Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filho de pai incógnito, o que fariam?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Filho de pai incógnito, o que fariam?

    Boa tarde.

    Pertenço ao grupo de cerca de 150 mil portugueses, segundo o que li, que ainda estão registados como filhos de pai incógnito. A minha mãe teve uma relação fugaz com um homem que tinha acabado de regressar de África, era retornado. Ela era muito jovem e ele cerca de 10 anos mais velho. Tudo isto aconteceu na turbulência do rescaldo do 25 de Abril, com milhares de pessoas a regressarem e terem de construir uma vida do zero, sem saberem muito bem para onde ir.

    Terminou tudo quando a minha mãe descobriu que ele já era casado e com 1 filho. Entretanto quando descobriu que estava grávida, já tinham cortado contacto. Ainda foi à procura dele mas já se tinha mudado para outra cidade. Procurou-o aí mas nunca o encontrou.

    Apesar de não me considerar traumatizado , não foi nada fácil crescer com isto. A minha mãe teve de fazer muitos sacrifícios, ainda que nunca tenha passado dificuldades. Para além disso, teve de lidar com o estigma da mãe solteira...já se vivia em democracia à época mas o preconceito não era muito diferente do tempo do Estado Novo.

    Em cima disto tudo, passei uma vida inteira a receber olhares e questões incómodas sempre que necessitava de apresentar identificação para alguma coisa, fosse escolha, trabalho, serviços públicos. Quando troquei do BI para o CC, passei a ter um asterisco no nome do pai porque o programa não aceitava o espaço em branco.

    A minha mãe sempre me contou a verdade desde pequeno...houve uma altura, já mais velho, em que a questionei sobre se ele de facto não sabia da gravidez, pois isso mudava tudo. Ela garantiu-me que só descobriu depois de ter cortado contacto com ele.

    Comecei a procurá-lo desde há 15 anos porque queria conhecê-lo nem que fosse só por uma vez. Depois de muitas voltas, encontrei-o este mês. Tenho a certeza absoluta que é ele e estava mais perto do que eu pensava. A minha mãe confirmou todas as informações que consegui.

    O problema agora é ganhar coragem para abordá-lo, pois tenho algum receio da reação. Ele tem mais 3 filhos e não quero causar problemas ou destruir uma família estabelecida. Por outro lado, sei que teve algum sucesso profissional e pode parecer que estou a querer receber uma herança quando não estou minimamente interessado nisso. Sempre vivi do meu trabalho.

    A questão é que ele tem quase 70 anos e não vai viver para sempre. Não gostaria que lhe acontecesse alguma coisa sem nunca ter tido a oportunidade de falar com ele pelo menos uma vez. Acho que iria viver com o arrependimento para o resto da vida.
    Editado pela última vez por Galander; 20 January 2016, 16:53.

    #2
    Se tens a certeza absoluta que é ele, não esperes. Não vás lá com uma atitude de "porquê" mas sim com uma atitude de interesse. Conhecer a pessoa apenas, perceber algumas coisas sobre ele.

    Comentário


      #3
      Ele não vai para novo, apesar de não ser MUITO velho. Eu arriscava. Antes arrependeres-te do que acontecer a seguir, do que de nuca teres tido coragem de avançar.
      Mesmo que ele não saiba que existes, não deixa de ser teu pai. Tem o direito de saber, da mesma forma que tu tens de te dar a conhecer.

      Comentário


        #4
        Pá, já que chegaste até aí, tenta chegar a contacto com ele, mas discretamente. Pessoalmente, se fosse comigo, acho que não tentaria encontrar, mas já que chegaste aí, tenta entrar em contacto com ele. Tenta descobrir um numero de telemóvel direto, e tenta marcar um encontro com ele. Vai de coração aberto, pode ser que até tenhas uma boa surpresa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
          Se tens a certeza absoluta que é ele, não esperes. Não vás lá com uma atitude de "porquê" mas sim com uma atitude de interesse. Conhecer a pessoa apenas, perceber algumas coisas sobre ele.
          Eu não vou com o intuito de pedir explicações, até porque ele não sabia. Queria antes de mais que confirmasse o que me a minha mãe me contou...

          É claro que se reagir mal ou negar tudo, não insisto e continuo a minha vida normalmente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
            Ele não vai para novo, apesar de não ser MUITO velho. Eu arriscava. Antes arrependeres-te do que acontecer a seguir, do que de nuca teres tido coragem de avançar.
            Mesmo que ele não saiba que existes, não deixa de ser teu pai. Tem o direito de saber, da mesma forma que tu tens de te dar a conhecer.
            Obrigado. Eu só posso falar por mim...apesar de não ter filhos, acho que gostaria de saber se existisse um filho meu por aí, por mais anos que tivessem passado.

            A questão é que já se passaram quase 40 anos e nem a minha mãe saberia dizer que tipo de pessoa ele é hoje em dia. É muito tempo.

            Comentário


              #7
              Se não te fez falta até agora deixa-te estar...o que esperas que vá acontecer depois de ele saber quem tu és?
              Provavelmente a coisa não vai correr bem e ele não vai querer admitir uma relação extraconjugal...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                Pá, já que chegaste até aí, tenta chegar a contacto com ele, mas discretamente. Pessoalmente, se fosse comigo, acho que não tentaria encontrar, mas já que chegaste aí, tenta entrar em contacto com ele. Tenta descobrir um numero de telemóvel direto, e tenta marcar um encontro com ele. Vai de coração aberto, pode ser que até tenhas uma boa surpresa.
                Eu já tenho um contacto de telemóvel, sei onde vive, já o vi...fiz isso tudo de forma discreta. Como disse, não quero levantar problemas a ninguém. Foram muitos anos à procura dele e achei sempre que mal o descobrisse ia logo ter com ele. A verdade é que agora que o encontrei, colocam-se uma série de questões morais.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                  Se não te fez falta até agora deixa-te estar...o que esperas que vá acontecer depois de ele saber quem tu és?
                  Provavelmente a coisa não vai correr bem e ele não vai querer admitir uma relação extraconjugal...
                  Isso já é problema dele. Era casado e as pessoas têm de viver com as consequências dos seu atos/erros.
                  Acho que ele tem o direito a saber que tem um filho e o user tem o direito de se dar a conhecer.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                    Se não te fez falta até agora deixa-te estar...o que esperas que vá acontecer depois de ele saber quem tu és?
                    Provavelmente a coisa não vai correr bem e ele não vai querer admitir uma relação extraconjugal...
                    Eu percebo isso e é até o que o meu lado racional me diz...mas a questão é que ele também não sabe que eu existo. Se me tivesse rejeitado à nascença, nunca tentaria nenhum tipo de contacto.

                    Eu não espero que aconteça nada, tento não criar expectativas.

                    Um facto que me esqueci de referir no post inicial e é capaz de fazer diferença é que ele é viúvo, a mulher morreu há uns anos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                      Isso já é problema dele. Era casado e as pessoas têm de viver com as consequências dos seu atos/erros.
                      Acho que ele tem o direito a saber que tem um filho e o user tem o direito de se dar a conhecer.
                      O meu maior receio na reação dele é o facto de eu ser o resultado de uma situação que garantidamente ele esperava que ficasse esquecida e enterrada. Acho que se reagir mal, será por aí...mas lá está, depende do tipo de homem que for.

                      Comentário


                        #12
                        Aliás, qualquer pessoa próxima, pela minha idade, sabe que ele seria casado à data do meu nascimento.

                        Comentário


                          #13
                          eu se fosse a ti deixava isso para trás, pois imagina que na realidade ele não é teu pai, e barracada que ias arranjar, o teu problema é que não tens certezas absolutas, apenas uma ideia, e se correr mal metes-te numa carga de trabalhos sem necessidade nenhuma...

                          o mal foi mesmo a tua mãe na época devia ter dito ao teu pai que estava grávida e não escondido a gravidez, agora se calhar não andavas nesse dilema...

                          para ter certezas absolutas só com um teste de paternidade para confirmar...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                            eu se fosse a ti deixava isso para trás, pois imagina que na realidade ele não é teu pai, e barracada que ias arranjar, o teu problema é que não tens certezas absolutas, apenas uma ideia, e se correr mal metes-te numa carga de trabalhos sem necessidade nenhuma...

                            o mal foi mesmo a tua mãe na época devia ter dito ao teu pai que estava grávida e não escondido a gravidez, agora se calhar não andavas nesse dilema...

                            para ter certezas absolutas só com um teste de paternidade para confirmar...
                            Ela não lhe escondeu, não conseguiu encontrá-lo.

                            Acho que não se consegue ter bem noção do esforço que fiz até agora para o encontrar...como calculas não acho que é ele com base em 2 ou 3 informações, tenho a certeza absoluta que é ele. Tudo bate certo.

                            Obviamente que seria sempre necessário um teste de paternidade, mas isso seria sempre para lá de uma primeira abordagem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Galander Ver Post
                              O meu maior receio na reação dele é o facto de eu ser o resultado de uma situação que garantidamente ele esperava que ficasse esquecida e enterrada. Acho que se reagir mal, será por aí...mas lá está, depende do tipo de homem que for.
                              E tu tens a certeza absoluta que ele é teu pai? Imagina que não é e crias uma confusão desgraçada na vida do homem e dos filhos dele...
                              E se o homem nem sequer se lembra da tua mãe?
                              Eu continuo na minha, se até agora não te fez falta conhecê-lo e se como dizes não tens interesse numa futura herança, deixa estar as coisas como estão.

                              Comentário


                                #16
                                Apagado por ser duplicado...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                  E tu tens a certeza absoluta que ele é teu pai? Imagina que não é e crias uma confusão desgraçada na vida do homem e dos filhos dele...
                                  E se o homem nem sequer se lembra da tua mãe?
                                  Eu continuo na minha, se até agora não te fez falta conhecê-lo e se como dizes não tens interesse numa futura herança, deixa estar as coisas como estão.
                                  Eu tenho a certeza absoluta mas se não for tudo será esclarecido. Não iria criar nenhuma confusão para ele nem para os filhos...como disse, iria contactá-lo em particular e discretamente, sem envolvimento de outras pessoas.

                                  O facto de não se lembrar da minha mãe não implica que deixe de ser meu pai biológico.

                                  Então só deveria querer conhecê-lo de houvesse interesse numa herança? Como não há, já não me serve para nada, é tudo sobre dinheiro?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Galander Ver Post
                                    Eu tenho a certeza absoluta mas se não for tudo será esclarecido. Não iria criar nenhuma confusão para ele nem para os filhos...como disse, iria contactá-lo em particular e discretamente, sem envolvimento de outras pessoas.

                                    O facto de não se lembrar da minha mãe não implica que deixe de ser meu pai biológico.

                                    Então só deveria querer conhecê-lo de houvesse interesse numa herança? Como não há, já não me serve para nada, é tudo sobre dinheiro?

                                    Mesmo que não te interesse nada do que ele tem, a verdade é que és herdeiro, por direito. Pensa em tudo que ele deveria ter pago e em toda a ajuda que a tua mãe deveria ter recebido. Se depois quiseres recusar o que quer que seja, isso é outro assunto.

                                    Fora a questão de heranças ou dinheiro, Eu não deixava o assunto morrer assim. Acho que ele deve saber que tem um filho e tu tens o direito a ter um pai.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Galander Ver Post
                                      O meu maior receio na reação dele é o facto de eu ser o resultado de uma situação que garantidamente ele esperava que ficasse esquecida e enterrada. Acho que se reagir mal, será por aí...mas lá está, depende do tipo de homem que for.
                                      Ele falhou na sua honestidade, quando andou com a tua mãe. Todas as pessoas podem tropeçar, mas se ao tropeçar levarem alguém ao chão, devem assumir o erro e corrigi-lo.
                                      Acho que nem é justo para com a tua mãe, e tudo o que ela passou, deixar morrer o assunto da forma que está.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                        Mesmo que não te interesse nada do que ele tem, a verdade é que és herdeiro, por direito. Pensa em tudo que ele deveria ter pago e em toda a ajuda que a tua mãe deveria ter recebido. Se depois quiseres recusar o que quer que seja, isso é outro assunto.

                                        Fora a questão de heranças ou dinheiro, Eu não deixava o assunto morrer assim. Acho que ele deve saber que tem um filho e tu tens o direito a ter um pai.
                                        Eu não vou com esse espírito de querer cobrar-lhe porque ele vive na ignorância da minha existência. Ainda que sempre tenha vivido bem com a minha mãe e ela tenha sido incansável em tudo o que fez por mim, lembro-me de que em miúdo de vez quando pensava como seria ter pai. Como disse, não foi um trauma mas também não foi um assunto completamente indiferente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                          Ele falhou na sua honestidade, quando andou com a tua mãe. Todas as pessoas podem tropeçar, mas se ao tropeçar levarem alguém ao chão, devem assumir o erro e corrigi-lo.
                                          Acho que nem é justo para com a tua mãe, e tudo o que ela passou, deixar morrer o assunto da forma que está.
                                          Sim ele não se portou bem com a minha mãe mas isso está tudo ultrapassado, ela não anda a guardar-lhe rancor ao fim de quase 40 anos, como é natural e saudável.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que devo pelo menos telefonar-lhe. Pela reação dele fico logo a saber se ele não quer ser contactado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se não te calhar nada na herança podes vender os direitos da história à TVI

                                              Comentário


                                                #24
                                                Fala com ele. Se o procuras te é porque tens vontade de saber que saberes realmente quem é o teu pai.
                                                Vai ter com ele, numa altura que saibas que ele está sozinho e expõe as tuas informações.

                                                Agora há uma coisa, ele pode negar. Não está novo e uma notícia dessas seria bastante complicada no seio familiar. Mas pelo menos não te arrependias.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por HanSolo Ver Post
                                                  Fala com ele. Se o procuras te é porque tens vontade de saber que saberes realmente quem é o teu pai.
                                                  Vai ter com ele, numa altura que saibas que ele está sozinho e expõe as tuas informações.

                                                  Agora há uma coisa, ele pode negar. Não está novo e uma notícia dessas seria bastante complicada no seio familiar. Mas pelo menos não te arrependias.
                                                  Sim, ele já tem alguma idade e é um assunto delicado. Não pretendo destabilizar-lhe a vida ao fim de tanto tempo. Se ele negar, assunto resolvido. Nunca mais volto a contactá-lo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se a intenção não é impor a confrontação pessoal, o melhor meio é uma carta.

                                                    Uma adaptação do texto que abriu este tópico, uma informação de contacto e um convite a resposta.

                                                    Se quiser faz, se não segue-se com a vida.

                                                    Bons votos, de qualquer maneira

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se ele já tem alguma idade, cuidado como dás a notícia, não vá o coração do senhor disparar e depois.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                                        Se a intenção não é impor a confrontação pessoal, o melhor meio é uma carta.

                                                        Uma adaptação do texto que abriu este tópico, uma informação de contacto e um convite a resposta.

                                                        Se quiser faz, se não segue-se com a vida.

                                                        Bons votos, de qualquer maneira
                                                        Também não está mal pensado, colocar a iniciativa nas mãos dele. O meu receio das cartas são os intermediários...não necessariamente que alguém fosse abri-la por ele mas um carta suspeita pode levantar perguntas incómodas. Mas um telefonema podia ser igualmente constrangedor e provocar perguntas.

                                                        Acho que até acaba por ser a melhor ideia. Enviar a carta pelo correio naturalmente, não quero que pareça que ando a persegui-lo ou a rondar a casa.

                                                        Do que consegui apurar ele vive sozinho desde que a mulher morreu mas nunca se sabe. Ainda assim, tenho vontade de fazer isto e vou correr o risco.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se tens a certeza que ele é o teu pai, não hesites e fala com ele. Esquece aqueles que te dizem que vais criar problemas. Os problemas foram criados há 40 anos atrás. Se de facto ele nunca soube e se de facto não lhe vais pedir ou cobrar o que quer que seja, ele tal como tu, têm ambos o direito de conhecer a verdade. Devem isso um ao outro. Não me parece que neste caso seja uma questão de atribuir culpas. Já no caso da minha mãe, onde o pai dela simplesmente a ignorou sabendo da sua existência, é outro assunto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Galander Ver Post
                                                            Também não está mal pensado, colocar a iniciativa nas mãos dele. O meu receio das cartas são os intermediários...não necessariamente que alguém fosse abri-la por ele mas um carta suspeita pode levantar perguntas incómodas. Mas um telefonema podia ser igualmente constrangedor e provocar perguntas.

                                                            Acho que até acaba por ser a melhor ideia. Enviar a carta pelo correio naturalmente, não quero que pareça que ando a persegui-lo ou a rondar a casa.

                                                            Do que consegui apurar ele vive sozinho desde que a mulher morreu mas nunca se sabe. Ainda assim, tenho vontade de fazer isto e vou correr o risco.
                                                            Ao final deste tempo todo ainda equacionas cartas?
                                                            Esquece isso.... fala com ele olhos nos olhos. É o teu pai.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X