Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida Finanças - E-Fatura / Despesas / IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Duvida Finanças - E-Fatura / Despesas / IRS

    Boas. No ano passado comprei uma viatura nova de valor relativamente elevado (25 mil euros), tendo usado para tal dinheiro que me foi oferecido por familiares. Sendo que apenas auferi cerca de 10 mil euros, tendo tido ainda bastantes despesas de restauração (cerca de 5000 euros), pois quando vou almoçar com amigos ou familiares peço sempre a fatura com o meu NIF, poderei ter problemas nas finanças? Ou seja: Gastos: 30 mil euros, redimentos 10 mil euros. É ilegal pedir fatura com o meu NIF quando não sou eu a pagar, nas situações referidas anteriormente? Obrigado.

    #2
    Não tens com que te preocupar.

    Comentário


      #3
      Sim podes vir a ter problemas.

      Vais ter de justificar de onde vieram os 25.000€ e se não foram de "doação" directa podes ter de pagar imposto sobre esse valor.
      Em relação ás facturas o mesmo. Se ganhas 10.000€ n podes ter 5.000€ de gastos em restauração, mesmo que digas que n pagaste nada, a realidade é que a factura em teu nome assume isso.

      Poderás muito provavelmente ser chamado para ires mostrar tudo e explicar tudo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Sim podes vir a ter problemas.

        Vais ter de justificar de onde vieram os 25.000€ e se não foram de "doação" directa podes ter de pagar imposto sobre esse valor.
        Em relação ás facturas o mesmo. Se ganhas 10.000€ n podes ter 5.000€ de gastos em restauração, mesmo que digas que n pagaste nada, a realidade é que a factura em teu nome assume isso.

        Poderás muito provavelmente ser chamado para ires mostrar tudo e explicar tudo.
        Tb acho que sim, se ganhas 10K, como gastaste 30k!? lol

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por futsal Ver Post
          Tb acho que sim, se ganhas 10K, como gastaste 30k!? lol
          Então mas agora uma pessoa não pode gastar numa só compra mais do que ganha num ano!? Então não pode ter andado anos a poupar para o fazer?! Então não pode até ter comprado a crédito? E as finanças sabem disso, por acaso? Eh pa, não há problema nenhum.

          Comentário


            #6
            os 25k foram oferecidos por familiares para compra da viatura, que foi paga por mim e faturada no meu nif. As despesas de restauração foram efetuadas pela família que pede fatura com o meu nif para eu obter reembolso no irs. Caso seja chamado o que devo fazer?

            Comentário


              #7
              Não te preocupes que a esse nível de gastos ninguém te vai chatear. E basta dizeres que foi doação directa, por ex, e está explicado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                Então mas agora uma pessoa não pode gastar numa só compra mais do que ganha num ano!? Então não pode ter andado anos a poupar para o fazer?! Então não pode até ter comprado a crédito? E as finanças sabem disso, por acaso? Eh pa, não há problema nenhum.
                Isto .

                Comentário


                  #9
                  Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                    Então mas agora uma pessoa não pode gastar numa só compra mais do que ganha num ano!? Então não pode ter andado anos a poupar para o fazer?! Então não pode até ter comprado a crédito? E as finanças sabem disso, por acaso? Eh pa, não há problema nenhum.
                    Podes , claro.

                    Podes é ser chamado para explicar, explicas e já está.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                      Então mas agora uma pessoa não pode gastar numa só compra mais do que ganha num ano!? Então não pode ter andado anos a poupar para o fazer?! Então não pode até ter comprado a crédito? E as finanças sabem disso, por acaso? Eh pa, não há problema nenhum.

                      Claro que pode. Mas também pode ser investigado, no final não dá nada mas são estes os casos que são investigados em primeiro, os computadores escolhem primeiro, os casos menos normais, depois a AT decide se verifica ou não.

                      Comentário


                        #12
                        Neste momento gastar mais que o que ganha não dá em nada isto na generalidade. Quem declara 50mil e gasta 100mil tem uma probabilidade de ser chamado a algum sitio de 0% em Portugal.
                        A não ser que haja denúncia de algum esquema ou suspeitas levantadas por alguém não se passa nada.
                        Acredito que em situações de milhões possa haver alguma coisa diferente em que toca alarme em algum sitio, mas nunca ouvi nada.

                        Comentário


                          #13
                          Não tens problemas nenhuns, dizes que foi o amigo do Sócrates que te emprestou e que qualquer dia pagas...
                          Era o que faltava poderem ser só os politicos viverem acima das suas possibilidades!

                          Comentário


                            #14
                            As doações directas só são isentas entre pais e filhos.

                            Comentário


                              #15
                              Para quem ainda não percebeu, pedir factura com contribuinte é abrir a vidinha toda às finanças.

                              Suits you sir.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                Para quem ainda não percebeu, pedir factura com contribuinte é abrir a vidinha toda às finanças.

                                Suits you sir.
                                As simple as that!

                                Comentário


                                  #17
                                  Se fores investigado, diz que alguém pediu com o teu número...

                                  Mas porque é que pediate tantas faturas de restauração?
                                  Qual é o limite?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não vais ter problemas nenhuns (os valores são irrisórios). Podes , se tanto, ser chamado para justificar mas isso é facilmente justificado se efectivamente for uma doação de pais para filhos.

                                    Em relação ao pedir factura com contruibuite "ser abrir a vida" às finanças só digo isto: Quem não deve , não teme

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                      Para quem ainda não percebeu, pedir factura com contribuinte é abrir a vidinha toda às finanças.

                                      Suits you sir.
                                      Estou perfeitamente á vontade pois não tenho nada a esconder.

                                      Quanto á questão do topico para já as finanças ainda não está a verificar isso mas eu dia lá terá de ser.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X