Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estagnação tecnológica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estagnação tecnológica

    Hoje dei por mim a pensar sobre este assunto.

    É impressão minha ou temos vindo a assistir a uma estagnação tecnológica nos últimos tempos?

    É certo que as coisas têm evoluído, mas quem viveu nos anos 80/90, sabe que não é a mesma coisa.

    Felizmente cresci nessas décadas e assisti ao "boom" de muita coisa. Ao aparecimento do computador pessoal, do telemóvel, da Internet, dos canais de TV por cabo/satélite (e até mesmo o aparecimento da rádio e TV mas isso já não é do meu tempo), das máquinas fotográficas digitais e por aí fora. Eram tecnologias que não haviam e passaram a existir (ou pelo menos acessíveis ao público em geral). Coisas totalmente novas que vieram revolucionar e de que forma o modo de viver.

    Nos últimos tempos (10/20 anos), não me lembro de nada novo que efectivamente tenha sido uma grande novidade. Pega-se num telemóvel, faz-se uma actualização do OS, acrescentam-se meia dúzia de Mhz, mais meia dúzia de Pixels no LCD e boom.. Novidade! Nos PC´s a mesma coisa, lá sai uma VGA que faz mais 1fps e novidade! Nos serviços de TV idem aspas aspas, acrescentam-se uns serviços todos bonitos mas que passado um tempo já ninguém usa e um canal ou outro novo.. Na Internet aumenta-se cada vez mais a largura de banda, que na prática já está a ir para velocidades estupidamente desnecessárias para a maior parte das pessoas. Nas máquinas fotográficas acrescentam-se pixeis e mais pixeis...

    Será que já chegámos a um ponto onde já "está tudo inventado" e a única hipótese é ir melhorando o já existente? Confesso que tenho saudades da altura onde realmente aparecia algo no mercado revolucionário.

    #2
    Eu também tenho saudades de dar aquelas voltas nos marroquinos, e ver as novidades que eles traziam dos outros países!
    Agora já nada é novo!
    E até tenho receio de estarmos a caminhar para uma situação como filme do Wall-e.
    Em que não nos levanta-mos para nada, e o planeta vai ficando cada vez mais podre.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
      Eu também tenho saudades de dar aquelas voltas nos marroquinos, e ver as novidades que eles traziam dos outros países!
      Agora já nada é novo!
      Verdade. Quando o aparecimento das ditas lojas "indianas" físicas e dos "chineses" nas feiras, era uma perdição para mim. Virava as lojas/bancadas de uma ponta à outra com os olhos. Por falar nisso, lembrei-me agora de outra novidade dessa altura... Daqueles aparelhozitos electrónicos portáteis onde cada um tinha um jogo e uma forma distinta (mesmo antes dos "brick games")

      Comentário


        #4
        Um fedor a nostalgia neste tópico que não se aguenta...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por augustus Ver Post
          Um fedor a nostalgia neste tópico que não se aguenta...
          Da minha parte confesso que sim, mas não implica que deixe de ser verdade o que disse

          Comentário


            #6
            Estás a brincar certo? Hoje em dia tens uma definição em termos de filmes que era impensável há uns anos atrás. Tens televisões 3D em casa e já ninguém acha isso estranho, tens o Oculos Rift que é basicamente realidade virtual e uma ***** de um tablet é melhor que qualquer PC anterior a 2006 ou assim.

            Ah, já agora:

            Será que já chegámos a um ponto onde já "está tudo inventado" e a única hipótese é ir melhorando o já existente? Confesso que tenho saudades da altura onde realmente aparecia algo no mercado revolucionário.
            Disseram exatamente a mesma coisa há cerca de 116 anos atrás. Estava tudo inventado, já nem valia a pena fazer nada. Depois veio o avião. E foi-se à lua. E agora, já se mandam sondas a Marte, a Vénus, e tu vens a dizer que a tecnologia está estagnada? Sem falar dos avanços tecnológicos a nível de medicina e da ciência em geral, que nunca devem ter sido tão significantes e rápidos como agora. E a tecnologia militar? Tens os Drones e os aviões mais avançados que alguma vez se produziu. Até o Youtube é uma coisa absolutamente espetacular, algo que simplesmente não existia antes de o mesmo aparecer.

            A nostalgia está-te a toldar a visão.

            Comentário


              #7
              Carros que se conduzem sozinhos e carros 100% eléctricos com grande distribuição... Se isto não é revolução não sei o que será...
              Editado pela última vez por Rasec; 28 September 2015, 14:34.

              Comentário


                #8
                Tecnologia não é só hardware. A evolução ao nível do software e dos serviços que se tem operado nos últimos anos é tão ou mais admirável do que a evolução operada no hardware na década de 90 do séc. passado.

                Comentário


                  #9
                  E o próprio hardware tem avançado consideravelmente, basta comparar o tamanho dos componentes dos telemóveis, assim como as suas aplicações e forma como funcionam.

                  Comentário


                    #10
                    Eu estou relativamente de acordo na estagnação no que se refere aos sistemas informáticos.

                    Nos últimos anos só temos assistido ao aumento de cores dos CPUs e pouco mais. Nada que se compare, por exemplo, à evolução do CPU 80286 para o 80386, aí sim, uma verdadeira revolução.

                    A parte mais crítica nos sistema informáticos - os discos - quase não evoluíram a não ser no tamanho lógico. Assistimos agora aos SSD, mas mesmo esses ainda têm muito que evoluir para serem uma verdadeira revolução.

                    O resto da evolução de que falam não é mais do que, na minha opinião, a consolidação do que já existe, porque trazem pouco de novo leia-se "revolucionário".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                      Estás a brincar certo? Hoje em dia tens uma definição em termos de filmes que era impensável há uns anos atrás. Tens televisões 3D em casa e já ninguém acha isso estranho, tens o Oculos Rift que é basicamente realidade virtual e uma ***** de um tablet é melhor que qualquer PC anterior a 2006 ou assim.

                      Ah, já agora:



                      Disseram exatamente a mesma coisa há cerca de 116 anos atrás. Estava tudo inventado, já nem valia a pena fazer nada. Depois veio o avião. E foi-se à lua. E agora, já se mandam sondas a Marte, a Vénus, e tu vens a dizer que a tecnologia está estagnada? Sem falar dos avanços tecnológicos a nível de medicina e da ciência em geral, que nunca devem ter sido tão significantes e rápidos como agora. E a tecnologia militar? Tens os Drones e os aviões mais avançados que alguma vez se produziu. Até o Youtube é uma coisa absolutamente espetacular, algo que simplesmente não existia antes de o mesmo aparecer.

                      A nostalgia está-te a toldar a visão.
                      Não estou a brincar não e continuo a dizer aquilo que disse no primeiro post.

                      Melhoria de coisas já existentes têm havido muitas, mas produtos realmente "novos" não tem havido quase nada. Ou queres comparar as televisões 3D e os óculos XPTO com o aparecimento da Internet, dos computadores pessoais e afins? Isso são coisas muito engraçadas mas que num instante perdem a piada/interesse e que não trazem grande utilidade. O que referi, foram realmente grandes inovações que ainda se usam hoje em dia com os devidos aperfeiçoamentos e melhorias.

                      O Youtube para ti foi uma grande revolução? Para mim, grande revolução foi a Internet. O Youtube foi apenas um dos serviços de video que vingou. Passados muitos mas muitos anos da Internet ter aparecido. Sem Internet nada disso era possível.

                      Eu sou o primeiro a admitir que têm havido avanços tecnológicos significativos, mas produtos criados de raiz não há comparação possível.

                      Comentário


                        #12
                        A evolução científica em geral e na medicina em particular tem sido enorme, como se pode dizer haver estagnação?

                        E o ZAP ZAP ?????

                        Comentário


                          #13
                          As coisas que tu utilizas hoje em dia não têm nada a ver com o que se utilizava no passado. Um portátil do ano 2015 tem tanto em comum com um portatíl de 1995 como uma bota tem a ver com um cavalo. Ambos andam, mas são muito diferentes.

                          O Youtube é revolução, quer tu queiras ou não. É absolutamente impressionante e não se trata de mais um serviço, seria o mesmo que retirar o mérito a carros de Fórmula 1 porque antes existiu o Ford modelo T.

                          Ah, e segundo a tua lógica, a Internet não é nada de especial, porque sem a ARPANET ela não era possível. Ah, mas a ARPANET não é nada de especial, porque sem se escrever código, não servia de nada. Ah, mas o Código não serve de nada, porque sem a escrita não serve de nada. Ah, mas a Escrita não serve de nada, porque sem a fala não serve de nada. Ah, mas a linguagem não serve de nada, porque sem o fogo não tinha existido, e por aí em diante.

                          Podes não acreditar, mas a tecnologia não estagnou. Uma coisa tão simples como o Photoshop teve impactos enormes na nossa sociedade. O twitter, apenas um serviço de internet segundo a tua lógica, foi responsável por rebeliões. Produtos criados de raiz basicamente não tens há cerca de 2000 anos, porque todas as invenções têm que se sustentar nos ombros de gigantes. Falas dos Óculos XPTO, mas daqui a uns 10 anos vais achar completamente incrível que não se usa-se um par em todas as casas.

                          Comentário


                            #14
                            Tu continuas a dar exemplos que não eram possíveis sem a Internet e sem um computador pessoal. Estás-te a contrariar um pouco. Esses Twitter, Youtube, Óculos, etc que referes foram serviços e produtos que surgiram após o "boom" da Internet, dos computadores pessoais, etc.

                            Continuo a dizer que concordo com os avanços que têm existido e claro que são muito mais avançados, mas a nível de magnitude, é impensável compara-los com essa altura.

                            É como os carros. Hoje em dia um carro não tem nada a ver com um carro de há cento e tal anos atrás, como e lógico. Mas o que foi mais revolucionário? O aparecimento do automóvel na altura ou as tecnologias que se foram aplicando gradualmente ao longo do tempo? Tudo tem o seu mérito e é bom que as coisas melhorem, mas sem a base criada, chapéu...

                            Comentário


                              #15
                              E digamos que a nossa capacidade de ficar surpreendido também diminui conforme vamos envelhecendo...

                              Comentário


                                #16
                                como dizia o genial feynman, só se descobre a américa uma vez.
                                tirando daqui:

                                http://dererummundi.blogspot.pt/2008...-da-criao.html



                                há realmente um certo abrandamento no ritmo de novas descobertas.
                                há areas cientificas aonde isso é mais evidente, outras em que é menos.

                                Comentário


                                  #17
                                  E tu continuas a dar exemplos de coisas que sem o passado também não eram possíveis. Sim o carro é muito engraçado, mas o que achas que foi mais importante, ele ou a roda (dica: foi a roda). A própria Internet, sem a ARPANET, não era possível. Isso torna a Internet ou o carro menos impressionante? Não, não torna. Mas se queres diminuir a importância da tecnologia de hoje, dizendo que não é nada e que está estagnada porque não é "nova", então peço desculpa, mas todas as tecnologias dos anos 80/90 tem antecessores em que poderias criar exatamente o mesmo argumento.

                                  Por exemplo a Internet. Bem, sem o Rádio, chapéu na Internet. O que achas que foi mais revolucionário, a Internet ou o Rádio? Por essa lógica podes ir até aos tempos do Império Romano e tirar mérito a invenções porque existem graças a outras coisas. Até a porcaria do comboio podes tirar o mérito, porque sem as estradas romanas não o tinhas.

                                  Tu disseste que a tecnologia estagnou e "não se inventou nada de espetacular", mas estás demonstradamente errado. A tecnologia continua a avançar a um ritmo absolutamente impressionante e cada vez mais rápido, o problema é que há coisas que não consideras invenções porque ou não as utilizas ou achas que não são tão importantes como a invenção mãe.

                                  Voltando ao Youtube, tu achas que a internet tinha tanta pinta como tem hoje em dia sem serviços como o Youtube? É óbvio que não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Também já pensei nisso, a última grande invenção que mudou as nossas vidas foi a Internet e a massificação da mesma em finais da década de 90 e inícios do séc XXI, desde aí parece que ainda não surgiu algo que revolucionasse o nosso dia-a-dia. Talvez os automóveis 100% autónomos sejam ​the next big thing.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                      como dizia o genial feynman, só se descobre a américa uma vez.
                                      tirando daqui:

                                      http://dererummundi.blogspot.pt/2008...-da-criao.html



                                      há realmente um certo abrandamento no ritmo de novas descobertas.
                                      há areas cientificas aonde isso é mais evidente, outras em que é menos.
                                      Isso parece-me mais relacionado com ideias científicas e artísticas, que não é bem o que se está a discutir aqui. Estamos mais a discutir invenções do que propriamente a ideia científica por de trás dessa invenção.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há 10 anos nao havia iPhone, a internet era só em casa, o Facebook tinha acabado de ser inventado e era só uma coisa para universidades, nao havia Netflix (como o conhecemos hoje).

                                        O poder de andar com a internet no bolso é para mim uma coisa altamente inovadora e aconteceu há menos de 10 anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                          Também já pensei nisso, a última grande invenção que mudou as nossas vidas foi a Internet e a massificação da mesma em finais da década de 90 e inícios do séc XXI, desde aí parece que ainda não surgiu algo que revolucionasse o nosso dia-a-dia. Talvez os automóveis 100% autónomos sejam ​the next big thing.

                                          O telemóvel é absolutamente revolucionário, assim como a sua massificação no final dos anos 90, princípio dos anos 2000, com o velhinho 3310 e semelhantes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Há 10 anos nao havia iPhone, a internet era só em casa, o Facebook tinha acabado de ser inventado e era só uma coisa para universidades, nao havia Netflix (como o conhecemos hoje).

                                            O poder de andar com a internet no bolso é para mim uma coisa altamente inovadora e aconteceu há menos de 10 anos.
                                            Há 10 anos já havia Hi5 e MySpace O Facebook o que conseguiu foi um melhor marketing de forma a chegar a mais pessoas de todas as faixas etárias.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                              O telemóvel é absolutamente revolucionário, assim como a sua massificação no final dos anos 90, princípio dos anos 2000, com o velhinho 3310 e semelhantes.
                                              Sim, aconteceu um pouco antes da massificação da internet, mas desde aí não me lembro de algo que tenha mudado as nossas vidas ao nível dessas invenções, ou melhor, da massificação dessas invenções. Não acho que o facebook ou o youtube sejam mais importantes do que a Internet em si.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A internet sem esses serviços não é nada de especial, aliás, a internet sem esses serviços é simplesmente igual à ARPANET, serve apenas para transmissão de dados (o que é importante). A Internet de hoje em dia é conhecida pelo seu valor de entretenimento, não se pode ou deve dissociar os seus serviços da mesma.

                                                Ah, lembrei-me de outra grande invenção, as impressoras 3D. Essas vão ser fabulosas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem, houve uma altura, prai entre 2000-2007 em que as coisas começaram a desacelerar. Mas ultimamente, e principalmente devido a "portabilização" das coisas, a tecnologia acelerou novamente. Hoje, temos acesso a net no pc, no tablet, no telemovel, no relógio, comandas a tv com o telemovel, assistes TV com o telemovel, temos acesso imediato a quase tudo o que acontece no mundo... Lembro-me quando um avião em 1996 se despenhou e uns veraneantes filmaram em direto. uns dias depois ganharam umas boas massas pela venda da filmagem. Em 2001, apenas uns dias depois apareceu uma única filmagem do primeiro avião a embater nas torres gémeas, Nos dias de hoje praticamente todos nós estamos munidos de uma camara de filmar, com capacidade para em segundos ficar disponível no mundo inteiro. Todos nós, com um simples gesto, temos acesso a todos os nossos documentos, aonde quer que estejamos. Casa, trabalho, telemovel, é a escolha. As pens deixaram de ser essenciais. Eu tiro uma fotografia, chego a casa, e já a consigo ver na TV sem nenhum artifício intermédio. No meu telemovel tenho a minha agenda e da minha mulher e consigo imediatamente programar as coisas sem ter de andar a fazer telefonemas.
                                                  Já havia tudo isto antes? Já, claro, mas a internet também já existia antes de 1994. A democratização tecnologia é que deu acesso a tudo isto ao comum dos mortais.

                                                  Lembrei-me de mais coisas: as câmaras digitais. Em pouco tempo, passaram de uma curiosidade (1998-1999), até substituírem quase completamente as câmaras de película (meados da primeira década do século), e mesmo essas para o comum dos mortais começam a ser substituídas pelos smartphones. Falando pessoalmente, cada vez tiro mais fotos com o smartphone e menos com a câmara digital.

                                                  Pessoalmente, pelo menos a nível de massas, considero o smartphone a revolução desta década. Um pouco ao nível dos pc's nas décadas anteriores.
                                                  Editado pela última vez por darkwings; 28 September 2015, 15:31.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                                    O telemóvel é absolutamente revolucionário, assim como a sua massificação no final dos anos 90, princípio dos anos 2000, com o velhinho 3310 e semelhantes.
                                                    Sim, e depois praticamente estagnou até ao aparecimento dos primeiros smartphones a sério.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Outra coisa que me lembrei, em 2005 ainda se enviavam SMS, agora já é muito raro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                                        A internet sem esses serviços não é nada de especial, aliás, a internet sem esses serviços é simplesmente igual à ARPANET, serve apenas para transmissão de dados (o que é importante). A Internet de hoje em dia é conhecida pelo seu valor de entretenimento, não se pode ou deve dissociar os seus serviços da mesma.

                                                        Ah, lembrei-me de outra grande invenção, as impressoras 3D. Essas vão ser fabulosas.
                                                        E sem Internet esses serviços também não existiam. A Internet é a base de tudo. Antes do youtube, também via vídeos, mas demorava era mais tempo.

                                                        Em termos de sites, para mim a Wikipédia ou os fóruns é algo bem mais revolucionário do que youtubes e facebooks.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Aí concordo, a wikipedia é por acaso daquelas coisas que são absolutamente brilhantes e que é realmente uma invenção de valor. Depois tens também a portabilização das coisas, como dito anteriormente, que é muito importante. Nos anos 90 tinha-se um relógio, uma agenda, uma câmara fotográfica e uma câmara de filmar. Hoje, até um samsung de 30€ tem essa porcaria toda.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            Outra coisa que me lembrei, em 2005 ainda se enviavam SMS, agora já é muito raro.
                                                            é, muito raro, tanto que o ano passado li por aí as conclusões de um estudo que indicava que os adolescente enviavam uma média de 50 sms por dia.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X