Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Começar negócio em Agricultura - Passos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Começar negócio em Agricultura - Passos

    Como sabem a Agricultura continua a ser um dos negócios com maior viabilidade no nosso país.

    Se tivesses uma boa porção de terra para gerir e sem conhecimentos no sector como iriam tentar rentabilizar? Alugar não vale


    Que tipo de formação tiravam? Que subsidios iam tentar arranjar? Dedicavam-se a full time?

    #2
    dizes que a agricultura continua a ser um negócio viável no nosso país, não é isso que há anos que se dá a entender, é precisamente o inverso ,estás te a basear em quê para ter essa certeza???

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      dizes que a agricultura continua a ser um negócio viável no nosso país, não é isso que há anos que se dá a entender, é precisamente o inverso ,estás te a basear em quê para ter essa certeza???
      Teve um periodo menos bom e também porque estavam habituados a X quando começou a cair Y. Mas continua a ser um bom negócio. Aliás foi dos negócios mais recomendados para ser iniciado no ano 2015.

      Comentário


        #4
        Agricultura é uma coisa demasiado vasta para se dizer assim taxativamente se é bom negócio ou não. Estamos a falar de quê? Cultura extensiva de sequeiro, minifúndio de regadio, estufas, hortícolas, tuberculos, vinha?

        De uma forma geral a rendibilidade da agricultura em Portugal é baixa. Ao contrário do que sempre vos disseram, se calhar até na escola, Portugal não tem características muitos boas para a agricultura em geral. Tem nichos bons, mas não é genericamente um bom país de agricultura.

        Disto isto, um excelente ponto de partida é dirigires-te a uma cooperativa da tua zona. As boas cooperativas dão muita formação a todos os níveis e o que é melhor, agregam muitos produtores com muita experiência o que permite ficar com ideias mais claras sobre o que se pode fazer ou não, e sobre o que esperar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Krugor Ver Post
          Teve um periodo menos bom e também porque estavam habituados a X quando começou a cair Y. Mas continua a ser um bom negócio. Aliás foi dos negócios mais recomendados para ser iniciado no ano 2015.
          Também é dos negócios com maiores taxas de sinistralidade. Sobretudo malta da "cidade" que nunca viu um vegetal fora do supermercado e que achava que era so plantar e aparecer lá uns meses depois para colher! Bem sei que é uma imagem um bocado batida, mas tem acontecido muito.

          Comentário


            #6
            Amigo, estava a ver cada vez mais pessoas voltar à Agricultura mas a maior parte é mesmo com pequenas hortas e para próprio consumo ou familiar.

            Senão tens máquinas, nem experiência, nem família para te ajudar neste novo projecto etapa da tua vida esquece. A melhor solução é mesmo alugares as terras e recebes o teu valor.

            Pois Agricultura pra ser rentável, há alturas que é de sol a sol, não é qualquer um que está disposto a fazer isso, é preciso gostar muito ou mesmo paixão pela terra.

            A rentabilidade em Portugal não é fácil de atingir pois, se vendes barato pra te comprarem não ganhas nada, se venderes mais caro não te compram.

            A solução melhor é a exportação, mas até conseguir quantidade, marca, produto para exportar é um longo caminho e mto investimento.

            Aqui à dias li um artigo que uns estrangeiro investiram nas horticulturas no ribatejo, mas foram milhares de euros ou seja é rentável mas quer um investimento forte e tens de ter experiência no que estás a fazer mão de obra.

            Porque achas que todas a gente deixou as terras ao abandono?! Pois preferiu ser empregado um trabalhinho sem responsabilidade e sem riscos, férias na época de férias subsídios de natal e férias.

            Na Agricultura não há nada disso, é dos sectores mais ingratos que se pode trabalhar em termos de rendimentos, falo por experiência própria, tenho terras em trás-os-montes Montalegre e os meus pais produzem gado raça barrosã.

            Comentário


              #7
              Eu tenho um conhecido que se esta a safar com a cultura de alfaces de estufa. Outro é com as framboesas. Agora também posso dizer que tem uma vida um pouco escrava.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                Eu tenho um conhecido que se esta a safar com a cultura de alfaces de estufa. Outro é com as framboesas. Agora também posso dizer que tem uma vida um pouco escrava.
                É como eu digo é preciso gostar mto daquilo que se está a fazer, pois quando é altura de 'pica boi' como se dizia antigamente é de dia e de noite.

                Muitos o que fazem é conciliam com outro emprego que tenham a agricultura, mas têm de organizar mto bem as coisas, e como disseste é um pouco uma vida escrava.

                Tudo depende das pessoas, algumas não se importam e gostam do campo outras é inconcebível ficar sem gozar o fds.

                Comentário


                  #9
                  Agricultura é muito vasto. É verdade que as exportações agrícolas têm crescido muito, mas o sector está a sofrer uma grande transformação e as tradicionais culturas deram lugar a outras, que vejo com bons olhos, particularmente na área dos frutos, onde é possível ter boa rentabilidade com áreas pequenas (Kiwi, Mirtilo, pistachios, framboesa,etc).

                  Antes de mais é preciso saber onde o terreno se localiza, o tipo de clima da zona, que tipo de culturas se adequam, etc. Depois tens vários apoios para a agricultura, que entre outras coisas, exige formação adequada, que também é dada neste âmbito, o que te pode permitir ter acesso à formação de forma gratuita.

                  Se quiseres mais informações pode perguntar (aqui ou MP) porque estou a passar por esse processo

                  Comentário


                    #10
                    Um tópico que vou seguir com interesse.

                    podes começar por aqui: http://www.ajap.pt

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Krugor Ver Post
                      Como sabem a Agricultura continua a ser um dos negócios com maior viabilidade no nosso país.

                      Se tivesses uma boa porção de terra para gerir e sem conhecimentos no sector como iriam tentar rentabilizar? Alugar não vale

                      Que tipo de formação tiravam? Que subsidios iam tentar arranjar? Dedicavam-se a full time?
                      Como segunda atividade, tenho uma empresa agricola, que começou através dum projeto jovem agricultor. A minha formaçao, que é em Economia, passou por frequentar varios cursos na área agricola, que continuo a frequentar ainda.

                      Na verdade, mesmo em part-time, tem tomado uma dimensao já, consideravel. Quanto a valores, não quero revelar, mas estamos a falar de 6 casas decimais.

                      Nao quero dar grandes dados, pois aqui tudo é subjetivo, mas se por mero acaso estivesses na minha área, poderia ter interesse em ficar com a produçao de um ou varios produtores, da mesma área.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DrSmart Ver Post
                        Como segunda atividade, tenho uma empresa agricola, que começou através dum projeto jovem agricultor. A minha formaçao, que é em Economia, passou por frequentar varios cursos na área agricola, que continuo a frequentar ainda.

                        Na verdade, mesmo em part-time, tem tomado uma dimensao já, consideravel. Quanto a valores, não quero revelar, mas estamos a falar de 6 casas decimais.

                        Nao quero dar grandes dados, pois aqui tudo é subjetivo, mas se por mero acaso estivesses na minha área, poderia ter interesse em ficar com a produçao de um ou varios produtores, da mesma área.
                        Qual é o teu ramo na Agricultura? Em que zona?

                        Comentário


                          #13
                          Já aqui té aqui coisas muito certas e interessantes, assim como verdadeiras barbaridades e conversa de quem não percebe nada do meio.

                          A agricultura pode ser uma excelente fonte de rentabilidade, como pode ser meio caminho para nunca mais se endireitarem na vida.
                          Não sendo agricultor, a agricultura é a minha actividade. Acompanho de perto a realidade do mais pequeno agricultor, até ao grande grupo económico.
                          São inúmeros os factores que têm de ser conjugados para se ter sucesso, mas o mesmo se passa com qualquer outra actividade.
                          É claro que se tem de fazer uma cultura que se adeqúe à zona, mas o meu principal conselho e que dou sempre a quem vai ou quer começar é “ onde e como vão vender o que querem produzir?”



                          Comentário


                            #14
                            Nem mais. A pergunta que devem fazer é: quem é que vai pagar o que vou produzir e a que preço expectável.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CroKodile Ver Post
                              Amigo, estava a ver cada vez mais pessoas voltar à Agricultura mas a maior parte é mesmo com pequenas hortas e para próprio consumo ou familiar.

                              Senão tens máquinas, nem experiência, nem família para te ajudar neste novo projecto etapa da tua vida esquece. A melhor solução é mesmo alugares as terras e recebes o teu valor.

                              Pois Agricultura pra ser rentável, há alturas que é de sol a sol, não é qualquer um que está disposto a fazer isso, é preciso gostar muito ou mesmo paixão pela terra.

                              A rentabilidade em Portugal não é fácil de atingir pois, se vendes barato pra te comprarem não ganhas nada, se venderes mais caro não te compram.

                              A solução melhor é a exportação, mas até conseguir quantidade, marca, produto para exportar é um longo caminho e mto investimento.

                              Aqui à dias li um artigo que uns estrangeiro investiram nas horticulturas no ribatejo, mas foram milhares de euros ou seja é rentável mas quer um investimento forte e tens de ter experiência no que estás a fazer mão de obra.

                              Porque achas que todas a gente deixou as terras ao abandono?! Pois preferiu ser empregado um trabalhinho sem responsabilidade e sem riscos, férias na época de férias subsídios de natal e férias.

                              Na Agricultura não há nada disso, é dos sectores mais ingratos que se pode trabalhar em termos de rendimentos, falo por experiência própria, tenho terras em trás-os-montes Montalegre e os meus pais produzem gado raça barrosã.
                              não concordo contigo no ultimo parágrafo, obviamente que se os teus pais têm gado, não tem vida, tenho um familiar meu que é produtor de leite e o por muito dinheiro que ganhe ( e ganha, mesmo muito) não tem vida para o poder usar

                              tenho outro familiar, produtor de vinho, em que já consegue ter bastante mais qualidade de vida
                              ha meses que são mesmo complicados, poda, vindimas é mais algumas partes, mas há outros mais tranquilos

                              horticulas já é outra coisa que exige trabalho constante

                              reflorestacao a meu ver, é das que dá mais dinheiro e mais qualidade de vida, no fundo é um gestor, mas há o risco de incêndio. No norte há pessoas a viverem praticamente do rendimento do corte de eucaliptos

                              kiwis, de momento está a ter grande saída, e acho que é semelhante ao vinho, depende dos meses..

                              o mais dificil é arranjar como escoar a produção, e nem sempre as cooperativas funcionam bem neste aspeto

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CroKodile Ver Post
                                Qual é o teu ramo na Agricultura? Em que zona?
                                Ribatejo. Apicultura.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DrSmart Ver Post
                                  Ribatejo. Apicultura.
                                  Procura por apishield na net, posso não te estar a dar uma novidade, mas se estiver é bom para o negócio
                                  por cá resulta

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                    Procura por apishield na net, posso não te estar a dar uma novidade, mas se estiver é bom para o negócio
                                    por cá resulta
                                    Agradeço. Mas por cá ainda nao chegou a Vespa. De qq das formas, nos fabricamos umas "ratoeiras" para as apanhar, tambem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DrSmart Ver Post
                                      Ribatejo. Apicultura.
                                      tks, aqui no Norte o sector apícola tbm anda forte à mts Apicultores com 300 colmeias.

                                      Para o teu investimento dos 6 zeros deves ter umas 2000, não?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Apicultura/Reflorestação até é capaz de ser interessante.

                                        Vou explorar! Obrigado a todos pelos conselhos.

                                        Reflorestação deve obrigar áreas consideráveis de terreno não?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Krugor Ver Post
                                          Apicultura/Reflorestação até é capaz de ser interessante.

                                          Vou explorar! Obrigado a todos pelos conselhos.

                                          Reflorestação deve obrigar áreas consideráveis de terreno não?
                                          Tal como já foi dito, cuidado com o investimento na reflorestação, os meus sogros perderam milhares de euros com os incêndios em 2005, ficaram para aí com 5% dos pinheiros que tinham.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                            Tal como já foi dito, cuidado com o investimento na reflorestação, os meus sogros perderam milhares de euros com os incêndios em 2005, ficaram para aí com 5% dos pinheiros que tinham.
                                            Não tinham seguro?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                              Não tinham seguro?
                                              que eu saiba não há seguros, tentou-se por aqui fazer com plantações de eucaliptos e nao existem

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não sei como andam as outras áreas, mas na apicultura existem alguns subsídios, como os do Proder...por exemplo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Krugor Ver Post
                                                  Apicultura/Reflorestação até é capaz de ser interessante.

                                                  Vou explorar! Obrigado a todos pelos conselhos.

                                                  Reflorestação deve obrigar áreas consideráveis de terreno não?
                                                  Depende qual a finalidade da tua plantação e condições do terreno para as plantas.

                                                  E tens de ter em vista um prestador de serviços que te compre/gaste a produção e se ficar p terreno num sitio quase inacessível vai te render mto menos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se tivesse uns bons hectares de terra fértil e húmida, numa zona de temperaturas amenas e quentes, ou seja, as tipicas zonas Portuguesas, investia no seguinte:

                                                    Physalis: custam 15€/kg e não percebo porquê. Eu tenho um terreno "pequeno" de 2000 m2 e atiro para lá umas sementes de physalis e aquilo cresce como se não houvesse amanhã. E cresce e dá fruto todo o ano. Não é preciso estufas, nem cuidados nenhuns (basta garantir que possuem água). É uma planta super-mega-fácil de cultivar e dá fruto todo o ano e é muito fácil colher os frutos. Porque raio é que os frutos de physalis são tão estupidamente caros? Eu investia claramente nisto; Num hectare de terreno deves conseguir umas duas toneladas de physallis por ano. Supõe que tens um terreno com 5 hectares e as vendes ao continente/Pingo Doce/Jumbo a 5€/kg: são 50 mil euros de lucro num só ano. E plantar e colher physallis em 5 hectares de terreno fica-te em 10 mil euros/ano no máximo, já com rega, sementes e mão-de-obra. Aí ganhas 40 mil euros líquidos num ano.

                                                    Vinho: as melhores vinhas do mundo na minha opinião são das Merlot, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir. Adoro os vinhos que proveêm destas vinhas e sempre que quero beber vinhos com origem nestas vinhas tenho de comprar vinhos estrangeiros porque os produtores de vinhos Portugueses insistem em usar sempre as mesmas vinhas, como Touriga e afins. Há muitas procura de Merlot's e Pinot Noirs em Portugal e não há praticamente oferta nenhuma.
                                                    Editado pela última vez por MVA; 18 February 2016, 12:50.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                      Se tivesse uns bons hectares de terra fértil e húmida, numa zona de temperaturas amenas e quentes, ou seja, as tipicas zonas Portuguesas, investia no seguinte:

                                                      Physalis: custam 15€/kg e não percebo porquê. Eu tenho um terreno "pequeno" de 2000 m2 e atiro para lá umas sementes de physalis e aquilo cresce como se não houvesse amanhã. E cresce e dá fruto todo o ano. Não é preciso estufas, nem cuidados nenhuns (basta garantir que possuem água). É uma planta super-mega-fácil de cultivar e dá fruto todo o ano e é muito fácil colher os frutos. Porque raio é que os frutos de physalis são tão estupidamente caros? Eu investia claramente nisto; Num hectare de terreno deves conseguir umas duas toneladas de physallis por ano. Supõe que tens um terreno com 5 hectares e as vendes ao continente/Pingo Doce/Jumbo a 5€/kg: são 50 mil euros de lucro num só ano. E plantar e colher physallis em 5 hectares de terreno fica-te em 10 mil euros/ano no máximo, já com rega, sementes e mão-de-obra. Aí ganhas 40 mil euros líquidos num ano.

                                                      Vinho: as melhores vinhas do mundo na minha opinião são das Merlot, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir. Adoro os vinhos que proveêm destas vinhas e sempre que quero beber vinhos com origem nestas vinhas tenho de comprar vinhos estrangeiros porque os produtores de vinhos Portugueses insistem em usar sempre as mesmas vinhas, como Touriga e afins. Há muitas procura de Merlot's e Pinot Noirs em Portugal e não há praticamente oferta nenhuma.

                                                      Obrigado

                                                      O terreno tem aprox. 3 hectares (não chega). Zona norte do alentejo com muitas oliveiras na redondeza.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                        Não tinham seguro?
                                                        Ninguém lhes fez um seguro para o fogo, por isso penso que não existe...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                          que eu saiba não há seguros, tentou-se por aqui fazer com plantações de eucaliptos e nao existem
                                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                          Ninguém lhes fez um seguro para o fogo, por isso penso que não existe...
                                                          Seguros florestais? Claro que há. Não são nada baratos (nada mesmo), é certo, mas há.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                            Seguros florestais? Claro que há. Não são nada baratos (nada mesmo), é certo, mas há.
                                                            tal como disseste: http://www.dn.pt/arquivo/2007/interi...os-659077.html
                                                            http://fidelidade-sustentabilidade.pt/seguro-floresta/

                                                            tinhas razão, embora me tivessem dito que não existissem, e conheço bastante gente na área, e nenhum os faz, nem as empresas de reflorestação/plantação aconselharam.


                                                            http://www.apfc.pt/xms/files/Docs/An..._FLORESTAL.pdf

                                                            "SÓ PODERÁ EFECTUAR SEGURO AREA MINIMA DE 50 HA."

                                                            pode-se dizer que, pelo que li rapidamente, os seguros são uma bosta, mas é perfeitamente compreensível.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X