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A moda das filas únicas nas lojas

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    A moda das filas únicas nas lojas

    Saiu alguma lei recentemente ou é apenas coincidência que de um momento para o outro veja caixas com fila única em todo o lado?

    Começou no Continente, Worten, Fnac. Hoje também vi no Burger King do Marquês e na Estação de Santa Apolónia. Em termos de organização parece um melhor sistema, mas em rapidez ainda não vi diferenças.

    Agora para a Worten e a Fnac deve estar a ser um regalo porque naquelas espirais inundaram as faixas de produtos de compra irracional.

    Notam que estas filas são mais rápidas ou funcionam apenas para organizar melhor o fluxo de clientes?

    #2
    Funcionam mais depressa porque nao corres o risco de escolher uma caixa lenta visto que a fila é igual para todos os clientes.

    Comentário


      #3
      há muitas redes de grandes superfícies por onde passei que já adaptaram esse método, até mesmo lojas AKI e semelhantes, é mais prático e ninguém se mete a monte, é claro que num certo sentido é inovador e tal, quando há pouca clientela, e quando agora vier as enchentes da época de NATAL, logo veremos como resultará a fila única nessa situação...

      Comentário


        #4
        Para mim, é o melhor método. Se pensarmos em várias filas, cada cliente vai para a caixa e está sujeito ao tempo de espera dessa caixa. Com o sistema fila única, cada pessoa é sempre atendida pela caixa mais rápida nesse instante. Nem faz sentido ser de outra forma.

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          #5
          Também me parece a melhor forma de despachar.

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            #6
            Numa média global é praticamente a mesma coisa, mas a variância de um sistema de várias filas é maior do que a de um sistema de fila única. Ou seja, a disparidade de tempos de espera entre indivíduos diferentes é menor no sistema de fila única do que no sistema de várias filas. Ou dito de outro modo, a probabilidade quer de esperar menos tempo que a média, quer de esperar mais tempo que a média, é maior num sistema de várias filas do que num sistema de fila única. O sistema de fila única no fundo retira da equação a sorte/azar de se escolher uma caixa mais rápida ou mais lenta do que estávamos inicialmente à espera.

            Há sítios onde a fila única se pratica há muitos anos. Nos bancos por exemplo.

            Comentário


              #7
              A Primark também funciona assim, e dá-me a sensação que se não tivessem esse sistema aquilo era uma confusão desgraçada.

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                #8
                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                Para mim, é o melhor método. Se pensarmos em várias filas, cada cliente vai para a caixa e está sujeito ao tempo de espera dessa caixa. Com o sistema fila única, cada pessoa é sempre atendida pela caixa mais rápida nesse instante. Nem faz sentido ser de outra forma.
                pelo menos a ideia é essa, agora veremos é nas enchentes é como a coisa vai ter despacho...

                Comentário


                  #9
                  É a forma mais equilibrada de distribuir as pessoas e mais fácil de gerir atendimento prioritário sem perda de eficiência.
                  Por alguma razão é a forma que os aeroportos funcionam há muitos anos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                    Numa média global é praticamente a mesma coisa, mas a variância de um sistema de várias filas é maior do que a de um sistema de fila única. Ou seja, a disparidade de tempos de espera entre indivíduos diferentes é menor no sistema de fila única do que no sistema de várias filas. Ou dito de outro modo, a probabilidade quer de esperar menos tempo que a média, quer de esperar mais tempo que a média, é maior num sistema de várias filas do que num sistema de fila única. O sistema de fila única no fundo retira da equação a sorte/azar de se escolher uma caixa mais rápida ou mais lenta do que estávamos inicialmente à espera.

                    Há sítios onde a fila única se pratica há muitos anos. Nos bancos por exemplo.
                    não só os bancos, como a melhor coisa que fizeram, foi o sistema de senhas, chegas tiras a senha para o serviço e esperas que sejas chamado e não precisas de estar em filas, foi a melhor coisas que podiam ter feito, eu detestava antigamente ir tratar de qualquer coisa e estar carradas de tempo em filas, ou ter de ir muito cedo para tentar ser logo dos primeiros para ser atendido, agora já as coisas estão bem melhores...

                    e quanto as filas únicas no hiper's e afins, vermos a partida a coisa funciona bem pelo que já vi...

                    Comentário


                      #11
                      Melhor sistema.

                      Evita muito penetra e os que saltam de fila em fila.

                      Comentário


                        #12
                        É um excelente sistema. E deixa de haver o problema de haver uma "caixa azarada": se vais para uma fila onde o cliente se esqueceu de pesar das cenouras ou não encontra o cartão multibanco ou por qqq outra razão é um encrenca, os clientes atrás não têm que esperar, pois há sempre uma caixa a ficar vaga...

                        Comentário


                          #13
                          Melhor invenção de sempre, principalmente nos hipermercados ao fim do mês

                          Comentário


                            #14
                            Trabalho na restauração e usamos esse sistema de fila única e vamos chamando as pessoas, pena que existam sempre chicos-espertos que não devem saber o conceito de fila única e metem-se e depois é um filme para explicar á pessoa que se meteu á frente e pedir desculpa á que estava a seguir.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                              não só os bancos, como a melhor coisa que fizeram, foi o sistema de senhas, chegas tiras a senha para o serviço e esperas que sejas chamado e não precisas de estar em filas, foi a melhor coisas que podiam ter feito, eu detestava antigamente ir tratar de qualquer coisa e estar carradas de tempo em filas, ou ter de ir muito cedo para tentar ser logo dos primeiros para ser atendido, agora já as coisas estão bem melhores...

                              e quanto as filas únicas no hiper's e afins, vermos a partida a coisa funciona bem pelo que já vi...
                              É verdade. Melhor ainda que isso é o sistema enviar um SMS quando chega a vez da senha anterior à nossa, como tinha feito a ParaRede nalgumas lojas do cidadão. Não sei se actualmente ainda será assim.

                              Comentário


                                #16
                                Ainda só apanhei esse sistema de fila no Continente e de facto parece-me mais rápido do que antes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não me chateia. A primeira vez, e única vez, que vi num hipermercado foi há uns meses no Continente do Norteshopping, embora já esteja habituado em muitas lojas como a Fnac e Primark. Tem a vantagem de evitar longas filas e de se tornas mais ordenado.

                                  Chatear, chatear são as caixas do Lidl.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                    Não me chateia. A primeira vez, e única vez, que vi num hipermercado foi há uns meses no Continente do Norteshopping, embora já esteja habituado em muitas lojas como a Fnac e Primark. Tem a vantagem de evitar longas filas e de se tornas mais ordenado.

                                    Chatear, chatear são as caixas do Lidl.
                                    Podes crer. Nem percebo porque é que eles gastam dinheiro a montar tantas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                      Podes crer. Nem percebo porque é que eles gastam dinheiro a montar tantas.
                                      Não entendo a política de só chamar outra pessoa quando a fila já vai quase nos enchidos. [emoji36] [emoji23]

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                                        #20
                                        É um sistema melhor, tanto para o cliente para quem trabalha na caixa.
                                        Quantas vezes estamos numa fila e o cliente da frente decide pagar em moedas... ou se esqueceu de qualquer coisa e volta para ir buscar... ou vão fazer uma devolução e é preciso chamar o supervisor?
                                        É um sistema muito mais justo.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                          Podes crer. Nem percebo porque é que eles gastam dinheiro a montar tantas.
                                          Não sei porque se queixam, é fila única

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                            Podes crer. Nem percebo porque é que eles gastam dinheiro a montar tantas.
                                            Não é só no Lidl. Nos Pingo Doce mais pequenos é a mesma coisa.

                                            A fila única resolve também o problema de quando abre uma nova caixa os chicos espertos que estão em último nas filas saltarem logo para lá.

                                            Comentário


                                              #23

                                              Comentário


                                                #24
                                                Na verdade para o cliente é mais vantajoso, mas para as lojas já não o é.

                                                É vantajoso para o cliente devido às razões já relatadas, mas para as lojas eles perdem tempo do cliente se dirigir da fila única até à caixa, colocar na mesa os produtos, entre outros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  gosto mais do sistema pingo doce, quando se junta muita gente e dizem para passar por ordem de chegada para uma nova caixa dá sempre confusão

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por gordep Ver Post
                                                    A Primark também funciona assim, e dá-me a sensação que se não tivessem esse sistema aquilo era uma confusão desgraçada.
                                                    E eu que pensava que era sempre uma confusão desgraçada ...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      só é vantajoso para alguns clientes porque em certas situações demoram menos tempo a passar na caixa. Em outras acabam por demorar mais do que se entrassem numa fila que por sorte andou rápido. Para a loja, em termos de tempo de atendimento, é a mesma coisa ou ainda mais lento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No continente nas poucas vezes que lá vou , notei melhoria na rapidez das caixas , como tal podem usar o sistema em qualquer lado por mim. Evita se andar a escolher filas para depois ir cair numa onde o gajo ta a contar moedas, o código de barras não lê , o preço não coincide com o exposto , o gajo que fala do tempo e da politica etc ...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vi este sistema pela primeira vez em Espanha em 2012 num Carrefour ( em termos de Hipermercado). Acabou depois por chegar cá.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho um sistema muito melhor sem dúvida. E só fico a pensar como ninguém se lembrou disto antes

                                                            Comentário

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