Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudança que desejava para 2016 mas..,(quase impossível).

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudança que desejava para 2016 mas..,(quase impossível).

    Sempre trabalhei por conta de outrem e muito gostava em2016 de abrir um negócio meu mas quanto mais contas faço a essa possibilidade mais me assusta a realidade das coisas...
    Não é fácil abrir uma porta e conseguir nos primeiros meses pagar renda..impostos...edp e tirar ordenado....

    #2
    simplesmente para abrires um negócio teu, tens de fazer um estudo de mercado, localização(que é o mais importante, fazer preços melhores que a concorrência, ter fundo de maneio parado para alguma eventualidade, contactos com os fornecedores, e no final do mês tens do lucro tirar dinheiro para pagar as contas todas e dai o restante o teu ordenado, se pelas tuas contas isso não é viável não te metas nisso...

    já vi muita gente conhecida a fazer o mesmo que tu, mas não largaram logo o emprego onde estavam, e as coisas não correram como esperavam, ao fim de 1 ou 2 meses o negócio já era, não por falta de esforço, mas simplesmente o dinheiro feito mensalmente mal dava para manter a casa aberta e contas em dia...

    é bastante complicado abrir um negócio hoje em dia por conta própria...

    Comentário


      #3
      Aí, posso-te dar um testemunho pessoal... Arrisquei num sonho, não deixei tudo para trás, mas coloquei muito do futuro em causa para seguir esse sonho. Está tudo muito fresco, mas felizmente, as coisas têm corrido minimamente bem e vai suportando as contas. Não sobra muito ainda, mas pelo menos, não tive ainda que colocar nada do meu no negócio, o que já é bom (pelo menos para mim)...

      E nada me dá mais gozo do que todos os dias, sair do meu trabalho e ir para o meu sonho, fazer o que gosto. Gostava de poder estar lá a 100%, mas ainda não o consigo.
      Mas, quando se gosta, quando se acredita, as coisas tendem a correr bem... Portanto, bola prá frente, que de "velhos do restelo" está este país cheio :P

      Comentário


        #4
        Abre um banco.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
          simplesmente para abrires um negócio teu, tens de fazer um estudo de mercado, localização(que é o mais importante, fazer preços melhores que a concorrência, ter fundo de maneio parado para alguma eventualidade, contactos com os fornecedores, e no final do mês tens do lucro tirar dinheiro para pagar as contas todas e dai o restante o teu ordenado, se pelas tuas contas isso não é viável não te metas nisso...

          já vi muita gente conhecida a fazer o mesmo que tu, mas não largaram logo o emprego onde estavam, e as coisas não correram como esperavam, ao fim de 1 ou 2 meses o negócio já era, não por falta de esforço, mas simplesmente o dinheiro feito mensalmente mal dava para manter a casa aberta e contas em dia...

          é bastante complicado abrir um negócio hoje em dia por conta própria...
          Tens razão, o mais "fácil" é abrir um café uma pequena loja em que o investimento inicial não seja elevado, mas uma renda será sempre para cima de 400 euros.. mais conta da luz, fornecedores, impostos... sem clientela garantida...teria que lucrar mto para no fim do mês ter ordenado +/- 600 euros ...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Benuron Ver Post
            Aí, posso-te dar um testemunho pessoal... Arrisquei num sonho, não deixei tudo para trás, mas coloquei muito do futuro em causa para seguir esse sonho. Está tudo muito fresco, mas felizmente, as coisas têm corrido minimamente bem e vai suportando as contas. Não sobra muito ainda, mas pelo menos, não tive ainda que colocar nada do meu no negócio, o que já é bom (pelo menos para mim)...

            E nada me dá mais gozo do que todos os dias, sair do meu trabalho e ir para o meu sonho, fazer o que gosto. Gostava de poder estar lá a 100%, mas ainda não o consigo.
            Mas, quando se gosta, quando se acredita, as coisas tendem a correr bem... Portanto, bola prá frente, que de "velhos do restelo" está este país cheio :P
            Dou te os meus parabéns, mas eu ao investir não tenho capital para suportar sequer 2, 3 meses sem lucro para pagar as despesas fixas...

            Comentário


              #7
              Abri um negócio no final dos anos 70. Ainda hoje mantenho esse negócio em funcionamento, apesar de ser sócio minoritário com 25% e de ter outro emprego em full-time numa multinacional. Na altura qualquer pessoa abria um negócio aberto ao público e tinha sucesso. Os seguintes factores nos anos 70 e 80 eram transversais a todos os sectores de actividade em Portugal:

              Pouca burocracia
              Baixos impostos
              Muito fácil fugir ao fisco
              Baixo controlo de qualidade (não havia ASAEs e afins)
              Pouca concorrência
              O povo tinha algum poder de compra

              Hoje em dia ainda retiro deste meu negócio algum dinheiro. Nunca tive prejuízo em nenhum ano e nunca tive de despedir ninguém. Mas se fosse hoje, em 2015, jamais cosneguiria abrir um negócio idêntico e ter sucesso, devido a:

              Uma imensidão de burocracia: qualque negócio precisa de 3 ou 4 licenças (uma da câmara, outra do instituto do turismo, outra do departamento não-sei-do-quê, etc.) e cada licença demora semanas a ser emitida;
              Os impostos são altíssimos: IVA a 23%, IRC a 21%, taxas e taxinhas para tudo e mais alguma coisa. Além disto o custo da energia é absurdo (eu pago todos os meses entre 1200 a 1500 euros só à EDP);
              Impossível fugir ao fisco, há controlo das transações por multibanco e toda a gente pede fatura nem que seja para tentar ganhar um Audi;
              Todos os anos levo 2 ou 3 multas da ASAE. Nunca por questões de higiene, mas porque o distico de não-fumadores não está conforme a lei ou porque o letreiro à porta do establecimento não foi homologado pela câmara ou outra treta qualquer;
              Em toda a esquina há um concorrente e com os reviews da Internet cada vez é mais dificil agradar a toda a gente;
              Os Portugueses cada vez regateiam mais o preço. Pessoalmente são o tipo de cliente que mais detesto: são os mais porcos e mais pé-de-chinelo (que têm a mania que são snobes mas que na realidade andam a comer pão com manteiga ao almoço) que me aparecem por cá.

              Comentário


                #8
                Tens um restaurante?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Cataryna Ver Post
                  Tens razão, o mais "fácil" é abrir um café uma pequena loja em que o investimento inicial não seja elevado, mas uma renda será sempre para cima de 400 euros.. mais conta da luz, fornecedores, impostos... sem clientela garantida...teria que lucrar mto para no fim do mês ter ordenado +/- 600 euros ...
                  Se eu tivesse dinheiro, sei bem o que abria. Um café assim para o chic, com glamour, no Principe Real. Cada vez que lá vou só há lojas, bares e um tasco. Com milhares de pessoas a passarem lá todos os dias a pé, o primeiro gajo que abrir lá um café com alguma classe, fica milionário num instante. Se pud€ss€ abria ali um café ao estilo do Majestic no Porto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por murgto Ver Post
                    Tens um restaurante?
                    Hotel.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                      Se eu tivesse dinheiro, sei bem o que abria. Um café assim para o chic, com glamour, no Principe Real. Cada vez que lá vou só há lojas, bares e um tasco. Com milhares de pessoas a passarem lá todos os dias a pé, o primeiro gajo que abrir lá um café com alguma classe, fica milionário num instante. Se pud€ss€ abria ali um café ao estilo do Majestic no Porto.
                      Pois mas lá as rendas são caríssimas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Cataryna Ver Post
                        Pois mas lá as rendas são caríssimas
                        Por isso é que eu disse "se pud€ss€"

                        Pessoalmente não avanço sem capitais próprios. Um empréstimo bancário para um negócio tem juros brutais. Estupidamente neste país previligia-se o crédito habitação ao invés do crédito ao negócio. E não vou hipotecar a minha casa e o futuro da minha familia por um crédito ao negócio.

                        Dependendo do negócio, se o investimento necessário foi inferior a 10 mil euros tens o micro-crédito. Esse valerá a pena, na minha opinião.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Abre um banco.
                          Se correr mal o estado ajuda, easy

                          Comentário


                            #14
                            Os juros agora até estão baixos, o problema é se a coisa corre para o torto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Cataryna Ver Post
                              Sempre trabalhei por conta de outrem e muito gostava em2016 de abrir um negócio meu mas quanto mais contas faço a essa possibilidade mais me assusta a realidade das coisas...
                              Não é fácil abrir uma porta e conseguir nos primeiros meses pagar renda..impostos...edp e tirar ordenado....

                              Não me leves a mal mas da maneira como leio o teu comentário.... o meu conselho é esquece a ideia Portugal é complicado para novas empresas e empresariados.
                              investe no estrangeiro e emigra é mais fácil. Portugal de momento para os pequenos é um wasteland o mercado bom esta praticamente monopolizado.
                              Editado pela última vez por singularidade; 28 December 2015, 19:56.

                              Comentário


                                #16
                                Em Portugal pegou a moda que toda a gente tem de ser empreendedora ... e ninguém quer ter patrão ... Não é facil ... nada facil !!

                                Comentário


                                  #17
                                  comecei tambem um negocio por conta própria, e passado quase um ano ainda nao vi a cor do dinheiro.
                                  nao que o negocio nao seja lucrativo, mas temos investido muito para o tornar maior e com mais margem de lucro.
                                  existem apoios que podes pedir, que ajudam muito.
                                  nao convem deixar o emprego para seguir um sonho.
                                  o meu conselho é oara comecares devagar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    a minha mulher tinha um negócio em braga, esteve lá uns quantos anos depois de ter trabalhado na mesma área num shopping uns quantos anos, talvez 5 ou 6 e numa breve passagem de meses ou 1 ano noutro sítio. acabou por fechar portas e mudar de cidade por duas razões: tinha 19 lojas iguais numa mesma zona (perto do centro, mas ainda a 5min de lá) e porque a nossa filha tinha nascido e andava à 2 anos a fazer viagens entre braga e guimarães.

                                    abriu nova loja perto de casa onde a concorrência é pouca (5 ou 6 do mesmo estilo e penso que 1 loja já fechou entretanto), estando sem trabalhar durante cerca de 3 semanas. fez-se muita coisa por nós próprios e com os irmãos dela, incluindo pintura, instalações sanitárias, divisórias para várias salas, etc. ainda assim foi necessário um projeto de um arquiteto (com a licança da câmara incluída foram 1200€ à vida), placas, extintores, algum material novo, publicidade, publicidade a cobrir uma montra grande, produtos novos, outra gama de produtos, etc, já se aproveitando muita coisa vinda do outro espaço. no total foram, ainda assim, 4 ou 5 mil euros para tudo, já com os tais móveis aproveitados, mas com outra cor.

                                    fez-se uma casa nova, clientes novas apareceram e começaram a conhecer a minha mulher, mas é efetivamente uma casa nova. apenas 3 ou 4 clientes mais "chiques" fazem a viagem de 15kms cerca de 1 vez por mês por causa dos preços baixos e das qualidades da minha mulher no trabalho. o resto é tudo clientes que se vão conquistando.

                                    não há salário fixo, nos primeiros tempos nem salário houve, a não ser uns trocos, abre-se às 9h e fecha-se às 19h, mas muitas vezes vai-se às 8h ou 7h30 e tal como hoje, saiu-se às 21h a passar. as horas de almoço tanto existem, como ao fim de semana tanto se come às 12h30 como às 14h. por vezes ao domingo faz-se um jeito e atendem-se algumas clientes. coisa que a minha mulher ao princípio nem queria, uma folga ao domingo seria ouro sobre o azul.

                                    posto isto tudo, o que aconselho é continuares quieta, especialmente se não tens capital. a minha esposa bem que andou muito tempo, já vem de braga, a querer largar tudo, vender nem que fosse o recheio, mas entretanto deixou essa ideia. mas foram tempos e tempos a chatear com essa ideia...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Deixa lá que trabalho por turnos e a treta pouco difere, apenas no ordenado fixo. Ainda hoje saía as 16, só de lá saí as 17h30. Fora quando chego muito mais cedo para resolver algumas coisas.
                                      Um negócio ou é algo que requer pouco investimento ou algo com um retorno sem ocupação de todo o nosso tempo.( para podermos trabalhar noutro sítio)

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X