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    Motorizada sem documentos

    Boas pessoal

    O meu sogro que faleceu à coisa de 5 anos tinha lá em casa uma motorizada encostada (completa), acontece que o homem estava divorciado da mulher e nunca teve qualquer tipo de relação afectiva com as filhas. No entanto são as filhas as únicas herdeiras.

    Documentos da motorizada não existem, nem aparecem.

    A minha sogra tem ideia que o ex-marido comprou no final dos anos 80s a mota usada e nunca a passou para o nome dele, tinha apenas os documentos no entanto usava a mota diariamente (grande maluco).

    Como se divorciaram nos anos 90s, não sabemos com está a situação da mota no registo.

    Como poderei saber e arranjar os documentos, quer esteja em nome dele ou de outra pessoa, fazem ideia?

    #2
    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
    Boas pessoal

    O meu sogro que faleceu à coisa de 5 anos tinha lá em casa uma motorizada encostada (completa), acontece que o homem estava divorciado da mulher e nunca teve qualquer tipo de relação afectiva com as filhas.

    Documentos da motorizada não existem, nem aparecem.

    A minha sogra tem ideia que o ex-marido comprou no final dos anos 80s a mota usada e nunca a passou para o nome dele, tinha apenas os documentos no entanto usava a mota diariamente (grande maluco).

    Como se divorciaram nos anos 90s, não sabemos com está a situação da mota no registo.

    Como poderei saber e arranjar os documentos, quer esteja em nome dele ou de outra pessoa, fazem ideia?
    Se tiver lá a matrícula, diriges-te à câmara municipal e pedes uma 2ª via. Ficas logo a saber o nome que lá vem. Ou então pedes só para te dizerem o nome...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
      Se tiver lá a matrícula, diriges-te à câmara municipal e pedes uma 2ª via. Ficas logo a saber o nome que lá vem. Ou então pedes só para te dizerem o nome...
      Eles disponibilizam essa informação a qualquer um?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
        Eles disponibilizam essa informação a qualquer um?
        Sim, até pode ser que o façam por telefone. Experimenta a ligar e explica o problema.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          Sim, até pode ser que o façam por telefone. Experimenta a ligar e explica o problema.
          E caso esteja em nome dele, como obtenho os documentos?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
            E caso esteja em nome dele, como obtenho os documentos?
            Pedes uma 2ª via e depois precisas de uma habilitação de herdeiros e declarações de todos os herdeiros em como doam a motorizada à pessoa X. Entretanto tens que ir ao IMT pedir a rematriculação da motorizada para o formato atual... Aqui convém ligares para o IMT a perguntar como fazes, visto que a pessoa já faleceu, alguém tem que assinar os papéis.

            Já agora, que motorizada é?

            Comentário


              #7
              Vai custar tempo e dinheiro, muito dinheiro!

              Aceita uma sugestão: entrega isso a uma agência que trate da coisa ou então desiste já!

              Tenho uma pessoa muito próxima que compra/vende/restaura motorizadas e tem gasto pipas de dinheiro nisso, embora vá também vendendo algumas para recuperar o investimento e... ir comprando mais!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                Pedes uma 2ª via e depois precisas de uma habilitação de herdeiros e declarações de todos os herdeiros em como doam a motorizada à pessoa X. Entretanto tens que ir ao IMT pedir a rematriculação da motorizada para o formato atual... Aqui convém ligares para o IMT a perguntar como fazes, visto que a pessoa já faleceu, alguém tem que assinar os papéis.

                Já agora, que motorizada é?
                Macal, com motor casal.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                  Vai custar tempo e dinheiro, muito dinheiro!

                  Aceita uma sugestão: entrega isso a uma agência que trate da coisa ou então desiste já!

                  Tenho uma pessoa muito próxima que compra/vende/restaura motorizadas e tem gasto pipas de dinheiro nisso, embora vá também vendendo algumas para recuperar o investimento e... ir comprando mais!
                  Menos de 150€

                  Já vou no 3º processo destes

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Menos de 150€

                    Já vou no 3º processo destes
                    .... pipas de dinheiro para uns.... uma pexinxa para outros

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                      .... pipas de dinheiro para uns.... uma pexinxa para outros
                      A comparar com um restauro continua a ser uma pechincha

                      Comentário


                        #12
                        Pessoal como funcionam os registos camarários?
                        A matricula é sempre a mesma quando se mudava o registo de propriedade?

                        Já agora o numero que vem antes das letras qual o significado?

                        É que a motorizada é 3 LRA ... e eu tive uma scooter de 1992 que era 2 LRA ...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                          Pessoal como funcionam os registos camarários?
                          A matricula é sempre a mesma quando se mudava o registo de propriedade?

                          Já agora o numero que vem antes das letras qual o significado?

                          É que a motorizada é 3 LRA ... e eu tive uma scooter de 1992 que era 2 LRA ...
                          Deve fazer sequência, tenho uma motorizada que é 1 - ABT ... Acho que o primeiro numero faz sequência e as letras são indicativas do concelho

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            Menos de 150€

                            Já vou no 3º processo destes
                            Conta o resto da história, por favor!

                            Não se trata apenas dos papéis, mas de todo o resto e estás a esquecer a habilitação de herdeiros que sozinha pode custar mais que isso!

                            Quanto pode custar uma reparação ao motor? E mandar fazer uma pintura como deve ser ou uns cromados, se existirem?

                            Eu próprio comprei uma Famel por 250 euros (ainda com documentos camarários) e no final de tudo após papelada, reparação do motor, trocar de algumas peças, incluindo pneus, a coisa acabou por ficar em mais do dobro! Vendi-a por 650 euros e ficou "ela por ela"!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                              Pessoal como funcionam os registos camarários?
                              A matricula é sempre a mesma quando se mudava o registo de propriedade?

                              Já agora o numero que vem antes das letras qual o significado?

                              É que a motorizada é 3 LRA ... e eu tive uma scooter de 1992 que era 2 LRA ...
                              Não ligues a esses números, não têm qualquer interesse prático.

                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                              Conta o resto da história, por favor!

                              Não se trata apenas dos papéis, mas de todo o resto e estás a esquecer a habilitação de herdeiros que sozinha pode custar mais que isso!

                              Quanto pode custar uma reparação ao motor? E mandar fazer uma pintura como deve ser ou uns cromados, se existirem?

                              Eu próprio comprei uma Famel por 250 euros (ainda com documentos camarários) e no final de tudo após papelada, reparação do motor, trocar de algumas peças, incluindo pneus, a coisa acabou por ficar em mais do dobro! Vendi-a por 650 euros e ficou "ela por ela"!
                              Se queres que conte a história toda eu conto .

                              A habilitação de herdeiros custa ~200€ e já deveria ter sido feita pelos herdeiros, isto porque o senhor deveria ter outro bem qualquer.

                              Se compraste por 250€, vendeste por 650€ e ficou ela por ela, isso foi apenas uma "lavagem de cara".

                              Uma reparação completa de motor, com rectificação de cilindro a cromo-níquel, pistão novo, conjunto de biela e cambota nova, balader, jogo de juntas, embraiagem nunca te fica a menos de 250€. Só o cilindro e pistão são 153€

                              Uns aros novos enraiados com o cubo antigo são mais 45€ cada roda. Nas cromagens aponta para uns 300€, no jacto de areia e primário mais 60€, 40€ estofar o banco. Acho que já cheguei aos 650€ e ainda nem pintei a mota

                              Não tenho aqui fotos da minha ML Flecha, mas está a roçar os 2k€ e a base de restauro foi oferecida.

                              A Kreidler K54 de 1958 que lá tenho para começar irá facilmente atingir esse valor em peças. Só o depósito será 100€ usado, mais uns 70 para o farol, mais uns 400 ( no mínimo) para o motor, mais uns 120 para um punho das mudanças original, mais uns 80 para uma grelha de carga original, mais uns 170€ para rodas completas restauradas, masi desempeno do quadro, mais um banco "novo". Mas a Kreidler é outra liga de preços

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Não ligues a esses números, não têm qualquer interesse prático.



                                Se queres que conte a história toda eu conto .

                                A habilitação de herdeiros custa ~200€ e já deveria ter sido feita pelos herdeiros, isto porque o senhor deveria ter outro bem qualquer.

                                Se compraste por 250€, vendeste por 650€ e ficou ela por ela, isso foi apenas uma "lavagem de cara".

                                Uma reparação completa de motor, com rectificação de cilindro a cromo-níquel, pistão novo, conjunto de biela e cambota nova, balader, jogo de juntas, embraiagem nunca te fica a menos de 250€. Só o cilindro e pistão são 153€

                                Uns aros novos enraiados com o cubo antigo são mais 45€ cada roda. Nas cromagens aponta para uns 300€, no jacto de areia e primário mais 60€, 40€ estofar o banco. Acho que já cheguei aos 650€ e ainda nem pintei a mota

                                Não tenho aqui fotos da minha ML Flecha, mas está a roçar os 2k€ e a base de restauro foi oferecida.

                                A Kreidler K54 de 1958 que lá tenho para começar irá facilmente atingir esse valor em peças. Só o depósito será 100€ usado, mais uns 70 para o farol, mais uns 400 ( no mínimo) para o motor, mais uns 120 para um punho das mudanças original, mais uns 80 para uma grelha de carga original, mais uns 170€ para rodas completas restauradas, masi desempeno do quadro, mais um banco "novo". Mas a Kreidler é outra liga de preços
                                É isto mesmo, a última que restauramos cá em casa também ficou à volta dos 2k e muito trabalho foi feito por nós próprios
                                Neste caso falo de uma EFS 120m.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Não ligues a esses números, não têm qualquer interesse prático.



                                  Se queres que conte a história toda eu conto .

                                  A habilitação de herdeiros custa ~200€ e já deveria ter sido feita pelos herdeiros, isto porque o senhor deveria ter outro bem qualquer.

                                  Se compraste por 250€, vendeste por 650€ e ficou ela por ela, isso foi apenas uma "lavagem de cara".

                                  Uma reparação completa de motor, com rectificação de cilindro a cromo-níquel, pistão novo, conjunto de biela e cambota nova, balader, jogo de juntas, embraiagem nunca te fica a menos de 250€. Só o cilindro e pistão são 153€

                                  Uns aros novos enraiados com o cubo antigo são mais 45€ cada roda. Nas cromagens aponta para uns 300€, no jacto de areia e primário mais 60€, 40€ estofar o banco. Acho que já cheguei aos 650€ e ainda nem pintei a mota

                                  Não tenho aqui fotos da minha ML Flecha, mas está a roçar os 2k€ e a base de restauro foi oferecida.

                                  A Kreidler K54 de 1958 que lá tenho para começar irá facilmente atingir esse valor em peças. Só o depósito será 100€ usado, mais uns 70 para o farol, mais uns 400 ( no mínimo) para o motor, mais uns 120 para um punho das mudanças original, mais uns 80 para uma grelha de carga original, mais uns 170€ para rodas completas restauradas, masi desempeno do quadro, mais um banco "novo". Mas a Kreidler é outra liga de preços
                                  Estás a ver? Assim já contaste a história toda ao moço! Longe vão os 150 euros, mas se a mota está a andar e é para ficar assim ou apenas "lavar a cara" a coisa pode ficar mais em conta

                                  Quanto à Ks que mencionei acima (como sabes é uma mota relativamente recente) levou apenas pistão e segmentos, um kit para o carburador, pneus e pouco mais. Nem sequer precisou de pintura e ainda há selins novos por bom preço e guarda-lamas idem!

                                  Cada caso é um caso e as Kreidler são mesmo o topo até porque há escassez de peças e cromados em barda, mas os preços a que aparecem depois no mercado de usados é mesmo um abuso, no meu ponto de vista!

                                  PS: há coisas que se fazem bem mais baratas do que indicas, por exemplo, estofar um banco consegue-se por 20 ou 25 euros! Enraiar podes ser tua fazer e a cromagem há uma grande disparidade de preços... e de qualidade, como sabes certamente melhor que eu! O mesmo vale para a pintura! Na minha k276 (casal 125) foi de borla por o pintor ser meu amigo. Apenas paguei as tintas!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                    Estás a ver? Assim já contaste a história toda ao moço! Longe vão os 150 euros, mas se a mota está a andar e é para ficar assim ou apenas "lavar a cara" a coisa pode ficar mais em conta

                                    Quanto à Ks que mencionei acima (como sabes é uma mota relativamente recente) levou apenas pistão e segmentos, um kit para o carburador, pneus e pouco mais. Nem sequer precisou de pintura e ainda há selins novos por bom preço e guarda-lamas idem!

                                    Cada caso é um caso e as Kreidler são mesmo o topo até porque há escassez de peças e cromados em barda, mas os preços a que aparecem depois no mercado de usados é mesmo um abuso, no meu ponto de vista!

                                    PS: há coisas que se fazem bem mais baratas do que indicas, por exemplo, estofar um banco consegue-se por 20 ou 25 euros! Enraiar podes ser tua fazer e a cromagem há uma grande disparidade de preços... e de qualidade, como sabes certamente melhor que eu! O mesmo vale para a pintura! Na minha k276 (casal 125) foi de borla por o pintor ser meu amigo. Apenas paguei as tintas!
                                    Não lhe contei a história porque ele apenas perguntou relativamente à matrícula, pode não querer restaurar aquilo.

                                    Se pegar num banco, acrescentar molas que estejam em falta, colocares espuma nova e uma capa a respeitar o original (ou imitação o mais possível) não consigo que me façam menos de 40€. Para teres uma ideia, a capa original da minha Flecha já não se fabrica, é daquelas vulcanizadas a imitar costuras. A solução foi fazer as costuras todas.

                                    As Kreidler têm toda uma "aura" de exclusividade associada. Eram feitas na Alemanha, muitos anos à frente das nacionais e em qualidade então nem se fala. A minha esteve 30 anos ao relento e todos os parafusos da estrutura se desapertam sem partir, isto numa motorizada de 1958. No entanto qualquer motorizada restaurada de A a Z, vendida pelo preço de restauro atinge um valor inconcebível. Por isso é que prefiro comprá-las no máximo por 100€ e tratar eu de tudo o resto.

                                    No caso das nacionais temos alguns modelos, com a XF17 por exemplo, que atingem preços loucos por restaurar ou restauradas. Mais uma vez não entro nessas loucuras. Ando a ver se consigo uma Sachs Brasa de borla, mas é um trabalho de paciência e onde não se pode fazer demasiada pressão

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pessoal, preciso de nova ajuda.

                                      A situação é a seguinte a matricula da mota não existe no registo camarário onde pertence o numero que está na mesma.
                                      Para aquele numero não existe nenhum registo.

                                      Só vejo 2 situações ou ouve engano a fazer a chapa (duvido) ou o numero da mesma é falso.
                                      Pelo que já me disseram era normal fazerem matriculas falsas com o intuito de enganar a policia nas multas, na época faziam chapas de matricula sem comprovar nada.

                                      Que posso fazer para colocar a mota legal?
                                      posso pedir nova matricula?
                                      Editado pela última vez por DragonH; 17 January 2016, 12:36.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                        Pessoal, preciso de nova ajuda.

                                        A situação é a seguinte a matricula da mota não existe no registo camarário onde pertence o numero que está na mesma.
                                        Para aquele numero não existe nenhum registo.

                                        Só vejo 2 situações ou ouve engano a fazer a chapa (duvido) ou o numero da mesma é falso.
                                        Pelo que já me disseram era normal fazerem matriculas falsas com o intuito de enganar a policia nas multas, na época faziam chapas de matricula sem comprovar nada.

                                        Que posso fazer para colocar a mota legal?
                                        posso pedir nova matricula?
                                        E pelo nº do quadro, não vão lá?

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                          E pelo nº do quadro, não vão lá?
                                          Achas que se não dar a esse trabalho?!?!
                                          São Registos camarário e pelo que percebi não está informatizado, o que invalida qualquer pesquisa...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                            Pessoal, preciso de nova ajuda.

                                            A situação é a seguinte a matricula da mota não existe no registo camarário onde pertence o numero que está na mesma.
                                            Para aquele numero não existe nenhum registo.

                                            Só vejo 2 situações ou ouve engano a fazer a chapa (duvido) ou o numero da mesma é falso.
                                            Pelo que já me disseram era normal fazerem matriculas falsas com o intuito de enganar a policia nas multas, na época faziam chapas de matricula sem comprovar nada.

                                            Que posso fazer para colocar a mota legal?
                                            posso pedir nova matricula?
                                            se não estão informatizados será muito difícil. Só pesquisando, à unha, pelo nº de quadro ou pelo nome do proprietário.

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                                              #23
                                              E levar o número de quadro/matrícula à GNR, podia ser que eles, no sistema deles, consigam ver.
                                              Explicando a situação toda e levando até 1 testemunha e talvez a cópia do testamento, pode ser que eles vejam sem a apreenderem.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                E levar o número de quadro/matrícula à GNR, podia ser que eles, no sistema deles, consigam ver.
                                                Explicando a situação toda e levando até 1 testemunha e talvez a cópia do testamento, pode ser que eles vejam sem a apreenderem.
                                                Testamento? Não existe nada disso.
                                                Um conhecido de um conhecido é PJ e não dá para ver nada nos sistemas deles das matriculas camarárias.

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                                                  #25
                                                  Vendes para peças e compras outra com o pilim.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                                    Vendes para peças e compras outra com o pilim.
                                                    Estou a ver que vou ter mesmo de vender para peças, comprar outra nem pensar...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                      Estou a ver que vou ter mesmo de vender para peças, comprar outra nem pensar...
                                                      Ou então compras uma toda podre, da mesma marca, com documentos... e o resto já sabes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Ou então compras uma toda podre, da mesma marca, com documentos... e o resto já sabes.
                                                        Nem estou para isso, se é para gastar dinheiro nem vale a pena.
                                                        Se desse para ficar com estar dava lhe um jeito, sendo assim vai para peças.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pessoal, o meu irmão veio de vez da Suiça e trouxe uma scooter Gilera Stalker 50cc.
                                                          Ele trouxe os documentos dela mas para legalizar cá pediam-me quase 800€!
                                                          A scooter tá como nova, e eu gostava de ficar com ela...
                                                          Qual a melhor maneira de a legalizar por menos dinheiro?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por etafrost1 Ver Post
                                                            Pessoal, o meu irmão veio de vez da Suiça e trouxe uma scooter Gilera Stalker 50cc.
                                                            Ele trouxe os documentos dela mas para legalizar cá pediam-me quase 800€!
                                                            A scooter tá como nova, e eu gostava de ficar com ela...
                                                            Qual a melhor maneira de a legalizar por menos dinheiro?
                                                            Para ficar barato tens de tratar disso tu, perder tempo a aprender e dias nos serviços do imt e na alfandega, fica te barato, uns 170€ no máximo deve chegar para tudo, procura na net como legalizar uma mota.

                                                            Comentário

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