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Os lucros da GALP aumentaram 169,6% no 1º semestre de 2015: como e porquê?

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    [Economia] Os lucros da GALP aumentaram 169,6% no 1º semestre de 2015: como e porquê?

    Um tópico de extrema importância para o Fórum.




    «Não se pode dizer que todos estejam a perder com crise. Alguns estão a ganhar e mesmo muito dinheiro com crise. Que o digam os acionistas da GALP (Américo Amorim, Sonangol e Isabel dos Santos, a ENI e fundos americanos que controlam esta empresa). E isto porque a GALP viu os seus lucros aumentar no 1º semestre de 2015 em 169,9%.
    De acordo com o relatório e contas que o seu conselho de administração divulgou recentemente, e que está disponível no seu “site”, no 1º semestre de 2014 o resultado líquido da GALP foi de 115 milhões €, mas no 1º semestre de 2015 subiu para 310 milhões €, um aumento de 195 milhões €, que é superior (só o aumento) aos lucros do 1º semestre de 2014.Naturalmente o aumento dos lucros das restantes petrolíferas que vendem combustíveis em Portugal devem ser muito semelhantes, até porque os preços, pelo efeito simpatia, são muito semelhantes e a supervisão é praticamente nula.»

    http://ocastendo.blogs.sapo.pt/os-lu...-no-1o-1961573

    #2
    Que vergonha...

    E isso também não admira muito, o preço do barril desce a gasolina quase que aumenta

    Comentário


      #3
      Vergonha porquê?

      A Galp não é uma empresa? O objectivo das empresas não é dar lucro? O pessoal é obrigado a meter gasolina da Galp?

      Alguém me explica o porquê da indignação?

      Comentário


        #4
        A gasolina aumentou 20 e tal cêntimos desde o inicio do ano, o preço do barril está ao mesmo valor do inicio do ano, óbvio que as margens aumentaram imenso.

        4 de janeiro 51,30$ o barril
        hoje 49,91$

        Respondendo ao Rasec, temos esse preço porque há quase um monopólio em Portugal da gasolina mesmo tendo vários operadores, vai tudo ao mesmo lado.

        Sem falar na fiscalidade que temos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
          Vergonha porquê?

          A Galp não é uma empresa? O objectivo das empresas não é dar lucro? O pessoal é obrigado a meter gasolina da Galp?

          Alguém me explica o porquê da indignação?
          A Galp vende a maior parte do combustível em Portugal, se eles vendem aos retalhistas a um preço mais elevado é normal que estes tenham de aumentar o peço... Ou vão comprar a um preço e vende-lo mais barata??

          Daí a indignação

          Comentário


            #6
            Toda a gente directa ou indirectamente acaba por comprar à Golpe, o problema é esse. Agora meter no depósito das bombas deles, já não faço há muitos anos...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
              Um tópico de extrema importância para o Fórum.




              «Não se pode dizer que todos estejam a perder com crise. Alguns estão a ganhar e mesmo muito dinheiro com crise. Que o digam os acionistas da GALP (Américo Amorim, Sonangol e Isabel dos Santos, a ENI e fundos americanos que controlam esta empresa). E isto porque a GALP viu os seus lucros aumentar no 1º semestre de 2015 em 169,9%.
              De acordo com o relatório e contas que o seu conselho de administração divulgou recentemente, e que está disponível no seu “site”, no 1º semestre de 2014 o resultado líquido da GALP foi de 115 milhões €, mas no 1º semestre de 2015 subiu para 310 milhões €, um aumento de 195 milhões €, que é superior (só o aumento) aos lucros do 1º semestre de 2014.Naturalmente o aumento dos lucros das restantes petrolíferas que vendem combustíveis em Portugal devem ser muito semelhantes, até porque os preços, pelo efeito simpatia, são muito semelhantes e a supervisão é praticamente nula.»

              http://ocastendo.blogs.sapo.pt/os-lu...-no-1o-1961573


              Está aí meia notícia....

              Isto porque apenas se referem à parte da venda de combustíveis.

              No entanto, há que salientar a refinação e distribuição... como também, a exploração de poços de petróleo e gás natural, que aí não é referido.

              Já agora e por exemplo:


              A melhoria das margens de refinação na Europa permitiu à Galp Energia aumentar os lucros nos primeiros seis meses do ano.


              O resultado líquido da petrolífera aumentou de 115 milhões de euros, no primeiro semestre de 2014, para 310 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, divulgou a Galp Energia esta segunda-feira em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. A subida dos lucros reflecte, segunda a empresa, "a melhoria das margens de refinação na Europa".

              O resultado líquido da Galp Energia superou os 288 milhões de euros antecipados pelo Caixa Banco de Investimento.

              O EBITDA aumentou em 57,3% para 844 milhões de euros devido em, grande parte, à melhoria registada na área de refinação e distribuição. A produção total de petróleo e gás natural aumentou 59% devido à subida da produção no Brasil, enquanto a produção líquida cresceu 71%, permitindo travar "o impacto da desvalorização do crude".

              No segundo trimestre do ano, o investimento da petrolífera atingiu os 313 milhões de euros, "dos quais 91% destinaram-se a actividades de exploração e produção".

              No final de Junho de 2015, a dívida líquida da Galp Energia atingiu os 1.493 milhões de euros.


              in: http://www.jornaldenegocios.pt/empre..._semestre.html

              Comentário


                #8
                Noticia fidedigna vinda diretamente do blog do camarada Vilarigues, ilustre militante do PCP!

                http://ocastendo.blogs.sapo.pt/cdu-e...nativa-1959554

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  Vergonha porquê?

                  A Galp não é uma empresa? O objectivo das empresas não é dar lucro? O pessoal é obrigado a meter gasolina da Galp?

                  Alguém me explica o porquê da indignação?

                  Esta é a anedota do dia.

                  Se não tem Galp, mete outras ao mesmo preço.

                  Aonde não há concorrência, tem que haver regulação, e em PT não há uma coisa nem outra........tão simples como isso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                    Noticia fidedigna vinda diretamente do blog do camarada Vilarigues, ilustre militante do PCP!

                    http://ocastendo.blogs.sapo.pt/cdu-e...nativa-1959554
                    Que, mais uma vez, vai buscar dados oficiais.
                    Alguns ocultam, outros mentem, haja quem traga alguma verdade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                      Que, mais uma vez, vai buscar dados oficiais.
                      Alguns ocultam, outros mentem, haja quem traga alguma verdade.


                      Mas como referi acima, falta referir que esses lucros também provem da exploração de poços, refinação, gás natural, exportação....

                      Ou seja e no caso, também acabou por ocultar alguns dados...
                      Editado pela última vez por nto; 30 August 2015, 12:50. Razão: Correcção ortográfica

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                        Que, mais uma vez, vai buscar dados oficiais.
                        Alguns ocultam, outros mentem, haja quem traga alguma verdade.
                        Sim, tu ocultas, ou então emprenhas de ouvido porque não percebes que o principal negócio da Galp é a exploração e exportação de produtos refinados e que naturalmente aumentou depois da refinaria de Sines ter estado encerrada para manutenção. O montante exportado é de tal ordem que aquando da paragem fez-se notar de forma evidente na balança comercial do país!

                        O partido nunca te conta a história completa! Ao menos em cuba não há problema, porque poucos têm carro (lá é mais chasso)!

                        Vou-te ensinar algo mais que o partido:

                        Portugal exportou para Espanha mais de 29,5 milhões de euros por dia em bens no primeiro semestre do ano, num total de 5,35 mil milhões de euros, um crescimento de 8,4% face ao mesmo período de 2014.
                        De acordo com dados da delegação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Madrid, as exportações de bens portugueses para Espanha aumentaram 665 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano (para um total de 5,35 mil milhões), “fundamentalmente devido à favorável evolução das compras de produtos energéticos”.
                        “Excluindo os produtos energéticos das trocas comerciais bilaterais, podemos concluir que as exportações portuguesas para Espanha estariam a subir cerca de 3,4%”, acrescentou a AICEP nos dados enviados à Agência Lusa.

                        http://www.revistaport.com/exportaco...a-aumentam-84/
                        Editado pela última vez por jeremiasforalei; 30 August 2015, 12:50.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                          Toda a gente directa ou indirectamente acaba por comprar à Golpe, o problema é esse. Agora meter no depósito das bombas deles, já não faço há muitos anos...


                          Idem aspas...

                          A última vez que terei metido numa estação da GALP, ainda se usava o Escudo e foi no fim do século passado.

                          Comentário


                            #14
                            Só meto na galp quando é outro a pagar

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Mas como referi acima, falta referir que esses lucros também provem da exploração de poços, refinação e gás natural....

                              Ou seja e no caso, também acabou por ocultar alguns dados...
                              A noticia fala em números, não fala em todas as proveniências do lucro. Uma delas(senão a maior) é o facto do preço do barril estar muito mais baixo. Não ocultou, deu relevância ao mais importante. Para saberem todos os detalhes do super lucro, têm o relatório da Galp.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                A noticia fala em números, não fala em todas as proveniências do lucro. Uma delas(senão a maior) é o facto do preço do barril estar muito mais baixo. Não ocultou, deu relevância ao mais importante. Para saberem todos os detalhes do super lucro, têm o relatório da Galp.


                                Fala em números, mas faz ênfase e foca atenção da venda de gasolina e diesel em Portugal e refere que outras petrolíferas a operar em Portugal, também terão margens nessa ordem, a comercializar os mesmos produtos...

                                Ou seja, não dá ênfase e mais uma vez, à exploração em si de poços de petróleo ou gás, nem às vendas para estrangeiro e afins.

                                Desta forma e a querer dar relevância a determinado facto, que seja com todos os dados e não somente os que interessa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se a Galp estivesse assim tão saudável as ações não estavam ao mesmo valor de 2007...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    Se a Galp estivesse assim tão saudável as ações não estavam ao mesmo valor de 2007...
                                    Isso já são outros 500... Todos sabemos como aquelas empresas são geridas!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      O problema é o Cartel... Não há mercado em Portugal.... Há um Oligopólio... esse é o problema.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                        Vergonha porquê?

                                        A Galp não é uma empresa? O objectivo das empresas não é dar lucro? O pessoal é obrigado a meter gasolina da Galp?

                                        Alguém me explica o porquê da indignação?
                                        Como acredito que diariamente observas outra realidade, respondo-te com uma pergunta.

                                        Nos EUA as entidades federais ao nível comercial permitem acções de cartel e de concentração de mercado que alteram por completo o mercado dito liberalizado?, não acredito.

                                        É observar como desmantelaram a concentração petrolífera no inicio do século XX na área.

                                        Quanto é o galon de 100 Octanas?


                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Se a Galp estivesse assim tão saudável as ações não estavam ao mesmo valor de 2007...
                                          Óbvio a GALP não detém nenhuma exploração off-shore a título individual, faz parte de consórcio que explora blocos petrolíferos.

                                          A GALP é uma empresa de retalho, como há outras noutras aéreas económicas.


                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AdvMan Ver Post
                                            Esta é a anedota do dia.

                                            Se não tem Galp, mete outras ao mesmo preço.

                                            Aonde não há concorrência, tem que haver regulação, e em PT não há uma coisa nem outra........tão simples como isso.
                                            E as outras, a quem compram o produto refinado?

                                            Comentário


                                              #23
                                              A Galp está muito exposta à ação da concorrência a médio prazo. Com a conclusão de refinarias novas em Espanha e Marocos, relançam-se logo de novo os dados na mesa de jogo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quem mete no jumbo combustível está a meter produto da galp.

                                                Ganharam o concurso para ser o fornecedor para 3 anos!

                                                Li numa notícia do económico!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  À grande superfície Jumbo, é a primeira vez que concorre ao concurso e segundo li com uma proposta com valores muito agressivos, a anterior fornecedora era a Cepsa.

                                                  Convém relembrar que as ditas low-cost e/ou marca branca já representam 80% do mercado de revenda de combustível liquido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A falar sem saber...
                                                    Já muitas empresas extremamente lucrativas faliram porque os activos eram inúteis.
                                                    Digam-se é se há investimentos a serem feitos que precisem desse dinheiro.
                                                    Digam-me é se a Galp diminuiu as suas dividas aos seus credores.
                                                    E lucrou porquê?
                                                    Vendeu caro ou barato?
                                                    Diminui os salários aos administradores?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      "A cotação do petróleo cai 50% num ano. O preço das gasolinas cai 4%. Como? A resposta mais ou menos mal disposta das gasolineiras é de que nós não percebemos porque somos muitos burros. Eu acho que percebo que há quem seja muito esperto.

                                                      Não tem a ver com populismo, tem a ver com contas. Os preços de venda ao público das gasolinas não variam diretamente em função da cotação do brent, o índice internacional mais importante do petróleo. Variam sim em função da evolução dos produtos refinados (e já agora, dos impostos), que por sua vez são vendidos pelas refinarias em função das cotações internacionais da gasolina e do gasóleo. Depois, já sabemos, há custos logísticos (armazenagem e transporte do combustível) e de comercialização (custos nos postos de venda). OK, está certo, compreendemos. Mesmo assim, continuamos a fazer contas. E sim, OK, há dois factores muito relevantes no preço das gasolinas que atenuam muito a comparação possível entre preço da matéria prima e preço do produto final: os impostos cavalares e a evolução do câmbio dólar/euro. Começando pelo câmbio.

                                                      O petróleo é transacionado em dólares, as gasolinas em Portugal são vendidas em euros. Ora, nos últimos 12 meses, o euro valorizou-se mais de 13% face ao dólar. E isto significa que, se o barril de petróleo se desvalorizou 50% em dólares, só desvalorizou 42% em euros. Pronto, a queda da matéria prima não foi afinal assim tão grande para uma empresa portuguesa.

                                                      Mesmo que todos os impostos fossem valores fixos (o que não se aplica ao IVA), isso significa que, descontados os efeitos cambial e tributário, o gasóleo deveria ter caído 20% e o das gasolinas 17%. Caíram, em média, 4%.

                                                      Agora os impostos. Suportamos uma das cargas fiscais sobre os combustíveis mais elevadas da União Europeia. Como se viu na execução orçamental que ainda esta terça feira foi apresentada, a ganância estatal dá frutos. E como parte dos impostos que recaem sobre os combustíveis é fixa, a desvalorização do petróleo nada afeta essa parcela. Ora, no preço de um litro de gasóleo, 53% do preço são impostos; e no de gasolina, o peso fiscal sobe para 60%. Mesmo que todos os impostos fossem valores fixos (o que não se aplica ao IVA), isso significa que, descontados os efeitos cambial e tributário, o gasóleo deveria ter caído 20% e desceu 11%; e o das gasolinas deveria ter caído 17% mas desceu 4%. A diferença entre estas proporções, que é maior na gasolina que no gasóleo, terá com certeza excelentes razões, incluindo os custos de armazenagem, transporte e comercialização – e ainda uma contribuição obrigatória para os biocombustíveis. Mas custa a crer que uma dessas razões não seja o aumento das margens com que os combustíveis estão a ser vendidos.

                                                      O preço é livre, cada um vende ao preço que quer, a concorrência existe para resolver o jogo entre oferta e procura. E como a Autoridade da Concorrência está tranquila, é porque concorrência não falta. Falta talvez pelo menos explicar por que é que os preços do gasóleo e da gasolina não descem quando o petróleo embaratece à velocidade com que sobem quando o petróleo encarece. O aumento de margens é perfeitamente lícito, mas deve ser pelo menos revelado, para que não tomem por parvos aqueles que, no princípio e no fim, passam por burros."

                                                      Preços da gasolina: expliquem-nos como se fôssemos muito burros

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        Desta forma e a querer dar relevância a determinado facto, que seja com todos os dados e não somente os que interessa.
                                                        Estás a enrolar o óbvio. O interesse aqui é o FACTO de que a Galp(e as outras marcas também) estar com este lucro enorme graças à baixa do preço do barril de petróleo. Podes vir com outros dados(que são reais), mas o PRINCIPAL factor é efectivamente o preço do barril. Se o preço do barril estivesse (bem) mais alto, a Galp descia os lucros exponencialmente.

                                                        O barril não chega a 50$ e a gasolina está ao preço de quando o carril ultrapassava os 120$. Sofrem os portugueses e as empresas que dependem directa ou indirectamente dos combustíveis(que são todas porque tudo depende de energia).

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                          Ora, nos últimos 12 meses, o euro valorizou-se mais de 13% face ao dólar. E isto significa que, se o barril de petróleo se desvalorizou 50% em dólares, só desvalorizou 42% em euros. Pronto, a queda da matéria prima não foi afinal assim tão grande para uma empresa portuguesa.
                                                          O inverso, o dólar valorizou entre 15 a 20% em relação ao euro, no último ano.

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                                                            #30
                                                            O problema não é o eles continuarem a fazer muito dinheiro. Apesar de tudo, como referiram, são uma empresa privada (ainda que o mercado sejam eles e....eles..).
                                                            O problema é continuarem a arranjar desculpas idiotas para o fazerem.
                                                            Mais valia dizerem: 'para a semana o preço do gasóleo vai aumentar 2 cênt. porque queremos melhorar as contas da empresa..'

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