Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Assaltantes das pinhas"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Assaltantes das pinhas"

    A zona onde resido é rodeada por algumas aglomerações de pinheiros mansos e só durante o dia de hoje presenciei duas situações diferentes de alguém com um pau a apanhar pinhas desses pinheiros. Eu reparei que esses dois homens, nessas duas situações, ficaram um pouco receosos com a minha presença (no início até pensei que fosse pela presença do meu cão) mas não dei muita importância ao assunto. Reparei que o chão estava já com muitas pinhas ainda muito verdes no chão, que depois terão sido apanhadas... Um deles já tinha 3 sacas cheias ao lado de uma das árvores!
    Fiquei a matutar no assunto e com uma pequena pesquisa na net apanhei esta notícia:
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Polic...728020&page=-1

    Alguém me pode confirmar se trata de uma prática comum ou se será mesmo uma prática ilegal que deve ser denunciada?
    Outra curiosidade: pelo que vi do estado das pinhas no chão, esta apanha antes do tempo, não prejudicará a árvore e as suas próximas produções?

    #2
    Sem certeza, creio que se for uma mata do Estado, pode apanhar-se as pinhas.

    Comentário


      #3
      Basta pensar quanto custa o Kg do pinhão daqui a mês e meio para as festas...

      Comentário


        #4
        supostamente se o terreno for de alguem, é roubo

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por portishead Ver Post
          Alguém me pode confirmar se trata de uma prática comum ou se será mesmo uma prática ilegal que deve ser denunciada?
          Outra curiosidade: pelo que vi do estado das pinhas no chão, esta apanha antes do tempo, não prejudicará a árvore e as suas próximas produções?
          Não te sei responder a isso.

          O que sei é que eu não denunciaria. Acho que as autoridades se deveriam preocupar mais com outro tipo de criminalidade.
          Editado pela última vez por spacepilot; 19 October 2015, 01:36.

          Comentário


            #6
            Não é cedo porque devem ser pinheiros mansos, e a apanha das pinhas tem o propósito de depois ficar com o pinhão(fruto seco) que está dentro delas.
            Também não estraga, se não estavam a estragar o próprio fornecedor/stock
            Diria que geralmente estão a fazer legalmente, fazem algum acordo com o dono dos pinheiros, mas há também quem o faça ilegalmente sem autorização.

            É uma situação um pouco caricata/estranha, o principio seria fazer queixa, por outro lado são "só" pinhas, no entanto é fruto que ainda vale algum dinheiro, faria queixa ao respectivo dono dos pinheiros.

            Aqui na zona acontecem as duas, á minha vizinha que tem um bom pinheiro manso vêm pedir autorização e apanham as pinhas, ao terreno atrás da minha casa que ainda tem 2 ou 3 bons pinheiros mansos, julgo que o façam "pela calada", mas o terreno não está vedado, não está limpo, ninguém quer saber dele há alguns anos, portanto não nos incomoda e nunca ninguém disse nada por causa disso...
            Editado pela última vez por paulo14; 19 October 2015, 00:47.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
              supostamente se o terreno for de alguem, é roubo
              Exactamente. Ainda não estamos sequer no período legal de colheita (geralmente de 15 de Dezembro a Março). Pela minha zona, a GNR faz sempre apreensões e o mercado paralelo é gigantesco. Com a pinha a chegar ao 00,70-0,90 EUR/kg...
              Também podia ser malta a apanhar pinha seca (aberta) para a lareira...mas se ficaram desconfiados, provavelmente era para venda.
              É um roubo como outro qualquer. A pinha deverá ser um rendimento do proprietário do terreno e não de quem se quer ir servir à borla.

              Comentário


                #8
                Nem sabia que havia período legal de apanha da pinha.

                Hoje apanhei laranjas directamente de uma laranjeira. Espero estar dentro do período ou hora legal de apanha.

                Comentário


                  #9
                  o borda dágua ensinava isso tudo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                    Exactamente. Ainda não estamos sequer no período legal de colheita (geralmente de 15 de Dezembro a Março). Pela minha zona, a GNR faz sempre apreensões e o mercado paralelo é gigantesco. Com a pinha a chegar ao 00,70-0,90 EUR/kg...
                    Também podia ser malta a apanhar pinha seca (aberta) para a lareira...mas se ficaram desconfiados, provavelmente era para venda.
                    É um roubo como outro qualquer. A pinha deverá ser um rendimento do proprietário do terreno e não de quem se quer ir servir à borla.
                    eu fui ontem comprar pinhas ao Supermercado porque a escola do meu filho pediu, para fazer um trabalho.

                    eu já tinha ouvido falar que o fruto estava caro, por isso fui a um Supermercado "lowcost"...mas não tinham stock ha muitooooooooo tempo!

                    depois fui a um Supermercado em Telheiras, procurei e encontrei uma pequena embalagem com 100g por...nada mais nada menos que 9.90€!!!

                    caiu de cu!!!! LOLOLOL

                    então se eu quiser 1kg de pinhões tenho que pagar quase 100€!?!?!?

                    é este preço por ser fora de época???
                    já me tinham dito que é dificil encontrar pinhão a venda, mas nunca acreditei, pois sempre tive o pinhão como um fruto seco "comum"

                    Comentário


                      #11
                      Mesmo na época deles o preço dos pinhões é esse...

                      Comentário


                        #12
                        Por isso é que muitas das matas têm lá um letreiro a dizer que é proibido apanhar as pinhas. E pode dar para o torto.

                        Comentário


                          #13
                          O pinhão encontra-se a partir de 25€ o kg, mas nem sempre.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por spacepilot Ver Post
                            Não te sei responder a isso.

                            O que sei é que eu não denunciaria. Acho que as autoridades se deveriam preocupar mais com outro tipo de criminalidade.

                            quantas sacas já encheste? :/

                            Comentário


                              #15
                              Andar a fanar aquilo que é dos outros, é mau.

                              Comentário


                                #16
                                Ainda levam um tiro do dono e ficam no chão...à espera dos lobos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  O pinhão encontra-se a partir de 25€ o kg, mas nem sempre.
                                  não se encontra pinhão nacional à venda por menos de uns 60 €, encontra-se um pinhão paquistanes por esse preço, mas tem um sabor muito diferente

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como já disseram só se pode apanhar as pinhas a partir de 15 de Dezembro, e convém que não se ande a apanhar as pinhas dos outros porque isso é crime.

                                    Infelizmente os ladrões de pinhas são uma praga, e é complicado para a GNR conseguir vigiar todas essas áreas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É ilegal e os proprietários não ficam muito agradados com isso, recorrendo inclusive a "vigias"/"seguranças" para tentar controlar a apanha ou a tornar os acessos mais difíceis para evitar que os veículos consigam chegar perto - isto dito por um desses "vigias"/"seguranças"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Olha... Deparei-me com essa realidade quando há uns anos gostava de fazer longas caminhadas a pé na serra atrás da minha casa.

                                        Uma vez estava sentado a descansar aparece um tipo numa pick up. Aborda-me com ar desconfiado, so faltou perguntar o que é que eu andava ali a fazer, e depois informa-me que as pinhas ali naquela zona são dele e mostra uma autorização por escrito la de nao sei quem para apanhar as pinhas. Eu até fiquei a pensar que o tipo era algum contrabandista, ninguém se preocuparia tanto por causa de meia duzia de pinhas.
                                        Mas passado uns dias encontrei dois tipo, um no alto de um pinheiro de 8 metros e outro ca em baixo a apanharem pinhas a olharem para mim desconfiado.
                                        Passado uns dias ali perto e numa estrada secundária de areia onde quase não se vêm carro, pára um tipo a pedir direçoes que eu prontamente dou. Quando está para se ir embora pergunta como quem não quer a coisa se eu nao conheço por ali algum "guarda das pinhas".

                                        Enfim.. as pinhas devem valer bom dinheiro

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                                          Olha... Deparei-me com essa realidade quando há uns anos gostava de fazer longas caminhadas a pé na serra atrás da minha casa.

                                          Uma vez estava sentado a descansar aparece um tipo numa pick up. Aborda-me com ar desconfiado, so faltou perguntar o que é que eu andava ali a fazer, e depois informa-me que as pinhas ali naquela zona são dele e mostra uma autorização por escrito la de nao sei quem para apanhar as pinhas. Eu até fiquei a pensar que o tipo era algum contrabandista, ninguém se preocuparia tanto por causa de meia duzia de pinhas.
                                          Mas passado uns dias encontrei dois tipo, um no alto de um pinheiro de 8 metros e outro ca em baixo a apanharem pinhas a olharem para mim desconfiado.
                                          Passado uns dias ali perto e numa estrada secundária de areia onde quase não se vêm carro, pára um tipo a pedir direçoes que eu prontamente dou. Quando está para se ir embora pergunta como quem não quer a coisa se eu nao conheço por ali algum "guarda das pinhas".

                                          Enfim.. as pinhas devem valer bom dinheiro
                                          Alguns pinhais, a partir desta altura, são guardados 24/7 por malta com armas. Acho que isto diz tudo...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Alguns pinhais, a partir desta altura, são guardados 24/7 por malta com armas. Acho que isto diz tudo...
                                            E andam de moto 4 e tal...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Há por ai uma semente qualquer que sabe igualzinha ao pinhão e tem quase a mesma aparencia, tirando o facto de ser um cadito mais escuro.

                                              e vende.se a preços normais.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É isso e ir às escondidas ao terreno aos outros apanhar castanhas, super legit.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Claro que é ilegal e quantidade de roubos tem assumido proporções enormes, nomeadamente ali para as bandas de Montemor, Alcácer do Sal, Grândola...

                                                  Esses pinheiros têm dono, foram plantados, levaram anos a criar, muitas vezes os terrenos são lavrados e as árvores podadas e chegam uns fdp que se aproveitam do trabalho e suor alheio e toca a roubar! Já não basta o inseto a destruir parte da produção!

                                                  Para piorar, muita dessa "gatunagem" apanha as pinhas antes do tempo (mal criadas) e depois os pinhões são de péssima qualidade e, por exemplo a fábrica de Alcácer do Sal queixa-se e com razão que o produto que lhe é fornecido é muitas vezes de péssima qualidade! Já agora, a apanha começa, geralmente, mais para o final do ano!
                                                  Claro que apanhar meia dúzia de pinhas para comer ou para ornamentar não me parece nada mal!

                                                  O nosso país está a ficar mesmo do piorio: roubos de cobre, de gasóleo, de pinhas, cogumelos... é um verdadeiro "salve-se quem puder"! Que nojo que isto se está tornar!

                                                  PS: considerando que essa gatunagem rouba, por dia, 100 kg e cada kg vale cerca de 60 cts... é só fazer as contas! Então se em vez de 100 kg forem 200 ou 300...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                    Claro que é ilegal e quantidade de roubos tem assumido proporções enormes, nomeadamente ali para as bandas de Montemor, Alcácer do Sal, Grândola...

                                                    Esses pinheiros têm dono, foram plantados, levaram anos a criar, muitas vezes os terrenos são lavrados e as árvores podadas e chegam uns fdp que se aproveitam do trabalho e suor alheio e toca a roubar! Já não basta o inseto a destruir parte da produção!

                                                    Para piorar, muita dessa "gatunagem" apanha as pinhas antes do tempo (mal criadas) e depois os pinhões são de péssima qualidade e, por exemplo a fábrica de Alcácer do Sal queixa-se e com razão que o produto que lhe é fornecido é muitas vezes de péssima qualidade! Já agora, a apanha começa, geralmente, mais para o final do ano!
                                                    Claro que apanhar meia dúzia de pinhas para comer ou para ornamentar não me parece nada mal!

                                                    O nosso país está a ficar mesmo do piorio: roubos de cobre, de gasóleo, de pinhas, cogumelos... é um verdadeiro "salve-se quem puder"! Que nojo que isto se está tornar!

                                                    PS: considerando que essa gatunagem rouba, por dia, 100 kg e cada kg vale cerca de 60 cts... é só fazer as contas! Então se em vez de 100 kg forem 200 ou 300...
                                                    Os roubos de pinhas só não compensam aos proprietários dos pinheiros e a quem faz o negócio de forma séria. Quanto a intermediários e descasques... tudo "farinha" do mesmo saco

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No sábado uma árvore caíu lá na rua.
                                                      Domingo ouvi uma motoserra.... eram "civis".
                                                      Quando a vida nos dá limões parece que há muita gente a fazer limonada...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Para quem não sabe, não é à toa que o pinheiro está gradualmente a substituir o montado. O monopólio de preços na cortiça (quase controlada em Portugal por apenas uma empresa) cada vez a torna menos atrativa para o pequeno proprietário. Por outro lado a pinha e o pinhão têm cada vez mais procura e acada vez mais valor. O pinheiro cresce espontaneamente, sai mais depressa da terra e produz mais vezes que um sobreiro. Infelizmente a gatunagem acompanha esta realidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por spacepilot Ver Post
                                                          Não te sei responder a isso.

                                                          O que sei é que eu não denunciaria. Acho que as autoridades se deveriam preocupar mais com outro tipo de criminalidade.
                                                          Exactamente de acordo.
                                                          Estão sempre a queixar-se da limpeza dos terrenos e quando lá vai alguém limpar alguma coisa é um problema...
                                                          Se fosse cortar árvores ou algo deste tipo, compreende-se a indignação, agora apanhar pinhas para mim não faz qualquer sentido...
                                                          Editado pela última vez por jomaso; 19 October 2015, 12:06.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                            Exactamente de acordo.
                                                            Estão sempre a queixar-se da limpeza dos terrenos e quando lá vai alguém limpar alguma coisa é um problema...
                                                            Se fosse cortar árvores ou algo deste tipo, compreende-se a indignação, agora apanhar pinhas para mim não faz qualquer sentido...
                                                            Porque não és proprietário de pinhal que é frequentemente visitado por amigos do alheio.
                                                            Se for terreno baldio é apanhar se for terreno privado é roubar...
                                                            É um negócio que tem florescido e mesmo na apanha legal quem se sujeita a andar pendurado num pinheiro habitualmente são grupos de romenos que limpam um pinhal num instante...durante o dia fazem a limpeza nas alturas e ao inicio da noite vão buscar o saque. mesmo em terrenos vigiados de maior extensão é impossível vigiar tudo a toda a hora.
                                                            A malta que anda nos roubos de pinhas é a mesma do cobre...

                                                            "Estão sempre a queixar-se da limpeza dos terrenos e quando lá vai alguém limpar alguma coisa é um problema..." analogia citadina...é o mesmo que entrarem na garagem comum do teu prédio e te limparem todo o material que tenhas junto à viatura.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X