Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Feriados a mais?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Feriados a mais?

    Eu não estou de nenhum dos lados da polémica, porque trabalho por conta própria e não me faz a mínima diferença se há 5 feriados ou 50 num ano, pois se tiver de trabalhar aos feriados, trabalho na mesma. Mas eu acho que a maior parte dos feriados é completamente inútil.

    Eu consigo perceber que quem trabalha gosta de ter mais um dia de folga, mas que sentido faz ter dias livres em que ninguém comemora nada? Na minha opinião pessoal, só deveriam ser feriados os dias em uma boa percentagem da população efectivamente celebra qualquer coisa e não uma data só para dizer que sim. Mesmo o 25 de Abril e o 10 de Junho, quem é que na prática comemora estas datas? 1% da população? talvez menos? Mesmo os feriados religiosos, hoje em dia a percentagem de pessoas que realmente precisa do dia é ridícula.

    Eu acho que só faria sentido serem feriados o dia de Natal e Ano Novo (e talvez vésperas também), a Páscoa e o Carnaval (que nesta altura nem sequer é). O dia de finados também faria algum sentido, já que nessa data muita gente de facto precisa do dia. De resto, quem é que comemora o 1º de Maio? Ou o 25 de Abril? Ou a Assunção da Nossa Senhora?

    Podem achar que a minha visão está errada, mas é apenas uma opinião. E vocês o que acham?

    #2
    Realmente, é muito feriado. Domingos também há bastantes, acho que devia haver domingos só de 15 em 15 dias.

    Comentário


      #3
      para mim a conversa dos feriados e das horas de trabalho por dia é uma não questão. Há pessoas que em 2 horas fazem tarefas que outras demoram 2 dias a fazer.

      o trabalho deveria ser organizado por metas e objectivos num espaço de tempo médio (um mês). Depois tinham metas intermédias semanais e tarefas diárias.

      a partir daí responsabilizava-se o funcionário para gerir o seu tempo de modo a atingir estas metas, trabalhava as horas que quisesse, no escritório, a partir de casa - o que funcionasse melhor para ele.

      claro que para isto também são precisos gestores e líderes de equipa competentes e experientes para traçar metas ambiciosas, mas realistas e atingíveis.

      o importante aqui é a produtividade, só que em Portugal confunde-se muito trabalhar com horas passadas no emprego.

      Comentário


        #4
        lá está, se fores alguém que trabalha aos fins de semana ou mesmo só aos sábados, faz todo o sentido haver folgas de vez em quando. Mas quando é alguém que trabalha de segunda a sexta, faz sentido passar 40% do ano sem trabalhar?

        Sim, são 104 dias de fim de semana, 30 de férias, 10 ou mais de feriados... em cada 10 dias, uma pessoa trabalha 6..

        Eu se calhar penso isto por estar mal habituado a trabalhar muito mais do que isso, mas como eu disse antes, é só uma opiniao.

        Comentário


          #5
          Se a maioria das pessoas não vai à missa, para quê haver domingos, o dia do Senhor?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
            para mim a conversa dos feriados e das horas de trabalho por dia é uma não questão. Há pessoas que em 2 horas fazem tarefas que outras demoram 2 dias a fazer.

            o trabalho deveria ser organizado por metas e objectivos num espaço de tempo médio (um mês). Depois tinham metas intermédias semanais e tarefas diárias.

            a partir daí responsabilizava-se o funcionário para gerir o seu tempo de modo a atingir estas metas, trabalhava as horas que quisesse, no escritório, a partir de casa - o que funcionasse melhor para ele.

            claro que para isto também são precisos gestores e líderes de equipa competentes e experientes para traçar metas ambiciosas, mas realistas e atingíveis.

            o importante aqui é a produtividade, só que em Portugal confunde-se muito trabalhar com horas passadas no emprego.


            correcto, mas não para todos os ramos de negócio. Depende do contexto. Há certas actividades em que a produtividade é uma função direta do tempo que se trabalha. Há certas indústrias em que 20% do tempo sem trabalhar representa exactamente uma quebra de 20% na produtividade.

            Comentário


              #7
              Feriados permitem ao comum cidadão ser um percussor do consumismo positivo. A economia precisa de rolar, precisa de movimento. Os dias livres serão os de maior negócio para muitas lojas e globalmente isso acaba por ser positivo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                Se a maioria das pessoas não vai à missa, para quê haver domingos, o dia do Senhor?
                boa questão. Mas neste caso acho que se assumiu o domingo como um dia de folga universal, e cada vez menos tem conotação religiosa.

                Comentário


                  #9
                  Esta questão sai um pouco do âmbito do tópico, mas acho é que os feriados deviam ser "deslocados" para segunda ou sexta, independentemente do dia em que calhassem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mlcpflp Ver Post
                    Esta questão sai um pouco do âmbito do tópico, mas acho é que os feriados deviam ser "deslocados" para segunda ou sexta, independentemente do dia em que calhassem.
                    isso seria ainda mais ridículo. Assumia-se de vez que os feriados não são um dia de celebração, mas sim apenas um pretexto para não trabalhar.

                    Comentário


                      #11
                      Achas que há feriados a mais?
                      Somos dos paises, que tem menos em todo o mundo.
                      http%3A%2F%2Feconomico.sapo.pt%2Fnoticias%2Fportug al-no-top-10-mundial-dos-que-tem-menos-feriados_201181.html
                      http://www.dinheirovivo.pt/invalidos...ados-no-mundo/

                      Comentário


                        #12
                        Podes continuar a discussão aqui neste tópico, que é sobre o mesmo tema:
                        http://forum.autohoje.com/off-topic/...pensaveis.html

                        Mas já agora, porque é que dizes (para o autor do tópico) que o Natal, Ano novo, Carnaval (a sério!?) fazem sentido e depois os outros não fazem sentido?

                        "O dia de finados também faria algum sentido, já que nessa data muita gente de facto precisa do dia." Precisam do dia? Como? Porquê?
                        E depois queixas-te dos dias de fim-de-semana?

                        Estás a perceber a tua incoerência? Ou qual é a justificação para uns serem e outros não? É o teu gosto/necessidade pessoal?

                        Comentário


                          #13
                          Por mim, se trocassem alguns feriados por férias, não via problema nenhum...
                          Editado pela última vez por nebuchadnezzar; 02 January 2016, 13:11.

                          Comentário


                            #14
                            Para mim, Feriados, Fins de Semana e afins, foi coisa que já há muito deixou de existir. Passam-me completamente ao lado. Acabam por ser como outro dia qualquer.

                            O problema é que existem espaços abertos ao público que se aproveitam desses dias para tirar não só o próprio dia como o dia antes, o dia depois e por aí fora. Isso sim, irrita-me profundamente.

                            Comentário


                              #15
                              Não vejo qualquer problema nos feriados. Falando pelo menos de Portugal, as pessoas trabalham 8h e recebem pouco, pelo que os feriados fazem bem, fazem as pessoas descansar , andar mais felizes, aproveitar para passear, viver, e isso tambem ajuda a economia.

                              Também sou adepto de pontes, é bom para as pessoas e para a economia, hotéis, etc. Não percebo estas modernas teorias de feriados a mais.....a qualidade de via tem de melhorar com a evolução, hoje em dia vive-se mais mas parece que muitos querem a sociedade em modo robot.....querem que os putos entrem de manhã na escola e só saiam ao final da tarde....brincar e viver tá quieto.....querem adultos com menos feriados, a trabalhar até aos 70 anos, etc......

                              E se as pessoas não celebrarem o dia mas sim aproveitarem o facto de não trabalharem ? qual é mesmo o problema ? faz assim tanta confusão? Há tanta, mas tanta coisa realmente preocupante, agora isto........

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                isso seria ainda mais ridículo. Assumia-se de vez que os feriados não são um dia de celebração, mas sim apenas um pretexto para não trabalhar.
                                Ya....tipo que as pessoas já trabalham pouco.........

                                Comentário


                                  #17
                                  Sinceramente, não concordo com essa visão.

                                  A meu ver, os feriados não existem para ser "comemorados" (seja lá o que isso for e de que forma for) mas sim para fazer, por si só, uma homenagem a algum dia/evento marcante na nossa História.

                                  Aliás, eu sou um crítico da retirada de alguns feriados do calendário, nomeadamente o 5 de Outubro e, sobretudo, o 1 de Dezembro.

                                  Ainda por cima o argumento base para a retirada dos feriados - se bem me lembro - a falta de produtividade durante esses dias é absolutamente ridículo. Não é por mais 2 ou 3 dias num total de 365 que a produtividade se modifica de forma relevante.

                                  Claro que não concordo em tornar como feriado o dia 14 de fevereiro, mas acho que os que existiam, deviam ser para manter
                                  Editado pela última vez por Homer; 02 January 2016, 12:50.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aleluia vejo alguns posts de acordo com a minha opinião, já estava a ficar preocupado. A pergunta que deixo é:

                                    Mas vocês trabalham para viver ou vivem para trabalhar?!

                                    Concordo por exemplo, que os feriados passassem para dias de férias, e cada um geria como quisesse.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post

                                      Mas já agora, porque é que dizes (para o autor do tópico) que o Natal, Ano novo, Carnaval (a sério!?) fazem sentido e depois os outros não fazem sentido?

                                      "O dia de finados também faria algum sentido, já que nessa data muita gente de facto precisa do dia." Precisam do dia? Como? Porquê?
                                      E depois queixas-te dos dias de fim-de-semana?

                                      Estás a perceber a tua incoerência? Ou qual é a justificação para uns serem e outros não? É o teu gosto/necessidade pessoal?

                                      Não, tem apenas a ver com a percentagem da população que realmente comemora essa data (no caso do dia de finados não é bem comemorar, mas há uma grande quantidade de gente que de facto precisa do dia porque vai ao cemitério).

                                      Os outros feriados todos, fora estes que eu mencionei, são um dia como outro qualquer para 99% das pessoas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bonhe Ver Post

                                        Mas vocês trabalham para viver ou vivem para trabalhar?!
                                        Não acho que este seja um argumento válido para a discussão, porque com esse argumento podias condiserar que uma pessoa tem de tirar pelo menos 200 dias de folga por ano.
                                        Eu não vivo para trabalhar, muito pelo contrário, até acho que se deve aproveitar ao máximo a vida, mas uma coisa nada tem a ver com a outra.

                                        Comentário


                                          #21
                                          De facto existem muitos feriados... Deviam-se acabar com eles todos, bem como pagar ás pessoas que trabalham ao fim do mês. Davam-se só refeições, e tornavam-se mais rentáveis para as empresas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não temos feriados a mais, o feriado pode ser visto como uma forma de motivar o trabalhador comum que tem um dia diferente para descanso. Ninguém quer saber o que o feriado comemora, nesta altura da vida as pessoas querem é poder descansar ou aproveitar para fazer outras coisas que não a vida de robô casa-trabalho. Perde-se muito tempo a falar em salários e pouco em garantir justiça social para todos ou um horário de trabalho mais reduzido. Temos muita gente escrava do trabalho, essa gente merece ter umas pausas de tempos a tempos já que não têm outras regalias.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                              Aliás, eu sou um crítico da retirada de alguns feriados do calendário, nomeadamente o 5 de Outubro e, sobretudo, o 1 de Dezembro.
                                              Acho inadmissível terem retirado estes feriados, especialmente quando optaram por manter "coisas" como o 8 de dezembro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                Não acho que este seja um argumento válido para a discussão, porque com esse argumento podias condiserar que uma pessoa tem de tirar pelo menos 200 dias de folga por ano.
                                                Eu não vivo para trabalhar, muito pelo contrário, até acho que se deve aproveitar ao máximo a vida, mas uma coisa nada tem a ver com a outra.
                                                Mas para se aproveitar a vida é preciso que não se passe a dita a trabalhar. Eu disse aquilo por causa de a maioria dos users estar contra os feriados e até já falavam nos domingos! Epa nem 8 nem 80. Eu não falei em ter 200 dias de férias, feriados etc., apenas menos do que os que temoa agora não.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que devíamos trabalhar até morrer para produzir muito. (obviamente sem feriados e apenas com o Domingo de folga)

                                                  O op deve estar numa fase que anda mesmo entusiasmado com o trabalho.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    Por mim, se trocassem alguns feriados por férias, não via problema nenhum...
                                                    Originalmente Colocado por Bonhe Ver Post
                                                    Aleluia vejo alguns posts de acordo com a minha opinião, já estava a ficar preocupado. A pergunta que deixo é:

                                                    Mas vocês trabalham para viver ou vivem para trabalhar?!

                                                    Concordo por exemplo, que os feriados passassem para dias de férias, e cada um geria como quisesse.

                                                    A anos que defendo o mesmo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                                      Para mim, Feriados, Fins de Semana e afins, foi coisa que já há muito deixou de existir. Passam-me completamente ao lado. Acabam por ser como outro dia qualquer.

                                                      O problema é que existem espaços abertos ao público que se aproveitam desses dias para tirar não só o próprio dia como o dia antes, o dia depois e por aí fora. Isso sim, irrita-me profundamente.
                                                      É isto mesmo.

                                                      Para além disso, continuo a não perceber como é que o feriado do 5 de Outubro é assinalado como da simples implantação da República, quando na verdade se deveria assinalar por um facto histórico incomparavelmente mais relevante:

                                                      O Tratado de Zamora foi um diploma resultante da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo, Afonso VII de Leão e Castela. Celebrado a 5 de Outubro de 1143, esta é considerada como a data da independência de Portugal e o início da dinastia afonsina. Este dia é feriado nacional suspenso em Portugal.[1] No entanto, antes da suspensão, oficialmente era comemorada a implantação da República, em Portugal, em 1910. Nesse dia, simpatizantes da causa monárquica costumam celebrar, por seu lado, o nascimento do Reino de Portugal, em 1143.
                                                      In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Zamora

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post

                                                        Sim, são 104 dias de fim de semana, 30 de férias, 10 ou mais de feriados... em cada 10 dias, uma pessoa trabalha 6..

                                                        Essas contas não batem nada certo. 30 dias de férias? Já não tinhas contado todos os fins-de-semana do ano?
                                                        E há países onde o feriado que calhe ao fim-de-semana passa para a 6a ou 2a feira e olha que não são nada atrasados.
                                                        Quanto ao celebrar compete a cada um fazê-lo ou não, há liberdade para isso, não é por eu dar pouco valor a um dia que este deve deixar de existir.


                                                        P.s.- isto tudo é porque tens saudades de uma miúda no trabalho e tens vintade de estar lá mais tempo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                          Não, tem apenas a ver com a percentagem da população que realmente comemora essa data (no caso do dia de finados não é bem comemorar, mas há uma grande quantidade de gente que de facto precisa do dia porque vai ao cemitério).

                                                          Os outros feriados todos, fora estes que eu mencionei, são um dia como outro qualquer para 99% das pessoas.

                                                          Esse argumento de que é um dia que é preciso é tão válido como todos os restantes que estão aqui apresentados.
                                                          Se temos o fim-de-semana porque é que não se usam esses dias para ir ao cemitério? Em vez de guardar um dia específico para isso?
                                                          Eu não ligo nada a esse feriado e no entanto ele existe.

                                                          E o que é comemorado/feito pela população no dia de ano novo? Festeja-se? Descansa-se da noite de desta anterior? Faz sentido ser feriado?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Há negócios que agradeciam mais feriados, principalmente daqueles que dá para fazer ponte. Há outros negócios que não tem importância nenhuma, e outros que prejudica.
                                                            É a mesma coisa que maior parte da população tira férias em Agosto, há sempre quem agradece e há negócios que sentem a falta de clientes.
                                                            Há ainda outros que não adianta produzir porque não há consumo. Ao produzir vai haver ainda mais custos.

                                                            Há para todos os gostos!

                                                            ... já que se fala em produtividade... temos o exemplo do governo anterior que em 8 propostas de solução para o Banif acertou sempre ao lado, e estes em 3 semanas de governação tiveram que resolver.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X