Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Baixa Médica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Baixa Médica

    Boa tarde,

    Alguém me pode confirmar se após uma baixa médica (prolongada), e depois de voltar ao trabalho novamente, só se pode pôr nova baixa após 6 meses?


    Obrigada.

    #2
    Isso não faz sentido nenhum. Mas posso estar enganado

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AJ2005 Ver Post
      Boa tarde,

      Alguém me pode confirmar se após uma baixa médica (prolongada), e depois de voltar ao trabalho novamente, só se pode pôr nova baixa após 6 meses?


      Obrigada.
      Sim, principalmente se a baixa for por acidente. É completamente proibido ter acidentes nos 6 meses após qualquer baixa médica. Doenças também são proibidas neste período.

      Comentário


        #4
        Eu também acho estranho... mas foi uma informação proveniente de uma assistente social...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AJ2005 Ver Post
          Boa tarde,

          Alguém me pode confirmar se após uma baixa médica (prolongada), e depois de voltar ao trabalho novamente, só se pode pôr nova baixa após 6 meses?


          Obrigada.
          não sei quem te disse essa barbaridade, podes estar 1 ano de baixa, durante esse tempo dependo do que for és chamado de x em x tempo a uma junta médica para justificar o porquê de estares de baixa com respectiva documentação(relatórios\exames, etc), podes estar até 3 anos de baixa...

          mas por exemplo como dizes estiveste 6 meses de baixa, vais trabalhar, imagina que ao fim de 1 mês a coisa não corre bem podes automaticamente meter nova baixa, pois o sistema é resetado é como se numca tivesses estado de baixo começas do zero, se ter nada associado aos anteriores 6 meses que estiveste de baixa...

          tens de ter é um intervalo de tempo entre baixas, o que depois leva o seu tempo até começares a receber os subsídios, por isso é que a 1ª baixa é de 12 dias e só depois é que passa de 30 em 30 dias...


          conheço muita gente que passa a vida nisto...

          Comentário


            #6
            Provavelmente terá a ver com as férias. Após baixa prolongada perdes o direito a férias, assim só após 6 meses de trabalho terás direito ao gozo de férias à habitual razão de 2 dias por cada mês de trabalho...


            Cump.

            Comentário


              #7
              A questão é que a minha mãe está de baixa desde Julho 2015 devido a uma operação. A recuperação não tem corrido a 100% mas ela está cheia de vontade de voltar a trabalhar, embora ainda não saiba se a médica lhe vai já dar alta ou não.

              E eu ainda disse que se a médica concoradr e ela quiser voltar ao trabalho tudo bem, mas se não se sentir bem e capaz que volte para a baixa. E fo aí que me disseram isso, que se ela voltar agora da baixa, só depois ao fim de 6 meses pode pôr mais tempo

              Comentário


                #8
                3 meses.
                Ter os descontos para a Segurança Social em dia até ao fim do 3.º mês imediatamenteanterior àquele em que teve início a incapacidade
                O caso dos 6 meses é para ter a baixa pela primeira vez, é o prazo de garantia:

                Qual é o prazo de garantia?Para ter direito ao subsídio de doença, no dia em que deixa de trabalhar por doença, tem deter trabalhado e descontado durante seis meses (seguidos ou não) para a SegurançaSocial ou outro sistema de proteção social que assegure um subsídio em caso de doença.Para completar este prazo de 6 meses é contado, se for necessário, o mês em que inicia abaixa desde que tenha trabalhado e descontado pelo menos um dia nesse mesmo mês.
                Finalmente:

                Se o beneficiário tiver seis meses seguidos sem descontos ou se tiver esgotado o períodomáximo de concessão do subsídio de doença, é necessário que cumpra novo prazo degarantia (descontar novamente durante 6 meses, seguidos ou não) para voltar a ter direito aosubsídio de doença.• O novo prazo de garantia começa a contar a partir da data em que ocorra um novo desconto.
                Mais info e leitura de WC
                http://www.seg-social.pt/documents/1...ubsidio_doenca

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AJ2005 Ver Post
                  A questão é que a minha mãe está de baixa desde Julho 2015 devido a uma operação. A recuperação não tem corrido a 100% mas ela está cheia de vontade de voltar a trabalhar, embora ainda não saiba se a médica lhe vai já dar alta ou não.

                  E eu ainda disse que se a médica concoradr e ela quiser voltar ao trabalho tudo bem, mas se não se sentir bem e capaz que volte para a baixa. E fo aí que me disseram isso, que se ela voltar agora da baixa, só depois ao fim de 6 meses pode pôr mais tempo

                  acho que a tua mãe tem mas é de ter paciência e ver as coisas como elas são, se foi operada, naturalmente que as recuperações são chatas, e para quem está habituado a ter andamento, é complicado andar esse tempo todo parado, logo ela tem de se por em plenas condições 1º e então quando justificar voltar ao trabalho, e não ir trabalhar por que está cheia de vontade, e depois aguenta-se uns dias e ai está ela de baixa novamente...

                  por isso há que avaliar bem a situação e mandar-se de cabeça e depois correr mal, por que se acha já em plenas condições para voltar a laborar...

                  Comentário


                    #10
                    Obrigada

                    Comentário


                      #11
                      Confesso que estou admirado por ninguém ter vindo com sete pedras na mão atacar a mãe da moça por estar de baixa prolongada, mesmo sem saber o background da coisa.

                      Este forum já não é o que era

                      Quanto ao tópico em si, o que te posso dizer acerca das funcionárias da segurança social (das que dão a cara ao público) é que a maioria delas não sabe nada da legislação sob a qual se rege o trabalho que elas exercem. Na maioria dos casos limitam-se a recolher informação, formulários e pro-formas e a envia-los para alguém no backoffice que realmente percebe da coisa e dá seguimento ao processo.

                      O site da SS tem imensos guias práticos que são muito esclarecedores. Lê o da baixa por doença, está lá tudo implicito. Se ainda assim ficares com duvidas tens no final dos guias os decretos-lei. Aí ficas 100% esclarecida.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X