Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quanto gastam em aquecimento central nos meses mais frios?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Quanto gastam em aquecimento central nos meses mais frios?

    A minha pergunta dirige-se mais a quem tem aquecimento central a gás natural, mas outras situações também são bem vindas.

    É que estou a pensar instalar aquecimento central a gás natural num apartamento T3 cm 150m2 (ar-condicionado está fora de questão porque não quero furar paredes) que já tem pré-instalação, mas não tenho noção de em quanto ficarão os consumos reais. Vê-se por aí simuladores e os instaladores dão muitos palpites, mas eu gostava de ter uma noção vinda do mundo real.

    #2
    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
    A minha pergunta dirige-se mais a quem tem aquecimento central a gás natural, mas outras situações também são bem vindas.

    É que estou a pensar instalar aquecimento central a gás natural num apartamento T3 cm 150m2 (ar-condicionado está fora de questão porque não quero furar paredes) que já tem pré-instalação, mas não tenho noção de em quanto ficarão os consumos reais. Vê-se por aí simuladores e os instaladores dão muitos palpites, mas eu gostava de ter uma noção vinda do mundo real.
    É pena porque é uma boa alternativa e consegues arrefecer a casa com um inverter.

    Comentário


      #3
      A gás natural não posso ajudar muito, mas se for plausível uma lareira a lenha/pellets, deixo o meu contributo:

      A lareira pode servir para aquecimento do ar da sala (normalmente onde fica instalada) e sendo uma lareira com caldeira, pode muito bem fazer o aquecimento central do resto da casa, quer seja por radiadores de parede quer por chão radiante.

      Em minha casa tenho uma lareira com caldeira de água, ligada ao cilindro do painel solar e ao sistema de aquecimento central (radiadores de parede). Com a lareira acesa, aqueço tanto o ar através do sistema de aquecimento como água para banhos e afins. Pouco dos dois lados, pois apesar de não dar água quente (na temperatura desejada, cerca de 45º) para o banho de 4 pessoas, o esquentador apenas faz a compensação entre a temperatura do depósito e a desejada.

      Consumos: para uma casa com cerca de 300m2, aí uns mil kilos de lenha por inverno...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por joann Ver Post
        É pena porque é uma boa alternativa e consegues arrefecer a casa com um inverter.
        Pois, eu sei, mas não quero furar paredes, mesmo que isso me custe a prazo um pouco mais.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
          Pois, eu sei, mas não quero furar paredes, mesmo que isso me custe a prazo um pouco mais.
          Qual a caldeira que pretendes montar?
          Essa área é útil ou bruta?
          O isolamento do apartamento é bom ee tem boa exposição solar?
          Onde é oapartamento ( ser em Lisboa ou em Vila Real é muito diferente.
          Do que conheço aqui por Guimarães, para um t2 com 100m2 úteis, andava pelos 200€ por mês ( incluindo banho e refeições para 2 pessoas).
          O apartamento tem boa exposição solar, mas tem muita área de vidros sem proteção e isolamento deficiente.

          Comentário


            #6
            Eu quando usava aquecimento central ... tinha contas de 250 a 300€ ++ por mês ... uma loucura. Num T4.

            Agora só A/C ... nem metade.

            Comentário


              #7
              Eu tenho vários tipos de aquecimento, sendo que no inverno o que uso mais é o aquecimento central a gás natural. Tenho também AC e aquecimento a lenha. A lenha é de longe o aquecimento mais confortável, mas mais "trabalhoso". O AC é desconfortável e não gosto, basicamente só uso para arrefecer quando necessário.

              Por isso em tempo de frio, ligo a aquecimento central programado para ter a casa sempre quente 24/24, todos os dias (fica os meses de frio sempre ligado), e nem me preocupo mais. Chego a casa e está sempre confortável, maravilha. O custo de gás (usado para aquecimento, águas e cozinha) normalmente não passa dos 700€ anuais. Para mim, o gás natural, é de longe o sistema mais cómodo, confortável económico de manter a casa quente. Os custos de consumo poderão ser muito influenciados pela eficiência da caldeira e obviamente pela eficiência energética da casa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                Qual a caldeira que pretendes montar?
                Essa área é útil ou bruta?
                O isolamento do apartamento é bom ee tem boa exposição solar?
                Onde é oapartamento ( ser em Lisboa ou em Vila Real é muito diferente.
                Do que conheço aqui por Guimarães, para um t2 com 100m2 úteis, andava pelos 200€ por mês ( incluindo banho e refeições para 2 pessoas).
                O apartamento tem boa exposição solar, mas tem muita área de vidros sem proteção e isolamento deficiente.
                É mais ou menos isso que um vizinho meu gasta nos meses mais frios... 2 garrafas de propano 45Kg por mês (banhos, refeições e aquecimento central)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                  É mais ou menos isso que um vizinho meu gasta nos meses mais frios... 2 garrafas de propano 45Kg por mês (banhos, refeições e aquecimento central)
                  É mais ou menos a média. Por isso é que ninguem os liga

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                    Qual a caldeira que pretendes montar?
                    Essa área é útil ou bruta?
                    O isolamento do apartamento é bom ee tem boa exposição solar?
                    Onde é oapartamento ( ser em Lisboa ou em Vila Real é muito diferente.
                    Do que conheço aqui por Guimarães, para um t2 com 100m2 úteis, andava pelos 200€ por mês ( incluindo banho e refeições para 2 pessoas).
                    O apartamento tem boa exposição solar, mas tem muita área de vidros sem proteção e isolamento deficiente.
                    Pretendo montar um caldeira de boa qualidade. Não quero ir ao mais barato. A área de 150m2 é útil. É na zona de Aveiro. O isolamento é bastante razoável. Apesar de não ter nada de especial (é um apartamento de qualidade mediana) nunca foi um apartamento muito frio. O facto de ter as caixas dos estores por dentro (estores pela parte de dentro dos vidros) penso que ajuda bastante. A exposição solar é sul-norte, ou seja, nos dia de sol de inverno há um lado da casa que fica sempre muito quentinho, mas o outro não.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                      A minha pergunta dirige-se mais a quem tem aquecimento central a gás natural, mas outras situações também são bem vindas.

                      É que estou a pensar instalar aquecimento central a gás natural num apartamento T3 cm 150m2 (ar-condicionado está fora de questão porque não quero furar paredes) que já tem pré-instalação, mas não tenho noção de em quanto ficarão os consumos reais. Vê-se por aí simuladores e os instaladores dão muitos palpites, mas eu gostava de ter uma noção vinda do mundo real.

                      Olha, deixa-me dizer-te que a resposta pode ser oito ou oitenta. Se souberes, diz-me qual o coeficiente de transmissão térmica das tuas paredes exteriores e a área e tipo dos teus envidraçados e digo-te quanto é que irás à priori gastar (depois ainda há mais restrições a contabilizar, mas só com o U das paredes e os vidros já se consegue ter uma primeira estimativa)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Eu tenho vários tipos de aquecimento, sendo que no inverno o que uso mais é o aquecimento central a gás natural. Tenho também AC e aquecimento a lenha. A lenha é de longe o aquecimento mais confortável, mas mais "trabalhoso". O AC é desconfortável e não gosto, basicamente só uso para arrefecer quando necessário.

                        Por isso em tempo de frio, ligo a aquecimento central programado para ter a casa sempre quente 24/24, todos os dias (fica os meses de frio sempre ligado), e nem me preocupo mais. Chego a casa e está sempre confortável, maravilha. O custo de gás (usado para aquecimento, águas e cozinha) normalmente não passa dos 700€ anuais. Para mim, o gás natural, é de longe o sistema mais cómodo, confortável económico de manter a casa quente. Os custos de consumo poderão ser muito influenciados pela eficiência da caldeira e obviamente pela eficiência energética da casa.
                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                        Qual a caldeira que pretendes montar?
                        Essa área é útil ou bruta?
                        O isolamento do apartamento é bom ee tem boa exposição solar?
                        Onde é oapartamento ( ser em Lisboa ou em Vila Real é muito diferente.
                        Do que conheço aqui por Guimarães, para um t2 com 100m2 úteis, andava pelos 200€ por mês ( incluindo banho e refeições para 2 pessoas).
                        O apartamento tem boa exposição solar, mas tem muita área de vidros sem proteção e isolamento deficiente.
                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                        É mais ou menos a média. Por isso é que ninguem os liga


                        Realmente também ouço falar nesses consumos, mas nunca percebi se é mito se é verdade. O que acontece é não dar leituras de consumo, e depois de andar meses a pagar meia dúzia de euros, lá aparece uma factura de 200€, mas isso não significa que seja o consumo desses mês.

                        Agora se realmente têm sistemas ineficientes, os consumos disparam.

                        Comentário


                          #13
                          Se for 200 euros/mês nem acho muito exagerado. Cerca de 150 gasto eu por mêsem electricidade entre Dezembro e Fevereiro e é exclusivamente com aparelhos de aquecimento em 3 divisões e não na casa toda.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
                            Olha, deixa-me dizer-te que a resposta pode ser oito ou oitenta. Se souberes, diz-me qual o coeficiente de transmissão térmica das tuas paredes exteriores e a área e tipo dos teus envidraçados e digo-te quanto é que irás à priori gastar (depois ainda há mais restrições a contabilizar, mas só com o U das paredes e os vidros já se consegue ter uma primeira estimativa)
                            É pá, não faço ideia! Onde é que se vê isso? Quanto à área dos envidraçados posso medi-la agora o coeficiente de transmissão térmica das paredes... não percebo nada disso!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                              É pá, não faço ideia! Onde é que se vê isso? Quanto à área dos envidraçados posso medi-la agora o coeficiente de transmissão térmica das paredes... não percebo nada disso!
                              Se tiveres um certificado energético, essa info consta lá.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                Eu quando usava aquecimento central ... tinha contas de 250 a 300€ ++ por mês ... uma loucura. Num T4.

                                Agora só A/C ... nem metade.
                                Chiça, vivi num T2+1 com aquecimento central e as contas mensais nos meses de inverno andavam perto dos 60 Euros.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                  Chiça, vivi num T2+1 com aquecimento central e as contas mensais nos meses de inverno andavam perto dos 60 Euros.
                                  Como eu, é que começava a pensar mesmo que o normal era contas altas e que eu era uma excepção. Pelo menos já somos dois.

                                  De certeza que o pessoal que fala nos 200 ou 300 euros, deve estar a referir-se a facturas de acerto, fica traumatizado e já nem vê mais nada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Gasto 0€ num T2 com 95m2. No Inverno, mesmo em dias mais rigorosos, dificilmente desce abaixo dos 20º

                                    Ligo 2 vezes por ano só para por o sistema a funcionar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tenho um recuperador de calor a lenha na sala, que distribui o ar pela casa toda, mas tenho tb pré-instalação de ar condicionado e estou a pensar colocar o AC...

                                      Comentário


                                        #20
                                        ... caldeira a gás, em meses de Inverno são pelo menos 200€ e se não tiver cuidado são 300€/mês. O ideal é usar termostato e/ou programar o horário.
                                        Se não vamos estar em casa, é deixar desligado. Não aquecer zonas que não interessam. Manter as portas fechadas...

                                        Se poderes escolher, vai para ar condicionado, com a vantagem de ser muito mais eficiente e poder arrefecer no verão!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não tenho duvidas que o aquecimento central é melhor que outro qualquer tipo de aquecimento. Mais homogeneo e mais saudavel.
                                          Diria que para aí 300eur para dois meses.
                                          Mas tenho a casa toda a 22º durante esses dois meses.

                                          Acho que o factor fundamental para se manter a casa quente é o seu isolamento.
                                          Editado pela última vez por Taveirada; 24 September 2015, 13:27.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu tenho sistema aquecimento central com radiadores, mas vez de ter os radiadores ligados ao esquentador / caldeira a gás, tenho-os ligados a um recuperador de calor a pellets.

                                            Para aquecer uma moradia T4 bem grande, gasto em todo o inverno 320 euros (entre Novembro e Fevereiro, o que se traduz numa média de 80€/mês). Mas atenção, tenho o sistema a funcionar 10 horas/dia todos os dias e a casa sempre a 21 ºC a toda a hora, mesmo com temperaturas negativas na rua.
                                            Editado pela última vez por MVA; 24 September 2015, 13:31.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Gasto cerca de 7 m3 por dia nos meses frios.
                                              Apartamento T4 com 160m2 de area no centro de Braga, orientação solar Norte Sul, temperatura programada constante de 21 graus de dia e 20 de noite. Resumindo, é uma pipa de massa

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sem duvida que no inverno preferia ligar o aquecimento central em vez do Ac ... mas os custos são completamente dispares para justificarem esse conforto extra.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                  Sem duvida que no inverno preferia ligar o aquecimento central em vez do Ac ... mas os custos são completamente dispares para justificarem esse conforto extra.
                                                  Se a fonte de calor do aquecimento central for gás é claro que é caro.
                                                  Se em vez de gás, a fonte de calor do aquecimento central for pellets ou lenha é uns 70% mais barato

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                    Se a fonte de calor do aquecimento central for gás é claro que é caro.
                                                    Se em vez de gás, a fonte de calor do aquecimento central for pellets ou lenha é uns 70% mais barato
                                                    Acredito ... mas nao tenho condições para ter isso. Teria de adaptar (lenha fora de questão) ... mas ja investi no AC que é sem duvida o mais eficiente. Com a vantagem da fazer frio no verão que para mim é muito importante.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Cerca de 700 litros de gasoleo de aquecimento.



                                                      Este ano ficou a menos de 1 euro o litro. Em anos anteriores a fatura foi mais pesada

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
                                                        Cerca de 700 litros de gasoleo de aquecimento.



                                                        Este ano ficou a menos de 1 euro o litro. Em anos anteriores a fatura foi mais pesada
                                                        Sabes que podes comprar uma caldeira a pelletes e amortizar em dois anos por esse valor.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Como eu, é que começava a pensar mesmo que o normal era contas altas e que eu era uma excepção. Pelo menos já somos dois.

                                                          De certeza que o pessoal que fala nos 200 ou 300 euros, deve estar a referir-se a facturas de acerto, fica traumatizado e já nem vê mais nada.
                                                          Existem tantas variáveis que fazer comparações se torna impossível.
                                                          Conheço pessoas que têm a casa sempre a 25 graus!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                            Sabes que podes comprar uma caldeira a pelletes e amortizar em dois anos por esse valor.
                                                            As pelletes ficam mais em conta mas pelas contas que eu fiz ainda não compensava avançar ja para a troca da caldeira.

                                                            Para o mesmo rendimento dos 700 litros de G.A. precisaria de 1400 kg de pellets, que ficam a cerca de 350 euros.

                                                            A troca da caldeira nunca ficaria por menos de 1500 euros.



                                                            Agora se o preço do litro de gasoleo de aquecimento voltar aos 1,3/1,4 eur então justificasse a troca.

                                                            Daqui a um ano volto a avaliar esta situação....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X