Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bombas de calor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bombas de calor

    Eu gasto montes de €€€€ em electricidade e água por ano, por causa do esquentador. Vi esta solução no site EDP e fiquei curioso, será que mesmo a maravilha que eles dizem ser?
    Alguém explica em termos técnicos como isto funciona? Substitui mesmo um esquentador? Daquilo que eu percebi, tem algumas similaridades com um ar condidionado, inclusive o facto de ter uma unidade externa, é isso?
    custa neste momento 720€, é caro mas se for mesmo económica é capaz de compensar..
    Obrigado


    https://energia.edp.pt/particulares/...rce=edp-online


    #2
    Sim funciona como um frigorifico ao contrario.

    Usa o calor contido no ar para aquecer a agua. A energia que gasta é a do compressor para mover essa energia termica.

    Se te compensa? É fazer as contas.

    Esse modelo tem um COP de 3.4, ou seja por cada 1kWh gasto, aquece 3.4kWh de agua.


    Agora vamos aos aspectos tecnicos, 110L de agua chegam-te?

    Quando tomas banhos, quantas pessoas são?

    Vais querer o modelo com ou sem unidade exterior? Se for o sem unidade exterior a bomba de calor tem de ficar num sitio com acesso a ar exterior pelo menos, mas vai sempre arrefecer-te a casa. Resumido se possivel escolher a unidade exterior.

    Comentário


      #3
      Eu ando a ver bombas de calor mas para piso radiante + AQS e os valores estão muuuuuuuuuuuuuuuuito longe disso!

      Ou essa só serve mesmo para AQS ou há aqui qualquer coisa que não bate certo.

      Uma bomba da Rotex para Piso radiante + AQS vai para os 5mil€, só a bomba de calor...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
        Eu ando a ver bombas de calor mas para piso radiante + AQS e os valores estão muuuuuuuuuuuuuuuuito longe disso!

        Ou essa só serve mesmo para AQS ou há aqui qualquer coisa que não bate certo.

        Uma bomba da Rotex para Piso radiante + AQS vai para os 5mil€, só a bomba de calor...
        Este modelo é só para água quente sanitária.( AQS)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
          Sim funciona como um frigorifico ao contrario.

          Usa o calor contido no ar para aquecer a agua. A energia que gasta é a do compressor para mover essa energia termica.

          Se te compensa? É fazer as contas.

          Esse modelo tem um COP de 3.4, ou seja por cada 1kWh gasto, aquece 3.4kWh de agua.


          Agora vamos aos aspectos tecnicos, 110L de agua chegam-te?

          Quando tomas banhos, quantas pessoas são?

          Vais querer o modelo com ou sem unidade exterior? Se for o sem unidade exterior a bomba de calor tem de ficar num sitio com acesso a ar exterior pelo menos, mas vai sempre arrefecer-te a casa. Resumido se possivel escolher a unidade exterior.
          Com este consumo, que quantidade de energia gasta e em quantas horas, para meter 110 litros de água a 70 graus?
          No Inverno, gastará mais energia do que no verão, certo?

          Comentário


            #6
            Depende da temperatura de entrada da agua e de como o cop varia com a temperatura.

            A 7 graus o cop é apenas 2.9

            Mas esta bomba só permite 62ºC, tem é a resistencia de apoio para atingir mais temperatura se necessário

            http://www.nuosariston.pt/nuos_80-110.php?id=2#info.

            http://www.nuosariston.pt/pdf/Follet...EVO_80_110.pdf

            Demora 3h de 15 a 55ºC

            Comentário


              #7
              Um like para o Illuson.

              3 horas de 15 a 55 graus, implica que consumo em KW/h?

              Comentário


                #8
                5.3kWh, a 0.16€, 0.85€

                Comentário


                  #9
                  Utilizo um sistema semelhante mas invés de utilizar o ar exterior,
                  tenho 300 metros de tubo no jardim a 3 metros de profundidade.
                  A esta profundidade a temperatura é praticamente constante o ano
                  inteiro, pelo que conseguido um COP superior a 5. Além disso,
                  com o uso de painéis foto-voltaicos, tenho um sistema quase
                  auto-sustentável! A factura em aquecimento mais água para banhos é
                  bastante reduzida!
                  Nota: tenho um tanque intermédio de 180 litros.

                  Comentário


                    #10
                    Números muito interessantes.....
                    Tks

                    Comentário


                      #11
                      Já alguém instalou essas de 720€ da EDP? Como funcionam

                      Queria ajudar um familiar, mas eu proprio não sei lá muito bem como é...


                      Cump.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X