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    [Economia] PPP Metro e Carris

    Saiu no Diário de República II Série, publicado no dia 23/09/2015 a autorização para pagamentos no valor total de 462 milhões de euros em PPPs à multinacional Avanza pela subconcessão da exploração do Metro por 8 anos.

    Este valor é apenas pela subconcessão do Metro, mas com a Carris, ascende a 1075 milhões de euros.
    A multinacional vai usar gratuitamente a frota de comboios, cuja manutenção e respectivos custos continuam no sector público.
    A multinacional ainda passa a receber as receitas de publicidade (mais de 15 milhões por ano) e todas as receitas de aluguer de instalações e frota.
    Os eléctricos, ascensores e elevadores passam a estar dedicados exclusivamente ao turismo.

    Mais informação detalhada da PPP do Metro em:
    https://dre.pt/application/file/70344945

    #2
    Ainda não vi melhorias no serviço, a não ser a parte das greves aparentemente terem finalmente acabado.

    Mas com tanto milhão, espero que haja melhorias em breve.

    Comentário


      #3
      Resumindo, o Estado vai desembolsar 134.375.000,00€ / ano com a CARRIS+ML.

      Quanto foi, para o Estado, o prejuízo médio anual da CARRIS+ML dos ultimos anos? Se for superior a esse valor, então o Estado fez muito bem em realizar a PPP.

      (só pelo fim das greves já compensou)

      Comentário


        #4
        Desde que acabem as greves, não me importo muito com o custo.

        Comentário


          #5
          Podiam aproveitar e por mais carruagens nas linhas da baixa é que as 16h ter apenas 3 carruagens.

          Comentário


            #6
            e os pobres dos trabalhadores agora têm de trabalhar todos os dias???

            já não há mais plenários de 2 em 2 dias? Nem a bela da greve semanal??

            porcos capitalistas que perseguem quem trabalha....

            qualquer dia nem uma baixa fraudulenta os deixam tirar... aonde é que este mundo vai parar...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
              Resumindo, o Estado vai desembolsar 134.375.000,00€ / ano com a CARRIS+ML.

              Quanto foi, para o Estado, o prejuízo médio anual da CARRIS+ML dos ultimos anos? Se for superior a esse valor, então o Estado fez muito bem em realizar a PPP.

              (só pelo fim das greves já compensou)
              Só viste a parte que vai custar pagar à Avanza porque todos os outros custos continuam no Estado.

              "A multinacional vai usar gratuitamente a frota de comboios, cuja manutenção e respectivos custos continuam no sector público."
              Logo, a despesa vai aumentar.

              Comentário


                #8
                Portanto o contribuinte continua a pagar as despesas e os lucros vão pra Avanza... A sério que há pessoal aqui que acha isto um bom negócio? Até a manutenção é a cargo do estado... Que raio de contas fazem?
                Greves... Para já não tem havido, mas o que impede de haver?

                Esperam melhorias no serviço? Como? Parte dos autocarros que estão parados nas estações estão lá porque não há motoristas para os conduzir, o que vai havendo é pessoal que prolonga o serviço e faz uns extras...

                Os eléctricos, ascensores e elevadores vão ficar só pra turismo (portanto o passezinho deixa de ser válido).... Melhorias? Sim prós turistas vão haver, pro utente vai ser pra piorar....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                  Portanto o contribuinte continua a pagar as despesas e os lucros vão pra Avanza... A sério que há pessoal aqui que acha isto um bom negócio? Até a manutenção é a cargo do estado... Que raio de contas fazem?
                  Greves... Para já não tem havido, mas o que impede de haver?

                  Esperam melhorias no serviço? Como? Parte dos autocarros que estão parados nas estações estão lá porque não há motoristas para os conduzir, o que vai havendo é pessoal que prolonga o serviço e faz uns extras...

                  Os eléctricos, ascensores e elevadores vão ficar só pra turismo (portanto o passezinho deixa de ser válido).... Melhorias? Sim prós turistas vão haver, pro utente vai ser pra piorar....
                  Tens aqui as continhas. Poupança de 25 milhões por ano e fim das greves. Parece-me bem.

                  Concessão da Carris e Metro alivia défice em 25 milhões de euros por ano

                  A concessão das empresas de transportes públicos Carris e Metro vai beneficiar o défice orçamental em apenas 25 milhões de euros por ano durante o período de concessão, que ronda os oito anos.

                  "A poupança média estimada é superior a 25 milhões de euros por ano", disse ao Diário Económico fonte oficial do Ministério das Finanças. Este é o impacto que o negócio terá no défice, apesar de os espanhóis da Avanza pagarem ao Estado 1.713 milhões de euros. É que o Estado também tem de entregar à Avanza 1.075 milhões de euros pelo facto de uma empresa privada ficar com a gestão de um serviço público. O contrato de concessão da Carris é válido por oito anos e o do Metropolitano de Lisboa tem a duração de oito anos e meio. Ou seja, no conjunto dos oito anos, o défice sai beneficiado em cerca de 200 milhões de euros.

                  Além das informações que foram dadas pelo Governo há uma semana, quando anunciou que os espanhóis da Avanza ficariam com a concessão, o ministério de Maria Luís Albuquerque não acrescenta mais dados e explicações sobre o impacto nas contas públicas. Nomeadamente se a estimativa de poupança de 25 milhões de euros já está incluída nas metas do défice inscritas no Programa de Estabilidade. Tudo indica que não estará. Na análise ao Programa de Estabilidade, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental não identificou a concessão da Carris e do Metro como uma das previstas para este ano. Os técnicos do Parlamento encontraram apenas referência às concessões da Companhia das Lezírias e Alter, da Silopor, dos Portos de Pedrouços e Bom Sucesso e da Concessão da A23. No conjunto, estas concessões deverão beneficiar o défice deste ano em 176 milhões de euros. Segundo os técnicos do Parlamento, o modelo de concessão escolhido para o Oceanário de Lisboa faz com que este negócio não tenha impacto no défice.

                  Apesar das concessões ajudarem o défice, elas são registadas como medidas extraordinárias. E, por isso, não têm impacto no saldo estrutural, o indicador usado para medir o esforço efectivo de consolidação orçamental.

                  Antes de avançar com a concessão das duas empresas de transportes públicos, o Estado reestruturou-as financeiramente. No ano passado, a Carris (que não faz parte do perímetro das contas públicas) recorreu ao Estado por não ter capacidade de renovar a sua dívida junto do mercado. O Estado garantiu assim o pagamento de uma dívida no valor de 297 milhões de euros. A meio do ano, a dívida garantida a esta empresa era de 318,8 milhões de euros. No caso do Metropolitano de Lisboa, a empresa já faz parte do perímetro das contas públicas e, por isso, os seus resultados já são reflectivos no défice. Em 2013, a empresa somava cinco anos de prejuízos. A 30 de Junho de 2014, o Estado já tinha garantido dívida no valor de 2770,46 milhões de euros.

                  http://economico.sapo.pt/noticias/concessao-da-carris-e-metro-alivia-defice-em-25-milhoes-de-euros-por-ano_222026.html

                  Comentário


                    #10
                    Cuidado com os arautos oficiais do PCP. O desespero é grande. Já sentem o BE a morder nas calcanhares!

                    Comentário


                      #11
                      Mesmo sendo nós a pagar, desde que o serviço funcione correctamente (não foi o caso até há bem pouco tempo), não me importo de pagar.

                      O que impede de fazer? Os despedimentos, que estando a cargo privado, sabes perfeitamente que acontece se necessário.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                        Mesmo sendo nós a pagar, desde que o serviço funcione correctamente (não foi o caso até há bem pouco tempo), não me importo de pagar.

                        O que impede de fazer? Os despedimentos, que estando a cargo privado, sabes perfeitamente que acontece se necessário.
                        Serão sempre transportes deficitários. Logo quem explora terá de ter subvenção do estado. É preciso é reduzir prejuízos e acabar com as greves mensais.

                        Comentário


                          #13
                          Claro, nisso todos estamos cientes. E tomara tivessem sido mensais, diz antes, semanais!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                            Serão sempre transportes deficitários. Logo quem explora terá de ter subvenção do estado. É preciso é reduzir prejuízos e acabar com as greves mensais.

                            óbvio. Acabar com o regabofe e o terrorismo social. Isso sim.

                            Comentário


                              #15
                              A Avanza vai buscar 30% das receitas geradas pela Metro de Lisboa e pela Carris. Os restantes 70% continuam a ficar no Estado, são estes 70% ao longo dos 8 anos de contrato que geram os tais 1.713 milhões de euros. Logo, é falso o Econonimo escrever "apesar de os espanhóis da Avanza pagarem ao Estado 1.713 milhões de euros" Só faltava mais esta, a Avanza pagar por gerir o Metro e a Carris
                              Estes 1.713 milhões de euros são o que o Estado já arrecada em 8 anos, mais 30% levados pela Avanza para o seu bolso.

                              Vamos ter ainda menos serviço público e o Estado vai desembolsar mais umas largas centenas de milhões de euros, tudo em beneficio de privados, é claro.

                              Já agora, a coligação PSD/CDS-PP prepara-se para levar uma ripada nas eleições.

                              Comentário


                                #16
                                Mas a Avanza pode ao menos mexer no quadro de pessoal?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                  A Avanza vai buscar 30% das receitas geradas pela Metro de Lisboa e pela Carris. Os restantes 70% continuam a ficar no Estado, são estes 70% ao longo dos 8 anos de contrato que geram os tais 1.713 milhões de euros. Logo, é falso o Econonimo escrever "apesar de os espanhóis da Avanza pagarem ao Estado 1.713 milhões de euros" Só faltava mais esta, a Avanza pagar por gerir o Metro e a Carris
                                  Estes 1.713 milhões de euros são o que o Estado já arrecada em 8 anos, mais 30% levados pela Avanza para o seu bolso.

                                  Vamos ter ainda menos serviço público e o Estado vai desembolsar mais umas largas centenas de milhões de euros, tudo em beneficio de privados, é claro.

                                  Já agora, a coligação PSD/CDS-PP prepara-se para levar uma ripada nas eleições.
                                  Cuidado, que ela vem já aí:

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                    Tens aqui as continhas. Poupança de 25 milhões por ano e fim das greves. Parece-me bem.

                                    Concessão da Carris e Metro alivia défice em 25 milhões de euros por ano

                                    A concessão das empresas de transportes públicos Carris e Metro vai beneficiar o défice orçamental em apenas 25 milhões de euros por ano durante o período de concessão, que ronda os oito anos.

                                    "A poupança média estimada é superior a 25 milhões de euros por ano", disse ao Diário Económico fonte oficial do Ministério das Finanças. Este é o impacto que o negócio terá no défice, apesar de os espanhóis da Avanza pagarem ao Estado 1.713 milhões de euros. É que o Estado também tem de entregar à Avanza 1.075 milhões de euros pelo facto de uma empresa privada ficar com a gestão de um serviço público. O contrato de concessão da Carris é válido por oito anos e o do Metropolitano de Lisboa tem a duração de oito anos e meio. Ou seja, no conjunto dos oito anos, o défice sai beneficiado em cerca de 200 milhões de euros.

                                    Além das informações que foram dadas pelo Governo há uma semana, quando anunciou que os espanhóis da Avanza ficariam com a concessão, o ministério de Maria Luís Albuquerque não acrescenta mais dados e explicações sobre o impacto nas contas públicas. Nomeadamente se a estimativa de poupança de 25 milhões de euros já está incluída nas metas do défice inscritas no Programa de Estabilidade. Tudo indica que não estará. Na análise ao Programa de Estabilidade, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental não identificou a concessão da Carris e do Metro como uma das previstas para este ano. Os técnicos do Parlamento encontraram apenas referência às concessões da Companhia das Lezírias e Alter, da Silopor, dos Portos de Pedrouços e Bom Sucesso e da Concessão da A23. No conjunto, estas concessões deverão beneficiar o défice deste ano em 176 milhões de euros. Segundo os técnicos do Parlamento, o modelo de concessão escolhido para o Oceanário de Lisboa faz com que este negócio não tenha impacto no défice.

                                    Apesar das concessões ajudarem o défice, elas são registadas como medidas extraordinárias. E, por isso, não têm impacto no saldo estrutural, o indicador usado para medir o esforço efectivo de consolidação orçamental.

                                    Antes de avançar com a concessão das duas empresas de transportes públicos, o Estado reestruturou-as financeiramente. No ano passado, a Carris (que não faz parte do perímetro das contas públicas) recorreu ao Estado por não ter capacidade de renovar a sua dívida junto do mercado. O Estado garantiu assim o pagamento de uma dívida no valor de 297 milhões de euros. A meio do ano, a dívida garantida a esta empresa era de 318,8 milhões de euros. No caso do Metropolitano de Lisboa, a empresa já faz parte do perímetro das contas públicas e, por isso, os seus resultados já são reflectivos no défice. Em 2013, a empresa somava cinco anos de prejuízos. A 30 de Junho de 2014, o Estado já tinha garantido dívida no valor de 2770,46 milhões de euros.

                                    http://economico.sapo.pt/noticias/concessao-da-carris-e-metro-alivia-defice-em-25-milhoes-de-euros-por-ano_222026.html
                                    Essas contas teóricas batem certo, da mesma forma que as contas das concessões das scuts batiam e hoje em dia vê-se a negociata que foi.

                                    Quanto à reestruturação feita... Nada de especial... O pessoal que tava quase na idade da reforma foi embora mais cedo com compensações monetárias, chefias do metro passaram pra carris e da Carris passaram pro metro, estes chefes ainda tiveram um aumento no ordenado sob a forma de prémio de produtividade na ordem dos 1000eur, isto em empresas que dão prejuízo e qual é a preocupação dos utentes? O fim das greves de pessoal que pedia a reposição do valor das horas extras pago anteriormente...
                                    Eh pá... Eu nunca fui contra privatizações nem concessões, mas há que ver a lógica das coisas, continua-se a cortar no ordenado dos trabalhadores e aumenta-se o das chefias?

                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                    Mesmo sendo nós a pagar, desde que o serviço funcione correctamente (não foi o caso até há bem pouco tempo), não me importo de pagar.

                                    O que impede de fazer? Os despedimentos, que estando a cargo privado, sabes perfeitamente que acontece se necessário.
                                    E agora funciona melhor? Não vejo nada.... Continua a haver poucos autocarros pois não há pessoal pra os conduzir, os eléctricos a passarem exclusivamente pro turismo, ainda menos transportes públicos se terá... A sério que ficará melhor? É que fazer omeletes sem ovos é complicado....

                                    Quanto ao tema das greves/despedimentos, graças à nossa lei isso não acontece, a greve é um direito e é uma falta justificada (coisa que não concordo) portanto não têm motivos perante a lei para despedir um trabalhador por fazer greve....

                                    Um aparte... Houve uma empresa que queria pegar na concessão, o negócio era ficarem com tudo excepto o pessoal de escritório (directores, administradores, etc)... Foi de imediato posta de parte ;-)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                      Cuidado, que ela vem já aí:
                                      Acabou a argumentação.

                                      Não desesperes, já falta menos de 1 semana para a ripada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                        Serão sempre transportes deficitários. Logo quem explora terá de ter subvenção do estado. É preciso é reduzir prejuízos e acabar com as greves mensais.
                                        Podiam começar por dispensar os 600 engenheiros que a Carris e Metro têm é já era uma grande poupança... Oh wait, depois os boys iam pro desemprego...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                          Quanto ao tema das greves/despedimentos, graças à nossa lei isso não acontece, a greve é um direito e é uma falta justificada (coisa que não concordo) portanto não têm motivos perante a lei para despedir um trabalhador por fazer greve....
                                          Atenção ao que se afirma. A greve não é uma falta, é uma interrupção do contrato pelo período que o trabalhador faz greve. Está desvinculado da empresa durante esse período, tanto que não precisa de dar justificação.

                                          Comentário


                                            #22
                                            3pelos, sinceramente não utilizo quase nada de autocarros da carris, nesse aspecto, prefiro as empresas privadas.

                                            Só me posso referir quanto ao metro, e nesse ponto, está ligeiramente melhor (não há greves), mas pode melhorar.

                                            Eles não têm que despedir por fazer greve, têm muitas coisas por onde pegar ou até simplesmente despedir porque sim, desde que paguem os valores devidos.

                                            PS: Eu pensei que isto era algo para falar sobre o metro e carris mas parece-me mais algo de extrema esquerda...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                              Um aparte... Houve uma empresa que queria pegar na concessão, o negócio era ficarem com tudo excepto o pessoal de escritório (directores, administradores, etc)... Foi de imediato posta de parte ;-)
                                              Se não dava prejuízo ao Estado é óbvio que não pode ganhar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não sei se a concessão é boa ou má financeiramente, não tenho (nem ninguém tem por aqui) dados para avaliar isso. De uma coisa não tenho duvidas, alguma coisa era preciso ser feita. Se o défice não aumentar já me parece positivo, isto é se soubermos que nos próximos anos vamos gastar no máximo um valor certo ao menos sabemos que o buraco tem um fundo visível, o que já não é mau. Penso que a empresa Avanza ganha em função das receitas, se conseguir mais receitas mais ganha, isso só acontece se houver passageiros, e só há mais passageiros se o serviço melhorar. (um pouco como a Ana nos aeroportos, quanto mais passageiros mais podem subir os preços e mais ganham... alguém se lembra que aquilo virou privado?)
                                                Esta concessão tem uma coisa positiva, é por 8 anos, que não sendo os resultados positivos para o estado é reversível num prazo que considero curto. Parece-me um teste com riscos que valem a pena correr, mesmos que os ganhos financeiros no fim sejam zero.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Há vários factores em falta para avaliar se a proposta.
                                                  Se no final do ano verificarem que as contas não estão bem feitas, o Estado terá que entrar?
                                                  Quanto representa o encargo com a manutenção e afim? O que fazem aos administradores todos? Segunda consta não haveria despedimentos, até porque continuavam a ter os mesmos vínculos e benefícios.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Mas a Avanza pode ao menos mexer no quadro de pessoal?
                                                    Não... A não ser que paguem para que saiam ou saiam por livre vontade... Por isso é que pra mim isto é uma valente negociata pois os boys continuam no poleiro... 300 engenheiros no Metro e Carris é de rir....

                                                    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                    Não sei se a concessão é boa ou má financeiramente, não tenho (nem ninguém tem por aqui) dados para avaliar isso. De uma coisa não tenho duvidas, alguma coisa era preciso ser feita. Se o défice não aumentar já me parece positivo, isto é se soubermos que nos próximos anos vamos gastar no máximo um valor certo ao menos sabemos que o buraco tem um fundo visível, o que já não é mau. Penso que a empresa Avanza ganha em função das receitas, se conseguir mais receitas mais ganha, isso só acontece se houver passageiros, e só há mais passageiros se o serviço melhorar. (um pouco como a Ana nos aeroportos, quanto mais passageiros mais podem subir os preços e mais ganham... alguém se lembra que aquilo virou privado?)
                                                    Esta concessão tem uma coisa positiva, é por 8 anos, que não sendo os resultados positivos para o estado é reversível num prazo que considero curto. Parece-me um teste com riscos que valem a pena correr, mesmos que os ganhos financeiros no fim sejam zero.
                                                    Não se pode comparar com a ANA pois esta já antes de ser vendida já dava lucro.

                                                    Além disso, desde que a Vinci pegou naquilo, as tarifas aeroportuárias já subiram mais que nos últimos anos, mas... Continua a dar lucro.
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    Há vários factores em falta para avaliar se a proposta.
                                                    Se no final do ano verificarem que as contas não estão bem feitas, o Estado terá que entrar?
                                                    Quanto representa o encargo com a manutenção e afim? O que fazem aos administradores todos? Segunda consta não haveria despedimentos, até porque continuavam a ter os mesmos vínculos e benefícios.
                                                    Se for como nas scuts, se não der lucro ainda pagamos...

                                                    Eu como sou um gajo sem fé, só acredito vendo, se resto seja da Avanza, estado ou do Zé, interessa é que funcione e a começar pela (falta) de manutenção da frota.
                                                    Editado pela última vez por 3pelos; 29 September 2015, 14:45. Razão: Engano no número de engenheiros

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                      3pelos, sinceramente não utilizo quase nada de autocarros da carris, nesse aspecto, prefiro as empresas privadas.

                                                      Só me posso referir quanto ao metro, e nesse ponto, está ligeiramente melhor (não há greves), mas pode melhorar.

                                                      Eles não têm que despedir por fazer greve, têm muitas coisas por onde pegar ou até simplesmente despedir porque sim, desde que paguem os valores devidos.

                                                      PS: Eu pensei que isto era algo para falar sobre o metro e carris mas parece-me mais algo de extrema esquerda...
                                                      A verdade é que com essas greves todas eles conseguiram por os utentes contra eles, logo o público que eles precisariam de ter do lado deles, sim foi um grande tiro no pé com aquelas formas de luta....

                                                      Para despedir por justa causa não é fácil... Despedir por extinção de posto de trabalho também não dá... Acredita que pata qualquer empresa não é fácil despedir um funcionário dos quadros sem motivo aparente, e mesmo querendo fazer-lhe a cama, se o gajo for inteligente ainda processa a empresa por perseguição e ganha a causa...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                                        Não... A não ser que paguem para que saiam ou saiam por livre vontade... Por isso é que pra mim isto é uma valente negociata pois os boys continuam no poleiro... 600 engenheiros no Metro e Carris é de rir....



                                                        Não se pode comparar com a ANA pois esta já antes de ser vendida já dava lucro.

                                                        Além disso, desde que a Vinci pegou naquilo, as tarifas aeroportuárias já subiram mais que nos últimos anos, mas... Continua a dar lucro.

                                                        Se for como nas scuts, se não der lucro ainda pagamos...

                                                        Eu como sou um gajo sem fé, só acredito vendo, se resto seja da Avanza, estado ou do Zé, interessa é que funcione e a começar pela (falta) de manutenção da frota.
                                                        Então assim podem mexer no quadro de pessoal.

                                                        Parece-me que a montanha pariu um rato, mas é bem melhor que ter parido uma formiga, caso não pudessem despedir.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                                          Podiam começar por dispensar os 600 engenheiros que a Carris e Metro têm é já era uma grande poupança... Oh wait, depois os boys iam pro desemprego...
                                                          subscrevo

                                                          estas empresas precisavam de uma limpeza a sério

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Então assim podem mexer no quadro de pessoal.

                                                            Parece-me que a montanha pariu um rato, mas é bem melhor que ter parido uma formiga, caso não pudessem despedir.
                                                            Podem mexer da mesma maneira que qualquer empresa pode, X euros por X anos de serviço e siga. Não podem é dispensar pessoal como bem quiserem e apetece...

                                                            E vão dispensar quem? Os motoristas? Se já não há motoristas que cheguem pra todas as carreiras ainda vão mandar embora mais? Os mecânicos? As manutenções não são feitas pois não têm pessoal... Dispensar os boys? Isso sim... Tas a ver os milhões que não serão em indemnizações? Além que com certeza está no acordo (verbal) que não podem mandar embora os amigos dos tachos...
                                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                            subscrevo

                                                            estas empresas precisavam de uma limpeza a sério
                                                            A média de ordenado é 3000eur na empresa, não quero pensar que acreditam que esta média vem dos ordenados dos motoristas e mecânicos... Já quando foi a venda da ANA, os administradores ficaram no mesmo poiso, a única coisa que os franceses vêm cá fazer é levantar o dinheiro do lucro e exigir mais lucro ainda, pouco mexeram nos quadros.
                                                            Editado pela última vez por 3pelos; 29 September 2015, 14:43.

                                                            Comentário

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