do carro etc... coisas assim
                                                  Durante esses contratos deves assinar um papel que lhes dá entre outras coisas o poder de abrir uma conta dessas.

                                                  Já fechar essas contas podes fechá-las sem permissão de ninguem, basta aceder e anular.


                                                  Agora se a coisa mudou, têm bom remédio, anulem tudo e não usem dd, tambem normalmente que tem isso é só para ser explorado, os tipos tiram dinheiro quando é e quando não é para tirar.
                                                  Ao fazeres isso, estás a validar as operações com o teu cartão e PIN. Perfeitamente normal.

                                                  Mas se algum dos bancos se atrever a realizar débitos directos sem a minha autorização expressa, vão ter problemas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                                                    Boas, é o seguinte, tenho um artigo a vender nos sites conhecidos e um individuo pediu o meu nib que ficava com o produto mas que eu tinha de enviar logo que ele fizesse a transferencia.
                                                    O burlão edita dos dados num falso talão de MB ou MBnet etc etc, põe o nome/montante, grava o ficheiro, tu envias à pressa a encomenda pois o fulano fez logo pressão, resultado, envias o bem, e ficas sem dinheiro da venda, e parabens, foste burlado.

                                                    Tem acontecido muito, e já tenho lido casos em que o pessoal fica sem os iphones à conta disto.

                                                    Temos pena, a enviar só quando os €€€ estiverem na conta bancaria.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Robie Ver Post
                                                      O burlão edita dos dados num falso talão de MB ou MBnet etc etc, põe o nome/montante, grava o ficheiro, tu envias à pressa a encomenda pois o fulano fez logo pressão, resultado, envias o bem, e ficas sem dinheiro da venda, e parabens, foste burlado.

                                                      Tem acontecido muito, e já tenho lido casos em que o pessoal fica sem os iphones à conta disto.

                                                      Temos pena, a enviar só quando os €€€ estiverem na conta bancaria.
                                                      Sim eu sei, só envio depois do dinheiro entrar na conta e eu retiro dessa conta e ponho noutro banco, mas o indivíduo deu me a morada para enviar e é perto da minha casa.

                                                      Não sei se não faça lá uma visita

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A burlona depois de ser ameaçada com queixa na PJ diz que ela é que vai fazer queixa porque eu não enviei o produto sem receber o dinheiro antes

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X