Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião pessoal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião pessoal

    Muito boa noite a todos
    Tenho alguns problemas neste momento, gostaria eu alguém me desse uma opinião, se possível

    Recentemente á coisa de 1 ano, emigrei para a Alemanha. Entrei num programa de formação de uma grande firma de supermercados. O programa em si, compete em formar-me em três anos para ser chefe de loja, mais tarde em Portugal, ou aqui mesmo na Alemanha .
    Até aqui tudo em ordem, o primeiro ano passou-se bem, dificuldades com a língua, mas tudo se vai aprendendo. Com o tempo tenho-me apercebido, de muitas coisas, muitas delas, nem dava o verdadeiro valor. A verdade é eu, cada vez mais odeio o que faço. Acordo cada dia com a ideia de regressar a Portugal. Por outro lado em Portugal não teria emprego, uma vez que, deixei o meu antigo emprego para entrar nesta oportunidade. A verdade também é que esta não é a minha área de sonho nem aquela que trabalhei até cá.

    Tenho apenas 22 anos, é verdade, nunca desisti de nada na vida, mas a verdade, é que me estou a formar para uma coisa que irei detestar todos os dias. E depois conseguirei lidar com a frustração de ter sido um falhado ?
    A minha motivação é quase nula, demoro muito mais tempo a fazer coisas que antigamente fazia muito e bem. É claro que na empresa já se notou. Uma delas na parte pratica, na escola. As notas baixaram e não foi nada pouco, e até hoje, hoje mesmo chumbei no primeiro exame desde que cá cheguei .
    O sentimento não está a ser nada fácil de saborear por assim dizer, cada vez mais, “dá igual”.
    A verdade é que não sou a pessoa mais sociável do mundo, simplesmente gosto de estar no meu canto, ler um artigo ou outro. Não tendo assim ainda amigos na Alemanha . A minha vida basicamente é trabalho casa, casa trabalho . quando falo com alguém sobre este tema só me sabem dizer “ para a frente é que se anda” vêm o meu regresso a Portugal como algo muito mau. Ma a verdade, será assim tão mau?
    Gostava de ouvir as vossas opiniões, desde já, obrigado

    #2
    Meu conselho é :
    "Para a frente é que se anda"
    ups é repetido

    És demasiado novo. A vida pela frente vai te obrigar inumeras vezes a tomar decisoes.
    Chegar ao final de um caminho e saltar para outro é a coisa mais normal do mundo.
    De qq modo convem ter certezas antes de saltar para outro.

    Aproveito para referir q maioria das pessoas sao como tu neste momento. Vivem como se fossem gado limitando-se a cumprir um conjunto de obrigações pré estipuladas. Simplesmente estas a acordar para o mundo real. E estas na idade disso. Perfeitamente normal tambem.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
      Meu conselho é :
      "Para a frente é que se anda"
      ups é repetido

      És demasiado novo. A vida pela frente vai te obrigar inumeras vezes a tomar decisoes.
      Chegar ao final de um caminho e saltar para outro é a coisa mais normal do mundo.
      De qq modo convem ter certezas antes de saltar para outro.

      Aproveito para referir q maioria das pessoas sao como tu neste momento. Vivem como se fossem gado limitando-se a cumprir um conjunto de obrigações pré estipuladas. Simplesmente estas a acordar para o mundo real. E estas na idade disso. Perfeitamente normal tambem.
      Antes de mais, muito obrigado pela resposta !

      Já trabalho desde os meus 15 anis. Desde bares a noite, cafés, mais tarde com logistica, é certo ue neste preciso momento, nem eu próprio sei bem o ue uero !

      Comentário


        #4
        Estas a fazer as coisas piores do que elas são.
        Eu diria que sofres de isolação social talvez devido a nova cultura onde estas inserido ou seja não estas inserido em esse país.

        eu se fosse a ti faria um nequeno esforço para melhorar ou então volta como um falhado tua escolha...
        Editado pela última vez por singularidade; 17 December 2015, 21:22.

        Comentário


          #5
          1) tens uma alternativa melhor?
          2) estás a fazer alguma coisa para ter uma alternativa melhor?

          se a resposta for "não" às duas perguntas, deixa-te ficar por aí até arranjares maneira de teres um "sim" a uma delas.

          há milhares de pessoas a fazer trabalhos que não gostam, mas aguentam-se à bronca. Se o trabalho fosse sempre maravilhoso e espectacular, ninguém pagava para o fazer...

          pela tua descrição, foste para um programa de 3 anos e estás prestes a desperdiçar tudo depois de já teres investido um ano... vais voltar para quê? Para o desemprego? Para ficares a anhar no café o dia inteiro a pensar em como teria sido se tens acabado o curso?

          continua com o curso, esforça-te, ganha resiliência, ganha força de vontade, e termina o curso.

          mesmo que não trabalhes um único dia como chefe de loja, só o esforço que fizeste para terminar, vai-te ajudar muito a crescer pessoalmente e a vencer outros desafios.

          e ao mesmo tempo vai mantendo os olhos abertos a oportunidades para ires para "a tua área de sonho", mas não mudes enquanto não tiveres algo de concreto.
          Editado pela última vez por jimbo; 17 December 2015, 21:26.

          Comentário


            #6
            Acaba o que estás a fazer. E depois volta. Mesmo que não estejas a gostar ficas com uma formação made in Germany que te pode dar jeito no futuro.

            Parece-me que isso de que falas também acaba por ser consequência de estares isolado. Tenta arranjar amigos. Por muito que gostes de estar sozinho...isso são tretas. O ser humano precisa de se relacionar com outros. Quando começares a ter um grupo aí vais sentir-te melhor.

            Comentário


              #7
              A profissão que é implica muita e muita pressão, pelo que só gostando muito da área se pode ser resiliente ao ponto de terminar. Falta-te muito, pelo que não estou mesmo a ver que concluas isso.

              Por vezes há que perceber quando se deve mesmo desistir de algo e não forçar mais, e claramente é a tua situação.

              Já que estás aí na Alemanha, aproveita a oportunidade e tenta perceber o que te agradaria, pois certamente terás mais e melhores oportunidades do que aqui.

              Comentário


                #8
                Se trabalhas desde os 15, presumo que não tenhas escolaridade obrigatória (12º).
                Se a resposta é positiva neste aspecto, então aconselho-te a fazer isso mesmo, terminar a escolaridade obrigatória.
                Depois, abres um leque de oportunidades muito grande relativamente à tua formação, seja ela superior, técnica ou outra coisa qualquer.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                  Se trabalhas desde os 15, presumo que não tenhas escolaridade obrigatória (12º).
                  Se a resposta é positiva neste aspecto, então aconselho-te a fazer isso mesmo, terminar a escolaridade obrigatória.
                  Depois, abres um leque de oportunidades muito grande relativamente à tua formação, seja ela superior, técnica ou outra coisa qualquer.
                  Comecei a trabalhar aos 15 naos me bares e discotecas. A nível de habilitações tenho o 12 ano, um cet e iniciei também uma licenciatura, embora incompleta, não vale de nada .

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    A profissão que é implica muita e muita pressão, pelo que só gostando muito da área se pode ser resiliente ao ponto de terminar. Falta-te muito, pelo que não estou mesmo a ver que concluas isso.

                    Por vezes há que perceber quando se deve mesmo desistir de algo e não forçar mais, e claramente é a tua situação.

                    Já que estás aí na Alemanha, aproveita a oportunidade e tenta perceber o que te agradaria, pois certamente terás mais e melhores oportunidades do que aqui.
                    Cada vez penso mais nisso, acredita, mas alternativas ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
                      Cada vez penso mais nisso, acredita, mas alternativas ?
                      Então se tens o 12º só tu podes decidir o que queres daqui para a frente, seja a nível pessoal e profissional.
                      Que área gostas realmente, e a partir daí é investir.

                      A questão é, se tiveres de fazer outro tipo de trabalhos para te sustentares até lá chegares então só deves retirar mérito e positivismo dessa situação. Significa que és um gajo com pés e cabeça. Não vejo mal nisso e não é por não te sentires realizado que és um falhado. Simplesmente são meios para se atingir fins.

                      Comentário


                        #12
                        Não vou dizer que sofres de depressão, mas há aí vários sinas depressivos. Já pensaste em marcar uma consulta num psicólogo, por exemplo?

                        Comentário


                          #13
                          Acaba o curso, e depois vai para um país onde hajam mais Portugueses ou onde se ganhe melhor do que na Alemanha, nomeadamente Luxemburgo ou Suíça.

                          Não sei se o problema é do local ou de ti mesmo, eu já estive na Alemanha e não seria capaz de viver por aí, com excepção de Berlim, pode ser isso ou pode ser algum problema pessoal teu.

                          Boa sorte.

                          Comentário


                            #14
                            Acorda para a vida!

                            O que tu precisas é de uma namorada/amiga colorida! A partir daí começas a ver as coisas de outra forma e tudo fica mais fácil!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                              Acorda para a vida!

                              O que tu precisas é de uma namorada/amiga colorida! A partir daí começas a ver as coisas de outra forma e tudo fica mais fácil!
                              Nao sei se estás a brincar ou não, mas é verdade. Só ao fim de 18 messes a viver em Glasgow, a minha namorada, mulher agora, é que veio viver comigo. Depois foi tudo mais fácil...

                              Comentário


                                #16
                                Eu faria o esforço de acabar o curso sempre procurando algo que gostasse mais de fazer, visto que a alternativa que tens não me parece melhor.

                                Trabalho numa empresa em que, quando entrei, não gostava nada da sua principal actividade. No meu caso vim trabalhar para uma área de sustentabilidade mas também com prestação desses serviços a clientes externos, fazer algo que gostava.

                                Entretanto ao fim de 6 anos comecei a estagnar, a não ter a mínima motivação para vir trabalhar, até me ser proporcionada uma formação numa área mais virada para a principal actividade da empresa, mas numa função muito específica. Decidi naquele momento que iria fazer tudo para mudar de função e não custou muito, ao fim de 3 semanas estava no novo lugar. Curiosamente fui aceite porque tinha feito outra formação, por mim, de que não gostava nada mas que o mercado se farta de pedir.

                                Resumindo, a vida muda, os nossos gostos mudam que acordo com as situações as provações a que somos sujeitos. Quem sabe se não irás gostar depois de passares à acção?

                                Aos 29 anos cada vez tenho mais a noção de que não me vejo a fazer a mesma coisa até à reforma, nem mesmo trabalhando na minha área de sonho que é residual em Portugal. Cada vez almejo mais ir mudando a cada 5 ou 6 anos... a vida é curta para aprendermos só a fazer uma coisa .

                                Comentário


                                  #17
                                  Tens o 12 ano e um CET.

                                  Qual o CET que concluíste? (para enquadramento)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Tens o 12 ano e um CET.

                                    Qual o CET que concluíste? (para enquadramento)
                                    Gestão comercial

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                      Não vou dizer que sofres de depressão, mas há aí vários sinas depressivos. Já pensaste em marcar uma consulta num psicólogo, por exemplo?
                                      Sim já pensei nisso, para a semana estou de férias e Portugal, vou procurar um

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                        Acorda para a vida!

                                        O que tu precisas é de uma namorada/amiga colorida! A partir daí começas a ver as coisas de outra forma e tudo fica mais fácil!
                                        Poderá ser verdade, mas quanto a relacionamentos, já foram uns quantos e nada mudou !

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já falaste com a tua família? Tens apoio para voltar?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                                            Já falaste com a tua família? Tens apoio para voltar?
                                            Sim tenho apoio para voltar, a porta de casa ficou sempre aberta por assim dizer

                                            Comentário


                                              #23
                                              Será ue poderei estar depressivo ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
                                                Será ue poderei estar depressivo ?
                                                Na minha opinião podes estar depressivo dadas as circunstâncias (país alheio, outra língua, sem conhecidos/amigos, fazer algo que não gostas, saudades, etc) mas não tens uma depressão (condição mental).
                                                Mas eu não sou da área por isso se tens dúvidas vai ao médico

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                  Na minha opinião podes estar depressivo dadas as circunstâncias (país alheio, outra língua, sem conhecidos/amigos, fazer algo que não gostas, saudades, etc) mas não tens uma depressão (condição mental).
                                                  Mas eu não sou da área por isso se tens dúvidas vai ao médico
                                                  Obrigado pela opinião. Irei procurar um em Portugal !

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
                                                    A minha vida basicamente é trabalho casa, casa trabalho
                                                    este é o problema, o homem é um animal social e quando não vive em sociedade é natural que fique desequilibrado.

                                                    o dia tem 24 horas, se dormires 8 horas e trabalhares 8 horas, ficas com outras 8 horas para fazeres outra coisas. Sai mais de casa, arranja amigos, procura o voluntariado, etc, integra-te na sociedade onde vives.

                                                    claro que o trabalho é importante, todos precisamos de dinheiro para viver, mas não é só o trabalho que define uma pessoa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                                      este é o problema, o homem é um animal social e quando não vive em sociedade é natural que fique desequilibrado.

                                                      o dia tem 24 horas, se dormires 8 horas e trabalhares 8 horas, ficas com outras 8 horas para fazeres outra coisas. Sai mais de casa, arranja amigos, procura o voluntariado, etc, integra-te na sociedade onde vives.

                                                      claro que o trabalho é importante, todos precisamos de dinheiro para viver, mas não é só o trabalho que define uma pessoa.

                                                      Fui a Portugal, voltei, melhorei e já piorei outra vez . Subi as notas em flecha por assim dizer, mas cada vez mais me sinto cada vez mais perdido . É certo ue irei fazer exames IHK alemães a semana ue vem, e a mentalidade\preparação\vontade não é nenhuma.Já tentei falar isto com várias pessoas, mas, não encontro ninguém ue me possa aconselhar .... Todos me dizem: Fica na Alemanha, é o teu dever . Relativamente ao médico, psicologa, sim disse-me ue tenho inícios de depressão, tentei transmitir a ideia á família, mas entenderam como, "história"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        estas pelo pograma do LIdl?

                                                        O teu problema é a falta de socializacao. Estando fora do pais, sem os amigos familia e afins, ate o melhor trabalho do mundo nao consegue as vezes ofuscar a falta de contacto com os nossos.

                                                        Pensa que esses tres anos ai, nunca podem ser dados como perdidos. A experiencia que vais adquirir, o mercado alemao, pode abrir muitas outras portas em Portugal.

                                                        Instala o Tinder, conhece umas gajas, procura no facebook as paginas de Expats nessa cidade, que por norma tem encontros semanais.

                                                        Ficares fechado no teu mundo, so vais cavar mais um buraco

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Seja o que for ninguém te vai conseguir ajudar.
                                                          Vão-te dizer coisas banais, tipo "força", "consegues", "tudo bem", "não é nada", etc.
                                                          Psicólogo também igual.
                                                          Se for depressão espetam-te com comprimidos e pronto.
                                                          Só tu tens que te desenrascar por ti, ninguém te vai conseguir ajudar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se temes pelo futuro e estabilidade, se calhar deverias continuar. Se não e achas que não estás bem e queres mesmo mudar de vida, faz-te ao caminho.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X