Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cartas de condução vão mudar. E validade passa para 15 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cartas de condução vão mudar. E validade passa para 15 anos

    Alterações devem entrar em vigor no próximo ano. Governo vai mudar quatro das atuais regras
    A secretária de Estado da Modernização Administrativa anunciou hoje que as cartas de condução vão deixar de ter a morada na face do documento e alargam o prazo de validade para 15 anos.


    Graça Fonseca falava aos jornalistas à margem da audição da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.


    As alterações à carta de condução são "fundamentalmente quatro", afirmou a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa. "A primeira é o prazo de validade", apontou, recordando que atualmente o prazo é de 10 anos, o que resulta de uma diretiva que "o anterior governo transpôs" que permitia aos Estados escolherem entre o prazo de 10 e 15 anos. "E o anterior governo escolheu 10 anos", adiantou. "Parece-nos que o prazo adequado" dentro daquilo que a diretiva permite seria mais alargado, pelo que "vamos alterar o prazo para 15 anos", acrescentou Graça Fonseca.


    Outra das alterações é "retirar da face da carta de condução, que é o único documento pessoal que ainda a mantém, a morada", disse a governante, salientando que "são cerca de 400 mil renovações por ano [que são feitas] por alteração da morada". "Ao retirar a morada da face e ao fazer com que, de cada vez que altero a minha morada no cartão de cidadão, essa alteração seja automaticamente alterada no passaporte e, agora, na carta de condução". Ou seja a morada que consta no cartão de cidadão passa a alimentar a informação em todos os outros documentos pessoais. O objetivo é que seja feita apenas uma única vez a alteração de morada.


    Além disso, a recolha de dados feitas pelo cartão de cidadão, "nomeadamente a fotografia e a impressão digital", passa também a "ser aquela que automaticamente alimenta as renovações das cartas de condução".


    Outra das alterações é a desmaterialização dos atestados médicos, documento necessário cada vez que um cidadão renova a carta de condução, já que através de uma ligação entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes e o ministério da Saúde, o atestado médico "passa a ser automaticamente enviado". Por último, Graça Fonseca adiantou que vai ser alargada "a frente de atendimento" para as cartas de condução, estendendo-se às conservatórias, permitindo que "o processo de renovação seja mais fácil".


    Questionada quando é que estas medidas estarão em vigor, a secretária de Estado afirmou: "Estimamos que no início de 2017 esteja tudo concluído". O objetivo para este ano é avançar os centros de atendimento em Lisboa e Porto para garantir "acelerar a entrega" das cartas de condução.

    http://www.dn.pt/sociedade/interior/...s-5113181.html

    #2
    Ainda não percebi essa dos 15 anos.

    Não tem de ser renovada aos 50,55.60,65,70,72,74.....80,81?

    Onde estão esses 15 anos?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
      Ainda não percebi essa dos 15 anos.

      Não tem de ser renovada aos 50,55.60,65,70,72,74.....80,81?

      Onde estão esses 15 anos?

      também estava a pensar nisso... a minha nem tem data de validade?

      Comentário


        #4
        Eles falam numa "directiva que o governo anterior transpôs". Portanto é possível que essa questão da validade de 15 anos se esteja a aplicar às cartas emitidas actualmente...

        Comentário


          #5
          a validade do cartão do cidadão também vai mudar

          http://sol.sapo.pt/Sol/noticia/503410

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
            também estava a pensar nisso... a minha nem tem data de validade?
            A tua carta não tem data de validade???

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
              A tua carta não tem data de validade???
              Tem que ter... todas têm!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                Ainda não percebi essa dos 15 anos.

                Não tem de ser renovada aos 50,55.60,65,70,72,74.....80,81?

                Onde estão esses 15 anos?
                para cartas anteriores a 2013 é tudo apartir dos 50, cartas tiradas depois de 2013 é aos 30, 40 e por ai fora, agora para a nova mudança é para ser de 15 em 15 anos é para as novas cartas que irão ser emitidas após a lei entrar em vigor...

                resumindo e concluindo se deixassem estar as cartas com validações de 10 em 10 anos, como era antigamente até ao final da década de 90, que depois no inicio de século mudou-se para as novas cartas ditas vitalícias, depois lembraram-se de alterar para os 50 anos, e novamente mais tarde com prazos mais curtos e já andam outra vez a inventar, depois querem que as coisas andem para a frente, decidam-se, isto só engata é os serviços mais nada...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                  também estava a pensar nisso... a minha nem tem data de validade?
                  Eles sabem do teu ódio contra os FP, por isso nem colocaram data de validade na tua carta de condução para tu não teres que te deslocar ao IMT.

                  Comentário


                    #10
                    A minha carta ainda é daquelas de papel e tem validade até eu ter 65 anos salvo erro, tenho que trocar a carta por causa da mudança de morada, vou ficar com uma carta de condução com validade de apenas 10 anos? Ou mantem-se a data de validade da carta de condução original?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                      A minha carta ainda é daquelas de papel e tem validade até eu ter 65 anos salvo erro, tenho que trocar a carta por causa da mudança de morada, vou ficar com uma carta de condução com validade de apenas 10 anos? Ou mantem-se a data de validade da carta de condução original?
                      Atenção que essa validade já não existe!

                      A 1ª revalidação é aos 50 anos para cartas obtidas (categorias A, B, BE, A1 e B1) antes de 2 de Janeiro de 2013 (pelo menos até entrar em vigor as novas alterações).
                      Para cartas das categorias C, CE, C1, C1E, D, DE, D1, D1E e da categoria CE, cujo peso bruto exceda 20.000 kg, é aos 40 anos.
                      Editado pela última vez por PSerra; 06 April 2016, 16:41.

                      Comentário


                        #12
                        Quem não tem contas (EDP/gás/água) em seu nome, nem contrato de renda em seu nome, onde é que vai buscar agora o comprovativo de morada, uma vez que vão tirar a morada da face da carta de condução? Se uma entidade me pedir comprovativo de morada, mostro-lhe o quê?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                          Quem não tem contas (EDP/gás/água) em seu nome, nem contrato de renda em seu nome, onde é que vai buscar agora o comprovativo de morada, uma vez que vão tirar a morada da face da carta de condução? Se uma entidade me pedir comprovativo de morada, mostro-lhe o quê?
                          Cartão de Cidadão ou pedes um atestado na Junta de Freguesia.

                          Comentário


                            #14
                            Andei sempre a adiar mas acho que é desta que vou transferir a minha carta de condução para o país de residência ( Alemanha )

                            Todos os anos mudam as regras, já nem sei quando tenho que a renovar, se está válida, nada.

                            Por outro lado o cartão do cidadão com validade de 10 anos é uma boa notícia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                              Atenção que essa validade já não existe!

                              A 1ª revalidação é aos 50 anos para cartas obtidas (categorias A, B, BE, A1 e B1) antes de 2 de Janeiro de 2013 (pelo menos até entrar em vigor as novas alterações).
                              Para cartas das categorias C, CE, C1, C1E, D, DE, D1, D1E e da categoria CE, cujo peso bruto exceda 20.000 kg, é aos 40 anos.
                              Então se renovar a carta com que validade é que fica? 5 anos ou continuo a só ter que renovar aos 50 anos de idade?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                Tem que ter... todas têm!

                                a minha carta tem na parte de trás a vaildade nas categorias (até eu ter 65 anos), mas na parte da frente tem um campo "Data de validade" em que o valor é "-".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                  Eles sabem do teu ódio contra os FP, por isso nem colocaram data de validade na tua carta de condução para tu não teres que te deslocar ao IMT.

                                  despachava-me mais rápido se fosse logo à pastelaria mais próxima.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E alargarem a validade ridícula de 4.5 anos do dispendioso passaporte?

                                    (sim, são 5 anos mas quase todos os países exigem validade superior a 6meses para entrar...)

                                    Comentário


                                      #19
                                      A alteração para muita gente não tem qualquer aplicação pois terão sempre que renovar a carta antes dos 15 anos anunciados.
                                      O ter a morada na carta acho que era só uma forma de ganharem algum em multas e nada mais que isso.
                                      O CC passar para 10 anos é bom, sempre dá para poupar algum. Era bom que o fizessem para o passaporte também! Esse é que é um roubo e só dura 5 anos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                        a minha carta tem na parte de trás a vaildade nas categorias (até eu ter 65 anos), mas na parte da frente tem um campo "Data de validade" em que o valor é "-".
                                        Apesar dos 65 (tal como a minha ainda), não te esqueças de aos 50 anos ir tratar de a renovar, senão lá levas a respectiva multa quando te mandarem parar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ia dizer exactamente isso. Não renovem aos 50 e depois quando levarem com a bujarda, abram tópicos a falar mal dos senhores agentes

                                          Ao que percebi destas alterações é que, actualmente quem tirar a carta, tem que renovar 10 anos depois, que passará a 15 anos.

                                          Ou seja, nas cartas obtidas após 2 de Janeiro de 2013, renovam da seguinte forma: 30 anos, 40, 50, 55, 60, 65, 70 e de 2 em 2 anos em diante.

                                          Com a nova lei, presumo que renovará algo do género: 35, 50, 60(?)/65, 70 e de 2 em 2 anos em diante.

                                          Aos outros, que têm cartas anteriores a 2 de Janeiro de 2013, seguem o mesmo caminho até aqui. Renovam aos 50, depois 60, 65, 70 e de 2 em 2 anos em diante.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Anda para aí muita gente a conduzir com a carta caducada, porque está lá a validade até aos 65 anos, e em muitos casos não é, que foi o meu caso.
                                            Também muita gente desconhece que conduzir nestas circunstâncias é crime equivalente a conduzir, e não possuir carta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                              Anda para aí muita gente a conduzir com a carta caducada, porque está lá a validade até aos 65 anos, e em muitos casos não é, que foi o meu caso.
                                              Também muita gente desconhece que conduzir nestas circunstâncias é crime equivalente a conduzir, e não possuir carta.
                                              Além de que ao fim de um X tempo para a renovar (sem o fazer) têm que efectuar exame novamente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Alguém sabe o valor ao certo da prendinha da PSP/GNR? Só para que fique aqui registado e para quem acha que não tem que revalidar, pense duas vezes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                  Alguém sabe o valor ao certo da prendinha da PSP/GNR? Só para que fique aqui registado e para quem acha que não tem que revalidar, pense duas vezes.
                                                  e não é só isso, tens um prazo após o qual tens que tirar a carta novamente

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho óptimo tirarem a morada da face da carta de condução.
                                                    As vezes que tive que renovar a carta foram exactamente por causa da mudança de morada. Dinheiro mais mal gasto... :P

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                      Alguém sabe o valor ao certo da prendinha da PSP/GNR? Só para que fique aqui registado e para quem acha que não tem que revalidar, pense duas vezes.
                                                      O valor da "prendinha" aqui é o menos, o pior é que tens um processo crime entre mãos, e vais a tribunal para seres julgado, e não se trata aqui de pensar duas vezes, trata-se de desconhecimento das leis, que geralmente são mudadas mais rápidamente do que alguns cidadãos mudam de camisa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas essa lei já está em vigor há algum tempo e lembro-me de inclusivamente ter passado na televisão o "aviso".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                          Mas essa lei já está em vigor há algum tempo e lembro-me de inclusivamente ter passado na televisão o "aviso".
                                                          E já foi há pelo menos 8 anos, porque o meu pai tem 58 anos e ele foi um dos que descobriu que tinha que ir renovar a carta, apesar de esta ter uma data de validade até aos 65 anos (e também era dessas desdobráveis em papel).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E aqueles que tem de renovar aos 30?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X