Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Criminalização do abandono de idosos ( opinião )

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Criminalização do abandono de idosos ( opinião )

    É uma assunto muito delicado, por isso gostava de saber a vossa opinião, e também de saber o que pensam os users que, caso seja o contrário, os filhos terem sido abandonados ou terem sofrido da parte dos pais inveja pelo seu sucesso na sua vida inteira, e agora quer queiram ou não terem de assumir responsabilidades que não querem assumir.


    Este é o tema, penso que o bom senso e a lógica deve existir:


    A Assembleia da República aprovou, esta sexta-feira, na generalidade, a criminalização do abandono de idosos.


    O PSD e o CDS/PP propõem-se alterar o Código Penal, aditando ao título dos crimes contra as pessoas, um novo capítulo novo, criando cinco tipos legais de crime contra os direitos fundamentais dos idosos e agravando outros três crimes já existentes", explicou Carlos Abreu Amorim. O deputado social-democrata pediu o apoio de todas as bancadas parlamentares.

    Mas, a oposição fez-se sentir até num tempo que reúne consenso, como a defesa dos direitos dos idosos.

    "A dignidade dos idosos foi afetada pelas vossas políticas", afirmou Elsa Pais, da bancada socialista. António Filipe, do PCP, disse que o projeto dos partidos da direita servia para "aliviarem a consciência" e que "o que querem fazer é criminalizar as famílias sem recursos".

    É uma "operação de lavagem da imagem política" da direita, acrescentou José Manuel Pureza, do BE.

    No fim de contas, esquerda e direita defendem os direitos dos idosos, mas de maneira diferente.

    O diploma de PSD e CDS passou com os votos contra do Bloco de Esquerda, PCP e Verdes e a abstenção do PS. Isabel Moreira, do PS, acabou por sair em defesa da proposta da direita, embora assumindo que precisa de ser limada quando descer à especialidade. O que está em causa com a criminalização do abandono de idosos


    "Pretende-se, desta feita, introduzir normas no Código Penal que sancionem comportamentos contra os direitos fundamentais dos idosos", lê-se no documento dos dois partidos.

    Segundo o projeto de lei, passa a ser crime coagir uma pessoa idosa, que não esteja na posse da totalidade das suas faculdades mentais, com o objetivo de aceder e administrar os seus bens, bem como negar o acolhimento numa instituição pública ou privada como represália por a pessoa idosa ter-se recusado a entregar a administração dos bens à administração ou deixar-lhos em testamento.

    Por outro lado, passa também a configurar crime abandonar um idoso no hospital ou impedir que a pessoa tenha acesso a bens ou serviços por causa da idade.

    No projeto de lei do PSD/CDS-PP é igualmente crime fazer um ato notarial com uma pessoa idosa que esteja "notoriamente limitada ou alterada nas suas funções mentais", sem que esteja assegurada a sua representação legal.

    #2
    A sociedade preza apenas os bem sucedidos. Há tanto conhecimento nos nossos pais e avós. Repugna-me a ideia de descartável!

    Comentário


      #3
      Vamos ver então quem passa a ser obrigado a não abandonar um idoso.

      Comentário


        #4
        MRF, creio que percebo a tua perplexidade mas, apesar de a Lei ainda não ter sido regulamentada ( creio que é este o termo) e como tal não passar de uma espécie de «declaração de intenções» do que poderá vir a surgir no futuro, um filho abandonado tem sempre forma de se «safar», um «velho» não terá certamente as mesmas capacidades para se desenrascar sózinho.

        Ajuda-os e alguém um dia te recompensará....quem sabe poderás ser um exemplo marcante para os teus filhos.
        Cumprs

        Comentário


          #5
          Nesse aspeto, e devido a minha educação, e a minha vivência, vejo o abandono de um idoso, igual ao abandono de um filho. Não me vejo, nem consigo conceber a ideia de um dia saber que os meus pais estão mal, ou a precisar de mim, e eu ignorar.

          Pá, tive guerras velhas com eles, não são perfeitos, longe disso, eu também não o sou, mas NUNCA me deixaram nem deixam na mão, e o mínimo que poderei fazer mais tarde é retribuir, conforme puder. Vi como eles trataram os pais deles (meus avós), ajudei em algumas coisas também, (Dei muitas vezes a insulina ao meu avô) e é isso que espero um dia fazer por eles, conforme puder.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
            MRF, creio que percebo a tua perplexidade mas, apesar de a Lei ainda não ter sido regulamentada ( creio que é este o termo) e como tal não passar de uma espécie de «declaração de intenções» do que poderá vir a surgir no futuro, um filho abandonado tem sempre forma de se «safar», um «velho» não terá certamente as mesmas capacidades para se desenrascar sózinho.

            Ajuda-os e alguém um dia te recompensará....quem sabe poderás ser um exemplo marcante para os teus filhos.
            Cumprs
            Bom não é a minha questão, porque o meu já morreu, ( um pai formidável ), mas conheço país ou mesmo mães que sempre maltrataram os seus filhos, chegando ao ponto de ter inveja deles, do seu progresso na vida profissional e amorosa, porque nunca conseguiram ser como eles, dai fazem tudo durante a adolescência dos seus filhos para lhe anularem o seu sucesso na vida, como por exemplo: criticar os filhos e fazendo pressão psicológica, para anularem o seu progresso na vida, será que esses filhos terão que um dia cuidar de uma pessoa tão má???

            Na vida existem muitos factores que os deputados não podem deliberar, para se verem livre das duas suas responsabilidades, porque são eles que tem roubado as reformas de quem trabalhou uma vida, agora um filho ter que aturar um pai que sempre o prejudicou, não tem nenhum senso de ética moral, nem sempre as famílias, vizinhos ou amigos tem de se amar, existem diferenças de opiniões.

            Comentário


              #7
              Creio que no campo dos princípios ninguém vai ser contra o abandono.
              Agora pergunto, pessoas que vivam do seu trabalho e que não possam abdicar dele, sustentam-se com que meios se precisarem tomar conta de um idoso a tempo inteiro?
              Se eventualmente tiverem que os fechar em casa (com os perigos que isso acarreta) estão a incorrer em maus tratos?

              Comentário


                #8
                Não estou a ver como alguém pode ser condenado por abandono de um "maior e vacinado"....
                Os meus pais são MEUS mas fazem o que lhe dá na telha...

                Comentário


                  #9
                  Muitos dos filhos que não conseguem ter os pais em casa organizam-se! Ou seja por exemplo se um dos irmão está desempregado, os outros pagam-lhe alguma coisa para que ele cuide dos pais. Por vezes organizam-se entre eles e todos os meses reinem uma verba que dê para pagar a um prestador de cuidados ou então um lar mesmo.
                  Mas isto só acontece quando existe o principio da família, coisa que muitas vezes não acontece! As zangas e quezílias de longa data são um entrave.

                  Eu já vi coisas impressionantes dos familiares nos hospitais! Por isso constato que é uma situação mais recorrente do que se pensa ainda que dissimulada!

                  Já vi familiares a gritarem com os médicos que é uma vergonha que não tratam o pai/mãe, que é uma vergonha isto que é aquilo, que se o familiar morrer vão processar o hospital e não sei nem mais. Depois o familiar melhora mudam de atitude não querem saber não aparecem mais ou então não o querem levar para casa . Começam com a história que é o hospital que se tem de responsabilizar para onde vai o pai porque para casa dele (onde muitas vezes já estava não vai! Aí começa a confusão da falta de vagas!

                  Comentário


                    #10
                    O mais engraçado nisto é que foram os mesmo que fizeram cortes abusivos nos apoios sociais aos idosos e às famílias que cuidam dos idosos nos seus domicílios. Familiares esses que deixaram de trabalhar para cuidar dos seus idosos nas suas casas, que tiveram cortes nos subsídios de apoio à terceira pessoa, CSI, complemento de dependência que muitas vezes quase "obrigam" as famílias a não terem condições em casa para poder cuidar dos idosos e serem empurrados para o lugar da moda que são os "Cuidados Continuados".

                    Bem sei que a questão moral que se levanta é mais forte e tem que ser sempre mais preponderante que a vontade dos deputados. Quem manda nas vidas das pessoas? É lícito que um idoso que toda a vida maltratou o filho e a esposa, que nunca lhe deu afetos e educação apenas à base da pancada tenha Direito a que o filho seja responsabilizado pela sua condição no fim de vida? Quem somos nós para mandar na vida das pessoas que não sabemos?

                    Uma lei destas tem toda a minha aprovação se for bem escrita e bem escrutinada por entidades competentes. Porque o cerne das questão está muito mais profundo que o simples abandono. Normalmente está no tipo de pais que os atuais idosos são, e na educação que deram aos filhos.

                    Mas há de tudo. E eu já vi de tudo. Desde pais 5 estrelas que foram abandonados pelos filhos depois de lhes limparem tudo e viverem da esmola e caridade dos vizinhos, até idosos que chegaram a abusar das filhas e são elas agora que os tratam com "reis"..

                    Este tipo de leis tem que residir numa base de sensibilidade que a nossa sociedade não tem , não foi educada para tal e aí está o grande busilis da questão. Educação cívica, que deve começar no berço, na escola e na vida...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 2RF Ver Post
                      Não estou a ver como alguém pode ser condenado por abandono de um "maior e vacinado"....
                      Os meus pais são MEUS mas fazem o que lhe dá na telha...
                      Há uns anos tive de recorrer a uma urgência de um dos nossos "mega-hospitais". Era um open space enorme. Pacientes e pessoal médico por todo o lado.

                      Num canto estava sentado um idoso muito debilitado. Um médico dirigiu-se a ele e deu-lhe alta. Perguntou-lhe se tinha quem o viesse buscar... ele disse que sim, mas quando saissem do trabalho. O médico perguntou quando isso era... reposta... 18h00 (eram umas 10h)

                      O médico tornou-o mais confortável possível e "adiou" a alta.

                      Foi algo que me marcou bastante. Foi uma imagem pesada, foi há anos e ainda hoje me lembro bem.

                      Depois em conversa com pessoal do ramo da saúde comentei e responderam-me que muitos não voltam lá buscá-los.

                      Acho que isto enquadra a tua dúvida.

                      Comentário


                        #12
                        Estou contra. Cada caso é um caso, é um daqueles assuntos em que não se pode generalizar.

                        Há quem abandone os mais velhos nos hospitais por por falta de meios financeiros, outros porque os velhos eram uns grandes sacripantas, etc.

                        E claro que este é mais um dos assuntos em que os ricos estão bem mais protegidos do que os pobres.

                        Comentário


                          #13
                          O organizem-se é conversa de quem nunca passou por isso ou, porque teve facilidade em pagar ou alguém se disponibilizou para tal

                          Tirando os casos de abandono claro, há muitas situações em que as familias tem dificuldades, sérias, para suportar uma situação deste tipo.
                          Velhotes com reformas baixas e em que o ou os filhos trabalham mas recebem pouco ou, mesmo recebendo mais tem os seus encargos e orçamentos "apertados" (empréstimos, creches, etc).

                          Os apoios sociais são bastante curtos e lares, legais, abaixo dos 700€ são miragem.

                          E havendo família as assitentes sociais pouco mais fazem que informar alguns apoio que existem e que os idosos é para vagar dos H.

                          Comentário


                            #14
                            Também fazem o contrário, dar alta no cu do judas, sem meios para se deslocar sem informar a familia.
                            Ou a classica alta em coma.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 2RF Ver Post
                              Não estou a ver como alguém pode ser condenado por abandono de um "maior e vacinado"....
                              Os meus pais são MEUS mas fazem o que lhe dá na telha...
                              A minha mãe era uma mulher altiva e culta, com o seu 1,70 de altura sempre muito elegante.

                              O meu pai era um homem fisicamente imponente, praticou atletismo, boxe, vela, remo e, já velho, ciclismo. Excelente estudante e profissionalmente muito bem sucedido, falava fluentemente Inglês, Francês e Alemão. Pensava que falava também espanhol, mas isso já era algo em que só ele acreditava.

                              Devias de ver como eram eles nos últimos anos de vida. Transformaram-se ambos em dois velhinhos simpáticos mas muito frágeis. Foi uma lição que nunca mais esqueci.

                              edit: Isto para dizer que quando se é velho, ninguém faz "o que lhe dá na telha", como escreveste.
                              Editado pela última vez por Jbranco; 11 December 2015, 15:41.

                              Comentário


                                #16
                                Não será caso raro, mas pode uma pessoa estar descansada da vida e aparecer a PJ para o deter porque o pai/mãe/tio/avô etc com quem não se dá há anos está esquecido num hospital?

                                Creduuuuuuuuuuuu

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                  Há uns anos tive de recorrer a uma urgência de um dos nossos "mega-hospitais". Era um open space enorme. Pacientes e pessoal médico por todo o lado.

                                  Num canto estava sentado um idoso muito debilitado. Um médico dirigiu-se a ele e deu-lhe alta. Perguntou-lhe se tinha quem o viesse buscar... ele disse que sim, mas quando saissem do trabalho. O médico perguntou quando isso era... reposta... 18h00 (eram umas 10h)

                                  O médico tornou-o mais confortável possível e "adiou" a alta.

                                  Foi algo que me marcou bastante. Foi uma imagem pesada, foi há anos e ainda hoje me lembro bem.

                                  Depois em conversa com pessoal do ramo da saúde comentei e responderam-me que muitos não voltam lá buscá-los.

                                  Acho que isto enquadra a tua dúvida.
                                  Percebo o que queres dizer e eu pessoalmente era incapaz de deixar um familiar no hospital das 10 até as 18h.

                                  Mas o "velhote" não é um cidadão ? tem um responsável por ele ? e é velhote a partir de que idade ? é que o meu tem 81
                                  e vai sozinho ao hospital e só sei que ele lá esteve numa conversa qq de circunstancia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    A minha mãe era uma mulher altiva e culta, com o seu 1,70 de altura sempre muito elegante.

                                    O meu pai era um homem fisicamente imponente, praticou atletismo, boxe, vela, remo e, já velho, ciclismo. Excelente estudante e profissionalmente muito bem sucedido, falava fluentemente Inglês, Francês e Alemão. Pensava que falava também espanhol, mas isso já era algo em que só ele acreditava.

                                    Devias de ver como eram eles nos últimos anos de vida. Transformaram-se ambos em dois velhinhos simpáticos mas muito frágeis. Foi uma lição que nunca mais esqueci.

                                    edit: Isto para dizer que quando se é velho, ninguém faz "o que lhe dá na telha".
                                    Para onde todos caminhamos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                                      O mais engraçado nisto é que foram os mesmo que fizeram cortes abusivos nos apoios sociais aos idosos e às famílias que cuidam dos idosos nos seus domicílios. Familiares esses que deixaram de trabalhar para cuidar dos seus idosos nas suas casas, que tiveram cortes nos subsídios de apoio à terceira pessoa, CSI, complemento de dependência que muitas vezes quase "obrigam" as famílias a não terem condições em casa para poder cuidar dos idosos e serem empurrados para o lugar da moda que são os "Cuidados Continuados".

                                      Bem sei que a questão moral que se levanta é mais forte e tem que ser sempre mais preponderante que a vontade dos deputados. Quem manda nas vidas das pessoas? É lícito que um idoso que toda a vida maltratou o filho e a esposa, que nunca lhe deu afetos e educação apenas à base da pancada tenha Direito a que o filho seja responsabilizado pela sua condição no fim de vida? Quem somos nós para mandar na vida das pessoas que não sabemos?

                                      Uma lei destas tem toda a minha aprovação se for bem escrita e bem escrutinada por entidades competentes. Porque o cerne das questão está muito mais profundo que o simples abandono. Normalmente está no tipo de pais que os atuais idosos são, e na educação que deram aos filhos.

                                      Mas há de tudo. E eu já vi de tudo. Desde pais 5 estrelas que foram abandonados pelos filhos depois de lhes limparem tudo e viverem da esmola e caridade dos vizinhos, até idosos que chegaram a abusar das filhas e são elas agora que os tratam com "reis"..

                                      Este tipo de leis tem que residir numa base de sensibilidade que a nossa sociedade não tem , não foi educada para tal e aí está o grande busilis da questão. Educação cívica, que deve começar no berço, na escola e na vida...
                                      Concordo praticamente a 100%

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                        Não será caso raro, mas pode uma pessoa estar descansada da vida e aparecer a PJ para o deter porque o pai/mãe/tio/avô etc com quem não se dá há anos está esquecido num hospital?

                                        Creduuuuuuuuuuuu
                                        Claro que em condições normais a questão só se põe em relação a ascendentes diretos. Do mesmo modo que eu tenho responsabilidade em relação aos meus filhos, mas não necessariamente em relação aos meus sobrinhos... Ou um dia que tenha netos desde que os pais deles estejam vivos. Essas coisas já hoje estão definidas por lei.

                                        Originalmente Colocado por 2RF Ver Post
                                        Percebo o que queres dizer e eu pessoalmente era incapaz de deixar um familiar no hospital das 10 até as 18h.

                                        Mas o "velhote" não é um cidadão ? tem um responsável por ele ? e é velhote a partir de que idade ? é que o meu tem 81
                                        e vai sozinho ao hospital e só sei que ele lá esteve numa conversa qq de circunstancia.
                                        Como é óbvio, passa a ser dependente no dia em que deixa de ser autónomo.
                                        Editado pela última vez por Jbranco; 11 December 2015, 15:48.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post

                                          edit: Isto para dizer que quando se é velho, ninguém faz "o que lhe dá na telha", como escreveste.
                                          os meus fazem (81+78), não devem então ainda estar no estado de "velhos"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 2RF Ver Post
                                            os meus fazem (81+78), não devem então ainda estar no estado de "velhos"
                                            Claro. Eu tenho um tio sem filhos (acabo por ser eu o filho, principalmente depois de os meus pais terem falecido) que aos 83 ainda conduz, paga as contas, etc. Só precisa aqui do sobrinho ppontualmente, como por exemplo quando foi ao hospital tirar metade de um pulmão. Depois disso ficou temporariamente dependente, mas agora já está de novo na maior e a tomar comprimidos azuis uns atrás dos outros (o sacana passou toda a vida a só pensar em três coisas, trabalho, carros e mulheres. Aos 83 apenas desistiu de uma das suas obsessões... Já não trabalha!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tem de haver um despertar de consciências.
                                              Claro está, que vai causar mal-estar de muitos, mas o que acontece agora, onde um nosso semelhante, mesmo com laços de sangue é tratado como um animal( e não sou a favor que se abandonem os animais), tem de acabar, independentemente do que quer que seja.
                                              Quem comete esses actos deve ser punido. Mais nada!
                                              Editado pela última vez por morzaca; 11 December 2015, 15:57.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                                Tem de haver um despertar de consciências.
                                                Claro está, que vai causar mal-estar de muitos, mas o que acontece agora, onde um nosso semelhante, mesmo com laços de sangue é tratado como um animal( e não sou a favor que se abandonem os animais), tem de acabar, independentemente do que quer que seja.
                                                Quem comete esses actos deve ser punido. Mais nada!
                                                E se não tiver meios para cuidar do idoso?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Lá está o que digo, a matemática e a regra três simples (ou silogismo, vá) não chega para se ser político e para legislar.

                                                  Este tema é multidimensional e não se vai resolver por decreto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    E se não tiver meios para cuidar do idoso?
                                                    Tem de haver meios que facilitem essa tarefa, tal como quando não há condições para tratar dos filhos. O estado social se existe deve ser para todos. Repugna-me tratar mal um nosso semelhante, independentemente de tudo. Com consanguinidade, então, é de uma desumanização total.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      A minha mãe era uma mulher altiva e culta, com o seu 1,70 de altura sempre muito elegante.

                                                      O meu pai era um homem fisicamente imponente, praticou atletismo, boxe, vela, remo e, já velho, ciclismo. Excelente estudante e profissionalmente muito bem sucedido, falava fluentemente Inglês, Francês e Alemão. Pensava que falava também espanhol, mas isso já era algo em que só ele acreditava.

                                                      Devias de ver como eram eles nos últimos anos de vida. Transformaram-se ambos em dois velhinhos simpáticos mas muito frágeis. Foi uma lição que nunca mais esqueci.

                                                      edit: Isto para dizer que quando se é velho, ninguém faz "o que lhe dá na telha", como escreveste.
                                                      Também não se pode generalizar. A experiência de vida e a particularidade do olhar dos pais perante os filhos, tem que se lhe diga.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                                        Tem de haver meios que facilitem essa tarefa, tal como quando não há condições para tratar dos filhos. O estado social se existe deve ser para todos. Repugna-me tratar mal um nosso semelhante, independentemente de tudo. Com consanguinidade, então, é de uma desumanização total.
                                                        E difícil tratar mal o nosso semelhante, tens razão, mas quando o teu semelhante te fez mal a vida inteira, faz pensar duas vezes, não ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                                          Tem de haver meios que facilitem essa tarefa, tal como quando não há condições para tratar dos filhos. O estado social se existe deve ser para todos. Repugna-me tratar mal um nosso semelhante, independentemente de tudo. Com consanguinidade, então, é de uma desumanização total.
                                                          Infelizmente não é a realidade.
                                                          A nossa sociedade está envelhecida, com muitos idosos do tempo em que descontos eram uma miragem e por isso com pensões muito baixas, quando existem.
                                                          A Segurança Social não tem capacidade, em lares próprios ou comparticipados, para os pedidos.

                                                          Posso dizer que uma reforma na casa dos 550€ já é considerada "boa", para a SS e por isso sem qualquer comparticipação por parte do Sistema, restando ao utente/familia "arranjarem solução".
                                                          Por isso é que alguns idosos ficam nos Hospitais...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                            Infelizmente não é a realidade.
                                                            A nossa sociedade está envelhecida, com muitos idosos do tempo em que descontos eram uma miragem e por isso com pensões muito baixas, quando existem.
                                                            A Segurança Social não tem capacidade, em lares próprios ou comparticipados, para os pedidos.

                                                            Posso dizer que uma reforma na casa dos 550€ já é considerada "boa", para a SS e por isso sem qualquer comparticipação por parte do Sistema, restando ao utente/familia "arranjarem solução".
                                                            Por isso é que alguns idosos ficam nos Hospitais...
                                                            Completamente ciente dessa realidade. Mas, continuo a ficar indisposto quando vejo casos de abandono de idosos. Alguma coisa tem de mudar e não nos devemos resignar, ou, arranjar justificações para tal. É infelizmente uma realidade. Provavelmente essas pessoas criaram os que agora os abandonam, com bem menos!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X