Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Portugal vetado na Comunidade de Países de Língua Portuguesa"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Portugal vetado na Comunidade de Países de Língua Portuguesa"

    Até pensei que hoje era um de abril ...


    Jornal Sol:

    Portugal vetado na CPLP






    Brasil, Angola e Moçambique não querem que Portugal ocupe a presidência rotativa da CPLP, na cimeira que vai decorrer em julho. Manuel Vicente contactou o MNE para explicar a recusa de Angola. Portugal não está disposto a abdicar da presidência executiva da Comunidade.


    A17 de março, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se em Lisboa. Um assunto vai estar forçosamente em cima da mesa: o veto do Brasil – e depois seguido por Angola e Moçambique – a que Portugal venha assumir a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa na próxima cimeira, que se realiza em julho, no Brasil, quando termina a presidência moçambicana.


    O argumento do Brasil, Angola e Moçambique é o de que, já que a sede da CPLP está instalada em Portugal, o país devia abdicar de ocupar a presidência executiva rotativa. Manuel Vicente, número dois do Governo angolano, falou do assunto com o ministro Augusto Santos Silva. Mas o ministério dos Negócios Estrangeiros recusa totalmente a pretensão dos três países. E exige que seja Portugal a assumir a presidência na próxima cimeira da CPLP.




    Santos Silva rejeita pressão


    No seu primeiro ato público a avançar com as linhas principais da política externa do novo governo, Santos Silva deu imediatamente o sinal de que Portugal rejeita a pressão de Brasil, Angola e Moçambique – que já tinha sido comunicada há algum tempo por via diplomática.


    Segundo disse o MNE no seminário diplomático no arranque do seu mandato, «a Comunidade de Países de Língua Portuguesa está no topo das nossas prioridades. Em particular, neste ano de 2016, em que se celebrarão os 20 anos da sua fundação, em que se espera a aprovação da sua nova visão estratégica e em que cabe a Portugal apresentar a candidatura ao cargo de secretário(a) executivo(a)».


    Ficou a mensagem. Augusto Santos Silva reafirmou que a CPLP «é uma comunidade de iguais, sendo Portugal um entre vários»: «Temos e partilhamos com vários outros a ideia de que ela pode e deve evoluir acrescentando ao plano da cooperação entre Estados o da colaboração entre as sociedades civis e erguendo, para sustentar o edifício que ela forma, um novo pilar de cidadania». O ministro referiu expressamente que os países da CPLP devem «avançar na consagração e reconhecimento de direitos aos nacionais de qualquer Estado-membro, no espaço da Comunidade».



    Vítor Ramalho na calha


    Manuel Vicente terá feito recentes diligências junto do MNE de Portugal, dando conta da recusa de Angola em aceitar que Portugal volte a assumir o cargo de secretário executivo da CPLP.


    Fontes diplomáticas angolanas acreditam que essa posição, se existiu, foi a título pessoal, como forma de pressão de


    Manuel Vicente sobre as autoridades portuguesas, por causa do processo de corrupção em que poderá estar envolvido.


    Portugal quer indicar Vítor Ramalho, um histórico dirigente do PS, que é o secretário-geral da UCCLA (União das Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas).


    Para o embaixador Francisco Seixas da Costa, o cargo tem como destinatário natural um político ou um diplomata de carreira. «Alguém que tenha um histórico de boas relações com todos os parceiros e que não suscite dificuldades juntos dos países da CPLP. É necessário que seja alguém com capacidade de diálogo», dizia no início de março o embaixador e antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus ao jornal Observador. Seixas da Costa acrescentava que não tinha interesse no cargo – negando assim o que o DN apontava como uma possibilidade, a par de Vítor Ramalho, a de ser ele o nome designado pelo governo português.


    O secretário executivo, segundo os estatutos da CPLP, «é uma alta personalidade de um dos Estados-membros». É eleito para um mandato de dois anos (renovável por outros dois anos), «mediante candidatura apresentada rotativamente pelos Estados-membros».


    Com a Conferência marcada para julho, está na altura de apresentar a candidatura «para divulgação pelos Chefes de Estado e de Governo», o que deve acontecer «com uma antecedência mínima de três meses da realização da Conferência», ou seja, até abril.


    O secretário executivo deve «empreender», inclusive «por sua própria iniciativa», medidas «destinadas a promover os objetivos da CPLP e a reforçar o seu funcionamento» e representa a CPLP «nos fora internacionais».



    Trabalho para Marcelo


    A nomeação do próximo secretário executivo da CPLP será também uma das primeiras missões diplomáticas de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente de República. Marcelo tem uma especial dedicação ao universo lusófono e ao longo da campanha presidencial deu indicações que privilegiará o estreitamento de relações com os países de língua portuguesa.


    Isso mesmo foi realçado pelo atual secretário executivo da CPLP. «[Marcelo Rebelo de Sousa] é um grande apoiante do crescimento da CPLP. Espero contar com ele, no pouco tempo que me resta como secretário executivo», afirmou o moçambicano Murade Murargy, na mensagem com que saudou a eleição do novo Presidente da República português.
    Marcelo, que já estará a seguir atentamente este processo, terá de fazer valer as suas qualidades como negociador político.

    #2
    Por mim, bem que podia acabar. Só serve para trazer prejuízo (e não só monetario).

    Comentário


      #3
      deve ser o fim do mundo a aproximar-se

      Comentário


        #4
        Mas que atitude, minimamente não aceitável, o que estará por traz de isto... bem o Sócrates deu uma mão agora querem o braço típico... baixaram a calças agora aguentem talvez aprendam as consequências de ''boas'' políticas.

        Comentário


          #5
          A CPLP serve para quê mesmo?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
            A CPLP serve para quê mesmo?
            Calculo que a ideia brilhante de aos poucos e poucos pôr toda a gente a escrever em brasileiro tenha vindo de lá.

            Portanto serve para gastar tempo e dinheiro em coisas estúpidas.

            Comentário


              #7
              Porque não deitam os livros da historia portuguesa ao lume e os queimam? já agora deitem abaixo a estátua de D. Afonso Henriques.
              afinal para que servem! servem só para gastar dinheiro em coisas estúpidas porque não apagar a identidade e ADN historial português da face do planeta logo de uma vez lol
              afinal de contas só serve para gastar dinheiro.

              sinceramente...

              Comentário


                #8
                Não precisamos das colónias para nada...

                Comentário


                  #9
                  parece-me razoável.

                  eu também não nomeava o Vitor Ramalho para coisa nenhuma.

                  Comentário


                    #10
                    O Império contra-ataca.
                    O luso-tropicalismo sempre foi uma coisa má,uma nação europeia tem pouco ou nada haver com nações africanas,esta insistência só podia dar mal.

                    Comentário


                      #11
                      Acaba já.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por hoffmannslr Ver Post
                        Não precisamos das colónias para nada...

                        Fazem eles muito bem.

                        Colónias? Mas aquilo não era deles? A terra é deles, sempre o foi. Que façam dela o que quiserem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                          A CPLP serve para quê mesmo?

                          Comentário


                            #14
                            Isto não tem nada a ver com Colónias tem a ver com cultura e historia portuguesa e ainda se dizem europeus não são capazes de defender a própria cultura e identidade do país de maneira competente não são europeus não são nada.
                            nada de isto tem ver com o ex-imperio ou ex-colonias mas sim cultura identidade e origem de países não è racial è cultural.
                            resolvam essa mente de uma vez por todas

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                              Isto não tem nada a ver com Colónias tem a ver com cultura e historia portuguesa e ainda se dizem europeus não são capazes de defender a própria cultura e identidade do país de maneira competente não são europeus não são nada.
                              nada de isto tem ver com o ex-imperio ou ex-colonias mas sim cultura identidade e origem de países não è racial è cultural.
                              resolvam essa mente de uma vez por todas

                              Pois! É exactamente isso! Como raio é que a diplomacia portuguesa permite semelhante humilhação (que infelizmente é um daqueles incidentes que se repercute a nível mundial). Novamente, isto não tem nada a ver com o governo do "a" ou do "b" ou do "c".

                              Tem a ver com a diplomacia do nosso país. Que brincadeira vem a ser esta? Ver o meu país a ser arredado de algo chamado "Comunidade de Países de Língua Portuguesa" ... caramba desculpem a revolta, mas como é possivel que os interesses do nosso país sejam assim desprotegidos!

                              Comentário


                                #16
                                Mas afinal a língua Portuguesa nasceu onde? nas cataratas do Iguaçu?

                                Comentário


                                  #17
                                  não é a guiné equatorial que faz parte desse gang?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                    Mas afinal a língua Portuguesa nasceu onde? nas cataratas do Iguaçu?
                                    Pelas concessões que têm sido feitas, nos Acordos Ortográficos, parece que sim.

                                    A nossa Língua Portuguesa tem estado sob ataque, e os nossos governos têm-na deixado abandonada atrás das linhas inimigas.

                                    Eu sempre tive a seguinte opinião: o Brasil devia ter uma Língua própria... o brasileiro. E deixavam a nossa em paz!

                                    ... anda constantemente a ser assassinada, golpe a golpe.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                      Isto não tem nada a ver com Colónias tem a ver com cultura e historia portuguesa e ainda se dizem europeus não são capazes de defender a própria cultura e identidade do país de maneira competente não são europeus não são nada.
                                      nada de isto tem ver com o ex-imperio ou ex-colonias mas sim cultura identidade e origem de países não è racial è cultural.
                                      resolvam essa mente de uma vez por todas
                                      Rápido para o Golfo da Guiné e Cabinda, há que reforçar laço cultural.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                        Pelas concessões que têm sido feitas, nos Acordos Ortográficos, parece que sim.

                                        A nossa Língua Portuguesa tem estado sob ataque, e os nossos governos têm-na deixado abandonada atrás das linhas inimigas.

                                        Eu sempre tive a seguinte opinião: o Brasil devia ter uma Língua própria... o brasileiro. E deixavam a nossa em paz!

                                        ... anda constantemente a ser assassinada, golpe a golpe.
                                        Nem sempre estamos de acordo, mas nisto subscrevo palavra por palavra!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vamos mas é invadi-los e acaba-se já a palhaçada PQP a CPLP

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                            Rápido para o Golfo da Guiné e Cabinda, há que reforçar laço cultural.
                                            ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              Calculo que a ideia brilhante de aos poucos e poucos pôr toda a gente a escrever em brasileiro tenha vindo de lá.

                                              Portanto serve para gastar tempo e dinheiro em coisas estúpidas.
                                              O acordo ortográfico foi mesmo algo dos nossos queridos políticos, o qual até foi criticado pelo Brasil, Angola e julgo que Moçambique também.

                                              E mudaram sem pedir opinião a ninguém... Mais uma à isto é tudo nosso da escumalha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                não é a guiné equatorial que faz parte desse gang?
                                                Da OPEP?, é cartel, bem não aproveitar a influência de um membro da OPEP é erro diplomático por parte de Portugal.

                                                É enviar petroleiro para o Golfo da Guiné, a bem da lusofonia é óbvio.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                                  Isto não tem nada a ver com Colónias tem a ver com cultura e historia portuguesa e ainda se dizem europeus não são capazes de defender a própria cultura e identidade do país de maneira competente não são europeus não são nada.
                                                  nada de isto tem ver com o ex-imperio ou ex-colonias mas sim cultura identidade e origem de países não è racial è cultural.
                                                  resolvam essa mente de uma vez por todas
                                                  Portanto Portugal,Itália,Alemanha ou Suécia são na verdade de origem africana e não europeia.
                                                  E a tribo bandu do congo é branca.
                                                  Nada de genética e adn,nascemos culturalmente.
                                                  Que Lol,não deves ter feito as ciências naturais do 5ºano.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                    Pelas concessões que têm sido feitas, nos Acordos Ortográficos, parece que sim.

                                                    A nossa Língua Portuguesa tem estado sob ataque, e os nossos governos têm-na deixado abandonada atrás das linhas inimigas.

                                                    Eu sempre tive a seguinte opinião: o Brasil devia ter uma Língua própria... o brasileiro. E deixavam a nossa em paz!

                                                    ... anda constantemente a ser assassinada, golpe a golpe.
                                                    Os likes não voltam???

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Badname Ver Post
                                                      Portanto Portugal,Itália,Alemanha ou Suécia são na verdade de origem africana e não europeia.
                                                      E a tribo bandu do congo é branca.
                                                      Nada de genética e adn,nascemos culturalmente.
                                                      Que Lol,não deves ter feito as ciências naturais do 5ºano.
                                                      Meu deves ser um troll de primeira categoria, porque com esse comentário só mostras ignorância.
                                                      defina cultura seu abstrato
                                                      Editado pela última vez por singularidade; 08 March 2016, 23:21.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                                        Isto não tem nada a ver com Colónias tem a ver com cultura e historia portuguesa e ainda se dizem europeus não são capazes de defender a própria cultura e identidade do país de maneira competente não são europeus não são nada.
                                                        nada de isto tem ver com o ex-imperio ou ex-colonias mas sim cultura identidade e origem de países não è racial è cultural.
                                                        resolvam essa mente de uma vez por todas
                                                        Falhas um pouco em compreender que a história de uma Nação e a sua cultura emanam da alma do seu povo. É ingénuo pensar que uma cultura se manteria a mesma se um povo fosse simplesmente substituido. O povo português tem alma própria, uma alma que deu origem à cultura portuguesa. Cultura e raça estão intimamente ligados e não podem dissociar-se. A raça está acima de tudo porque a componente biológica é a mais básica do ser humano.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jagudi Ver Post
                                                          Vamos mas é invadi-los e acaba-se já a palhaçada PQP a CPLP
                                                          Angola é nossa!

                                                          https://m.youtube.com/watch?v=thHk3RnNA9M

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Idealista Ver Post
                                                            Falhas um pouco em compreender que a história de uma Nação e a sua cultura emanam da alma do seu povo. É ingénuo pensar que uma cultura se manteria a mesma se um povo fosse simplesmente substituido. O povo português tem alma própria, uma alma que deu origem à cultura portuguesa. Cultura e raça estão intimamente ligados e não podem dissociar-se. A raça está acima de tudo porque a componente biológica é a mais básica do ser humano.
                                                            Mas o que tem isto a ver com a conversa tema? de que esta a falar mais concretamente?
                                                            nada de isto tem a ver com raça ou componente biológico ou manutenção de cultura a nível colonial, mas sim sobre o laço cultural entre países sobre o que tem em comum e porque tem em comum, è a nossa historia nossa cultura e quer queiramos quer não faz parte de nos quer sejamos portugueses angolanos ou brasileiros existe sim um laço cultural em comum não è por acaso que o português è umas das línguas mais faladas do mundo mesmo que se insista em aberrações.
                                                            alias o tema nem se centra em raça ou em dissociação trata-se de uma mera atitude sem senso ou direito isto no meu ponto de vista.
                                                            Editado pela última vez por singularidade; 08 March 2016, 23:50.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X