Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eng. Electrotécnica ou Eng. Informática ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eng. Electrotécnica ou Eng. Informática ?

    Então estou no 11º ano em ciências e tecnologias e tenho de começar a decidir o que seguir na univ. e estava indeciso entre Eng. Electrotécnica e Eng. Informática .
    A minha maior questão é a dificuldade do curso com especial atenção á matemática.
    Estou com média de 14.6 mas com 12 a matemática, até agora não tenho estudado muito e é esse o problema. Até sou um aluno com facilidade, no entanto, bastante preguiçoso no que toca a estudar (o que já sei que terá com certeza de mudar na univ.).
    Eu estava mais virado par a eng. electrotécnica porque penso que seja algo mais prático no mundo do trabalho e não tão virada para passar um dia inteiro no pc como em eng. informática (é essa a minha ideia corrijam-me se estiver errado) no entanto tenho a ideia de que o curso de eletrotécnica é mais pesado e difícil tanto a matemática como no geral...
    -Então o que eu disse neste ultimo paragrafo é verdade ?
    -Em termos de empregabilidade qual é que tem vantagem ?
    -Com qual dos cursos é "mais fácil" emigrar ?
    -Física 12º é imprescindível para qualquer um deles ?

    #2
    A meu ver são os dois cursos bastante complicados, e não os fazes sem boas bases matemática, esquece lá isso.
    em eng informática, se fores um bom eng informático tens emprego, pode ser precário caso sejas mau, mas arranjas emprego

    se és preguiçoso agora, na universidade vais ser mais, eu tinha a mesma treta do que tu, mas tinha notas acima de 17's, mas pouco estudava. Dizia que na universidade ia ficar organizado, mas esquece, pior ainda.. Mas consigo bons resultados na mesma, estudei sempre à pressão nas vésperas e tirava/tiro partido das meninas muito organizadas que ajudam com apontamentos.
    Não te fies nisso que vais mudar porque sim, queres mudar muda já.
    14,6 é uma média fraca, vai-te ser difícil qualquer engenharia, mas é sempre possível com muito trabalho, e estas no ano certo para começares a trabalhar a sério, devia era já ter sido em setembro.
    No 12 ganhas mais gosto por matemática de certeza e vais ver que se quiseres sobres as notas, subi em 5 valores a minha nota a matemática no 12. Conselho meu, aplica-te, a sério.

    fisica não é obrigatório,mas se não escolhes física no 12 nem sei que sentido faz ires para eletrónica visto que é a cadeira mais relacionada que poderás ter no secundário.
    Fisica faz-te falta em qualquer engenharia, se não estudares no 12 vais ter de estudá-la no 1 ou segundo ano do curso, sendo que em 3 aulas na universidade abordas ( não das a sério, falam-te e tu depois estudas por livros..) tudo que dás no 12, daí a meu ver, física ser extremamente importante nas engenharias

    emigras muito facilmente com os dois

    Comentário


      #3
      Uma coisa que me surpreendeu em Eng. electonica/electotenica, principalmente porque o que passa é sempre as taxas de emprego de "100%" mas depois de conhecer a realidade, e de colegas de univ. portuguesas de top, a taxa realmente é 100% (ou pelo menos não conheço nenhum desempregado) no entanto uma percentagem considerável está em trabalhos cujo um eng. informático seria mais indicado e nada a ver com a sua area de especialização do mestrado.

      Se queres electotecnica porque é mais prático, já começas mal, porque é o oposto, nesse no 4º e 5º ano ainda andas a brincar com formulas matemáticas de utilidade duvidosa (depende sempre do futuro profissional..), em eng. informática a partir do 4º ano consegues +/- evitar tudo o que seja fazer contas, se assim o entenderes.

      emigrar sem experiencia não é impossível mas não é um passeio no parque, os teus "colegas" franceses alemães e britânicos acabam o curso com vários estágios de verão feitos, por vezes estágios anuais (fazem uma pausa no curso) além de várias actividades extra-curriculares, se quiseres emigrar logo a seguir ao curso convém primeiro falar a lingua de onde queres ir(não precisas de ser fluente, mas provar que percebes algo e estás disposto a melhorar já abre muitas portas) e ter mais do que um curso e média no CV, senão vais ficar surpreendido por bater contra uma parede.
      Editado pela última vez por Hecho; 09 March 2016, 21:04.

      Comentário


        #4
        Nao é necessário física em alguns cursos de informática.
        A matemática é peca fundamental em qualquer engenharia (conta com umas 8-10 cadeiras de matemática).
        Eu também era como tu e cheguei ao fim do 12 ano sem estudar grande coisa. Primeiro exame de matemática na universidade: 3.

        Tanto um curso como o outro sao práticos á sua maneira, na maior parte das actividade vais passar tempo em frente a um computador.

        Empregabilidade? Informática.
        Fácil de emigrar? Informática.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Nao é necessário física em alguns cursos de informática.
          A matemática é peca fundamental em qualquer engenharia (conta com umas 8-10 cadeiras de matemática).
          Eu também era como tu e cheguei ao fim do 12 ano sem estudar grande coisa. Primeiro exame de matemática na universidade: 3.

          Tanto um curso como o outro sao práticos á sua maneira, na maior parte das actividade vais passar tempo em frente a um computador.

          Empregabilidade? Informática.
          Fácil de emigrar? Informática.
          E conseguiu acabar o curso ? qual foi o curso ?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Nao é necessário física em alguns cursos de informática.
            A matemática é peca fundamental em qualquer engenharia (conta com umas 8-10 cadeiras de matemática).
            Eu também era como tu e cheguei ao fim do 12 ano sem estudar grande coisa. Primeiro exame de matemática na universidade: 3.

            Tanto um curso como o outro sao práticos á sua maneira, na maior parte das actividade vais passar tempo em frente a um computador.

            Empregabilidade? Informática.
            Fácil de emigrar? Informática.
            Eu no primeiro semestre até a física que era uma cópia de física 12º (não era especifica do curso) chumbei humilhantemente no curso.

            Ainda hoje estou para perceber como acabei o curso..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
              Eu no primeiro semestre até a física que era uma cópia de física 12º (não era especifica do curso) chumbei humilhantemente no curso.

              Ainda hoje estou para perceber como acabei o curso..
              There's still hope for than obrigado pelo testemunho

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sargalha Ver Post
                E conseguiu acabar o curso ? qual foi o curso ?
                Trata-me por tu, pá!

                A minha média de 12o era de 16, eu nao era mau aluno. Demorei 6 anos e meio, mas acabei.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                  Eu no primeiro semestre até a física que era uma cópia de física 12º (não era especifica do curso) chumbei humilhantemente no curso.

                  Ainda hoje estou para perceber como acabei o curso..
                  Por acaso Física I foi a primeira cadeira que consegui fazer na universidade. Mas nao consegui fazer mais nenhuma nesse semestre.

                  Comentário


                    #10
                    6 anos e meio com o mestrado ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      Por acaso Física I foi a primeira cadeira que consegui fazer na universidade. Mas nao consegui fazer mais nenhuma nesse semestre.
                      Eu só teoria da computação, isto porque era 5 testes e contava os 3 melhores e davam para estudar de véspera. Física não estudei porque era "igual", e tinha tido 19.3 no exame nacional, chumbei nas 2 fases da faculdade.

                      No meu caso foi o primeira vez a viver sozinho, longe dos pais, logo em Lisboa, ainda hoje acho que aprendi mais da experiência de aos 18 ir viver sozinho para Lisboa do que do curso em si. Foi uma festa o primeiro ano. Mas existe erros que é melhor se fazer aos 18anos quando se é pobre e tem poucas consequências do que aos 25 ou 30 quando se apanham pela primeira vez livres de supervisão...

                      Vi muito pessoal talentosos e inteligente ficar pelo caminho.

                      mesmo assim acabaste primeiro que eu. Acabei 10 anos depois . Na pratica acabei ao fim de 6 anos a licenciatura e quase o mestrado (menos a tese e 2cadeiras) e depois já a trabalhar por teimosia não desisti a lá acabei o Msc. Completamente inutil e não valeu o esforço/resultado mas era algo que me ia ficar atravessado se não tivesse.
                      Editado pela última vez por Hecho; 09 March 2016, 21:56.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por sargalha Ver Post
                        6 anos e meio com o mestrado ?
                        Eu sou ainda do outro tempo. Curso de 5 anos. 6 anos e meio era a média para concluir aquele curso (fique na média ).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                          Eu só teoria da computação, isto porque era 5 testes e contava os 3 melhores e davam para estudar de véspera. Física não estudei porque era "igual", e tinha tido 19.3 no exame nacional, chumbei nas 2 fases da faculdade.

                          No meu caso foi o primeira vez a viver sozinho, longe dos pais, logo em Lisboa, ainda hoje acho que aprendi mais da experiência de aos 18 ir viver sozinho para Lisboa do que do curso em si. Foi uma festa o primeiro ano. Mas existe erros que é melhor se fazer aos 18anos quando se é pobre e tem poucas consequências do que aos 25 ou 30 quando se apanham pela primeira vez livres de supervisão...

                          Vi muito pessoal talentosos e inteligente ficar pelo caminho.
                          Eu nao sei como é que o outro pessoal se arranja, mas na minha universidade era quase tudo corrido a exame final. Quando haviam testes a meio do semestre normalmente eram só para possibilitar ir a exame. Aquele curso tinha outras coisas exóticas, por exemplo, a nota to trabalho final de curso valia tanto como Ingles I ou História da Tecnologia. Era só gente com pancada naquele conselho pedagógico.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Eu nao sei como é que o outro pessoal se arranja, mas na minha universidade era quase tudo corrido a exame final. Quando haviam testes a meio do semestre normalmente eram só para possibilitar ir a exame. Aquele curso tinha outras coisas exóticas, por exemplo, a nota to trabalho final de curso valia tanto como Ingles I ou História da Tecnologia. Era só gente com pancada naquele conselho pedagógico.
                            Só por curiosidade , em que e que trabalham agoram ? Quantos anos de experiencia ?

                            Comentário


                              #15
                              Informática é o topo das engenharias.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                Por acaso Física I foi a primeira cadeira que consegui fazer na universidade. Mas nao consegui fazer mais nenhuma nesse semestre.
                                História da nossa vida...

                                Eu ainda não acabei o curso, mas já estive bem mais longe. Por exemplo, ainda não consigo perceber como já estou a fazer o último laboratório da licenciatura... Quando acabar o curso mato-me de alegria.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu cheguei a sonhar que não tinha acabado o curso . Nem sou destas coisas mas quando finalmente receber o diploma vou o emoldurar.

                                  Resumindo e concluindo, para o autor do tópico, nenhum dos cursos vai ser fácil, as taxas de desistência são altas, Fisica de secundário não é obrigatório, mas tens de ter jeito para física porque com ou sem física de secundários vais ter aprender os conceitos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                    Informática é o topo das engenharias.
                                    Para as meninas, sim. Para os rapazes há coisas mais a sério...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sargalha Ver Post
                                      Só por curiosidade , em que e que trabalham agoram ? Quantos anos de experiencia ?
                                      Programador, mais virado para web/frontend. 10 anos nisto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Para as meninas, sim. Para os rapazes há coisas mais a sério...
                                        Não digas isso...

                                        Emprego garantido em tudo. O futuro é informática... E tudo o resto, vá. As principais engenharias são sempre bons cursos. Mas informática, é informática. Louvado seja quem faz programação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                          Eu cheguei a sonhar que não tinha acabado o curso . Nem sou destas coisas mas quando finalmente receber o diploma vou o emoldurar.

                                          Resumindo e concluindo, para o autor do tópico, nenhum dos cursos vai ser fácil, as taxas de desistência são altas, Fisica de secundário não é obrigatório, mas tens de ter jeito para física porque com ou sem física de secundários vais ter aprender os conceitos.
                                          O meu acho que está lá a ganhar pó. Só fui á universidade buscar um certificado de conclusao de curso em ingles, o diploma demorava mais tempo a chegar, ainda lá deve estar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                            Não digas isso...

                                            Emprego garantido em tudo. O futuro é informática... E tudo o resto, vá. As principais engenharias são sempre bons cursos. Mas informática, é informática. Louvado seja quem faz programação.
                                            Acabei de catar um daqueles bugs mesmo tinhosos.
                                            Eclipse+Arm+GCC 0, ClioII 1.
                                            Vou-me deitar com este gosto de vitória. Mas o que eu gosto é de hardware!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Olha antes de mais, esquece isso do "curso que tem mais saída", pois muito colega meu pensou assim e agora sentem uma enorme amargura de ter ido em função da saída, e não em função do que gostavam de fazer. Pensa antes nisto "o que é que te dá mais gosto fazer"

                                              Bem independentemente da tua e só tua resposta que tens de dar a ti mesmo e que é diferente de qualquer user deste e de outros foruns deixa-me colocar assim as coisas.

                                              Engenharias, na FEUP, no Porto, todas sem nenhuma excepção - Cursos extremamente difíceis!

                                              Se dúvidas vai ver as pautas que se encontram um pouco por todo o bloco B e pensa assim "como é que excelentes alunos do 12º que entram para aqui têm estas notas"? Não é culpa dos alunos, é inerente à profissão - se a queres exercer tens de aprender temáticas que realmente são muito difíceis.

                                              Agora deixa ver se te ajudo no resto:

                                              1) Tirando o curso de Informática, se pões os pés na FEUP sem ter tido Fisica no 12º: Não sais do primeiro ano! Isso eu próprio vi acontecer. (Acho que actualmente nem sequer te deixam entrar, mas informa-te não vá isso ter mudado, pois antigamente podia-se)

                                              2) Em Electro aprendes (e muito) projecto de máquinas. Vais aprender Desenho Técnico. Ter tido Geometria Descritiva no 10º, 11º, 12º Ajuda. Na Civil e na Mecânica ter conhecimentos de Geometria é praticamente obrigatório porque o grau de exigência do desenho de projecto é enorme (principalmente na mecânica)

                                              3) Em Electro tens muitas disciplinas de Física porque precisas mesmo de as ter. E tens uma das áreas da Física mais difíceis de entender: O Magnetismo. Na Mecânica tens outra: A Radiação.

                                              4) Na Informática, o ideal é chegar à FEUP já com conhecimentos muito sólidos de programação. Pessoal que vem da via profissionalizante e que já tem 3 anos de programação em cima, tem um à vontade completamente diferente face aqueles que estão a ver algoritmos pela primeira vez. O curso de informática fica logo com dois grupos: Os que estão à vontade e os que estão às aranhas. Acredita que os profs ignoram os últimos, que arranhem se quiserem ...

                                              5) Na Electro também tens programação q.b.

                                              Nas saídas profissionais é que discordo do pessoal de cima. É assim, a nível mundial a procura de IT's é enorme. No entanto, um Engenheiro Electrotécnico sai com uma abrangência de funções e competências muito mais vastas do que um IT. Outra vantagem é que pode assinar peças projectuais e um IT não. Ou seja - além de aprender a programar, sabe fazer projectos de electricidade e pode assina-los e isso é uma enorme vantagem no mercado de trabalho. Como lado negativo ... tem pela frente matérias realmente muito difíceis, mas com esforço tudo se faz!

                                              Boa sorte! ;-) [e não fujas à Física! Ou preferes queimar pestanas a ler Química? Deixa isso para quem vai para Farmácia ou Medicina!]


                                              Originalmente Colocado por sargalha Ver Post
                                              Então estou no 11º ano em ciências e tecnologias e tenho de começar a decidir o que seguir na univ. e estava indeciso entre Eng. Electrotécnica e Eng. Informática .
                                              A minha maior questão é a dificuldade do curso com especial atenção á matemática.
                                              Estou com média de 14.6 mas com 12 a matemática, até agora não tenho estudado muito e é esse o problema. Até sou um aluno com facilidade, no entanto, bastante preguiçoso no que toca a estudar (o que já sei que terá com certeza de mudar na univ.).
                                              Eu estava mais virado par a eng. electrotécnica porque penso que seja algo mais prático no mundo do trabalho e não tão virada para passar um dia inteiro no pc como em eng. informática (é essa a minha ideia corrijam-me se estiver errado) no entanto tenho a ideia de que o curso de eletrotécnica é mais pesado e difícil tanto a matemática como no geral...
                                              -Então o que eu disse neste ultimo paragrafo é verdade ?
                                              -Em termos de empregabilidade qual é que tem vantagem ?
                                              -Com qual dos cursos é "mais fácil" emigrar ?
                                              -Física 12º é imprescindível para qualquer um deles ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
                                                Olha antes de mais, esquece isso do "curso que tem mais saída", pois muito colega meu pensou assim e agora sentem uma enorme amargura de ter ido em função da saída, e não em função do que gostavam de fazer. Pensa antes nisto "o que é que te dá mais gosto fazer"

                                                Bem independentemente da tua e só tua resposta que tens de dar a ti mesmo e que é diferente de qualquer user deste e de outros foruns deixa-me colocar assim as coisas.

                                                Engenharias, na FEUP, no Porto, todas sem nenhuma excepção - Cursos extremamente difíceis!

                                                Se dúvidas vai ver as pautas que se encontram um pouco por todo o bloco B e pensa assim "como é que excelentes alunos do 12º que entram para aqui têm estas notas"? Não é culpa dos alunos, é inerente à profissão - se a queres exercer tens de aprender temáticas que realmente são muito difíceis.

                                                Agora deixa ver se te ajudo no resto:

                                                1) Tirando o curso de Informática, se pões os pés na FEUP sem ter tido Fisica no 12º: Não sais do primeiro ano! Isso eu próprio vi acontecer. (Acho que actualmente nem sequer te deixam entrar, mas informa-te não vá isso ter mudado, pois antigamente podia-se)

                                                2) Em Electro aprendes (e muito) projecto de máquinas. Vais aprender Desenho Técnico. Ter tido Geometria Descritiva no 10º, 11º, 12º Ajuda. Na Civil e na Mecânica ter conhecimentos de Geometria é praticamente obrigatório porque o grau de exigência do desenho de projecto é enorme (principalmente na mecânica)

                                                3) Em Electro tens muitas disciplinas de Física porque precisas mesmo de as ter. E tens uma das áreas da Física mais difíceis de entender: O Magnetismo. Na Mecânica tens outra: A Radiação.

                                                4) Na Informática, o ideal é chegar à FEUP já com conhecimentos muito sólidos de programação. Pessoal que vem da via profissionalizante e que já tem 3 anos de programação em cima, tem um à vontade completamente diferente face aqueles que estão a ver algoritmos pela primeira vez. O curso de informática fica logo com dois grupos: Os que estão à vontade e os que estão às aranhas. Acredita que os profs ignoram os últimos, que arranhem se quiserem ...

                                                5) Na Electro também tens programação q.b.

                                                Nas saídas profissionais é que discordo do pessoal de cima. É assim, a nível mundial a procura de IT's é enorme. No entanto, um Engenheiro Electrotécnico sai com uma abrangência de funções e competências muito mais vastas do que um IT. Outra vantagem é que pode assinar peças projectuais e um IT não. Ou seja - além de aprender a programar, sabe fazer projectos de electricidade e pode assina-los e isso é uma enorme vantagem no mercado de trabalho. Como lado negativo ... tem pela frente matérias realmente muito difíceis, mas com esforço tudo se faz!

                                                Boa sorte! ;-) [e não fujas à Física! Ou preferes queimar pestanas a ler Química? Deixa isso para quem vai para Farmácia ou Medicina!]

                                                A química lê-se? Que piada...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                  A química lê-se? Que piada...



                                                  Realmente o problema da net é que por cada um que quer ajudar, existe sempre gente desocupada a querer torpedear ... felizmente que os actos ficam a quem os faz


                                                  Namorada do homem aranha, tem uma boa leitura salmãozinho. Enquanto as teias não saem entretente... ;-)


                                                  Editado pela última vez por ThunderbyDawn; 10 March 2016, 13:53.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Caro amigo... Agora fiquei com pena da tua ignorância não só por seres, mas pela forma como a demonstras. E ainda por tentares ser esperto e teres razão foste buscar um livro de Química... Até porque livros de Mecânica/Física/Programação/Matemática não existem...

                                                    Fico-me por aqui porque já fizeste a tua pesquisa. Pelo menos sabes usar o google...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                      Caro amigo... Agora fiquei com pena da tua ignorância não só por seres, mas pela forma como a demonstras. E ainda por tentares ser esperto e teres razão foste buscar um livro de Química... Até porque livros de Mecânica/Física/Programação/Matemática não existem...

                                                      Fico-me por aqui porque já fizeste a tua pesquisa. Pelo menos sabes usar o google...

                                                      Amen desocupadita! Tens toda a razão aliás o teu contributo extremamente valioso, isso mesmo o demonstra.

                                                      Aqui e em todos os tópicos: Ressabiadita, recalcadita ... e só à espreita de soslaio de pontos onde possa perturbar e prejudicar outros users para tentar tristemente trazer alegria à frustração do seu dia a dia. Esquece amiga, tu não interessas mesmo! Tens um nick a condizer com o valor acrescentado do teu ser: Nulo

                                                      Cumprimentos ao Peter Parker! ;-) Vai ter muito que fazer

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                        Caro amigo... Agora fiquei com pena da tua ignorância não só por seres, mas pela forma como a demonstras. E ainda por tentares ser esperto e teres razão foste buscar um livro de Química... Até porque livros de Mecânica/Física/Programação/Matemática não existem...

                                                        Fico-me por aqui porque já fizeste a tua pesquisa. Pelo menos sabes usar o google...
                                                        Fazes jus ao teu nick...

                                                        Parabéns e não agradeças. É que não interessa mesmo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Clones. Clones everywhere.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já estava a ficar assustado de nao ver opinioes contrárias.

                                                            Eu por mim seguia o conselho dado, vai para electro, afinal é mais abrangente que informática e até podes assinar projectos de electricidade.

                                                            Eu nao procurava mais.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X