Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lidar com perca de ente querido

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lidar com perca de ente querido

    Infelizmente,na semana passada morreu a minha mãe (era avó,mas tratava por mãe porque cuidou de mim desde os 3 meses,pois a minha mãe verdadeira abandonou-me).
    Foi algo repentino e da qual não esperava,tipo,ela tinha 67 anos,sofria de alguns problemas,nomeadamente coluna,coração (tinha sopro cardiaco),tiroide e ossos,além de que era fortesinha À coisa de 2 semanas,começou-lhe a doer a perna (finais de Agosto/inicio de Setembro). Foi duas vezes ao médico,a última das quais a 12 de Setembro e este receitou-lhe um analgésico. A última vez que a vi,ela estava meia inchada,nos olhos. No dia em que morreu,de manha tinha falado com a minha namorada e esta notou que o respirar parecia estranho e a fala dela também. Antes de morrer,ela e o meu pai (avó,mas que trato por pai),tinham falado um bocado,depois ela levantou-se para ir fazer a cama e ele foi também. Aí,ela pediu-lhe para ele compor as canadianas e mal estava a fazer tal,ela caiu no chão. O meu pai foi pedir ajuda a uma vizinha para ver se conseguiam conseguiam levanta-la mas foi em vão. Foram em chamados os bombeiros e depois o INEM mas nada havia a fazer.
    Depois,os senhores da funérária viram que estava a deitar a sangue e disseram que tinha sido arrebentamento da aorta.
    O que pergunto é,teria salvação possível ou algo poderia ter sido feito para evitar tal?
    E depois,como lidar como esta isto tudo,com as recordações,memória,saudades,como ultrapassar esta fase.

    #2
    Os meus pesames, tenta abstrair-te do pensamento o maximo que possas.

    E apoia o teu pai leva-o a sair o maximo que possa.

    Comentário


      #3
      Os meus sinceros pêsames.

      Quando dizes rebentamento da aorta calculo que seja um aneurisma e pode ser tratado quando diagnosticado a tempo. Costuma ser detectado em exames de rotina visto não ter grandes índices de sintomas. Mas depois da ruptura não havia nada a fazer.
      Por muito que custe tens que seguir em frente e não pensar nisso e no que poderia suceder se... Só te faz pensar ainda mais no assunto e ficar pior.

      Comentário


        #4
        os meus pesames, nesta fase deves tentar destrair-te, focar-te noutra coisa para descançar a cabeça, essas coisas vão levar o seu tempo tens de te manter controlado e levar as coisas de modo leviano, e o teu pai a mesma coisa acompanha-lo e ires com ele arejar a cabeça, saindo de casa e ir passear um pouco para se distrairem...

        perder um familiar e de quem se gosta muito, é complicado de um momento para o outro meter na cabeça psicológicamente que já não o vão ver como até ao dia em que faleceu, teem de levar um dia de cada vez, se houver necessidade peçam ajuda, se sentirem a descarrilar, é sempre bom desabafar para aleviar...

        Comentário


          #5
          Os meus sentimentos. Era nova. 😢 Para já, tens de fazer o luto, e naturalmente a dor dá lugar a mágoa, que dá lugar a saudade, que dá lugar as boas recordações.
          Acredita numa coisa, de quem já passou pelas duas situações. Antes assim, que ver a pessoa a morrer e a definhar aos poucos.

          Vai apanhar ar, apoia-te na tua namorada. Dá apoio e apoia-te no teu pai.

          Comentário


            #6
            Os meus pêsames.

            Acho que já foi tudo dito. Não fiques a remoer o passado que isso só ajuda a piorar.
            Agora vem a fase do luto, e os primeiros dias sem ela. Aqui é crítico o apoio ao teu pai (e teres tu também apoio), ultrapassarem esta fase e seguirem com a vida

            Comentário


              #7
              Desde já os meus mais sinceros sentimentos. Fui criado pelos meus avós desde os 17 meses de idade, e ja passei por isso, primeiro com o meu avô, um pouco parecido, em que o reanimei 2 vezes, sozinho, ate chegar o INEM. Viveu, ou melhor, sobreviveu 17 dias e faleceu. A minha avó viveu mais 11 anos, partiu o col do femur, e os analgesicos associados a medicamentos para alzheimer fizeram o resto ao fim de 1 semana.

              Compreendo perfeitamente o que estás a passar, tal como disseram, apoia-te em quem está proximo, chora quando der vontade, pois alivia bastante. O resto vem com o tempo, e ficam as recordações que te farão esboçar um sorriso sempre que te lembrares da tua mãe.

              Um grande abraco, e força, pois não é fácil.

              Comentário


                #8
                Depois de já ter acompanhado a morte de vários familiares próximos, fiquei mais pragmático com o assunto. É um ciclo da vida que se fecha e outro que se inicia. O importante é não ficar pendurado entre os dois ciclos. Há que chorar, meter paredes abaixo para libertar stress, e seguir em frente. Força.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Depois de já ter acompanhado a morte de vários familiares próximos, fiquei mais pragmático com o assunto. É um ciclo da vida que se fecha e outro que se inicia. O importante é não ficar pendurado entre os dois ciclos. Há que chorar, meter paredes abaixo para libertar stress, e seguir em frente. Força.
                  Isto tudo, sem tirar nem pôr, independentemente do choro mais "físico ou psicológico".

                  É importante lavar a alma.

                  Tudo de bom para ti!

                  Comentário


                    #10
                    Em primeiro lugar, lamento imenso a tua perda. Pelo que descrever é mais típico de uma embolia. A questão do sangramento pode ter sido da queda. Normalmente a ruptura da aorta provoca hemorragia mas interna. Só vendo mesmo e com a autópsia que nestes casos não é feita. Mas pela descrição parece uma embolia/trombose. O facto de estar inchada tem a ver com a incapacidade do coração bombear o sangue o que sugere insuficiência cardíaca. Se seria reversível? Se fossem detectados os sintomas precocemente, era reversível em principio.

                    Quanto ao luto, é muito recente. O luto é um processo com várias fases e a aceitação demora a acontecer. É normal tudo o que possas sentir desde que não fiques preso a ele, tem de haver evolução para que o luto seja feito. Tens de passar pela negação, negociação, raiva e finalmente a aceitação e isso demora tempo. Esse tempo varia muito de pessoa para pessoa

                    Enviado do meu XT1068 através de Tapatalk

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X