Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Diferença entre Funcionário e Colaborador

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A Diferença entre Funcionário e Colaborador

    Antigamente todas as pessoas que prestavam serviço para alguma empresa eram chamadas de empregados e a empresa era chamada de firma por esses empregados. Embora esses termos continuem a ser aplicados, sabemos que a freqüência com que são usados é bem menor.

    Outro termo muito utilizado até hoje é o denominado “funcionário”, que gradualmente vem substituindo o antigo “empregado”. Como se não bastasse somente esses de uns tempos para cá se convencionou alterar o termo de “funcionário” para colaborador.

    O que se pode entender por colaborador? Significa aquele que ajuda, ampara, facilita algo ou alguém para se atingir determinado objetivo, ou seja, é aquela pessoa importante que sempre buscar agregar de alguma maneira.

    As empresas passaram a chamar todos aqueles que trabalham para ela de colaboradores, pois, de fato é uma palavra mais bonita, chamativa e ainda transmite a impressão de que há um relacionamento próximo entre as partes, de que um confia no outro, enfim, serve para elevar o moral da pessoa e também para ficar de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo mercado.

    Será que todos são de fatos colaboradores, ou será que alguns se disfarçam de colaboradores, mas no fundo são simples funcionários?

    O funcionário é aquela pessoa que foi contratada para fazer determinado serviço, e de fato o faz, porém, se limita a isso, ela não se esforça, não vai nem um pouco além, não auxilia companheiros, não quer ficar até mais tarde quando é preciso, o lema dessa pessoas geralmente é: “Fui contratado para fazer isso”.

    O colaborador também cumpre tudo aquilo para o qual foi contratado, mas vai além, ele busca informações, auxilia companheiros, é comprometido, se intera dos problemas da empresa, ele quer saber, quer, participar, enfim ele procura uma forma de buscar alternativas para que ele possa fazer parte, para que possa colaborar.

    Nessa diferença entre os dois, obviamente que uma parcela da culpa é da própria pessoa, que muitas vezes não tem interesse, não quer se desenvolver, mas não podemos deixar de mencionar aqui o caso em que as empresas propalam aos quatro cantos do mundo que possuem colaboradores, mas quando na realidade, internamente os tratam como funcionários.

    Essas empresas não os valorizam, não dá chances para crescimento, não abre espaço para o debate de opiniões, não quer saber o que os mesmos pensam, não oferecem boas condições de trabalho, tolem direitos trabalhistas, tem administração totalmente autocrática, dentre uma infinidade de ações errôneas.

    Resumindo, vendem uma imagem que não lhe pertence, apresentam para clientes e fornecedores uma “uma casca bonita”, mas que na realidade está toda “podre” por dentro.

    Empresas desse tipo possuem somente funcionários, pois, “tudo” aquilo que ela oferece, irá ter de volta, profissionalmente a lei da reciprocidade é essa, ninguém irá se esforçar pelo outro sabendo que não obterá um retorno/reconhecimento.

    Com posturas desse porte não é somente a empresa e o funcionário que perdem, perde também o fornecedor e o cliente que passa a contar com atendimento, serviço e produto de qualidade duvidosa.

    A diferença entre funcionário e colaborador não é, portanto, uma simples questão de semântica, é algo muito mais sério e que afeta diversos interesses além daqueles entre empresa e funcionário/colaborador.

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-diferenca-entre-funcionario-e-colaborador/38577/

    #2
    Vindo de uma página Brasileira, é totalmente credível e contextualizado!

    Comentário


      #3
      São modas! A nova moda é chamar "membros". Pessoalmente não gosto muito. Pode dar azo a outra interpretações.

      Comentário


        #4
        Membros nunca ouvi. Membros só mesmo braços, pernas, etc... E os dos clubes.

        Comentário


          #5
          é comu o trolha, que é do ramo da construção civil
          modas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
            Vindo de uma página Brasileira, é totalmente credível e contextualizado!
            Preconceito manhoso. Em termos de soft skills e gestão, o Brasil não fica nada a dever à Europa. Bem pelo contrário.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
              Preconceito manhoso. Em termos de soft skills e gestão, o Brasil não fica nada a dever à Europa. Bem pelo contrário.
              Tb tinha essa preconceito ( que escreviam tudo à sorte, mesmo na minha area). Agora já não.

              Comentário


                #8
                O facto de se utilizar hoje em dia colaborador em vez de funcionário ou empregado tem a ver com a mudança de perspetiva em relação a recursos humanos. Anteriormente a ideia era de que a organização (também parou de se usar a palavra empresa, agora é "organização") era a única vertente que importava. Agora a mentalidade é de que a organização deve procurar encontrar um relacionamento com os seus colaboradores, deve procurar manter estes felizes e entusiasmados por trabalharem na organização, já que o recrutamento é uma coisa dispendiosa pela qual a organização não quer passar.

                Os Recursos Humanos, os seus processos e tudo mais, deram um salto gigantesco desde os anos 70. Passou-se por um período muito mau em que os colaboradores eram tratados muito mal e que se sustentava que o trabalhador poderia ser substituído por outro sem problemas, mas com questões como o desempenho do colaborador, a cultura organizacional e a influência de bons trabalhadores, começa-se agora a perceber que sem bons colaboradores, a empresa não pode evoluir.

                EDIT: Obrigado Jbranco, corrigi o erro.
                Editado pela última vez por Fetal; 10 September 2015, 14:43.

                Comentário


                  #9
                  Deves estar fora do mercado... agora o que se usa é "recurso", "colaborador" e onde trabalham? Num "projecto"....

                  Comentário


                    #10
                    Já vi e ouvi usar tantos nomes que me parece irrelevante o nome que se dá.

                    P.S. Não se escreve "tem a haver", escreve-se "tem a ver" ou "tem que ver".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                      Preconceito manhoso. Em termos de soft skills e gestão, o Brasil não fica nada a dever à Europa. Bem pelo contrário.
                      E em hard skills,upa upa...

                      Comentário


                        #12
                        e eu a pensar que nos dias que correm eramos chamados de "escravos" trabalhar cada vez mais e ganhar cada vez menos... e não colaboradores, muito menos empregados isso é fino de mais...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                          e eu a pensar que nos dias que correm eramos chamados de "escravos" trabalharcada vez mais e ganhar cada vez menos... e não colaboradores, muito menos empregados isso é fino de mais...
                          escravos é nas costas

                          Comentário


                            #14
                            Comparados com muitos outros países, diria que a gestão de empresas em Portugal não é assim tão má. Em termos de ordenados sei que não estamos muito bem, mas acredito que um dia irá melhorar.

                            A pior gestão que eu vi foi a da função pública.

                            Comentário


                              #15
                              A diferença é uma questão de semântica.

                              Seja a trabalhar ou a colaborar, hás-de sempre queixar-te que ganhas pouco..

                              Comentário


                                #16
                                São apenas mais alguns dos eufemismos em que o neoliberalismo económico é pródigo. No fundo no fundo têm todos o mesmo objetivo: amaciar a dureza e a crueldade de algumas das políticas de merceeiro que preconiza.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                  São apenas mais alguns dos eufemismos em que o neoliberalismo económico é pródigo. No fundo no fundo têm todos o mesmo objetivo: amaciar a dureza e a crueldade de algumas das políticas de merceeiro que preconiza.
                                  Muito bem camarada

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que menos isso e mais a evolução da perspetiva sobre os recursos humanos. Não acredito que seja um eufemismo, porque um colaborador está a colaborar para que a organização evolua, é uma parte da organização, da sua cultura e da sua forma de trabalhar. Não é, nem deve ser, visto como uma peça fácil de substituir, porque não o são. À medida que ele vai subindo de posto, vai-se tornando cada vez mais difícil de substituir.

                                    Não se pode dizer o mesmo de todos os trabalhos ou profissões, mas a verdade (e basta verem os balanços sociais das organizações) é que se procura cada vez mais diminuir o turnover, quando há menos de 10-15 anos ele não era visto como algo tão negativo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                      Comparados com muitos outros países, diria que a gestão de empresas em Portugal não é assim tão má. Em termos de ordenados sei que não estamos muito bem, mas acredito que um dia irá melhorar.

                                      A pior gestão que eu vi foi a da função pública.
                                      a parte do sector publico tens razão foi anos a fio a roubar e sei lá mais o quê, pronto sem comentários, agora o sector privado as empresas andam de moletas encostadas ao estado, estão bem teem lucros astronómicos, e para os funcionários é explorá-los ao maximo e renomerações não andam nem desandam e a desculpa é sempre que as coisas estão más, estão más mas é uma treta, os gestores é receberem belos premios, os que dão ao coiro não passam da cepa torta, basicamente foi so que isto chegou, querem pessoal a trabalhar ao preço da banana, e quanto mais rápido se livrarem dos velhos que ganham bem melhor para não pagar indemenizações churudas...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem, em regra os gestores (acho que a palavra certa seria administradores, para quem tu te estás a referir) recebem prémios porque são também eles que têm mais responsabilidade, que têm de tomar decisões mais difíceis e são então recompensados com mais dinheiro. Não podes exigir que um chefe de departamento, responsável por projetos e que chefia 2-10 pessoas receba o mesmo que um colaborador que não tem essa responsabilidade.

                                        Em relação aos "velhos", a verdade é que acho que é uma situação que já afeta pouco as organizações privadas, cuja experiência é bem-vinda mas é uma maldição para a função pública, já que basicamente bloqueou qualquer hipótese de entrar sangue novo nas organizações públicas. O problema é que tens agora pessoal na função pública que tem entre o 6º e o 9º ano a ocupar os lugares de Técnicos Superiores, que para entrarem (hoje em dia) têm que ser Licenciados ou equivalente, no mínimo. Isto leva a que tenhas colaboradores cujas ideias são extremamente antiquadas, que faltam ao trabalho muitas vezes, que já não se importam e que impedem que jovens de 23 anos entrem na organização.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Antigamente um empregado era para a vida inteira.


                                          Agora um colaborador é para quando calha...

                                          é isto...

                                          Comentário


                                            #22
                                            onde trabalho somos colaboradores, mas colaborador, funcionário, recurso, empregado, é tudo o mesmo. A diferença é que parece mais fino

                                            Comentário


                                              #23
                                              Errado, a perscpetiva está a mudar. O Empregado era para substituir por outro empregado assim que desse (de preferência, um estagiário), o colaborador é para manter na organização devido ao seu valor. É a mudança de perspetiva que se está a verificar, a procura de turnovers baixos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                                Errado, a perscpetiva está a mudar. O Empregado era para substituir por outro empregado assim que desse (de preferência, um estagiário), o colaborador é para manter na organização devido ao seu valor. É a mudança de perspetiva que se está a verificar, a procura de turnovers baixos.
                                                Aquilo que tenho visto, pelo menos por aqui é: Há uma espinha dorsal na empresa, que estão já há 10, 15 ou mais anos, e são para ficar. Depois há aqueles que entram hoje, e daqui a um ano saem e dão lugar a outro. Destes, de vez em quando há um que demonstra o valor, e que quer ficar, que passa para a espinha dorsal da empresa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                                  Bem, em regra os gestores (acho que a palavra certa seria administradores, para quem tu te estás a referir) recebem prémios porque são também eles que têm mais responsabilidade, que têm de tomar decisões mais difíceis e são então recompensados com mais dinheiro. Não podes exigir que um chefe de departamento, responsável por projetos e que chefia 2-10 pessoas receba o mesmo que um colaborador que não tem essa responsabilidade.

                                                  Em relação aos "velhos", a verdade é que acho que é uma situação que já afeta pouco as organizações privadas, cuja experiência é bem-vinda mas é uma maldição para a função pública, já que basicamente bloqueou qualquer hipótese de entrar sangue novo nas organizações públicas. O problema é que tens agora pessoal na função pública que tem entre o 6º e o 9º ano a ocupar os lugares de Técnicos Superiores, que para entrarem (hoje em dia) têm que ser Licenciados ou equivalente, no mínimo. Isto leva a que tenhas colaboradores cujas ideias são extremamente antiquadas, que faltam ao trabalho muitas vezes, que já não se importam e que impedem que jovens de 23 anos entrem na organização.
                                                  não percebeste o que quis dizer é que as empresas privadas teem capacidade para dar aumentos de ordenados ao colaboradores consideraveis, até mesmo darem um icentivo mensalmente pela produtividadade como algumas fazem até nem ficava mal, mas não preferem andar com aumentos irrisórios ou congelados com desculpa da crize e que a empresa não atingio os objectivos quando nós sabemos que atingiu e que ditos administradores é que recebem lá os extras e os que trabalham para que a empresa tenha a posição que tem, ficam a ver navios...

                                                  quanto ao velhos é pá é a vida ganham bem estão a ocupar um lugar onde podia estar um mais novo e a ganhar menos que a ideia é essa, mas despacha-los não é assim tão simples, e com as restrições que há niguem vai para a pré-reforma, ficam até se reformar para levarem as regalias todas por inteiro, e não serem penalizados...

                                                  é uma das heranças do passos coelho e companhia limitada... por vontade deles nós e trabalhar daqui a pouco até morrer...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Funcionario - Trabalhador que ainda têm alguns direitos

                                                    Colaborador - Escravo para todo o serviço, e a praso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                      Funcionario - Trabalhador que ainda têm alguns direitos

                                                      Colaborador - Escravo para todo o serviço, e a praso
                                                      Basicamente é isto.

                                                      P.S.: É prazo e não praso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                        Vindo de uma página Brasileira, é totalmente credível e contextualizado!
                                                        Se fosse Inglês já o passaria a ser. Conheço esse sentimento.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                                          O facto de se utilizar hoje em dia colaborador em vez de funcionário ou empregado tem a ver com a mudança de perspetiva em relação a recursos humanos. Anteriormente a ideia era de que a organização (também parou de se usar a palavra empresa, agora é "organização") era a única vertente que importava. Agora a mentalidade é de que a organização deve procurar encontrar um relacionamento com os seus colaboradores, deve procurar manter estes felizes e entusiasmados por trabalharem na organização, já que o recrutamento é uma coisa dispendiosa pela qual a organização não quer passar.

                                                          Os Recursos Humanos, os seus processos e tudo mais, deram um salto gigantesco desde os anos 70. Passou-se por um período muito mau em que os colaboradores eram tratados muito mal e que se sustentava que o trabalhador poderia ser substituído por outro sem problemas, mas com questões como o desempenho do colaborador, a cultura organizacional e a influência de bons trabalhadores, começa-se agora a perceber que sem bons colaboradores, a empresa não pode evoluir.

                                                          EDIT: Obrigado Jbranco, corrigi o erro.
                                                          http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Saude/Interior.aspx?content_id=4530677

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            agora matas-te isto com essa... vá pessoal toca em casa mais a maria, para aumentar a produtividade no trabalho...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X