Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tamanha desigualdade de ordenados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tamanha desigualdade de ordenados

    Boa noite ..


    sera que alguém me consegue explicar o porquê de o salário de um camionista ( e quase todas as profissões ) terem um salário " miserável " em relação àqueles praticados em vários outros países da união europeia ???


    aqui vê-se empresas a oferecer salários de 500 / 700 euros em serviço nacional ou a volta dos 1000 para serviço internacional e quando se vê salários para a mesma profissão noutros países europeus a serem o dobro para o mesmo serviço da que pensar e tentar entender o porque ...


    Irão dizer que as coisas são mais caras e tudo mais mas não pode só essa a razão ..

    parece-me a mim e que vivemos num país em que muitos patrões são uns " furretas "
    Editado pela última vez por moreirense; 08 October 2015, 21:55.

    #2
    Forretas.

    Lei da oferta e da procura?

    Sindicatos?

    Comentário


      #3
      Este tópico é para o Off Topic.

      Comentário


        #4
        andrépinto, já tiraste a carta?

        Comentário


          #5
          do mesmo modo que outra profisão fora de portugal é\tem um ordenado superior ao que é praticado cá!!

          existe sempre quem trabalhe por menos!e enquanto lá fora os donos das empresas andam de peugeot e gostam aqui no burgo se ao fim de 1 mês não tiverem um mercedes ou BMW ou até 1 Audi a empresa está em falência !!!

          no meio disto tudo o governo não faz nada os sindicatos em portugal não existem para ajudar o trabalhador e outros motivos que todos sabem os ordenados aqui são o que se vê!!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por spacepilot Ver Post
            Forretas.

            Lei da oferta e da procura?

            Sindicatos?
            Não me parece que sejam forretas, para os amigos não são forretas.


            Digo isto porque trabalho na logistica do Continente e até ao cargo de chefia os ordenados rondam os 1000€, depois os ordenados para os cargos mais altos(financeiros, etc) já sobem em flecha, com ajudas de custos, prémios bem recheados, viaturas novas(mas nada de ford, peugeot, renault)

            Comentário


              #7
              Os ordenados são baixos? Eles recebem cerca de 1300/1500€ por mês. Baixo eu acho trabalhar o mês todo por 400 e poucos euros.

              Comentário


                #8
                Devem ter caído um bocado os salários. No tempo dos contos lembro-me que o salário "falado" (mas poucas vezes confirmado) andava na ordem dos 300 contos por mês.

                Comentário


                  #9
                  Os salários em Portugal são mais baixos que no centro da Europa?

                  A sério? Que grande descoberta!

                  Comentário


                    #10
                    são mesmo os patrões que são forretas.

                    Comentário


                      #11
                      os patrões querem pagar pouco tal como tu queres pagar pouco quando vais arranjar o teu carro à oficinal.

                      Chama-se inteligência.

                      Para quê pagar 1000 quando me fazem o mesmo por 700?

                      Comentário


                        #12
                        E temos 2 alternativas para isso:

                        Ou aceitamos os 700, ou demonstramos que valemos os 1000. Não me tenho dado mal com a segunda.

                        Comentário


                          #13
                          Tu quando tens um arranjo a fazer num automóvel e tens 2 orçamentos para precisamente o mesmo serviço: um de 1500€ e outro de 700€. Por qual optas?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                            os patrões querem pagar pouco tal como tu queres pagar pouco quando vais arranjar o teu carro à oficinal.

                            Chama-se inteligência.

                            Para quê pagar 1000 quando me fazem o mesmo por 700?
                            Isso é verdade, mas não é absolutamente verdade. Ou seja, há um trade-off entre salários e qualidade do serviço prestado. Ter por único fito pagar sempre o menos possível não é sinal de inteligência, mas de burrice porque como se costuma dizer o barato sai caro. E isso é constantemente provado neste país. Baixos salários, baixa produtividade, baixa qualidade, etc, etc, e nunca saímos da cepa torta. Claro que não basta subir os salários para as coisas mudarem de figura, aliás a subida dos salários é em grande medida uma consequência e não uma causa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bakuu Ver Post
                              Tu quando tens um arranjo a fazer num automóvel e tens 2 orçamentos para precisamente o mesmo serviço: um de 1500€ e outro de 700€. Por qual optas?
                              O problema é que na vida real quase nunca tens orçamentos tão díspares para o mesmo serviço. O serviço até pode ter o mesmo nome e o mesmo descritivo, mas raramente é igual.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                O problema é que na vida real quase nunca tens orçamentos tão díspares para o mesmo serviço. O serviço até pode ter o mesmo nome e o mesmo descritivo, mas raramente é igual.
                                Na construção civil é o pão-nosso de cada dia.

                                Para o mesmo trabalho (mesmos materiais, tudo rigorosamente igual), recebo orçamentos de 700€ até 2000€.
                                E ambos dão as mesmas garantias, etc.

                                Nas oficinas automóveis, para as mesmas peças (mesmas marcas de discos, oleos, etc.) e mesmo trabalho a executar, tens diferenças de 200% entre oficinas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                  Na construção civil é o pão-nosso de cada dia.

                                  Para o mesmo trabalho (mesmos materiais, tudo rigorosamente igual), recebo orçamentos de 700€ até 2000€.
                                  E ambos dão as mesmas garantias, etc.

                                  Nas oficinas automóveis, para as mesmas peças (mesmas marcas de discos, oleos, etc.) e mesmo trabalho a executar, tens diferenças de 200% entre oficinas.
                                  Dizes tu que é exatamente igual!! Depois chegas a hora da verdade, e não tem nada a ver. Na empresa onde trabalho tem fama de ser um bocado careira. No entanto, já perdemos algumas obras, em que depois fomos acabar as ditas, ou porque a empresa que lá estava desapareceu do mapa, ou estava a aldrabar, etc. Mais que uma vez, em que fazíamos contas, e o preço que a concorrência fazia, era mais baixo que o preço de custo dos materiais.

                                  Meu, omeletes sem ovos não existem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não sou a favor da desvalorização da mão-de-obra, pelo contrário, deveríamos ter salários equivalentes à restante UE. Fala-se muito em convergência, mas só se vêem tentativas de convergir no défice...

                                    Mas quanto à questão dos transportes, estes têm um peso muito importante na indústria nacional. Muitos não farão ideia do peso do custo dos transportes quando tentamos exportar. Há que ter em consideração que nos encontramos na periferia e ficamos sempre em desvantagem para com os países do centro da Europa, quer quando importamos quer quando exportamos, fruto do acréscimo de custos dos transportes.

                                    Não me parece que o salário dos motoristas tenha um grande impacto no custo desse transporte, mas tem sempre algum. Sei, no entanto, que os nossos transportes são dos mais económicos ao nível da UE e se assim não fosse, teríamos ainda maiores dificuldades para colocarmos os nossos produtos lá fora face à enorme concorrência.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É o país que temos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                                        os patrões querem pagar pouco tal como tu queres pagar pouco quando vais arranjar o teu carro à oficinal.

                                        Chama-se inteligência.

                                        Para quê pagar 1000 quando me fazem o mesmo por 700?
                                        E não é só isso. Os impostos e contribuições cobrados pelo estado sobem exponencialmente à medida que sobes o ordenado de um funcionário. Pagar 700 euros pode ser três ou quatro vezes mais barato (não tenho presente números exactos) do que pagar 1400. Este problema é estrutural do país (contribuições pesadíssimas) e também tem de ser ponderado. Não é só uma questão de ganância. É efectivamente caro ter um empregado a ganhar bem e a contrato em Portugal, especialmente tendo em conta que as empresas portuguesas não têm os rendimentos que têm os tais outros países europeus, por vários factores.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por NextInLine Ver Post
                                          E não é só isso. Os impostos e contribuições cobrados pelo estado sobem exponencialmente à medida que sobes o ordenado de um funcionário. Pagar 700 euros pode ser três ou quatro vezes mais barato (não tenho presente números exactos) do que pagar 1400. Este problema é estrutural do país (contribuições pesadíssimas) e também tem de ser ponderado. Não é só uma questão de ganância. É efectivamente caro ter um empregado a ganhar bem e a contrato em Portugal, especialmente tendo em conta que as empresas portuguesas não têm os rendimentos que têm os tais outros países europeus, por vários factores.
                                          Nada mais errado! Os descontos da entidade patronal são percentuais, logo não aumentam a sua proporção! E é exactamente ao contrário do que dizes, pois os salários (e respectivos descontos) são custos na totalidade e são dedutíveis na matéria colectável, pelo que reduz o IRC a pagar pela empresa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                            andrépinto, já tiraste a carta?
                                            Originalmente Colocado por balao Ver Post
                                            Não me parece que sejam forretas, para os amigos não são forretas.


                                            Digo isto porque trabalho na logistica do Continente e até ao cargo de chefia os ordenados rondam os 1000€, depois os ordenados para os cargos mais altos(financeiros, etc) já sobem em flecha, com ajudas de custos, prémios bem recheados, viaturas novas(mas nada de ford, peugeot, renault)


                                            O andrepinto agora trabalha na logistica do continente ...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                              Dizes tu que é exatamente igual!! Depois chegas a hora da verdade, e não tem nada a ver. Na empresa onde trabalho tem fama de ser um bocado careira. No entanto, já perdemos algumas obras, em que depois fomos acabar as ditas, ou porque a empresa que lá estava desapareceu do mapa, ou estava a aldrabar, etc. Mais que uma vez, em que fazíamos contas, e o preço que a concorrência fazia, era mais baixo que o preço de custo dos materiais.

                                              Meu, omeletes sem ovos não existem.
                                              Curiosamente as empresas mais caras só fazem m****.
                                              Tenho apanhado pessoal na construção civil a fazer as coisas quase de borla e com resultados absolutamente magnificos.
                                              Ainda à pouco tempo pintaram-me a casa toda, com a mão-de-obra por 3€ / m2 (isto é praticamente de borla). O trabalho ficou 5 estrelas.
                                              Tive orçamentos em que pediam 12€/m2 e duvido que ficasse tão bom como o trabalho que o pintor que levou 3€ fez.

                                              Para pavimentar um terreno exterior de 60 m2 tive orçamentos entre os 750€ e os 2000€.
                                              Escolhi o de 750€. O trabalhou ficou excelente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                3€/m2 já com tinta ou apenas a mão de obra?

                                                Com garantia?

                                                Com factura ou sem factura?
                                                Editado pela última vez por darkwings; 09 October 2015, 14:52.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                  Curiosamente as empresas mais caras só fazem m****.
                                                  Tenho apanhado pessoal na construção civil a fazer as coisas quase de borla e com resultados absolutamente magnificos.
                                                  Ainda à pouco tempo pintaram-me a casa toda, com a mão-de-obra por 3€ / m2 (isto é praticamente de borla). O trabalho ficou 5 estrelas.
                                                  Tive orçamentos em que pediam 12€/m2 e duvido que ficasse tão bom como o trabalho que o pintor que levou 3€ fez.
                                                  aqui tenho de te dar razão, no que dizes, existe ai muito boa gente que por pouco faz um excelente trabalho, e os que levam o couro e o cabelo geralmente fica uma treta, e por experiência própria conheço alguns casos assim, e mesmo algumas situações altamente vergonhosas para quem trabalha no ramo da construção civil...

                                                  agora quanto ao assunto do tópico, é pá ao fim destes anos todos, e principalmente na ultima década e recentemente últimos 4 anos que foi quando isto a meu ver se engatou ainda mais foi subida de impostos abismal, e taxas e escalões muito próximos que faz com que descontemos mais, por receber mais um pouco, aumentos em algumas empresas poucos ou nenhuns e os nenhum irrisórios(para não dizer vergonhosos) ordenado mínimo a meu ver já deveria estar estabelecido a esta altura pelos 1000€ no mínimo, de modo a garantir que uma pessoa tenha uma vida minimamente decente, mas não ainda andamos por cerca de metade e parece que é um favor , e os nossos belos governantes nos últimos tempos é criar mais desemprego e divida não faço ideia como, ao invés de ser o inverso, termos produtividade e criação de emprego, e os que estão a trabalhar, simplesmente cada vez mais explorados pelos patrões, basicamente é isto que eu vejo do que Portugal se tornou nos últimos tempos, depois o mais engraçado é haver sempre termo de comparação com os outros países, quando nós sabemos bem onde está o mal aqui e não vai passar da cepa torta enquanto a escumalha dos tachos não desaparecer e deixar de haver uma AR carregada de deputados que só deviam ter direito ao ordenado e nada mais, tal como outros mais que um emprego em cargos administrativos , com ordenados proibitivo, simplesmente chegamos a fazes de classe pobre e classe rica, a classe media está quase extinta....

                                                  isto só vai mudar quando for alguém para a presidência e para o governo com tomates e faça uma revolução e acabe com estas tretas todas que duram a décadas...

                                                  e aqui refiro-me a jovens sangue novo, cabeças com idealismos mais modernos e que interajam com a nossa situação de modo a equilibra-la...
                                                  pois o ferro velho dos tachos é risca o disco e toca o mesmo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                    Curiosamente as empresas mais caras só fazem m****.
                                                    Tenho apanhado pessoal na construção civil a fazer as coisas quase de borla e com resultados absolutamente magnificos.
                                                    Ainda à pouco tempo pintaram-me a casa toda, com a mão-de-obra por 3€ / m2 (isto é praticamente de borla). O trabalho ficou 5 estrelas.
                                                    Tive orçamentos em que pediam 12€/m2 e duvido que ficasse tão bom como o trabalho que o pintor que levou 3€ fez.

                                                    Para pavimentar um terreno exterior de 60 m2 tive orçamentos entre os 750€ e os 2000€.
                                                    Escolhi o de 750€. O trabalhou ficou excelente.
                                                    Tens consciência que os exemplos de que falas são excepções à regra, certo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                      aqui tenho de te dar razão, no que dizes, existe ai muito boa gente que por pouco faz um excelente trabalho, e os que levam o couro e o cabelo geralmente fica uma treta, e por experiência própria conheço alguns casos assim, e mesmo algumas situações altamente vergonhosas para quem trabalha no ramo da construção civil...
                                                      Mas isso que dizes é a negação completa do mercado e da lei da oferta e da procura, e por isso nunca pode ser a regra!
                                                      Se alguém faz bem por pouco dinheiro vai ter mais procura e portanto vai-se sentir mais à vontade para aumentar os seus preços, porque realmente o seu trabalho fornece maior valor acrescentado. A mesma coisa para quem cobra muito e faz com pouca qualidade. Vai ter menos procura e portanto vai ter que reduzir os seus preços.
                                                      Ou seja, numa economia de mercado os fenómenos desses são excepções à regra e são fenómenos transitórios. Em equilíbrio quem faz melhor cobra mais. Como é lógico.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                        Tens consciência que os exemplos de que falas são excepções à regra, certo?
                                                        podem ser até, mas acredita que a coisa já foi melhor que o que é hoje em dia, e falo por experiência própria...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                          Tens consciência que os exemplos de que falas são excepções à regra, certo?
                                                          A minha área é ligeiramente ao lado (construção metálica), no entanto estou mais ou menos dentro de alguns preços, nomeadamente de pintura. E tenho a perfeita noção, que 3€/m², principalmente se for com tinta incluída, só com a tinta mais rasca a face da terra, a trabalhar sem fatura, sem seguros, e garantia é até pagar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não falta gente cá que queria trabalhar a 1€ à hora ou de borla com os impostos a aumentar todos os anos, tomara os patrões serem ajudados a pagar impostos portanto muitos não querem pagar muito

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X