Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Urgente: dúvidas com despesas de aquecimento!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Urgente: dúvidas com despesas de aquecimento!

    Boa noite.
    Desculpem, mas estou numa situação que tenho que resolver muito rapidamente e preciso de ajuda. Estou para arrendar um apartamento e tenho algumas dúvidas quanto aos gastos com o aquecimento e águas.

    O apartamento em vista tem painel solar, esquentador ou caldeira a gás natural e lareira, penso que com recuperador. Tem radiadores em todas as divisões e ar condicionado.
    O meu actual apartamento tem aquecimento central a gás natural e a verdade é q sempre que o ligo as contas disparam a sério.
    Que diferenças poderei esperar a nível dos gastos? O painel solar só aquece a água? E em que condições, dependendo da metereologia?
    Sou muito nabo nestas coisas e tenho mesmo que fazer contas bem feitas... para aí até manhã!!!

    Obrigado pela ajuda!

    (já agora, para quem conhece, é na Qta do Seminário, em Viseu)
    Editado pela última vez por hifi; 25 November 2015, 23:46.

    #2
    As despesas depende essencialmente da tua utilização.

    O painel solar é energia grátis para aquecer a água. Não tens que te preocupar com isso, se tiveres água quente no Inverno por painel solar, melhor. Se não, tens que ligar o esquentador. No Inverno consegues aquecer a água com o painel solar, mas é óbvio que não aquece tanto como nos dias de Verão.

    O ar condicionado com bomba de calor é o electrodoméstico por corrente eléctrica mais eficiente. De memória, gasta um terço que um electrodoméstico por resistência e produz o mesmo calor.

    A lareira pode ser uma alternativa para aquecer essa divisão.

    Os radiadores a gás natural já tens experiência que é caro.

    Haverá quem te saiba explicar melhor, mas é esta a ideia que eu tenho.
    Editado pela última vez por nferrari; 26 November 2015, 00:12.

    Comentário


      #3
      O painel n dará tb p o aquecimento? e será q os radiadores funcionarão tb pelo recuperador?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por hifi Ver Post
        O painel n dará tb p o aquecimento? e será q os radiadores funcionarão tb pelo recuperador?
        Não te sei responder a isso. O painel solar com o qual eu convivi no Inverno não tinha um rendimento brilhante. Duvido que fizesse alguma coisa no aquecimento por radiadores.

        Penso que é possível que o recuperador possa aquecer outras divisões, no entanto não conheço nada que seja compatível com radiadores (não quer dizer que não possa haver...).

        Comentário


          #5
          Obrigado, nferrari.

          Há mais alguém que possa ajudar?

          Comentário


            #6
            hifi....tens que ter mais certezas para te podermos esclarecer as tuas dúvidas....
            Por exemplo, só uma visita ao local/questão ao proprietário, poderá ajudar a responder á dúvida se o recuperador ( é de calor e aquece os radiadores ou é de lenha e tem como único objectivo poupá-la.
            Para uma ideia geral, tudo que é eléctrico consome energia eléctrica...mais ou menos consoante os Watts que estão nas placas com as referências técnicas que trazem colados.

            Comentário


              #7
              quem poder comprar aquelas caldeiras de pelletes são o melhor investimento em aquecimento...tanto local tipo na sala ou para aquecimento central...+/- gasta tipo numa casa todos os radiadores 15 kilos por dia...3€ ao dia..mas isto abusando na temperatura...de toda a casa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                O painel n dará tb p o aquecimento? e será q os radiadores funcionarão tb pelo recuperador?
                Tens de saber o que está instalado e como funciona.

                O painel solar pode dar apoio ao aquecimento central ou ser apenas para águas quentes sanitárias (AQS).
                O recuperador de calor pode dar apoio ao aquecimento, ou por água, ou por ar quente canalizado, ou nenhum destes.
                O gás pode dar apoio ao aquecimento central ou ser apenas para AQS.

                Há milhentas maneiras de articular as diferentes fontes de energia.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                  Boa noite.
                  Desculpem, mas estou numa situação que tenho que resolver muito rapidamente e preciso de ajuda. Estou para arrendar um apartamento e tenho algumas dúvidas quanto aos gastos com o aquecimento e águas.

                  O apartamento em vista tem painel solar, esquentador ou caldeira a gás natural e lareira, penso que com recuperador. Tem radiadores em todas as divisões e ar condicionado.
                  O meu actual apartamento tem aquecimento central a gás natural e a verdade é q sempre que o ligo as contas disparam a sério.
                  Que diferenças poderei esperar a nível dos gastos? O painel solar só aquece a água? E em que condições, dependendo da metereologia?
                  Sou muito nabo nestas coisas e tenho mesmo que fazer contas bem feitas... para aí até manhã!!!

                  Obrigado pela ajuda!

                  (já agora, para quem conhece, é na Qta do Seminário, em Viseu)
                  Pede o projecto.

                  O painel solar é só para AQS, depois o apoio (aquecer a agua que nao foi aquecida pelo sol) pode ser electrico ou esquentador/caldeira. Se estiver bem dimensionado de Março a Outubro não precisas de apoio.

                  O resto, só vendo o projecto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    O painel solar é só para AQS,
                    Nem isso se pode afirmar, se for um painel de circulação forçada com tanque de inércia pode ser para aquecimento central também...

                    Mas tens razão numa coisa: tem de se saber mais pormenores.

                    Comentário


                      #11
                      Uma coisa é certa: apesar dos custos do ar condicionado (em todas as divisões? só em algumas?), os gastos com a utilização do mesmo são muito competitivos face a outras soluções. Eu há cerca de um ano e meio andei a fazer muitas contas ao aquecimento e acabei por instalar salamandra a pellets PORQUE já tinha radiadores e canalização. Caso contrário, teria sido AC já que os custos de utilização são competitivos e dá muito menos trabalho (a limpeza pelo menos semanal dos aparelhos de queima de biomassa acaba por ser chata e fazer sujeira).

                      Comentário


                        #12
                        A parte de painel solar normalmente aquece água.


                        Se precisas de água quente a 60º para banhos, etc. num dia de sol ela pode já estar a 40º e só tem que ser aquecida até aos 60º pelo esquentador/caldeira, enquanto que sem painel solar teria que ser aquecida (por ex.) de 20º até aos 60º


                        Quando não há sol ou exposição solar não há grande beneficio.


                        Agora contas rigorosas são impossíveis, depende das necessidades de água quente, depende do contributo do recuperador de calor para aquecer água, etc.


                        Supondo que no Verão tens a ajuda dos paineis solares e no Inverno a do recuperador de calor, talvez possas poupar metade do que gastarias sem ajudas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                          O painel n dará tb p o aquecimento? e será q os radiadores funcionarão tb pelo recuperador?
                          Não!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                            A parte de painel solar normalmente aquece água.


                            Se precisas de água quente a 60º para banhos, etc. num dia de sol ela pode já estar a 40º e só tem que ser aquecida até aos 60º pelo esquentador/caldeira, enquanto que sem painel solar teria que ser aquecida (por ex.) de 20º até aos 60º


                            Quando não há sol ou exposição solar não há grande beneficio.


                            Agora contas rigorosas são impossíveis, depende das necessidades de água quente, depende do contributo do recuperador de calor para aquecer água, etc.


                            Supondo que no Verão tens a ajuda dos paineis solares e no Inverno a do recuperador de calor, talvez possas poupar metade do que gastarias sem ajudas.
                            Percebo o raciocinio, mas agua a 40C chega e sobra para banho. 60 é para é para ter uma queimadura de 3º grau.

                            Apenas é preciso semanalmente aumentar a temperatura do deposito até aos 60º para matar a legionnela.

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado a todos.

                              Vamos arriscar. Esperamos q sistema seja competitivo, até pq tudo o resto é muito bom.

                              Agradeço-vos imenso. depois darei mais pormenores sobre o sistema.

                              Comentário


                                #16
                                É aqui na minha terra!

                                Se quiseres posso mostrar te como.funciona e como podes.controlar os gastos.

                                Manda PM se precisares.

                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Na quinta do seminário os recuperadores não estão ligados ao aquecimento. Só se, esse apartamento for excepção.
                                  Tem caldeira a gás natural e radiadores ligados à essa caldeira que também recebe água do painel.
                                  A água do painel é apenas para banhos.
                                  A água do aquecimento é sempre da caldeira.
                                  Tens de ver se necessitas de purgar o sistema, e colocar uma pessoa entre 1.5 a 2.

                                  Depois aconselho a compra de um cronotermostasto que te vai fazer poupar 30 a 50%.

                                  Se.precisares ajudo te pois sou de Viseu.

                                  Apita se precisares para configurar isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Urgente: dúvidas com despesas de aquecimento!

                                    Eu fazia o seguinte.
                                    Comprava um termostato para a caldeira e aquecimento central. Programava mediante as necessidades. Em auxílio e sempre que estivesse em casa fazia esse recuperador de calor da lareira funcionar. A lenha é o sistema mais barato. Se a casa não for muito grande a lareira aquece bem.
                                    Com a lareira a funcionar irias gastar muito pouco gás.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com a quantidade de calor que um radiador emite era preciso usar um painel solar por cada um e mesmo assim era curto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Obrigado pela ajuda de todos.

                                        NMiguel, se precisar peço mesmo ajuda, pois a renda não é barata e tenho que rentabilizar o equipamento. Obrigado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                                          Obrigado pela ajuda de todos.

                                          NMiguel, se precisar peço mesmo ajuda, pois a renda não é barata e tenho que rentabilizar o equipamento. Obrigado.
                                          Estás a vontade, até 5a feira posso a qualquer hora.

                                          Qualquer coisa manda PM.

                                          Comentário


                                            #22
                                            NMiguel,estás de férias? :D
                                            Infelizmente, parece que só pa semana que vem é que teremos lá luz.
                                            Já agora, na Beiragas disseram-nos q no ali ninguém no prédio terá o gás ligado, o q éestranho, pois ao q sabemos só o nosso apartamento (fica no nº14) não estava já habitado e ainda esteve ocupado até há pouco. Entretanto, so´ hoje reparei q n tem mesmo recuperador!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                                              NMiguel,estás de férias? :D
                                              Infelizmente, parece que só pa semana que vem é que teremos lá luz.
                                              Já agora, na Beiragas disseram-nos q no ali ninguém no prédio terá o gás ligado, o q éestranho, pois ao q sabemos só o nosso apartamento (fica no nº14) não estava já habitado e ainda esteve ocupado até há pouco. Entretanto, so´ hoje reparei q n tem mesmo recuperador!
                                              Estou de baixa.

                                              Mesmo para a semana devo.poder, mas horas mais tardias.
                                              Não tem recuperador? Que estranho...

                                              Fui vê los na altura e tinham.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não são todos exatamente iguais, quer a esse nível, quer a nível da colocação do "cilindro" do painel solar e do chão dos apartamentos. Os da metade e baixo, mais perto o seminário, talvez percam nesses aspetos, mas só mm nesses. O nosso fica no 3 andar por cima do ginásio, dá p aquele edifício da diocese (acho q é deles), e pertence a esses q referi. Amanhã vão lá colocar a luz e penso q a água também. Vamos ver, mas depois digo qq coisa.

                                                E pronto, férias era melhor!!!
                                                Editado pela última vez por hifi; 03 December 2015, 21:14.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  falando em aquecimento...o meu esquentador tem um problema.sempre que tomamos banho temos de ligar primeiro a água quente na cozinha até fazer chama, a questão é que há alturas que a chama demora a aparecer e gasta-se litros e litros de água e isso faz-me confusao...alguem sabe porquê isto acontece e para que esquentador devo trocar?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mas começa a fazer faisca?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      quando faz chama continua é porque ja se pode abrir a água quente no wc..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nao foi isso que perguntei.

                                                        Quando abres a primeira torneira começa logo a fazer faisca?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Grande parte das vezes sim...é rraríssimo ligar à primeira... E por faísca penso que te referes a chama mal acesa

                                                          E uma vez nunca me vou eesquecer,não sei o que aconteceu para a chama sair para fora e por um triz que nnão atingiu a cara do meu irmão...ficava logo cego
                                                          Editado pela última vez por girl92; 03 December 2015, 21:52.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se calhar, e tendo em conta o histórico será melhor algo novo.

                                                            É gas natural ou botija?

                                                            Quantos litros é?

                                                            Ventilado ou normal?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X