Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reportagem TVI - Jovens ingressam nas ordens religiosas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reportagem TVI - Jovens ingressam nas ordens religiosas

    Ontem deu uma reportagem na TVI sobre jovens que ingressam nas ordens religiosas.
    Fiquei surpreendido pois pensei que fosse uma "profissão" em vias de acabar.
    Não sou crente, mas quando tenho de ir a alguma cerimónia religiosa, dependendo dos sitios é normal apanhar
    como padres jovens adultos da América Latina, portugueses nunca me deparei..
    o que acharam da reportagem?
    Fui só eu que achei o olhar e a expressão da jovem freira absolutamente depressivo?

    Que acharam?

    #2
    Não faço ideia do que estas a falar, ainda por cima não vi tal reportagem, é provável que a maioria desses jovens procurem algum tipo de resposta para a razão de estarem ao cimo da terra, ou simplesmente foram encaminhados para aí pois as suas vidas deixaram de ter qualquer sentido e não conseguirem ultrapassar os desgostos do dia a dia e para a coisa não dar para o torto, entram nessas seitas, daí achares o olhar a moça algo depressivo.

    Procuram uma resposta.

    Comentário


      #3
      um ateu nunca compreenderá a alegria da fé, da mesma forma que um cego nunca compreenderá o que são as cores

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por lll Ver Post
        um ateu nunca compreenderá a alegria da fé, da mesma forma que um cego nunca compreenderá o que são as cores


        A alegria da fé das bebedeiras ao fim de semana, do galanço às meninas, das punhet@s a ver gajas nuas, das línguas de carroceiro, das comissões que recebem pelos trabalhos que são feitos nas igrejas.
        Mas que parvoíce... Nada disto é verdade!!

        Comentário


          #5
          Sou do Benfica... e isso me envaidece!

          (conta?)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por lll Ver Post
            um ateu nunca compreenderá a alegria da fé, da mesma forma que um cego nunca compreenderá o que são as cores
            Infelizmente, a tendência que tenho acompanhado é a ridicularização dos crentes, mas, independentemente disso, a fé é claramente uma das maiores alegrias!

            Relativamente à reportagem, foi interessante, a maneira como aqueles jovens falavam com gosto do que faziam e das actividades que desenvolviam. Cada um com a sua vocação, e com o que os faz feliz, e se isso for espalhar a palavra de Deus, tanto melhor

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
              Infelizmente, a tendência que tenho acompanhado é a ridicularização dos crentes, mas, independentemente disso, a fé é claramente uma das maiores alegrias!

              Relativamente à reportagem, foi interessante, a maneira como aqueles jovens falavam com gosto do que faziam e das actividades que desenvolviam. Cada um com a sua vocação, e com o que os faz feliz, e se isso for espalhar a palavra de Deus, tanto melhor


              ahhh.... a ironia....





              Sejam o que quiserem, mas mantenham-se longe de mim! Querer "espalhar" a palavra de deus, ao longo dos séculos, sempre deu bosta da grossa!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                ahhh.... a ironia....





                Sejam o que quiserem, mas mantenham-se longe de mim! Querer "espalhar" a palavra de deus, ao longo dos séculos, sempre deu bosta da grossa!
                O que dá bosta não é o espalhar da palavra, o que dá bosta é a intolerância e a clubite exacerbada, se todos nos soubermos respeitar não há bosta

                Comentário


                  #9
                  Lá está. Os fundamentalismos e radicalismos (onde regra geral, as religiões não se revêem), é que têm dado arraiada.

                  Comentário


                    #10
                    Eu vi. Reparei no estado da jovem (postulante), no entanto fiquei com a ideia que estava "bem" e não propriamente em estado depressivo, mas...está em clausura...pode ter alguma influência, não necessariamente negativa...não sei.
                    A mim pareceu-me que os três jovens da reportagem estavam felizes com o caminho que seguiram , acho isso o mais importante.

                    Comentário


                      #11
                      O Islam antes de pensar sequer em dominar em dominar o Mundo primeiro tem que passar o Jonas!

                      Comentário


                        #12
                        Se fé é alegria então será um fenómeno recente. Sempre associei a fé a medo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                          ahhh.... a ironia....





                          Sejam o que quiserem, mas mantenham-se longe de mim! Querer "espalhar" a palavra de deus, ao longo dos séculos, sempre deu bosta da grossa!
                          isto é tão ridículo como reduzir o normal adepto de futebol a isto:



                          ou o ateísmo aos crimes praticados contra os crentes pelos paises oficicialmente do comunismo ateista

                          Comentário


                            #14
                            Qual é a tua definição de "espalhar a palavra de deus" ??

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                              Se fé é alegria então será um fenómeno recente. Sempre associei a fé a medo.
                              Ter fé é, no meu entendimento, uma alegria pois dignifica a existência do Homem. Ter um propósito, um significado para a vida é algo muito poderoso e saudável para o ser Humano. Não quer dizer que a fé seja religiosa. Eu não sou religioso e considero que tenho bastante fé. Fé no futuro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                Se fé é alegria então será um fenómeno recente. Sempre associei a fé a medo.
                                vê-se que não conheces a fé

                                até há um proverbio antigo que diz "um santo triste, é um triste santo"

                                mais religiosas deprimidas:

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                  Qual é a tua definição de "espalhar a palavra de deus" ??
                                  Eu como cristão, entendo que espalhar a palavra de Deus é fazer o bem ao próximo, independentemente da sua condição e sem distinções. É isso que a Igreja Católica me tem ensinado ao longo da minha vida, e que tento por em prática no meu dia-a-dia, por mais que me custe.

                                  Toda a gente tem as suas falhas, mas cabe-nos a nós separar o que é bom, do menos bom.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                    Se fé é alegria então será um fenómeno recente. Sempre associei a fé a medo.
                                    Isso é intrínseco, há sempre o medo de nao ir para o céu (que é o produto vendido pela religiao).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                      vê-se que não conheces a fé

                                      até há um proverbio antigo que diz "um santo triste, é um triste santo"

                                      mais religiosas deprimidas:

                                      Conheço alguma coisa da fé, por experiência própria e por via familiar.

                                      Dás aí alguns exemplos específicos mas desnecessários pois todos sabemos que nem todos os "santos são tristes". Basta vermos por exemplo o Gospel, entre outras manifestações de fé alegre. Da mesma maneira que nem todos os adeptos de futebol são hooligans.

                                      Mas se formos analisar a fé do que eu chamaria o núcleo duro dos católicos (os velhinhos da aldeia que vão à igreja ao Domingo), não tenhas dúvidas que foram criados no medo. Tanto que o Inferno e o "Deus castiga" ou "Deus me perdoe" são dos ditos mais comuns nessa faixa religiosa. Têm fé por influência familiar, por educação, para terem algum conforto ou algo onde se agarrarem nas horas más, e sobretudo porque têm medo do castigo divino.

                                      A alegria existe na fé sim senhor mas numa percentagem muito reduzida.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Isso é intrínseco, há sempre o medo de nao ir para o céu (que é o produto vendido pela religiao).
                                        Não propriamente. Isso que dizes é muito redutor.

                                        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                        Conheço alguma coisa da fé, por experiência própria e por via familiar.

                                        Dás aí alguns exemplos específicos mas desnecessários pois todos sabemos que nem todos os "santos são tristes". Basta vermos por exemplo o Gospel, entre outras manifestações de fé alegre. Da mesma maneira que nem todos os adeptos de futebol são hooligans.

                                        Mas se formos analisar a fé do que eu chamaria o núcleo duro dos católicos (os velhinhos da aldeia que vão à igreja ao Domingo), não tenhas dúvidas que foram criados no medo. Tanto que o Inferno e o "Deus castiga" ou "Deus me perdoe" são dos ditos mais comuns nessa faixa religiosa. Têm fé por influência familiar, por educação, para terem algum conforto ou algo onde se agarrarem nas horas más, e sobretudo porque têm medo do castigo divino.

                                        A alegria existe na fé sim senhor mas numa percentagem muito reduzida.
                                        De certa parte, e nalguns casos, isso é verdade, mas creio que cada vez mais a igreja é feita para as pessoas, e não o contrário.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                          Eu como cristão, entendo que espalhar a palavra de Deus é fazer o bem ao próximo, independentemente da sua condição e sem distinções. É isso que a Igreja Católica me tem ensinado ao longo da minha vida, e que tento por em prática no meu dia-a-dia, por mais que me custe.

                                          Toda a gente tem as suas falhas, mas cabe-nos a nós separar o que é bom, do menos bom.


                                          Eu não sou religioso e faço o mesmo. Chama-se educação, não religião.

                                          Mas enfim, desde que não me venham bater à porta para me passar a palavra de deus, espero que sejam todos muito felizes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Calhei a estar no Vaticano no último sábado e, por acaso, o Papa Francisco apareceu nesse dia e estive a vê-lo e a ouvi-lo. Revi-me em muito do que ele disse e entendo que estes jovens também o sintam, embora isso só não chegue, o apelo tem que ser muito mais forte.

                                            Mas este episódio tornou-me num agnóstico mais moderado nas minhas posições.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                              Eu não sou religioso e faço o mesmo. Chama-se educação, não religião.

                                              Mas enfim, desde que não me venham bater à porta para me passar a palavra de deus, espero que sejam todos muito felizes.
                                              Essencialmente são os mesmos valores. Apenas temos uma motivação talvez diferente, não sei...

                                              Comentário


                                                #24
                                                A clausura é que é mesmo de um egoísmo atroz. Viver a pensar em si e no seu crescimento espiritual? Sempre pensei que o espírito de missão fosse essencialmente ajudar o próximo. E dentro de quatro paredes não me parece que sirva sequer para ajudar um velhinho a atravessar a rua.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                  ahhh.... a ironia....





                                                  Sejam o que quiserem, mas mantenham-se longe de mim! Querer "espalhar" a palavra de deus, ao longo dos séculos, sempre deu bosta da grossa!
                                                  São as diferenças entre ter um lider como Jesus que palestrava para as pessoas serem bondosas,practicava actos de compaixão com os considerados reles da sociedade,que dava o que podia e praticava a caridade e muito outros valores que Jesus mostrava.

                                                  E o Maomé que era pedófilo já que tinha relações sexuais com uma menina de 6 anos,que era lider de um bando de ladrões de Medina,que vendia as mulheres a troca de camelos,e que incentivava a guerra contra aqueles que não acreditavam na sua palavra.

                                                  Logo obviamente quando um cristão espalha a mensagem do seu profeta é imensamente diferente da do Maomé,o mesmo com um budista que tem como profeta alguém com valores muito nobres .

                                                  E assim uma certa religião dá má imagem aos religiosos,apesar de não ser um deles.
                                                  Editado pela última vez por Badname; 22 February 2016, 22:27.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    A clausura é que é mesmo de um egoísmo atroz. Viver a pensar em si e no seu crescimento espiritual? Sempre pensei que o espírito de missão fosse essencialmente ajudar o próximo. E dentro de quatro paredes não me parece que sirva sequer para ajudar um velhinho a atravessar a rua.
                                                    A questão da clausura, eu também não compreendo, apesar das minhas motivações religiosas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Dar o meu bitaite.
                                                      Sou católico, tenho fé e vi a parte inicial da reportagem.
                                                      Concordo que eles pareciam muito felizes a falar das escolhas. Da mesma forma que eu me identifico com o meu coro. Somos possivelmente o
                                                      único coro universitário em Portugal, católico, a cantar na missa. Para tal, claro, convém serem pessoas que acima de tudo respeitem a fé. E tem sido esse o nosso principal problema.
                                                      É-nos difícil captar pessoal que queira e goste de estar à missa a um Domingo, em vez de ir de fim-de-semana à aldeia.
                                                      O pessoal às vezes goza com o facto de cantar numa Capela mas eu gosto do meu coro, sobretudo porque somos uma família e mesmo não sabendo ler música conseguimos cantar peças extremamente difíceis.
                                                      A fé também é isso: pormo-nos para lá daquilo que conseguimos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                                        Não propriamente. Isso que dizes é muito redutor.
                                                        Nao é redutor. É a base da religiao católica. O principal produto vendido é o céu, ou estou errado? O que acontece a quem nao vai para o céu?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Nao é redutor. É a base da religiao católica. O principal produto vendido é o céu, ou estou errado? O que acontece a quem nao vai para o céu?
                                                          Contínua a viver na terra, que se lixa, ou seja, no Inferno.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                                            Ontem deu uma reportagem na TVI sobre jovens que ingressam nas ordens religiosas.
                                                            Fiquei surpreendido pois pensei que fosse uma "profissão" em vias de acabar.
                                                            Não sou crente, mas quando tenho de ir a alguma cerimónia religiosa, dependendo dos sitios é normal apanhar
                                                            como padres jovens adultos da América Latina, portugueses nunca me deparei..
                                                            o que acharam da reportagem?
                                                            Fui só eu que achei o olhar e a expressão da jovem freira absolutamente depressivo?

                                                            Que acharam?
                                                            Mas vives em portugal ?!? padres da América latina ? Onde é que raio foi a TVI fazer a reportagem ?!?!?

                                                            O reitor do seminário de Leiria é mais novo do que eu .... é um tipo porreiro! Um amigo!
                                                            O reitor do Santuário de Fátima tem 40 e poucos anos ...
                                                            O Pároco da Sé de Leiria tem cerca de 40 anos ... Há lá outro padre com 27/28 anos.
                                                            O padre da minha freguesia tem 30 e poucos anos ... um tipo porreiro!

                                                            Tudo malta fixe, bem disposta e com os pés bem assentes na terra!

                                                            Freiras, por inerências profissionais de familiares e por questões de frequência de escolas católicas também conheço algumas na casa do 30 anos. Tudo malta bem disposta e feliz da vida!

                                                            A TVI foi fazer a reportagem aonde ? à China ?!?!? Ao médio oriente ?!?!?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X