Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estudo revela que 30% dos professores sofre de burnout

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estudo revela que 30% dos professores sofre de burnout

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacio...011254&page=-1

    Um estudo realizado com cerca de mil professores de escolas portuguesas revelou que 30% dos docentes estavam em burnout, ou seja, exaustos emocionalmente e sem qualquer realização profissional.

    Durante três anos -- entre 2010 e 2013 - uma equipa de investigadores do ISPA - Instituto Universitário inquiriu cerca de mil docentes que davam aulas a alunos do 2.º e 3.º ciclos mas também do ensino secundário.

    O objetivo era perceber se existiam muitos docentes em stress ou burnout e, no final, descobriram que 30% dos professores estavam em burnout, contou à Lusa a investigadora do ISPA responsável pela coordenação do estudo, Ivone Patrão.
    "Esta percentagem fica um pouco acima dos números habituais registados nos outros países, que rondam entre os 15 e os 25%", sublinhou a psicóloga clínica.
    A maior parte dos docentes em burnout são mais velhos, têm um vínculo à função pública e dão aulas no ensino secundário, acrescentou a responsável, explicando que a média de idades dos inquiridos é de 49 anos.
    O estudo hoje divulgado revela ainda que existem entre 20 a 25% de docentes que sofrem de stress, ansiedade e depressão.
    "O bem-estar dos professores é considerado essencial para o sucesso de todo o projeto educativo. Tendo em conta todas as mudanças sociais e políticas, o burnout começa a ser um problema social de extrema relevância", sublinhou a especialista, lembrando que este problema representa exaustão emocional e falta de realização profissional.
    A psicóloga salienta o facto de todos estes docentes estarem no ativo quando responderam ao inquérito, o que representa um risco muito elevado com a relação que se estabelece com os alunos e com a aprendizagem.
    O burnout afeta não só o professor, mas também o contexto educacional, uma vez que o mal-estar sentido pode originar problemas de saúde, perda de motivação, irritabilidade, aumento dos níveis de absentismo e abandono da profissão, o que pode interferir na realização de objetivos pedagógicos.
    Para a especialista, falta formação continua e oferta formativa que permita aos docentes ter ferramentas para saber como lidar com situações de conflito em sala de aula.
    Segundo a investigadora, estes professores "não se sentem satisfeitos com o seu trabalho nem com o sistema educativo tal como ele estava quando foram inquiridos".
    O estudo foi feito numa altura em que se registaram algumas mudanças tais como a avaliação de professores, o aumento de alunos por sala de aula ou o aumento da idade de reforma.
    Ivone Patrão sublinha que os resultados do estudo não são representativos da realidade que se vive entre os docente, mas pela sua experiência clínica "é possível perceber que o burnout é uma prática constante".
    O estudo será apresentado hoje na Assembleia da República, durante a conferência levada a cabo pela Federação Nacional de Professores, que assim pretende denunciar este problema, apontando causas e consequências e apresentando propostas para a sua resolução.

    #2
    já agora:

    METADE DOS PROFESSORES SOFRE NÍVEIS DE STRESS QUE AFETAM RELAÇÃO COM OS ALUNOS, REVELA ESTUDO DO ISPA


    Sex, 22/06/2012
    Metade dos professores portugueses têm níveis de stress que afetam o seu relacionamento com os alunos, sendo mais vulgar encontrar casos entre os docentes do ensino secundário, com mais idade e mais experiência, revela um estudo nacional.
    Estes são alguns dos resultados do estudo “Burnout em professores portugueses”, que começou a ser desenvolvido em 2009 por Ivone Patrão e Joana Santos Rita, duas psicólogas e investigadoras da Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).
    A ideia do estudo surgiu da experiência pessoal enquanto psicólogas nos centros de saúde de Odivelas.
    As investigadoras começaram a questionar se os problemas das crianças enviadas para as suas consultas não estariam relacionados com o ambiente que viviam na escola. Ao contactarem os professores, perceberam que apresentavam algumas dificuldades na gestão emocional das problemáticas que ocorrem na sala de aula e na escola, contou à Lusa Joana Santos Rita.
    As investigadoras entrevistaram 807 professores do ensino básico e secundário de todo o país. A maioria dos inquiridos era licenciada, dava aulas em escolas públicas a tempo inteiro e tinha, em média, 45 anos.
    Resultado: “20 por cento (%) dos professores apresentam níveis médios de 'burnout'[uma espécie de esgotamento] e os outros 30% têm níveis elevados, o que é preocupante”, disse à Lusa Joana Santos Rita, explicando que o 'burnout' se carateriza por um tipo de stress ocupacional permanente, que afecta o relacionamento com as outras pessoas.
    “Se nós promovermos a saúde mental dos professores também estaremos a promover a saúde mental das crianças”, defendeu a investigadora, lembrando que os elevados níveis de 'burnout' estão diretamente associados a elevados níveis de ansiedade e depressão.
    São os professores mais velhos, efetivos, com mais anos de experiência e do ensino secundário os que têm níveis de 'burnout' superiores.
    Os professores do ensino secundário apresentam valores mais elevados de stress, exaustão emocional e maior falta de reconhecimento profissional. A dificuldade em gerir problemas de indisciplina na sala de aula, a perceção da desmotivação para o estudo por parte dos alunos e a pressão para o sucesso são algumas das razões que levam a elevados níveis de 'burnout'.
    Já os professores do ensino básico têm mais preocupações profissionais, que passam pela maior dificuldade na gestão dos conflitos com os pais e com a escola, uma vez que são eles que assumem o papel central na aprendizagem e na gestão de uma turma.
    Numa comparação entre sexos, as mulheres aparecem como sendo mais suscetíveis ao 'burnout', situação que as especialistas acreditam poder estar relacionada “com o efeito cumulativo inerente ao desempenho de diferentes papéis: são mulheres, mães e professoras”, lembrou.
    Para fugir aos problemas, alguns professores acabam por utilizar estratégias como a rotina ou mesmo o absentismo laboral, acabando por ser um “estímulo negativo” para os colegas, alertou Joana Santos Rita.
    A investigadora contou à Lusa que o trabalho até agora desenvolvido vai continuar, com a realização de mais entrevistas e a tentativa de “perceber quais são os fatores e as estratégias que facilitam a resiliência e o envolvimento dos professores que mantém níveis elevados de bem-estar”.
    E não, não tenho interesse direto neste assunto.
    Ou antes tenho porque tenho um filho que anda na escola.

    Comentário


      #3
      "Um estudo realizado com cerca de mil professores de escolas portuguesas revelou que 30% dos docentes estavam em burnout, ou seja, exaustos emocionalmente e sem qualquer realização profissional."

      Eu diria que isto se deve aplicar a 85% das pessoas, não apenas aos professores.

      Mas se isto é terrível p/ qualquer um, é particularmente mau para quem tem de lidar com muita gente (educação, saúde, etc...).

      Comentário


        #4
        Exaustos emocionalmente podemos ficar todos, não é exclusivo dos professores

        Sem realização profissional, em muitos casos, começa pelo facto de serem professores, sem nunca o terem querido ser.

        Comentário


          #5
          sim, parece que na saude a situação é parecida, enfermeiros médicos também sofrem de niveis de stress elevados
          não tenho dados sobre a policia, mas é muito provavel que tambem tenham niveis elevados de stress

          quem lida com muita gente apanha alguns agressivos e mal educados
          os medicos e enfermeiros podem ter, para alem destas, outras razões
          Editado pela última vez por lll; 02 February 2016, 15:18.

          Comentário


            #6
            quando se trata todos por igual, quando não há avaliação, quando não importa quem é bom e quem não é, quando todos levam aumentos e promoções iguais só por anos de serviço, quando não se premeia os excelentes e se despede os maus...... é normal que as pessoas fiquem frustadas, deprimidas e desmotivadas.

            Comentário


              #7
              Comparação entre stresse profissional registado em diversas profissões, escala de 0 a 9, em que quanto maior o valor, "pior" é para a classe profissional:

              Professores: 5,76
              Bancários: 5,53
              Consultores Externos: 5,72
              Agentes da PSP: 4,15
              Médicos Veterinários: 5,75

              Polícias não têm os níveis assim tão elevados.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                Comparação entre stresse profissional registado em diversas profissões, escala de 0 a 9, em que quanto maior o valor, "pior" é para a classe profissional:

                Professores: 5,76
                Bancários: 5,53
                Consultores Externos: 5,72
                Agentes da PSP: 4,15
                Médicos Veterinários: 5,75

                Polícias não têm os níveis assim tão elevados.
                Claro que nao, Portugal nao é uma enorme cova da moura. A maior parte do trabalho é relativamente pacífico fora das zonas problemáticas.

                Comentário


                  #9
                  qual a origem disso?

                  de qualquer forma parece-me que os policias devem ter niveis de stress muito diversos conforme a função que desempenhem
                  o policia de transito não deve ter o mesmo nivel de stress do que é chamado diariamente a um bairro social cheio de marginais e lida diariamente com situações de violencia

                  Comentário


                    #10
                    Tenho um na familia e confirmo.

                    A educação é gerida como uma empresa, para dar lucro.

                    Os professores em alguns casos pagam para ir trabalhar, e como em tantos outros sectores quem não gostar não faz mal, ha mais umas quantas centenas que baixam as calças de bom grado para preencher a vaga...

                    Tem trabalho que dava para pelo menos dois, mas mais uma vez se não quiser baixar as calças ha quem não se importe...



                    E concursos anuais para se fôr preciso andar a rodar anualmente de escola em escola?

                    ISSO É ESTUPIDO!!!



                    Querem mais razões para stress ?!?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                      quando se trata todos por igual, quando não há avaliação, quando não importa quem é bom e quem não é, quando todos levam aumentos e promoções iguais só por anos de serviço, quando não se premeia os excelentes e se despede os maus...... é normal que as pessoas fiquem frustadas, deprimidas e desmotivadas.
                      o problema não está aí, está na indisciplina, em ter de lidar diariamente com alunos que não querem estar na escola, perturbam as aulas, mas os professores têm falta de meios para evitar isso

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                        Comparação entre stresse profissional registado em diversas profissões, escala de 0 a 9, em que quanto maior o valor, "pior" é para a classe profissional:

                        Professores: 5,76
                        Bancários: 5,53
                        Consultores Externos: 5,72
                        Agentes da PSP: 4,15
                        Médicos Veterinários: 5,75

                        Polícias não têm os níveis assim tão elevados.
                        Bancários quase ao mesmo nível dos professores? Em muitos casos, os bancários têm uma vida profissional mais calma (não são insultados no local de trabalho, não lhes cortam o vencimento e as regalias sociais, etc..).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por lll Ver Post
                          qual a origem disso?

                          de qualquer forma parece-me que os policias devem ter niveis de stress muito diversos conforme a função que desempenhem
                          o policia de transito não deve ter o mesmo nivel de stress do que é chamado diariamente a um bairro social cheio de marginais e lida diariamente com situações de violencia
                          Origem: http://repositorio.ul.pt/bitstream/1...e046337_tm.pdf

                          No link podem também encontrar, para os interessados, o que stressa com maior frequência os polícias e o que eles consideram mais severo (PS - Não tem nada a ver com os insultos).

                          A parte dos polícias, especificamente: Branco, A.I.M. (2010). Stresse Profissional na Polícia: Um estudo exploratório sobre ainfluência das variáveis tempo de serviço e sexo. Dissertação de Mestrado na Secção dePsicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações. Lisboa: Faculdadede Psicologia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                            Bancários quase ao mesmo nível dos professores? Em muitos casos, os bancários têm uma vida profissional mais calma (não são insultados no local de trabalho, não lhes cortam o vencimento e as regalias sociais, etc..).
                            Não creio que tenhas noção do que é trabalhar na banca. Já tive muitos colegas que passaram por lá (não são bancários, mas sim eng. de software), e do mais terrível que há. Nunca passei pelo sector financeiro, mas já tive em situações em que falhas no serviço estão a custar dinheiro à empresa e acredita que a pressão é intensa.

                            Não creio que os banqueiros, que provavelmente é competitivo e anda ali muito dinheiro de um lado para o outro possas dizer que tenham uma vida calma só porque os clientes não os insultam.

                            Comentário


                              #15
                              Eis o que os professores consideram mais stressante:

                              1º - Ofensas pessoaisde clientes/consumidores/colegas
                              2º - Lidar com situações de crise
                              3º - Ter de tomar decisões críticas sob pressão, no momento

                              Eis o que lhes ocorre mais frequentemente:

                              1º - Salário inadequado
                              2º - Cumprir prazos
                              3º - Trabalho para além do horário

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                Bancários quase ao mesmo nível dos professores? Em muitos casos, os bancários têm uma vida profissional mais calma (não são insultados no local de trabalho, não lhes cortam o vencimento e as regalias sociais, etc..).
                                Depende do trabalho, andar com o dinheiro de pessoas nas maos nao dá muito descanso. Digo eu que em tempos já fiz uma aplicacao de processamento de salários para uma empresa grande, a chatice da matemática é que as coisas tem de bater certo no fim.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                  Eis o que os professores consideram mais stressante:

                                  1º - Ofensas pessoaisde clientes/consumidores/colegas
                                  2º - Lidar com situações de crise
                                  3º - Ter de tomar decisões críticas sob pressão, no momento

                                  Eis o que lhes ocorre mais frequentemente:

                                  1º - Salário inadequado
                                  2º - Cumprir prazos
                                  3º - Trabalho para além do horário
                                  Podem perguntar isso a qualquer pessoa empregada e essas razoes vao aparecer invariavelmente no top 5.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                                    Não creio que tenhas noção do que é trabalhar na banca. Já tive muitos colegas que passaram por lá (não são bancários, mas sim eng. de software), e do mais terrível que há. Nunca passei pelo sector financeiro, mas já tive em situações em que falhas no serviço estão a custar dinheiro à empresa e acredita que a pressão é intensa.

                                    Não creio que os banqueiros, que provavelmente é competitivo e anda ali muito dinheiro de um lado para o outro possas dizer que tenham uma vida calma só porque os clientes não os insultam.
                                    Fez-me recordar os tempos em que trabalhei em comércio electrónico, a história é a mesma. Quando se lida directamente com o dinheiro do pessoal, há sempre esses problemas que afectam reputacao e/ou facturacao.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eis o que os bancários vêem como mais stressante:

                                      1º - Não reconhecimento pelo trabalho de qualidade
                                      2º - Ofensas pessoaisde clientes/consumidores/colegas
                                      3º - Ausência de oportunidades para promoção

                                      E eis os eventos stressantes que lhes acontecem mais vezes:
                                      1º - Trabalho para além do horário
                                      2º - Interrupções frequentes
                                      3º - Cumprir prazos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Podem perguntar isso a qualquer pessoa empregada e essas razoes vao aparecer invariavelmente no top 5.

                                        nem mais...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ainda bem que estão mais 27 items na lista então. É só ler para ficarem a saber o que os Agentes da PSP, Professores e Bancários acham que é mais stressante e o que lhes acontece mais vezes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                            Eis o que os bancários vêem como mais stressante:

                                            1º - Não reconhecimento pelo trabalho de qualidade
                                            2º - Ofensas pessoaisde clientes/consumidores/colegas
                                            3º - Ausência de oportunidades para promoção

                                            E eis os eventos stressantes que lhes acontecem mais vezes:
                                            1º - Trabalho para além do horário
                                            2º - Interrupções frequentes
                                            3º - Cumprir prazos
                                            Mas mesmo assim têm mais regalias e ordenados mais altos (os mais velhos), e as ofensas deverão ser menos do que aquelas que os pais e os alunos fazem aos professores. Os professores também não têm de cumprir prazos na entrega dos teste e nas avaliações dos alunos?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                              Ainda bem que estão mais 27 items na lista então. É só ler para ficarem a saber o que os Agentes da PSP, Professores e Bancários acham que é mais stressante e o que lhes acontece mais vezes.
                                              em que ano foi feito esse estudo onde entram os bancários? se for recente, não será devido à "saúde" bancária?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nunca disse que não tinham. Aliás, algumas das situações stressantes cruzam-se, ou seja, encontram-se no top 6 de frequência de diversas profissões.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                                                  em que ano foi feito esse estudo onde entram os bancários? se for recente, não será devido à "saúde" bancária?
                                                  O estudo foi feito em 2010. O material utilizado foi o mesmo utilizado para Professores, Médicos Veterinários, Agentes e Consultores Externos. Os resultados dos bancários não são nem impressionantes nem inesperados, já que o que lhes ocorre com frequência ocorre nas outras profissões também. Comparando os índices do stresse profissional, que indica o nívelglobal de stresse ocupacional experienciado no local de trabalho do trabalhador, atravésda combinação entre os ratings de severidade e frequência (Spielberger & Vagg, 1999):

                                                  Veterinários: 28,34
                                                  Professores: 19,82
                                                  Bancários: 25,07
                                                  Consultores Externos: 25,45
                                                  Agentes da PSP: 15,66

                                                  Os professores não só têm o 2º nível mais baixo, como nem se aproximam dos veterinários, que são o grupo que corre mais risco.

                                                  Comentário


                                                    #26




                                                    Burnout é isto!
                                                    Because Racecar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O belo do roncar da besta do V8...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        estive a ver o metodo usado nos estudos citados pelo Fetal e não me pareceu o mais fiável, longe disso

                                                        além disso, como já referido, no caso dos policias, há vários fatores a ter em conta:
                                                        - a diversidade de função faz com que uns tenham muito mais stress que outros
                                                        - tipicamente um militar não dá parte de fraco, logo tende a queixar-se menos, pode subavaliar as suas situações de stress
                                                        - aliás o proprio estudo indica que as mulheres sofrem mais de stress, nas mesmas situaçoes que os homens. Será qeu sofrem ou se queixam mais facilmente? E um militar será que se queixa ainda menos que os restantes homens
                                                        - no estudo eram policias com menos de 1 ano de serviço, provavelmente não colocados em serviços mais stressantes, só isto torna o estudo praticamente inútil

                                                        consultores externos eram muito poucos
                                                        e isto de estudos pela net, em que responde quem quer corre o risco de erros muito elevados, dependendo da divulgação que manifestamente no casos dos professores foi muito baixa
                                                        a amostra não é aleatória, não representativa da população

                                                        uns são teses de mestrado e outros teses de doutoramento, com niveis de exigencia diferentes

                                                        isto de comparar estudos com base em inqueritos feitos pela net, com graus de divulgação completamente diferentes, uns feitos em 2001 e outros em 2013 não é a coisa mais adequada

                                                        é alguma coisa, mas está longe de ser algo que possa considerar muito fiável
                                                        a propria ponderação dos fatores tem muito que se lhe diga
                                                        Editado pela última vez por lll; 03 February 2016, 07:17.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          no caso particular dos professores pelo que vi do repositorio há muitos mais estudos em relação ao stress
                                                          das outras profissões parece-me que existem poucos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Maior parte deles andam stressados mas têm o ordenado garantido, imaginem se não o fosse.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X