Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suzuki LTZ 400 - Acrescentar Óleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Suzuki LTZ 400 - Acrescentar Óleo

    Boas pessoal,

    Ora bem, este fim de semana fiz asneirada da grossa.
    É assim, sou recente nesta área das motas. Acontece que este domingo fiz o primeiro passeio mais a sério pelo monte.

    Ora eu todo confiante, fiz uma pequena revisão á mota e fui verificar o nível do óleo. Para meu espanto a vareta do nível do óleo não mostrava óleo nenhum. E eu pensei, bem isto come óleo como o caraças, mas vou acrescentar do mesmo óleo para no domingo ir ao passeio e depois vejo. Acrescentei até ficar com óleo na medida indicada na vareta e fechei, sem por o motor a trabalhar.

    Acontece que no domingo foi tudo á pressa e peguei na mota e fui ao passeio, andamos umas 3 horas, mas não foi sempre a fundo. No final fui lavar a mota e tal, e deixei repousar.
    Passado umas horas fui ver o nível do óleo e acontece que estava a esbordar de óleo até saiu um bocado fora.

    Não notei nada de mal na mota enquanto andei, mas sei que pode danificar pelo menos os retentores e pode ficar a perder óleo, pois andou com muita pressão.


    A minha dúvida principal é:

    Para verificar o nível do óleo tenho de colocar o motor a trabalhar 5 minutos, desligar, deixar repousar 2/3 minutos e ver o nível? É isso? Quem tenha uma LTZ explique-me sff, para não voltar a errar.

    Eu pensei que funcionava como o carro, e enchi até ficar a nível, mas com o motor completamente frio.
    Quais as possíveis consequências desta minha burrice?

    Espero não ter causado fugas ou empenado algo no motor.

    Obrigado

    #2
    Tenho uma já há 5 anos outros tantos(mais até) noutra.
    Desde sempre me explicaram e diz no manual para ver o oleo a quente, se estiveres em casa não vais andar 30min até aquecer(exemplo) portanto 3/4min ao relantim, depois o mesmo tempo a descansar, e depois sim podes ver o oleo.
    Não deverá estar abaixo nem a cima, do meio(parte texturada da vareta) para cima está bom.
    Na mudança de oleo, leva 2.2L se mudares o filtro, 2L se não o fizeres.
    O filtro é 6 ou 7€ por isso aconselho a mudar sempre, até porque ao faze-lo dá-se sempre uma olhadela e vês se tem limalhas.

    Se estiver em condições vai gastar uma coisa minima entre revisões, pouco perceptivel a olho, uma ou outra vez que andes mais a fundo(e durante mais tempo) vais é notar uns salpicos no filtro do ar nada de mais, se for muito é preocupante.

    A manutenção do filtro do ar também é muito importante principalmente nestas alturas com muito pó.
    Editado pela última vez por paulo14; 21 September 2015, 10:23.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por miguel5655 Ver Post
      Boas pessoal,

      Ora bem, este fim de semana fiz asneirada da grossa.
      É assim, sou recente nesta área das motas. Acontece que este domingo fiz o primeiro passeio mais a sério pelo monte.

      Ora eu todo confiante, fiz uma pequena revisão á mota e fui verificar o nível do óleo. Para meu espanto a vareta do nível do óleo não mostrava óleo nenhum. E eu pensei, bem isto come óleo como o caraças, mas vou acrescentar do mesmo óleo para no domingo ir ao passeio e depois vejo. Acrescentei até ficar com óleo na medida indicada na vareta e fechei, sem por o motor a trabalhar.

      Acontece que no domingo foi tudo á pressa e peguei na mota e fui ao passeio, andamos umas 3 horas, mas não foi sempre a fundo. No final fui lavar a mota e tal, e deixei repousar.
      Passado umas horas fui ver o nível do óleo e acontece que estava a esbordar de óleo até saiu um bocado fora.

      Não notei nada de mal na mota enquanto andei, mas sei que pode danificar pelo menos os retentores e pode ficar a perder óleo, pois andou com muita pressão.


      A minha dúvida principal é:

      Para verificar o nível do óleo tenho de colocar o motor a trabalhar 5 minutos, desligar, deixar repousar 2/3 minutos e ver o nível? É isso? Quem tenha uma LTZ explique-me sff, para não voltar a errar.

      Eu pensei que funcionava como o carro, e enchi até ficar a nível, mas com o motor completamente frio.
      Quais as possíveis consequências desta minha burrice?

      Espero não ter causado fugas ou empenado algo no motor.

      Obrigado
      é um erro comum, é uma mota com cárter semi seco, logo ao estar parada uns dias quando vais ver o óleo na vareta ela vai vir limpa porque o óleo recuou para a bomba, e para o cárter do motor, para veres o nivel correctamente deves colocar o motor em funcionamento sem acelerar, só ao ralentim durante 4-5 minutos, desligas esperas outros 4 minutos e ai consegues verificar o nível correctamente.
      Convém retirar o oleo em excesso o mais rapidamente possível.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
        Tenho uma já há 5 anos outros tantos(mais até) noutra.
        Desde sempre me explicaram e diz no manual para ver o oleo a quente, se estiveres em casa não vais andar 30min até aquecer(exemplo) portanto 3/4min ao relantim, depois o mesmo tempo a descansar, e depois sim podes ver o oleo.
        Não deverá estar abaixo nem a cima, do meio(parte texturada da vareta) para cima está bom.

        Se estiver em condições vai gastar uma coisa minima entre revisões, pouco perceptivel a olho, uma ou outra vez que andes mais a fundo(e durante mais tempo) vais é notar uns salpicos no filtro do ar nada de mais, se for muito é preocupante.

        A manutenção do filtro do ar também é muito importante principalmente nestas alturas com muito pó.

        Pois, depois do erro é que fui ler o que dizia o manual. Burrice minha mesmo. Pensei que fosse como os carros, e mesmo as Polaris por exemplo, vê-se o óleo a frio.
        Só tenho receio de ter empenado ou estragado alguma coisa e agora vá perder óleo, devido á exagerada pressão de óleo que teve.

        Sim quanto ao filtro do ar vou ter muita atenção e mantê-lo limpo.

        Obrigado

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
          é um erro comum, é uma mota com cárter semi seco, logo ao estar parada uns dias quando vais ver o óleo na vareta ela vai vir limpa porque o óleo recuou para a bomba, e para o cárter do motor, para veres o nivel correctamente deves colocar o motor em funcionamento sem acelerar, só ao ralentim durante 4-5 minutos, desligas esperas outros 4 minutos e ai consegues verificar o nível correctamente.
          Convém retirar o oleo em excesso o mais rapidamente possível.
          Obrigado,
          Sim logo ao fim da tarde já retiro o óleo em excesso.

          Quais as possíveis consequências ? Algo muito grave?? Andei umas 3 horas, mas maior parte do tempo calminho.
          Editado pela última vez por miguel5655; 21 September 2015, 10:33.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por miguel5655 Ver Post
            Obrigado,
            Sim logo ao fim da tarde já retiro o óleo em excesso.

            Quais as possíveis consequências ? Algo muito grave?? Andei umas 3 horas, mas maior parte do tempo calminho.
            Em principio se não levou muito oleo a mais, e se andaste nas calmas não vai acontecer nada, não notaste o escape a mandar fumo?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
              Em principio se não levou muito oleo a mais, e se andaste nas calmas não vai acontecer nada, não notaste o escape a mandar fumo?
              Bastante óleo a mais acho que levou, pois mal tirei a vareta deitou logo fora.

              Eu não notei fumo nenhum, e quem ia atrás de mim diz que só quando mandava uma "gazada" senão não notava nada.

              Logo já vou retirar o excesso e esperar não ter estragado nada. E nunca mais me vou esquecer de como se verifica o óleo na LTZ. Sempre a aprender.

              Comentário


                #8
                Acabei de retirar o oleo em excesso e ainda tinha bastante. Nao sei precisar quanto mais mas vou medir. Agora a minha dúvida é, o oleo estava praticamente novo, tinha feito 1 deposito e meio prai. Acham que devo mudar o oleo, ou retirar só o excesso??? Pergunto porque li que pode perder as propriedades do oleo.
                Obrigado


                Sent from my iPhone using Tapatalk

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X