Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Relação empresarial Angola/Portugal! Que passa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Relação empresarial Angola/Portugal! Que passa?

    Atenção ao cumprimento da regras, sem o qual o tópico será fechado!

    Este parece-me um tema assaz interessante, sobretudo após as promessas de Sócrates e na linha da reciprocidade negocial com estes países irmãos, que são os de lingua oficial portuguesa e com os quais temos inegáveis ligações históricas!

    Por isso pedia que as participações se centrassem dentro dessa linha.

    O que se terá passado? História mal contada ou José Sócrates não previu alguma coisa e negociou mal?...

    Obrigado.
    citação:Revolta - Serviço de Migração e Estrangeiros recusa visto
    Empresário português deportado de Angola

    d.r.

    Filomena e António temem perder tudo o que construíram
    António Rosa Relvas, de 53 anos, empresário em Luanda, está revoltado com o governo angolano, depois de a sua mulher, Filomena, ter sido notificada pelo Departamento de Fiscalização do Serviço de Migração e Estrangeiros para abandonar o país nos próximos dias. Em causa está um despacho desfavorável ao pedido de prorrogação do visto de trabalho.

    “Já fui informado de que nos próximos dias será a família toda notificada, mas eu só saio daqui depois de morto”, afirma António Rosa, indignado com a situação, garantindo não deixar repetir o que se passou em 1974: “Fomos obrigados a sair e a deixar tudo para trás. Tenho aqui milhões de euros investidos e não posso deixar isto assim sem mais nem menos”.

    A revolta do empresário português sobe de tom quando recorda a presença de José Sócrates em Angola, em Abril, para promover o investimento privado naquele país. “Não percebo como é que nos pedem para investir o dinheiro e depois correm connosco”, refere António Rosa, proprietário de uma empresa de transportes de mercadorias e passageiros. Em Angola desde 2001, este natural de Leiria não esconde a sua preocupação com a situação dos dois filhos menores: “Tenho uma bebé de seis meses, nascida em Luanda, e um rapaz, com 13 anos, que vai começar a escola em breve”.

    Durante todo o processo de prorrogação do visto de trabalho, conta António Rosa, aconteceram peripécias inacreditáveis. “Chegaram a dizer-me que eu não estava a colaborar. Pediram-me seis mil euros para desbloquear a situação. Se não têm funcionários capazes, a culpa não é minha”, refere.

    A situação é confirmada pela embaixada de Angola em Lisboa, que revela o actual processo de reforma do Serviço de Migração e Estrangeiros. “Existiram algumas situações de abuso de autoridade na atribuição dos vistos de trabalho. Sem ter conhecimento desse dossiê, suponho que se trata de uma dessas situações”, diz Ramiro Barreira, porta-voz da embaixada, aconselhando António Rosa a dirigir-se ao consulado português em Luanda para pedir apoio: “Se considera existirem irregularidades na não prorrogação do visto, deverá pedir aconselhamento jurídico ao cônsul português em Luanda.”

    Contactado o consulado, o CM foi informado de que o caso de António Rosa não é único: “Temos conhecimento de algumas situações dessas, mas o nosso espaço de manobra é muito reduzido. Angola está a passar por um processo de profunda renovação do Serviço de Migração e Estrangeiros. Naturalmente, se os cidadãos portugueses vierem ter connosco para solicitar ajuda, nós tentaremos fazer o que está ao nosso alcance”.

    PERFIL

    António Rosa Relvas, natural de Leiria, decidiu arriscar a sorte e chegou a Luanda em 2001. Passado pouco mais de um ano, criou a sua própria empresa de transportes de passageiros e mercadorias que, actualmente, emprega mais de 60 trabalhadores.

    Pai de três filhos – um deles também constituiu família em Luanda – António vê-se na situação de perder tudo o que construiu em Angola. A mulher, Filomena Rosa Relvas, de 38 anos, de Alcácer do Sal, sempre trabalhou nos serviços administrativos. É o primeiro elemento da família a ser notificado da expulsão.
    http://www.correiodamanha.pt/noticia...Canal=10&p=200

    #2
    eu ja tive proposta de trabalhar em Luanda mas....ainda não deram sinal da empresa em questão mas se ligam eu digo que não. tive a ponderar os prós e contras da minha ida para lá.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Blue2004eyes

      eu ja tive proposta de trabalhar em Luanda mas....ainda não deram sinal da empresa em questão mas se ligam eu digo que não. tive a ponderar os prós e contras da minha ida para lá.
      Exactamente!

      Parece que, afinal, os intercâmbios políticos não ficaram assim tão bem definidos, apesar da viagem feita a Angola e do que lá se visitou...

      Comentário


        #4
        Angola é neste momento o país com a maior taxa de crescimento económico do Mundo.
        Está a atrair tudo e todos, especialmente os chineses que andam ávidos de matérias-primas para sustentar o crescimento económico do seu país.

        Os angolanos têm uma relação de amor-ódio com os portugueses.
        É a nós que recorrem quando precisam, mas é nos portugueses que se marimbam quando alguém lhes oferece algo.

        É óbvio que o governo angolano tem os maior interesse em manter promessas vãs de cooperação e atractividade para as empresas portuguesas.
        Somos nós os responsáveis por grande parte das importações angolanas, correndo os riscos da burocracia e da corrupção, na sempre naíf esperança de reatar os laços que nos uniram durante décadas.

        O problema é que a classe governante angolana actualmente no poder foi formada nas escolas russas, nos meandros da guerra fria e dos jogos de poder.
        A sua astúcia é constantemente subavaliada pela concepção paternalista que os portugueses têm no relacionamento com os PALOPs.

        Exemplo disso é igualmente a recente viagem de Sócrates ao Brasil, onde foi fazer o "frete" eleitoral ao Lula, tendo regressado de mãos a abanar...alguém acha que a Embraer - 3ª maior fabricante mundial de aviões - vai construir o que quer que seja nas antigas instalações da Bombardier?
        O Zézinho foi recebido com champanhe e uns piropos e veio de lá convencido que tinha feito amigos...tsc, tsc, o principal mercado da Embraer é os EUA, e é a estes que respondem.

        Agora, uma coisa é certa, os portugueses não podem perder a "oportunidade africana", sob pena de desperdiçarmos mais uma oportunidade de nos colocarmos nos circuitos estratégicos das commodities, mas tb não é com salamaleques que lá vamos.
        Ou se perde o complexo colonialista e se toma uma posição de força de igual para igual numa relação económica, ou vamos ficar a ver navios novamente.


        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik

          Angola é neste momento o país com a maior taxa de crescimento económico do Mundo.
          Está a atrair tudo e todos, especialmente os chineses que andam ávidos de matérias-primas para sustentar o crescimento económico do seu país.

          Os angolanos têm uma relação de amor-ódio com os portugueses.
          É a nós que recorrem quando precisam, mas é nos portugueses que se marimbam quando alguém lhes oferece algo.

          É óbvio que o governo angolano tem os maior interesse em manter promessas vãs de cooperação e atractividade para as empresas portuguesas.
          Somos nós os responsáveis por grande parte das importações angolanas, correndo os riscos da burocracia e da corrupção, na sempre naíf esperança de reatar os laços que nos uniram durante décadas.

          O problema é que a classe governante angolana actualmente no poder foi formada nas escolas russas, nos meandros da guerra fria e dos jogos de poder.
          A sua astúcia é constantemente subavaliada pela concepção paternalista que os portugueses têm no relacionamento com os PALOPs.

          Exemplo disso é igualmente a recente viagem de Sócrates ao Brasil, onde foi fazer o "frete" eleitoral ao Lula, tendo regressado de mãos a abanar...alguém acha que a Embraer - 3ª maior fabricante mundial de aviões - vai construir o que quer que seja nas antigas instalações da Bombardier?
          O Zézinho foi recebido com champanhe e uns piropos e veio de lá convencido que tinha feito amigos...tsc, tsc, o principal mercado da Embraer é os EUA, e é a estes que respondem.

          Agora, uma coisa é certa, os portugueses não podem perder a "oportunidade africana", sob pena de desperdiçarmos mais uma oportunidade de nos colocarmos nos circuitos estratégicos das commodities, mas tb não é com salamaleques que lá vamos.
          Ou se perde o complexo colonialista e se toma uma posição de força de igual para igual numa relação económica, ou vamos ficar a ver navios novamente.

          Boa apreciação. [^]

          Mas uma pergunta. A questão da Embraer não era um acordo de produção com as OGMA?


          Sobre a questão Angolana e como teve um familiar a trabalhar lá (de triste memória), sei existirem regras bem definidas para a implementação de empresas em solo Angolano.

          Por exemplo julgo ser obrigatório haver um sócio Angolano em todas as sociedades ou grupo de interesses, e posição do referido sócio irá da simples presença estratégica á detenção da maior parte da quota.

          Todo o negócio é sujeito a aprovação antes de ser implementado, esta aprovação resume-se a "politica e conhecimentos", sem os quais nada anda para a frente.

          Nós em alguns circulos ainda somos olhados como o "colonialista", existe muita desconfiança quanto ás reais intenções de um empresário Português, basta ver tal o artigo de abertura deste tópico, para trabalhar lá em negócio próprio precisa de um visto, que em ultima análise é uma desculpa boa para reter e repatriar um cidadão "estrangeiro" caso haja conveniencia para tal.

          Comentário


            #6
            O Vorsprung disse quase tudo, só gostaria de acrescentar que isto já seria de esperar e ainda vai piorar, para o português comum Angola é o amigo angolano, para o angolano comum Portugal é o colonizador e fica sempre em último lugar na lista de prioridades.

            Há que deixar o tom paternalista em relação aos PALOPs de lado, começando por exemplo por exigir que eles paguem o que devem.

            Comentário


              #7
              Boas abordagens! ;)

              Comentário


                #8
                Já abordámos neste fórum quais as regras para se instalar em Angola.

                Estas regras estão escritas com tinta invisívil, mas são do conhecimento de todos.

                Quem não as cumpre, é corrido de lá para fora e com uma mão à frente e outra atrás.

                Um conhecido cá de casa fez o mesmo. Alguém o avisou que deveria respeitar os 'costumes' locais, no que a constituição de um negócio diria respeito. Não o fez.
                Quando o negócio começou a prosperar, foi empurrado para fora de Angola.

                Azar dele. Conheço outros que estão por lá e prosperam. Respeitam as regras. [8D]

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                  Já abordámos neste fórum quais as regras para se instalar em Angola.

                  Estas regras estão escritas com tinta invisívil, mas são do conhecimento de todos.

                  Quem não as cumpre, é corrido de lá para fora e com uma mão à frente e outra atrás.

                  Um conhecido cá de casa fez o mesmo. Alguém o avisou que deveria respeitar os 'costumes' locais, no que a constituição de um negócio diria respeito. Não o fez.
                  Quando o negócio começou a prosperar, foi empurrado para fora de Angola.

                  Azar dele. Conheço outros que estão por lá e prosperam. Respeitam as regras. [8D]
                  Esta parte evidenciada era a outra questão que gostaria de ver discutida, sobretudo para servir de exemplo e para que se não julgue que a medida de expulsão é levada a cabo sem razão, como o empresário português quis fazer crer!

                  Comentário


                    #10
                    As pessoas sabem.

                    Assim, como quem quer investir em Portugal, tem de conhecer as nossas. Qual é a parte dele e qual é a parte do Estado. E mesmo assim há quem não as cumpra....

                    Em Angola, essas regras são um pouco bizarras para a mentalidade de um Português.

                    O que se passa é que algumas pessoas (Empresários Portugueses) tentam jogar a seu favor. Ou com players diferentes dos recomendados. [8D]

                    Comentário


                      #11
                      falta aí qualquer coisa na história. vai pra lá em 2001, um ano depois tem a sua empresa, agora já vai em vários milhões de euros investidos....

                      será que de repente se "armou em importante" e pensou que podia jogar o jogo com novas regras?!?

                      Comentário


                        #12
                        Pois, pois, pode bem ter sido por aí!...

                        Comentário


                          #13
                          A propósito, vale a pena relembrar o tópico:
                          http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=75441

                          Comentário


                            #14
                            Alguém com bastante influência quer simplesmente adquirir a empresa por tuta e meia...

                            Fácil...

                            Comentário


                              #15
                              Bem, fui "buscar" este tópico, resultado de umas "conversas" interessantes que tive hoje. E como já reparei que há aqui pessoas que até têm algum conhecimento da realidade angolana, cá vai:

                              Basicamente, e sem entrar em grandes pormenores e rodeios, tive assim uma sondagem que me permite entrar num projecto daqui a uns tempos, que aparentemente será bem interessante, em Angola. (Já, noutros tempos tive uma ou outra, mas esta é, de facto, interessante!)

                              Estou agora a iniciar as minhas próprias sondagens, pois pretendo decidir com calma, tempo e com todos os factos na mão.

                              Agora, a questão interessante é:

                              Além das normais e aconselháveis práticas empresarias, o facto de conhecer uma pessoa bem posicionada nas esferas de decisão e de conhecer mais umas quantas que, sendo "raia miúda" já conhecem as regras do jogo, será suficiente para me dar bem?

                              Tenho que jogar pelas regras todas? Ou o facto de ter uma certa "protecção" permitir-me-á pensar em levar um projecto avante de, digamos, "modo legítimo"...

                              É que o mercado angolano está a parecer de tal modo apetecível que é pena perdê-lo por causa de expedientes menos claros. ;)

                              Obrigado !

                              Comentário


                                #16
                                Do que sei (...) terás de ter contactos mesmo a muito alto nível...

                                É costume, diz-se, ser imposto um sócio de lá para implementares o teu negócio/empresa, mas quem saiba mais pormenores que esclareça se estou mais certo, ou menos certo!...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                  Do que sei (...) terás de ter contactos mesmo a muito alto nível...

                                  É costume, diz-se, ser imposto um sócio de lá para implementares o teu negócio/empresa, mas quem saiba mais pormenores que esclareça se estou mais certo, ou menos certo!...
                                  Não é do altíssimo, mas relaciona-se bem com ! ;)

                                  Sócio de lá, nesta fase inicial não se pensa nisso, nem é esse o objectivo, mas se fôr mesmo necessário também é um cenário possível !

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por hpventura

                                    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                    Do que sei (...) terás de ter contactos mesmo a muito alto nível...

                                    É costume, diz-se, ser imposto um sócio de lá para implementares o teu negócio/empresa, mas quem saiba mais pormenores que esclareça se estou mais certo, ou menos certo!...
                                    Não é do altíssimo, mas relaciona-se bem com ! ;)

                                    Sócio de lá, nesta fase inicial não se pensa nisso, nem é esse o objectivo, mas se fôr mesmo necessário também é um cenário possível !
                                    Tem isso em atenção, pois ir-te-ás confrontar com essa (forte) possibilidade!...;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obrigado pela dica Pé Leve ! ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um amigo meu tem lá uns milhares a arder...
                                        Teve que ter um sócio angolano e parece que o tipo anda a vender e a n pagar à empresa de cá.
                                        O problema é que esse meu amigo neste momento n tem possibilidade de estar uns tempos em Angola para controlar as coisas.
                                        Penso que o sucesso de qq empreendimento é a presença fisica de quem investe em Angola.
                                        Só assim podemos ter um controlo das coisas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          De Leiria ?!?

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por hpventura

                                            Agora, a questão interessante é:

                                            Além das normais e aconselháveis práticas empresarias, o facto de conhecer uma pessoa bem posicionada nas esferas de decisão e de conhecer mais umas quantas que, sendo "raia miúda" já conhecem as regras do jogo, será suficiente para me dar bem?
                                            Este é um tema muito quente para ser esmiuçado aqui no fórum.

                                            Se aceitas uma sugestão, começa por consultar as empresas de Consultoria que estão a operar neste momento em Angola. Serão neste momento a maneira mais tranquila de te informar sobre o modo de investir por lá.

                                            Depois, alguém te apresenta a alguém que é primo do afilhado do amigo de .....

                                            É só não te enganares na pessoa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                              citação:Originalmente colocada por hpventura

                                              Agora, a questão interessante é:

                                              Além das normais e aconselháveis práticas empresarias, o facto de conhecer uma pessoa bem posicionada nas esferas de decisão e de conhecer mais umas quantas que, sendo "raia miúda" já conhecem as regras do jogo, será suficiente para me dar bem?
                                              Este é um tema muito quente para ser esmiuçado aqui no fórum.

                                              Se aceitas uma sugestão, começa por consultar as empresas de Consultoria que estão a operar neste momento em Angola. Serão neste momento a maneira mais tranquila de te informar sobre o modo de investir por lá.

                                              Depois, alguém te apresenta a alguém que é primo do afilhado do amigo de .....

                                              É só não te enganares na pessoa.
                                              Exactamente, à semelhança de alguns outros...;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                citação:Originalmente colocada por hpventura

                                                Agora, a questão interessante é:

                                                Além das normais e aconselháveis práticas empresarias, o facto de conhecer uma pessoa bem posicionada nas esferas de decisão e de conhecer mais umas quantas que, sendo "raia miúda" já conhecem as regras do jogo, será suficiente para me dar bem?
                                                Este é um tema muito quente para ser esmiuçado aqui no fórum.

                                                Se aceitas uma sugestão, começa por consultar as empresas de Consultoria que estão a operar neste momento em Angola. Serão neste momento a maneira mais tranquila de te informar sobre o modo de investir por lá.

                                                Depois, alguém te apresenta a alguém que é primo do afilhado do amigo de .....

                                                É só não te enganares na pessoa.
                                                Claro q aceito ! Por isso é q pedi opiniões !! E sim, faz parte das cogitações considerar uma consultora por questões, também, de enquadramento legal/ fiscal.

                                                A verdadeira questão é essa. Eu já conheço o "primo do afilhado do amigo"...so queria saber se seria suficiente ! ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nós somos obrigados a ficar com toda a gente e a aceitar todas as empresas. Depois somos pagos assim. Em Angola, no Brasil, no Canada, etc.

                                                  Um amigo meu a ganhar 750€ no Brasil, com contrato de trabalho foi obrigado a deixar o país pq
                                                  não lhe renovaram o visto. Cá ficamos com os brasileiros quer tenham trabalho quer não.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estive agora a ler alguns excertos da legislação de Sociedades Comerciais Angolana e, em lado algum menciona o facto de ser obrigatório ter um sócio angolano !

                                                    Contudo, isso é o q diz a lei...daí à aplicação prática dela pode ir alguma distância...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      errado rogerajacto,

                                                      um primo meu teve de casar com uma brasileira cá....pelo civil porque se ela nao se casasse tinha de ser recambiada para o Brasil e como o meu primo..não queria ir para o Brasil lá se casaram....e ela pôde ficar cá...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em Angola basta não fazer parte do "establishment" para estar marcado.

                                                        A corrupção é norma e sem "conhecimentos" ligados ao governo ou às familias que governam, do presidente nomeadamente, não se faz nada.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X