Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Colocar disco SSD?...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Colocar disco SSD?...

    Boas,

    Tenho um Sony Vaio com pouco mais de 2 anos o qual recentemente instalei o W10. Apesar de ser apenas um i3, mas tem 6 gb de ram, uma carcaça e ecrã decentes para o preço, e no final de contas, acaba por estar em bastante bom estado geral.

    Não é o meu pc para o dia a da, mas quando lhe mexo fica-me um sabor um pouco amargo, porque acaba por ser um pc relativamente lento. Ora como não estou para gastar 1000€ num pc novo para depois ficar como "reserva" e também porque este acaba por estar bastante bom, lembrei-me que há muita malta que nestas situações instala um disco SSD, e pelo que leio, com resultados bastante satisfatórios.

    A minha questão é, valerá a pena? E a quanto é que isso poderá ficar no total, falando num disco de 128/256gb? No caso do meu pc (com cerca de 2 anos e meio) será possível? E por fim, querendo fugir a Fnacs ou Wortens, o que é que me aconselham em termos de lojas aqui para a zona de Lisboa e arredores?

    Obrigado!

    #2
    Vale mesmo a pena. O meu pc de 2008 ganhou vida para mais uns anitos..

    120Gb = 49.9€
    240Gb = 68€



    http://www.chiptec.net/componentes-p...sc&order=price

    Comentário


      #3
      É possível e recomendo.

      No dia em que usares um SSD nunca mais na vida te habituas a um HDD convencional.

      Arriscaria a dizer que para uso geral, o teu PC com um SSD ficará mesmo muito mais rápido que um PC novo de 1000€ (com um HDD convencional).

      Se quiseres ficar com bom espaço de armazenamento, compras um adaptador e instalas um dos discos no slot do gravador de DVD´s. Assim ficas com 2 discos.

      Comentário


        #4
        Sem dúvida que vale a pena. Tem só atenção à marca que escolhes, penso que existiam umas marcas com alguns problemas.

        Comentário


          #5
          Vale a pena!

          Faz assim: tem o cuidado especial de comprar um disco que traga um utilitário de clonagem e compra tb um carcaça USB externa barata ( 15 euros) para fazer a transferência de dados . Assim, transferes toda a informação do disco antigo para o novo sem espigas.

          Exemplo os da Samsung têm um programa que é o Samsung Magician.

          Eu fiz isso no meu já lá vão 3 anos e funciona ainda que é um brinco. Um PC já com quase 5 anos...

          Nunca tive um computador com tempo de vida útil tão grande e ainda está para durar se não avariar.

          Normalmente trocava de 2 em 2 anos...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
            É possível e recomendo.

            No dia em que usares um SSD nunca mais na vida te habituas a um HDD convencional.

            Arriscaria a dizer que para uso geral, o teu PC com um SSD ficará mesmo muito mais rápido que um PC novo de 1000€ (com um HDD convencional).

            Se quiseres ficar com bom espaço de armazenamento, compras um adaptador e instalas um dos discos no slot do gravador de DVD´s. Assim ficas com 2 discos.
            O termo rápido é muito vago e relativo.
            Não subestimes um par de Velociraptors em Raid 0 num PC de 1000€. Eu já tive Raid 0 de um par de Samsung's Spinpoint F3 e em escrita e leitura sequencial eram tão rápidos como um SSD convencional.
            Claro que, em escrita e leitura random levavam na peida.

            No entanto, confirmo, o meu PC é de 2010/11 (Phenom II X4 955, 8GB RAM e uma GTX660) e comprei à coisa de um mês um Samsung 850 EVO 500GB e foi a melhor coisa que me aconteceu.
            Continua para as curvas e dará certamente para mais uns anos.

            Comentário


              #7
              Não diria para portátil, mas também tenho pensado um pouco na possibilidade de colocar um SDD no meu pc.

              Foi montado por mim, o mais acessível possível, já há cerca de 2 anos, mais coisa menos coisa :

              Processador AMD Athlon II x4 3.0 GHZ, 8 GB RAM, disco 1TB, Gráfica NVIDIA GTX650. Tenho o disco a ficar relativamente cheio e estava a pensar comprar um externo, mas antes disso, provavelmente, recorria a um SDD para também ter um melhor desempenho. No entanto, não queria estar a perder a instalação que tenho feita, bem como estar a voltar a instalar as drives todas e programas.
              Ao instalar o SDD é possível passar, por exemplo, só os ficheiros do Windows para o SDD e manter os restantes no disco rígido actual? (Peço desculpa se estiver a dizer alguma barbaridade, mas nunca trabalhei com SDD).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                O termo rápido é muito vago e relativo.
                Não subestimes um par de Velociraptors em Raid 0 num PC de 1000€. Eu já tive Raid 0 de um par de Samsung's Spinpoint F3 e em escrita e leitura sequencial eram tão rápidos como um SSD convencional.
                Claro que, em escrita e leitura random levavam na peida.

                No entanto, confirmo, o meu PC é de 2010/11 (Phenom II X4 955, 8GB RAM e uma GTX660) e comprei à coisa de um mês um Samsung 850 EVO 500GB e foi a melhor coisa que me aconteceu.
                Continua para as curvas e dará certamente para mais uns anos.
                Phonix... e eu aqui com um Q6600 de 2008 com 2Gb de RAM Nem sei dizer qual é a gráfica

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                  O termo rápido é muito vago e relativo.
                  Não subestimes um par de Velociraptors em Raid 0 num PC de 1000€. Eu já tive Raid 0 de um par de Samsung's Spinpoint F3 e em escrita e leitura sequencial eram tão rápidos como um SSD convencional.
                  Claro que, em escrita e leitura random levavam na peida.

                  No entanto, confirmo, o meu PC é de 2010/11 (Phenom II X4 955, 8GB RAM e uma GTX660) e comprei à coisa de um mês um Samsung 850 EVO 500GB e foi a melhor coisa que me aconteceu.
                  Continua para as curvas e dará certamente para mais uns anos.
                  Já tive uns Velociraptor há uma porrada de anos atrás (se bem me recordo de 74Gb) e é do melhor que se consegue arranjar a nível de HDD convencional, mas duvido que o portátil dele tenha dois slots de HDD e muito menos a possibilidade de fazer Raid 0. Para além do custo bastante superior e do Raid 0 poder ser problemático a nível de fiabilidade.

                  No entanto, apesar dos Velociraptor serem rápidos relativamente a um HDD "convencional", comparando a um SDD é quase como um 2cv ao pé de um Ferrari. Podem até ser bastante bons em escrita sequencial como falas, mas para um utilizador comum, os SDD têm uma mais valia que um HDD nem chega lá perto, que é o tempo de acesso super reduzido. Isso na prática traduz-se numa experiência de utilização que é qualquer coisa

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado, já estou ver que vale a pena. Como creio que devem ter percebido, quando eu falava em pc, queria na realidade falar em portátil, daí ter falado no Sony Vaio. Refiro este pormenor porque não sei se a compatibilidade será igual.

                    Em relação a lojas, o que eu queria mesmo saber é lojas onde comprar + montar o disco e deixar tudo operacional. Será que lojas tipo pc clinic montam o disco se eu o levar de fora ou obrigam o cliente a comprar tudo lá?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                      Em relação a lojas, o que eu queria mesmo saber é lojas onde comprar + montar o disco e deixar tudo operacional. Será que lojas tipo pc clinic montam o disco se eu o levar de fora ou obrigam o cliente a comprar tudo lá?
                      Tens a PCDiga que também tem bom feedback.

                      Comentário


                        #12
                        Coloquei um no meu portátil e a diferença é muito grande. Comprei da crucial e até à data não deu problemas (também só o tenho desde Julho passado).
                        Olha aqui um a preço bom:

                        https://www.pcdiga.com/2/15890/SSD-S...-MZ-75E250B-EU

                        Já não me lembro se o meu crucial 250 GB custou 69 ou 79€, mas esse parece ser uma boa opção, ainda para mais de uma marca conceituada no que diz respeito a ssd. Nesta loja também fazem a montagem, do que me lembro.

                        Comentário


                          #13
                          Qual é o modelo do teu Portátil?
                          Só para saber se tem Sata 6Gbps ou 3Gbps.

                          De qualquer das formas, isso é quase plug and play, tiras um e metes o outro.
                          Em relação à montagem, PCdiga, novoatalho, alientech, etc, etc todas elas têm serviço de montagem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                            Qual é o modelo do teu Portátil?
                            Só para saber se tem Sata 6Gbps ou 3Gbps.

                            De qualquer das formas, isso é quase plug and play, tiras um e metes o outro.
                            Em relação à montagem, PCdiga, novoatalho, alientech, etc, etc todas elas têm serviço de montagem.
                            É um Vaio modelo SVF1521F6EW.

                            P.S. Tem sata 6Gps.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                              É um Vaio modelo SVF1521F6EW.

                              P.S. Tem sata 6Gps.
                              Então vais mesmo tirar partido do SSD.

                              Comentário


                                #16
                                Fiz isso há um ano e tal, num Toshiba de 2011, e fiquei com um PC novo, basicamente. Nunca esperei que a diferença fosse tão grande.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                  A minha questão é, valerá a pena?

                                  E a quanto é que isso poderá ficar no total, falando num disco de 128/256gb?

                                  No caso do meu pc (com cerca de 2 anos e meio) será possível?

                                  E por fim, querendo fugir a Fnacs ou Wortens, o que é que me aconselham em termos de lojas aqui para a zona de Lisboa e arredores?

                                  Obrigado!
                                  - Vale claramente a pena. Vais sentir que tens um pc novo.

                                  - Um bom disco de 256GB fica-te por menos de 75€. Aconselho Samsung 850 Evo 256GB. De tudo o que vi e li, este apresenta uma das melhores relações preço/qualidade

                                  - Sim, até é possível colocar em computadores mais antigos que isso.

                                  - Em termos de lojas aconselho-te aquela onde recentemente comprei um SSD igual aquele que referi: PC Diga


                                  Apenas uma ultima dica. Se queres comprar nesta loja que indiquei, compra online e antes do final do dia. Aposto em como segunda-feira, este disco está a 89€. Eles aparentemente fazem umas promoções online ao fim‑de‑semana. Podes sempre fazer a encomenda online e pagar na loja no acto de entrega. Duvido que arranjes melhor preço que este.

                                  https://www.pcdiga.com/2/15890/SSD-S...paign=catalogo

                                  http://www.kuantokusta.pt/informatica/Armazenamento-Interno/Discos-SSD/Samsung-250GB-EVO-850-Series-2-5-SATA-III-SSD-MZ-75E250B-p-1-389815

                                  Comentário


                                    #18
                                    O SSD deve ser dos componentes mais subvalorizados de um PC.

                                    A maioria das pessoas olha para o CPU, quantidade de RAM, etc... mas depois nem sabe o que é um SSD.

                                    Ainda no outro dia calhou em conversa, que andavam a pensar comprar um portátil mas que tinha de ser i7 e com não sei quantos GB de RAM, bla bla porque tinha de ser muito rápido. Quando eu dei a dica que para gastar o mesmo e ficar ainda muito mais rápido, mais valia comprar um portátil ligeiramente inferior e colocar um SSD, ficaram assim a olhar meio desconfiados. Nem sabiam o que isso era e duvido que no dia que comprarem o PC irão optar por isso.

                                    O primeiro contacto que tive com SSD´s foi há 7 anos e é daquelas coisas que passando a usar, torna-se imprescindível.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                      O SSD deve ser dos componentes mais subvalorizados de um PC.

                                      A maioria das pessoas olha para o CPU, quantidade de RAM, etc... mas depois nem sabe o que é um SSD.

                                      Ainda no outro dia calhou em conversa, que andavam a pensar comprar um portátil mas que tinha de ser i7 e com não sei quantos GB de RAM, bla bla porque tinha de ser muito rápido. Quando eu dei a dica que para gastar o mesmo e ficar ainda muito mais rápido, mais valia comprar um portátil ligeiramente inferior e colocar um SSD, ficaram assim a olhar meio desconfiados. Nem sabiam o que isso era e duvido que no dia que comprarem o PC irão optar por isso.

                                      O primeiro contacto que tive com SSD´s foi há 7 anos e é daquelas coisas que passando a usar, torna-se imprescindível.
                                      de facto tens razão, mas alem do disco o restante também é essencial perante o tempo que se quer aguentar o portátil e o que se vai fazer com ele, logo quanto melhores características melhor, quando o disco, nos dias que correm compreendo que o factor espaço ainda é determinante, logo os fabricantes ainda recorrem a discos mecânicos de 5200rpm's o que numa maquina potente lhe limita o potencial pois não tira partido a 100% de todo o potencial do interface de comunicação, limitando-se ao que a velocidade de escrita e leitura do HDD, algo que com o SSD tira partido na totalidade, logo é como tu dizes podem optar por um portátil qualquer e mandar trocar o HDD mecânico e comprar um SSD de 256gb que já está com preços acessíveis e é mais que suficiente para o uso no dia a dia e metem o HDD mecânico numa caixa e usam-no como externo para backup's nada mais simples...

                                      a diferença de desempenho é como da noite para o dia passar de um HDD mecânico para um SSD, seja em que pc for novo ou velho...

                                      ainda a pouco tempo tinha aqui um HP ze4900 de 2005 parado, o disco tinha pifado e bateria, por questões profissionais precisava de algo com xp nativo, pois em imagem virtual não trabalhava grande parte dos programas e interfaces que se conectavam ao pc, resolvi traze-lo de volta a vida, comprei uma bateria nova, e inédito não sabia que existia discos SSD com interface IDE , pensava que era só interface SATA, mandei vir um de 64gb que é mais que suficiente, visto que o disco de origem era de 40gb, no final de tudo montado e instalado, o pc com 11 anos, não fica a dever nada a um pc recente em desempenho...

                                      isto é tudo uma questão de habito quanto mais desempenho temos, mais difícil é depois abdicar dele, sobretudo quando passamos de um pc recente com SSD para um com HDD, é enorme a diferença...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Comprei recentemente duas coisas destas https://www.pcdiga.com/2/19152/SSD-C...SD1?marca=6273

                                        se puderes investir 150€, ficas muito bem servido.
                                        O PC onde instalei um deles demorava 1:30 a arrancar para a Windows 7, depois do SSD instalado demora exactamente 17 segundos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                          Comprei recentemente duas coisas destas https://www.pcdiga.com/2/19152/SSD-C...SD1?marca=6273

                                          se puderes investir 150€, ficas muito bem servido.
                                          O PC onde instalei um deles demorava 1:30 a arrancar para a Windows 7, depois do SSD instalado demora exactamente 17 segundos
                                          tenho aqui dois de 256gb a mais de 1 ano e impecáveis, os preços estão a começar a ficar mais convidativos com a massificação dos mesmos, sobretudo em tamanhos dos 500gb para cima, que até recentemente os preços eram algo proibitivos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por esse preço, optei pelo Samsung Evo 500GB

                                            Comentário


                                              #23
                                              É daquelas coisas que vale cada cêntimo investido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ao domingo a PC Diga faz sempre umas promoções flash, que duram 24h, e quase sempre os ssd evo da Samsung estão incluídos. Já comprei para mim e para algumas pessoas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tudo dito. É o melhor upgrade possível para um computador. Ressuscita computadores antigos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JorgeD Ver Post
                                                    - Vale claramente a pena. Vais sentir que tens um pc novo.

                                                    - Um bom disco de 256GB fica-te por menos de 75€. Aconselho Samsung 850 Evo 256GB. De tudo o que vi e li, este apresenta uma das melhores relações preço/qualidade

                                                    - Sim, até é possível colocar em computadores mais antigos que isso.

                                                    - Em termos de lojas aconselho-te aquela onde recentemente comprei um SSD igual aquele que referi: PC Diga


                                                    Apenas uma ultima dica. Se queres comprar nesta loja que indiquei, compra online e antes do final do dia. Aposto em como segunda-feira, este disco está a 89€. Eles aparentemente fazem umas promoções online ao fim‑de‑semana. Podes sempre fazer a encomenda online e pagar na loja no acto de entrega. Duvido que arranjes melhor preço que este.

                                                    https://www.pcdiga.com/2/15890/SSD-S...paign=catalogo

                                                    http://www.kuantokusta.pt/informatica/Armazenamento-Interno/Discos-SSD/Samsung-250GB-EVO-850-Series-2-5-SATA-III-SSD-MZ-75E250B-p-1-389815
                                                    Disco comprado. Excelente preço mesmo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como só tenho uma baia, comprei um disco hibrido de 1TB. Fez maravilhas!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Hoje na pcdiga tens o samsung evo 850 por 72,90. Aproveita que não te arrependes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Trophyz Ver Post
                                                          Hoje na pcdiga tens o samsung evo 850 por 72,90. Aproveita que não te arrependes.
                                                          Já está comprado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                            Como só tenho uma baia, comprei um disco hibrido de 1TB. Fez maravilhas!
                                                            Em casos em que exista uma drive de CD/DVD, pode-se tirar o mesmo e usar dois discos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X