Boas pessoal,
Ora bem, este fim de semana fiz asneirada da grossa.
É assim, sou recente nesta área das motas. Acontece que este domingo fiz o primeiro passeio mais a sério pelo monte.
Ora eu todo confiante, fiz uma pequena revisão á mota e fui verificar o nível do óleo. Para meu espanto a vareta do nível do óleo não mostrava óleo nenhum. E eu pensei, bem isto come óleo como o caraças, mas vou acrescentar do mesmo óleo para no domingo ir ao passeio e depois vejo. Acrescentei até ficar com óleo na medida indicada na vareta e fechei, sem por o motor a trabalhar.
Acontece que no domingo foi tudo á pressa e peguei na mota e fui ao passeio, andamos umas 3 horas, mas não foi sempre a fundo. No final fui lavar a mota e tal, e deixei repousar.
Passado umas horas fui ver o nível do óleo e acontece que estava a esbordar de óleo até saiu um bocado fora.
Não notei nada de mal na mota enquanto andei, mas sei que pode danificar pelo menos os retentores e pode ficar a perder óleo, pois andou com muita pressão.
A minha dúvida principal é:
Para verificar o nível do óleo tenho de colocar o motor a trabalhar 5 minutos, desligar, deixar repousar 2/3 minutos e ver o nível? É isso? Quem tenha uma LTZ explique-me sff, para não voltar a errar.
Eu pensei que funcionava como o carro, e enchi até ficar a nível, mas com o motor completamente frio.
Quais as possíveis consequências desta minha burrice?
Espero não ter causado fugas ou empenado algo no motor.
Obrigado
Ora bem, este fim de semana fiz asneirada da grossa.
É assim, sou recente nesta área das motas. Acontece que este domingo fiz o primeiro passeio mais a sério pelo monte.
Ora eu todo confiante, fiz uma pequena revisão á mota e fui verificar o nível do óleo. Para meu espanto a vareta do nível do óleo não mostrava óleo nenhum. E eu pensei, bem isto come óleo como o caraças, mas vou acrescentar do mesmo óleo para no domingo ir ao passeio e depois vejo. Acrescentei até ficar com óleo na medida indicada na vareta e fechei, sem por o motor a trabalhar.
Acontece que no domingo foi tudo á pressa e peguei na mota e fui ao passeio, andamos umas 3 horas, mas não foi sempre a fundo. No final fui lavar a mota e tal, e deixei repousar.
Passado umas horas fui ver o nível do óleo e acontece que estava a esbordar de óleo até saiu um bocado fora.
Não notei nada de mal na mota enquanto andei, mas sei que pode danificar pelo menos os retentores e pode ficar a perder óleo, pois andou com muita pressão.
A minha dúvida principal é:
Para verificar o nível do óleo tenho de colocar o motor a trabalhar 5 minutos, desligar, deixar repousar 2/3 minutos e ver o nível? É isso? Quem tenha uma LTZ explique-me sff, para não voltar a errar.
Eu pensei que funcionava como o carro, e enchi até ficar a nível, mas com o motor completamente frio.
Quais as possíveis consequências desta minha burrice?
Espero não ter causado fugas ou empenado algo no motor.
Obrigado
Comentário