Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Empresas do sector das Telecomunicações - Ajuda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Empresas do sector das Telecomunicações - Ajuda

    Olá a todos!

    Estou neste momento a concluir a tese em engenharia electrotecnica (ramo de telecomunicações) e já começei a enviar CVs para vários sitios na zona de Lisboa. Gostava de continuar ligado a este sector e no futuro eventualmente tirar alguns certificados da Cisco/Juniper.

    Estive a procurar intensivamente informação pela net em vários sites e foruns, mas muita da informação já está desactualizada porque entretanto veio a crise e muitas coisas mudaram, portanto gostava de concentrar todas as opiniões sobre o sector das telecomunicações neste tópico.

    Gostava de saber qual o vosso feedback sobre as empresas/consultoras de telecomunicações que vou mencionar abaixo e indicar outras empresas interessantes que conheçam sff (sem ser as grandes consultoras porque não tenho feitio para trabalhar 15 horas por dia :P)


    MEO ; NOS ; Vodafone ; Nokia ; Huawei ; Ericsson; Truphone; Celfinet; Altran; PrimeIT


    1- Ambiente na empresa?

    2- Quantidade/Qualidade de formações, conhecimentos, acompanhamento na empresa?

    3- Salario inicial que oferecem tipicamente a recem licenciados?

    4- Perspectivas de evolução na carreira: qual o salario expectavel que um recem licenciado vai receber passados 5 anos na empresa, caso tenha um desempenho acima da média?

    5- De todas as empresas que referi, quais acham que são as melhores e quais as piores?


    Agradecia imenso ao pessoal que trabalha nesta àrea e/ou nas empresas que referi que responda e me possa esclarecer sff!
    Abraços!!

    #2
    Tenho ideia que Altran e PrimeIT sao consultoras. Nesses casos depende sempre da sorte e do projecto para onde vais.

    MEO, tendo ligacoes á PT, nao deve estar grande espingarda, conheco muita gente que tem saído da PT (como externos).

    Das outras nao me posso pronunciar.

    A evolucao na carreira vai ser sempre uma questao de sorte, sobretudo se ficares 5 anos na mesma empresa.

    Para mim nao há empresas boas e más, há projectos bons e maus e negociacoes de condicoes boas e más.

    Nao ligues ao dinheiro no primeiro emprego a nao ser que te faca muita falta, o conhecimento que podes adquirir é muito mais importante do que 100€ a mais no fim do mes.

    Comentário


      #3
      O único que posso referir é que as últimas duas são empresas de outsourcing (às quais geralmente intitulam de consultoras), quanto ao resto não sei muito bem quais são as melhores porque nunca trabalhei nessa área.

      Mas tenho um colega que apostou forte nas certificações Cisco e acho que da minha "geração" é dos que está financeiramente melhor.

      Comentário


        #4
        Boas!

        Celfinet, Altran e PrimeIT são consultoras. Tenho amigos nas 3 e não os vejo a queixarem-se muito... Tal como qualquer consultora e sendo tu junior, vais ter um período inicial de grande aprendizagem (+- 1 ano) e depois disso ou procuras por ti ou vais estar sempre a fazer a mesma coisa. Se te calhar um trabalho de "fábrica", muito comum aos recém-formados sem experiência, vais te fartar logo daquilo.

        MEO e NOS dificilmente contratam recém-formados para posições interessantes, tens de passar por um longo calvário até lá chegares.

        VDF tem um grupo grande de serviços onde podes conseguir entrar com alguma facilidade. É um bom sítio para trabalhar e investem bastante na formação dos funcionários.

        Huawei é um bom lugar para aprender mas deixas de ter vida pessoal. Não sei como são com juniores, mas para pessoal experiente as propostas (a nível financeiro) costumam ser muito interessantes.

        Ericsson tenho pouco conhecimento, meus colegas que foram para lá não estão mal, mas não os vejo progredir...

        Thruphone por norma não forma pessoal, costumam ir buscar malta experiente aos vendors. Pagam bem e tem um bom ambiente, já sobre a sustentabilidade da empresa não posso falar.

        Nokia é uma escola do caraças e com empenho consegues ter lá uma boa carreira. Os salários para recém-formados não são grande coisa e dependendo da área onde caias os aumentos também podem ser demorados. Nos últimos anos quase não contratam directamente, entras por uma consultora e se gostarem de ti, passas a interno ao fim de 6 a 12 meses. É também uma excelente porta de entrada para o mercado.

        Há um site muito bom para recolheres esse tipo de informação, aconselho-te a dar uma vista de olhos: www.glassdoor.com

        Comentário


          #5
          Btw, sobre os certificados há muita gente com Cisco e poucos com Juniper. Pelo movimento do mercado (compra da ALU pela Nokia e parceria entre a Ericsson e a Cisco), não se augura grande futuro para a Juniper a não ser que seja comprada ou fundida com outro vendor.

          Começa pelos da Cisco (procura por "CBT Nuggets", tem um material de estudo impecável) e depois de teres emprego vira-te para a área onde estiveres a trabalhar ou que faça mais sentido. No início fiz o CCNA e CCNP e acabei por nunca mais tocar num router...

          Comentário


            #6
            além de tudo o que já foi falado, tu referes que não gostas de trabalhar muitas horas e queres um ordenado razoável, esquece lá isso, as horas é a perder de vista quando as coisas apertam, logo esquece em portugal há trabalho não há empregos das 9 as 17h, especialmente em empresas de telecomunicações, o ordenado como as coisas andam, é pegar ou largar pois como tu há muitos macacos a mesma banana...

            basicamente ainda estás muito verde no que toca a ter um emprego a batalhar para o manter, e crescer na empresa...

            ou então tens pensar ir para fora de Portugal tentar a tua sorte...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
              além de tudo o que já foi falado, tu referes que não gostas de trabalhar muitas horas e queres um ordenado razoável, esquece lá isso, as horas é a perder de vista quando as coisas apertam, logo esquece em portugal há trabalho não há empregos das 9 as 17h, especialmente em empresas de telecomunicações, o ordenado como as coisas andam, é pegar ou largar pois como tu há muitos macacos a mesma banana...

              basicamente ainda estás muito verde no que toca a ter um emprego a batalhar para o manter, e crescer na empresa...

              ou então tens pensar ir para fora de Portugal tentar a tua sorte...
              Ele diz que não tem feitio para trabalhar 15h por dia, aka ser esmifrado. Compreendo perfeitamente e acredito que qualquer pessoa é mais produtiva e feliz quando tem equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Uma coisa é ter um pico de trabalho esporádico e ter de fazer maratonas durante uns dias, outra é sistematicamente ter de fazer 15h por dia por excesso de trabalho ou simplesmente por cultura da empresa.

              Em Portugal e em telecomunicações em geral, isso não acontece com tanta frequência. Das empresas que ele listou a grande maioria respeita os funcionários e oferece boas condições de trabalho.

              Isso de haver muitos macacos para a mesma banana não é verdade, quando geria equipas e precisava contratar engenheiros via-me bem à rasca para conseguir candidatos e meus colegas ainda queixam-se do mesmo.
              Editado pela última vez por Mazzeo; 06 January 2016, 22:22.

              Comentário


                #8
                A Vodafone tem agora um programa de graduates, podes tentar ir para lá. Mas havia malta que se queixava que não lhes davam muito trabalho.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                  A Vodafone tem agora um programa de graduates, podes tentar ir para lá. Mas havia malta que se queixava que não lhes davam muito trabalho.


                  É normal durante o primeiro ano teres pouco trabalho e estares mais a acompanhar ou fazer tarefas mais simples, principalmente em planeamento ou em operação/implementação de elementos agregadores e controladores. Um erro ali custa sempre muito dinheiro e não é muito prudente arriscar.
                  Se tens pouco trabalho, aproveita para fazer cursos internos e aprender com os outros!

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado a todos pelos comentários! Estou neste momento à espera que me respondam aos CV's mas tenho uma duvida: se uma empresa que não for a minha primeira opção me fizer uma proposta, como é que eu faço para atrasar o processo, na esperança de receber uma melhor de outra empresa? Relativamente aos comentários, realmente já ouvi dizer que a Vodafone não dá grandes oportunidades aos jovens que querem aprender e que acabam por sair para a NOS ou MEO em busca de mais conhecimentos, mas por outro lado dada a crise recente na MEO, está muito pessoal desejoso por ir para a Vodafone. Mas também já ouvi dizer o contrário, pelo que suponho que é uma questão de ter sorte e apanhar chefias porreiras em vez de incompetentes. Apesar de tudo, ir para um operador é a melhor opção para um recem licenciado da àrea que queira aprender, evoluir profissionalmente e ter um salario razoavel, certo? ou que razões é que podem levar um recem licenciado que não queira emigrar e prefira ficar em Portugal, rejeitar as ofertas da MEO, NOS e Vodafone, e decidir ir trabalhar para um fornecedor ou para uma consultora como a Altran ou Celfinet? Eu na minha cabeça, as melhores opções seriam tentar entrar primeiro num dos 3 operadores. Se não conseguir, tentar entrar num dos fornecedores e deixar as consultoras para o fim. Isto é o pensamento correcto, ou está-me a escapar alguma coisa? Tentar gerir as entrevistas e os prazos de resposta é que me parece complicado..

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X