Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comida de cantina: Os efeitos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comida de cantina: Os efeitos

    Este tópico pretende debater os efeitos secundários, ou a ausência deles, daqueles que comem em cantinas.

    Desde criança que admito detestar comer em cantinas. O cheiro, o aspecto, a má comida, tudo sempre me levou a evitar comer neste lugar comunitário. Contudo, à cerca de um ano e meio que me vejo por motivos de força maior a comer na cantina do meu emprego.
    Todos os dias, sem excepção, saio de lá com a barriga inchada, sensação de enfartamento e um mau estar enorme. Inicialmente, por vergonha, não contei isto a ninguém, mas um dia lá falei com o meu colega de escritório sobre como me sentia, até porque ele come no mesmo sítio. Para meu espanto, relatou exactamente os mesmos sintomas.
    Durante a semana passada, teve até um ataque de regurgitação após o almoço, sentido-se mal, começando a transpirar bastante.
    Devo dizer igualmente, que ao longo deste período, comecei a ter problemas de prisão de ventre, e todos os desconfortos associados. Estando em casa de férias por exemplo, todo este quadro gastrointestinal problemático alivia, não existindo qualquer problema a seguir às refeições...

    Perante isto, que raio de coisas deitam na comida para que isto aconteça?
    A cantina master diz que não adiciona soda à comida...

    Já não falo do cheiro terrível que fica na roupa após a breve estadia comensal...

    #2
    Alguma cantinas têm várias opções de menus, mais simples e leves.

    Outras têm um preço fixo que tem tudo incluido. POr norma nesses casos o pessoal já que pagou abusa e come sopa, pão, prato (bem cheio), sobremesa, salada, e dois copos de tinto. Depois acredito que seja normal estarem enfardados.

    Comentário


      #3
      Começa a levar a marmita.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Alguma cantinas têm várias opções de menus, mais simples e leves.

        Outras têm um preço fixo que tem tudo incluido. POr norma nesses casos o pessoal já que pagou abusa e come sopa, pão, prato (bem cheio), sobremesa, salada, e dois copos de tinto. Depois acredito que seja normal estarem enfardados.
        Sim, isso acontece. Mas não ali.
        Ainda a esta refeição comi muito pouco. Vitela cozida e uns legumes. Nem batatas. Sopa e duas metades finas de ananás...Bebi água, como faço sempre. Aliás, para os desportos que pratico, isto é manifestamente pouco ao almoço. Não é por aí.

        Comentário


          #5
          A seguir às refeições:

          Comentário


            #6
            Perfeitamente normal, deduzo que seja uma empresa de catering que forneça o serviço. Têm que manter o custo controlado, de acordo com o que foi contratado. Se tiveres algum local onde aquecer, leva de casa.

            Comentário


              #7
              No meu local de trabalho a cantina tem todos os dias 4 ou 5 pratos à escolha, até comida vegetariana

              Não tenho conhecimento de que alguém tenha esses sintomas que descreves.

              Comentário


                #8
                Quando estava na faculdade, havia uma correlação não nula entre estes dois eventos:
                - Cortar a relva dos jardins do campus.
                - Servir "caldo verde"* na cantina.

                * NOTA: não sei o que estava nesse "caldo verde", mas couve não era de certeza!

                Comentário


                  #9
                  Em Coimbra tinha cantinas decentes, com pratos e preços diferenciados.
                  Tinha o de 2€ e tinha depois mais opções noutras cantinas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                    Quando estava na faculdade, havia uma correlação não nula entre estes dois eventos:
                    - Cortar a relva dos jardins do campus.
                    - Servir "caldo verde"* na cantina.

                    * NOTA: não sei o que estava nesse "caldo verde", mas couve não era de certeza!
                    Isso era mítico na minha também

                    Às tantas andamos na mesma

                    Comentário


                      #11
                      Eh pá... isto de cantinas há de tudo um pouco.
                      Já comi em cantinas melhores que muito restaurante de gabarito. Mas também as há que são horríveis!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                        Quando estava na faculdade, havia uma correlação não nula entre estes dois eventos:
                        - Cortar a relva dos jardins do campus.
                        - Servir "caldo verde"* na cantina.

                        * NOTA: não sei o que estava nesse "caldo verde", mas couve não era de certeza!
                        Por brincadeira costumava dizer que, quando havia um restaurante chinês na praceta onde moro, havia por ali menos cães e gatos.

                        Mas tive de abandonar esta brincadeira porque a maior parte das pessoas achava que eu estava a falar a sério.

                        Comentário


                          #13
                          E o coelho estufado/diminuição dos gatos em redor,tambem se verificava?

                          Comentário


                            #14
                            Lembrei-me dos gatos 44 " depois...

                            Comentário


                              #15
                              Das várias cantinas que experimentei até hoje, houve apenas uma que me agradou. Foi da a da ANA Aeroportos, mas o preço não são 2€...

                              A pior foi sem dúvida a do ISEL. Durante 2 anos tive que jantar naquela espelunca e é indescritível.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                Em Coimbra tinha cantinas decentes, com pratos e preços diferenciados.
                                Tinha o de 2€ e tinha depois mais opções noutras cantinas.
                                Agora é 2.40 e todas (as do prato social) servem vegan.
                                A qualidade eu peso ser excelente! Até ver ainda não tive razão de queixa face ao preço/qualidade.
                                Mas eu como de quase tudo, agora conheço malta que coloca defeitos em tudo. Mas lindo é: Ah e tal vamos ao snack que o prato social não presta.
                                A realidade é que há mais variedade no social que no snack.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                  Quando estava na faculdade, havia uma correlação não nula entre estes dois eventos:
                                  - Cortar a relva dos jardins do campus.
                                  - Servir "caldo verde"* na cantina.

                                  * NOTA: não sei o que estava nesse "caldo verde", mas couve não era de certeza!
                                  ahaha na minha tb!! ou então: ''Desapareceram os cães vadios da zona, há hamburguer na ementa!''

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                    Agora é 2.40 e todas (as do prato social) servem vegan.
                                    A qualidade eu peso ser excelente! Até ver ainda não tive razão de queixa face ao preço/qualidade.
                                    Mas eu como de quase tudo, agora conheço malta que coloca defeitos em tudo. Mas lindo é: Ah e tal vamos ao snack que o prato social não presta.
                                    A realidade é que há mais variedade no social que no snack.
                                    Quando lá estudei tinha cantinas decentes.
                                    Agora julgo que tem menos cantinas, não sei.
                                    Também se comia decentemente na minha faculdade.
                                    Sei lá, em Coimbra tem muitas opções...
                                    O mauzinho eram mesmo os restaurantes. Esses normais, muito mau.Então os vinhos normais de "casa" de comibra, lol. horrivel.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                                      Isso era mítico na minha também

                                      Às tantas andamos na mesma
                                      É possível. Embora acho mais provável que seja uma prática difundida universalmente.

                                      Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                                      ahaha na minha tb!! ou então: ''Desapareceram os cães vadios da zona, há hamburguer na ementa!''
                                      De notar que o que eu contei não é uma anedota! Aconteceu mesmo!! Várias vezes!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Jfire, quem é responsável pela cantina, uma cozinheira ou uma empresa externa?

                                        Se for empresa externa, tenta obter mais opiniões de outros colegas, se forem muitos com esse problema, tentem falar com as chefias, pois normalmente são contratos anuais para que tentem mudar. podem sempre argumentar, que em conversa todos notavam que depois de almoço são menos produtivos e chegaram a conclusão de é do almoço

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso também me acontece a mim quando almoçava em restaurante. Comia a diária, passado dois ou três meses comecei a ficar a rasca do estômago, azia, etc. Mudava de restaurante, poderia melhorar ligeiramente, mas passado pouco tempo voltava ao mesmo.
                                          Conclusão, comecei a trazer de casa e ficou o problema resolvido.

                                          Normalmente onde almoçava era mais a base de comida com muitos molhos, ou então fritos e assados com bastante gordura. E sempre prato cheio. Estamos a almoçar, pelo menos eu tendo comida no prato tenho tendência a esvaziar. Começando a levar de casa, praticamente regularizou tudo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                            Quando lá estudei tinha cantinas decentes.
                                            Agora julgo que tem menos cantinas, não sei.
                                            Também se comia decentemente na minha faculdade.
                                            Sei lá, em Coimbra tem muitas opções...
                                            O mauzinho eram mesmo os restaurantes. Esses normais, muito mau.Então os vinhos normais de "casa" de comibra, lol. horrivel.
                                            Pelo preço que dizes, foi há uns 7 anos (aumentava 5 cêntimos por ano). Ainda as verdes estavam abertas e aí sim era comida de excelência, até mesmo o parto social!
                                            Agora há menos cantinas, mas a qualidade mantém-se. Uma que melhorou foi o bar da Faculdade de Letras, que nessa altura era concessionado e hoje em dia é dos SASUC e a diferença é bastante, para melhor
                                            E sendo daquela malta assídua nas cantinas, tipo eu, caso peças (ou mesmo sem pedir) enchem-te o prato à bruta.
                                            Mas há quem digo que havia uma época em que eram recorrentes as intoxicações alimentares nas Amarelas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Das várias cantinas que experimentei até hoje, houve apenas uma que me agradou. Foi da a da ANA Aeroportos, mas o preço não são 2€...

                                              A pior foi sem dúvida a do ISEL. Durante 2 anos tive que jantar naquela espelunca e é indescritível.
                                              Confirmo, é boa, mas cara para cantina. Lá está, a qualidade paga-se.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                Pelo preço que dizes, foi há uns 7 anos (aumentava 5 cêntimos por ano). Ainda as verdes estavam abertas e aí sim era comida de excelência, até mesmo o parto social!
                                                Agora há menos cantinas, mas a qualidade mantém-se. Uma que melhorou foi o bar da Faculdade de Letras, que nessa altura era concessionado e hoje em dia é dos SASUC e a diferença é bastante, para melhor
                                                E sendo daquela malta assídua nas cantinas, tipo eu, caso peças (ou mesmo sem pedir) enchem-te o prato à bruta.
                                                Mas há quem digo que havia uma época em que eram recorrentes as intoxicações alimentares nas Amarelas.
                                                Sim, quando lá vivia mesmo, já faz uns anos. Na escola secundária era um nojo de todo o tamanho a cantina. Em Coimbra achei bem. Aliás, gostei de tudo por lá.
                                                Bons tempos...
                                                Intoxicação que se via era com o álcool mesmo, não nas cantinas .

                                                E mau, mau, eram uns tascos na baixa, até tinha um que costumava estar a senhora a descascar batatas à porta e um perto do elevador que cheirava mal e a comida que serviram estava cheia de óleo, nem consegui comer - pedi uma sande e bebi umas superbocks.

                                                Fora um ou outro restaurante fora do normal que se pagava já bem, o resto por lá era mau demais.

                                                Então os vinhos lol, cada zurrapa. Eu também sou da zona do douro, por isso... lol.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                                  Quando estava na faculdade, havia uma correlação não nula entre estes dois eventos:
                                                  - Cortar a relva dos jardins do campus.
                                                  - Servir "caldo verde"* na cantina.

                                                  * NOTA: não sei o que estava nesse "caldo verde", mas couve não era de certeza!
                                                  Quando era mais pequeno, bem mais pequeno, achava mesmo que falavam verdade quando diziam que o caldo verde era sopa de relva.Tem sido geral este tipo de episódios.

                                                  Na Covilhã as cantinas académicas estão okay. Há dias que vale a pena os 2,40€ gastos e as doses são bem servidas. Têm sempre três a quatro pratos diariamente. Mas há outros dias que nem vale a pena a deslocação. Então quando mete polvo ou assim esqueçam, mas isso sou eu. Depois há a cantina da biblioteca que não servindo mal, é um bocado repetitiva. Quando nenhuma das opções agrada é que vêm os snacks: acima de tudo mais caros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Para além de a comida saber mal para muitos, a comida das cantinas não é, na verdade, nefasta. Bem pelo contrário, os níveis de sal e porcarias que fazem mal estão bastante reduzidos, pelo que a comida até acaba por ser saudável.

                                                    Agora, o que a malta gosta mesmo é de ir a um restaurante comer algo carregadinho de sal, e aí claro, está muito bom! Mas comer disso todos os dias acaba por não ser saudável; as cantinas são comida que se pode comer diariamente, e nessa vertente saudável a comida pode nem sempre ter bom paladar, para mais para quem está habituado a comida pouco saudável.

                                                    Um dia destes, combinei com um colega meu irmos almoçar juntos. Quando chegou a hora de decidir o sítio, sugeri a cantina aqui do local de trabalho; ao que ele respondeu que preferia ir ao café X: sopa cheia de sal e, para prato principal, uma baguete cheia de maionese e delícias do mar Acabámos por ir à cantina onde por, 2.5€, comemos sopa, uma salada de massas e melancia para sobremesa.
                                                    Editado pela última vez por Movyk; 15 September 2015, 18:05.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já comi em cantinas comida de fazer inveja a muitos restaurantes.

                                                      Nos dois últimos anos, no meu trabalho, andamos exactamente com o mesmo problema do Jfire, sendo que é prato único e não nos dão a possibilidade de receber subsídio de alimentação em dinheiro em vez da refeição.
                                                      Mesmo comendo objectivamente menos do que costumo comer em casa ou num restaurante, fico com a sensação de que a digestão demora muito mais tempo a fazer e com uns gazes...
                                                      Alguns colegas meus, ficam mesmo com azia, má disposição e outras indisposições (costumo chamar-lhes um "estomagozinhos fraquinhos", mas a realidade é que a comida também fica longe de me cair bem).
                                                      Antes desta queda abrupta da qualidade da comida, comia-se extremamente bem. Associo isto à crise e ao consequente aperto financeiro que a instituição também passa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Para além de a comida saber mal para muitos, a comida das cantinas não é, na verdade, nefasta. Bem pelo contrário, os níveis de sal e porcarias que fazem mal estão bastante reduzidos, pelo que a comida até acaba por ser saudável.

                                                        Agora, o que a malta gosta mesmo é de ir a um restaurante comer algo carregadinho de sal, e aí claro, está muito bom!

                                                        (...)
                                                        Há cantinas e cantinas.
                                                        Na minha, a sopa costuma ser super deliciosa (deixei de comer há bastante tempo) exactamente porque está carregada de sal. Também vêm sempre uns vegetais, é verdade, mas sempre encharcados em óleo que dava para escorrer e fritar batatas para um exército. And so on...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Das várias cantinas que experimentei até hoje, houve apenas uma que me agradou. Foi da a da ANA Aeroportos, mas o preço não são 2€...

                                                          A pior foi sem dúvida a do ISEL. Durante 2 anos tive que jantar naquela espelunca e é indescritível.
                                                          Quando entrei para o ISEL a cantina era excelente, mas ao longo dos anos tornou-se nojenta e intragável. Ficava mal disposto cada vez que comia lá.

                                                          No meu trabalho temos cantina, 95% do tempo é muito boa. Falham na ementa um dia ou outro, mas há sempre pelo menos um prato de carne, peixe, vegetariano, massa, dieta, bitoque (vaca, porco e hamburguer) e salada tipo vitaminas. Não pago nada mas não tenho subsídio de almoço.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Recorri à cantina da Universidade de Lisboa, durante muitos anos - tanto a que está junto ao Estádio Universitário como a outra ao pé do ISCTE. Gostava de ambas embora mais da primeira. Ainda me recordo duns bifinhos de atum no forno... E duns carapaus com molho à espanhola - para como dizia um colega meu deixar um gajo com bafo de dragão.

                                                            Comer em cantinas é bom e barato, estimula o sistema imunitário - é só benefícios.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X