Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escola pública vs privada paga pelos contribuintes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Escola pública vs privada paga pelos contribuintes

    http://www.noticiasaominuto.com/pais...os-seus-filhos

    Claro que quem estuda numa escola privada por norma tem um melhor ensino. Mas será isto moralmente e socialmente correcto para todos os outros alunos das públicas? tenho as minhas dúvidas.

    Ontem ouvi o Marques Mendes a comentar que no caso de terminarem o financiamento às privadas os mais desfavorecidos vão ficar a perder porque quem puder pagar vai continuar na privada... Isto tem que se lhe diga, então e os mais desfavorecidos que habitam num local onde não há escolas privadas pagas pelo estado?

    #2
    opá isso já está a bombar no tópico da crise, e olha que está forte

    Comentário


      #3
      Este tópico começa mal logo pelo título... é que a escola pública é paga a 100% pelos contribuintes.

      Enquanto que as privadas.... depende...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Quark Ver Post
        Este tópico começa mal logo pelo título... é que a escola pública é paga a 100% pelos contribuintes.

        Enquanto que as privadas.... depende...
        Ó que o título quer dizer, ou o que indica, é que se pretende falar sobre aquela escola privada que é paga pelos contribuintes e não a outra.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
          Ó que o título quer dizer, ou o que indica, é que se pretende falar sobre aquela escola privada que é paga pelos contribuintes e não a outra.
          Queres falar só sobre o que te apetece? Tá bem tá....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Quark Ver Post
            Queres falar só sobre o que te apetece? Tá bem tá....
            Se quiseres falar sobre a escola privada que é paga por quem a frequenta abre um tópico e fala. Se quiseres falar aqui, também podes falar, mas é a mesma coisa que falar de Renaults num tópico sobre Hondas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
              http://www.noticiasaominuto.com/pais...os-seus-filhos

              Claro que quem estuda numa escola privada por norma tem um melhor ensino. Mas será isto moralmente e socialmente correcto para todos os outros alunos das públicas? tenho as minhas dúvidas.

              Ontem ouvi o Marques Mendes a comentar que no caso de terminarem o financiamento às privadas os mais desfavorecidos vão ficar a perder porque quem puder pagar vai continuar na privada... Isto tem que se lhe diga, então e os mais desfavorecidos que habitam num local onde não há escolas privadas pagas pelo estado?
              Tema subjectivo e que eu acho maioria de nós nao tem informacao suficiente para ter uma opiniao verdadeira sobre o tema

              Sempre andei em ensino publico e escolas publicas. Apanhei bons liceus e alguns menos bons.
              Minha familia é classe média. Possivelmente olhando para salários apenas diria classe media alta.

              Dito isto a questao de dizer q as escolas privadas recebem dinheiro publico tem tanto peso como dizer q escolas publicas recebem 100% dinheiro publico.
              Afirmacao sem qq importancia.

              Porque :
              -Em médias os pais dos q andam nas escolas privadas pagam mais impostos dos que andam na escola publica
              -Quem frequenta escolas privadas é tanto portugues como quem anda nas escolas publicas
              - Negocios geridos por privados rendem mais. Ou seja com mesmo dinheiro vao produzir neste caso melhor ensino.

              Existe muita demagogia de intelectuais nesta questao. Fica bem... Em portugal pouco faltaria para sermos uma venezuela de intelectuais nao produtivos se nao estivessemos na UE...

              Na minha opiniao pessoal apenas acho que seja um tema complexo. Nao sou nem a favor nem contra. Embora considere justo que o ideal do estado é ajudar tanto o ensino publico como privado a ser o melhor possivel... E optimizar nosso dinheiro. O resto sao tretas.

              O engraçado nisto tudo é q a esquerda caviar é como o médico. Olha para o que digo e nao para o que faço.
              Porque apesar de ser os mais contra medidas de "direita" sao dos quem mais

              - Coloca filhos nos colegios
              - Vao às clinicas privadas
              - investem em ações
              - etc...

              Vivemos numa sociedade de hipocritas. SEMPRE CUIDADO
              Editado pela última vez por Mvieira79; 10 May 2016, 14:04.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
                Tema subjectivo e que eu acho maioria de nós nao tem informacao suficiente para ter uma opiniao verdadeira sobre o tema

                Sempre andei em ensino publico e escolas publicas. Apanhei bons liceus e alguns menos bons.
                Minha familia é classe média. Possivelmente olhando para salários apenas diria classe media alta.

                Dito isto a questao de dizer q as escolas privadas recebem dinheiro publico tem tanto peso como dizer q escolas publicas recebem 100% dinheiro publico.
                Afirmacao sem qq importancia.

                Porque :
                -Em médias os pais dos q andam nas escolas privadas pagam mais impostos dos que andam na escola publica
                -Quem frequenta escolas privadas é tanto portugues como quem anda nas escolas publicas
                - Negocios geridos por privados rendem mais. Ou seja com mesmo dinheiro vao produzir neste caso melhor ensino.

                Existe muita demagogia de intelectuais nesta questao. Fica bem... Em portugal pouco faltaria para sermos uma venezuela de intelectuais nao produtivos se nao estivessemos na UE...

                Na minha opiniao pessoal apenas acho que seja um tema complexo. Nao sou nem a favor nem contra. Embora considere justo que o ideal do estado é ajudar tanto o ensino publico como privado a ser o melhor possivel... E optimizar nosso dinheiro. O resto sao tretas
                Mas a celeuma parece-me reside mesmo aí nesse ponto. Há locais onde existem escolas públicas com oferta por preencher e no mesmo local escolas privadas pagas por nós a rebentar pelas costuras. Claro que, todos vamos querer ir para a melhor...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                  Mas a celeuma parece-me reside mesmo aí nesse ponto. Há locais onde existem escolas públicas com oferta por preencher e no mesmo local escolas privadas pagas por nós a rebentar pelas costuras. Claro que, todos vamos querer ir para a melhor...
                  Por isso referi logo na 1 linha

                  "Tema subjectivo e que eu acho maioria de nós nao tem informacao suficiente para ter uma opiniao verdadeira sobre o tema"

                  Eu sei q tem questoes mais complexas como essa. Aí concordo que exista ou possa existir interesses pessoais q precisam ser investigados.
                  Nesse ponto acredito que todos nós teriamos de estar bem informados ou proximos ao tema para o entender melhor.

                  Mas salvo erro os cortes sao genericos no privado. Medida puramente ideológica. O curioso seria ir ver onde andam os filhos do ministro... Se calhar haveria surpresas engraçadas. Lembrei-me agora q nao tem filhos. Safou-se de cair a mascara. Mas vejam entao onde possivelmente vai quando aparece um problema de saúde...50% meus amigos sao esquerda caviar. E conheço o genero bem. Sao como os médicos. Nao olhes para o que faço , mas olha para o que eu te digo. É exactamente isto
                  Editado pela última vez por Mvieira79; 10 May 2016, 14:10.

                  Comentário


                    #10
                    Sou 100% contra que qualquer escola privada seja financiada pelo estado.
                    Sempre estudei em escola pública, e tinha mais que hipóteses de estudar num privado.
                    Não sou contra o privado, de todo, sou é contra que o dinheiro dos contribuintes seja lá investido, quem o quer deve pagar.
                    O ensino público é muito bom, a escola pública que eu frenquentei ta no top dos rankings daqui na zona.
                    o que acontece é que a facilidade de obter notas no privado é muito maior.
                    Tive colegas meus a saírem de pública para extrenato e a passar de 9 a 19 a matemática, e isto é porque ficaram inteligentes subitamente.
                    A inflação de notas não acontece em todas as privadas, mas geralmente é mais fácil.

                    A educação é a única coisa que nos permite melhorar o nosso futuro a partir do 0. Quanto melhor alunos formos melhor hipóteses teremos de singrar na vida. E neste caso as oportunidades deviam ser iguais para todos, depois quem as quiser aproveitar que aproveite.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
                      Por isso referi logo na 1 linha

                      "Tema subjectivo e que eu acho maioria de nós nao tem informacao suficiente para ter uma opiniao verdadeira sobre o tema"

                      Eu sei q tem questoes mais complexas como essa. Aí concordo que exista ou possa existir interesses pessoais q precisam ser investigados.
                      Nesse ponto acredito que todos nós teriamos de estar bem informados ou proximos ao tema para o entender melhor.

                      Mas salvo erro os cortes sao genericos no privado. Medida puramente ideológica. O curioso seria ir ver onde andam os filhos do ministro... Se calhar haveria surpresas engraçadas. Lembrei-me agora q nao tem filhos. Safou-se de cair a mascara. Mas vejam entao onde possivelmente vai quando aparece um problema de saúde...50% meus amigos sao esquerda caviar. E conheço o genero bem. Sao como os médicos. Nao olhes para o que faço , mas olha para o que eu te digo. É exactamente isto
                      Mas isso é da esquerda à direita.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                        Sou 100% contra que qualquer escola privada seja financiada pelo estado.
                        Sempre estudei em escola pública, e tinha mais que hipóteses de estudar num privado.
                        Não sou contra o privado, de todo, sou é contra que o dinheiro dos contribuintes seja lá investido, quem o quer deve pagar.
                        O ensino público é muito bom, a escola pública que eu frenquentei ta no top dos rankings daqui na zona.
                        o que acontece é que a facilidade de obter notas no privado é muito maior.
                        Tive colegas meus a saírem de pública para extrenato e a passar de 9 a 19 a matemática, e isto é porque ficaram inteligentes subitamente.
                        A inflação de notas não acontece em todas as privadas, mas geralmente é mais fácil.

                        A educação é a única coisa que nos permite melhorar o nosso futuro a partir do 0. Quanto melhor alunos formos melhor hipóteses teremos de singrar na vida. E neste caso as oportunidades deviam ser iguais para todos, depois quem as quiser aproveitar que aproveite.
                        Não sou tão radical, num local onde não há escola publica perto se possa num espaço temporal até se resolver esse problema pagar a privados para fazer a oferta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                          Sou 100% contra que qualquer escola privada seja financiada pelo estado.
                          Sempre estudei em escola pública, e tinha mais que hipóteses de estudar num privado.
                          Não sou contra o privado, de todo, sou é contra que o dinheiro dos contribuintes seja lá investido, quem o quer deve pagar.
                          O ensino público é muito bom, a escola pública que eu frenquentei ta no top dos rankings daqui na zona.
                          o que acontece é que a facilidade de obter notas no privado é muito maior.
                          Tive colegas meus a saírem de pública para extrenato e a passar de 9 a 19 a matemática, e isto é porque ficaram inteligentes subitamente.
                          A inflação de notas não acontece em todas as privadas, mas geralmente é mais fácil.

                          A educação é a única coisa que nos permite melhorar o nosso futuro a partir do 0. Quanto melhor alunos formos melhor hipóteses teremos de singrar na vida. E neste caso as oportunidades deviam ser iguais para todos, depois quem as quiser aproveitar que aproveite.
                          Os extrenatos sao de facto uma anedota... Devia haver mais regulacao do estado.
                          Mas no resto nao vejo tanta linearidade assim. É uma visao filosofica.

                          Pela tua visao das coisas podemos inverter entao ao ponto de deixar de haver publicas e apenas privadas.
                          Igualdade para todos. Naturalmente vai haver melhores privadas q outras. Mas existem melhores escolas publicas q outras. Por vezes diferenças gigantes.

                          A diferença é q o privado vai haver melhor gestao de capitais e menores desculpas para maus resultados

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
                            O engraçado nisto tudo é q a esquerda caviar é como o médico. Olha para o que digo e nao para o que faço.
                            Porque apesar de ser os mais contra medidas de "direita" sao dos quem mais

                            - Coloca filhos nos colegios
                            - Vao às clinicas privadas
                            - investem em ações
                            - etc...

                            Vivemos numa sociedade de hipocritas. SEMPRE CUIDADO
                            Não sei que dados tens para poderes afirmar isto, mas adiante.
                            Uma esquerda séria, caviar ou não, não busca o nivelamento por baixo. Se tem possibilidades de almejar mais que o mínimo então fá-lo sem qualquer tipo problema de consciência e sem haver aí qualquer contradição. O que uma esquerda série pretende é que toda a gente independentemente da sua condição social, económica, das sortes e azares da vida, possa ter direito a um nível mínimo de dignidade na saúde, na educação, na cidadania. Enfim, um nível mínimo que lhe permita nivelar tanto quanto possível o leque de oportunidades e fazer com que os cidadãos menos afortunados tenham alguma possibilidade compensação face às piores condições de partida. Essa não é a meta, mas sim a linha de partida.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
                              Os extrenatos sao de facto uma anedota... Devia haver mais regulacao do estado.
                              Mas no resto nao vejo tanta linearidade assim. É uma visao filosofica.

                              Pela tua visao das coisas podemos inverter entao ao ponto de deixar de haver publicas e apenas privadas.
                              Igualdade para todos. Naturalmente vai haver melhores privadas q outras. Mas existem melhores escolas publicas q outras. Por vezes diferenças gigantes.

                              A diferença é q o privado vai haver melhor gestao de capitais e menores desculpas para maus resultados
                              Eu não sou de esquerda nem nada que se pareça, muito pelo contrário.
                              Reconheço que igualdade para todos é utópico sim. Eu por exemplo tive a sorte dos meus pais poderem gastar comigo 190€ mensais em explicações, automaticamente fiquei à frente daqueles que não podiam pagá-las. Mas contra isto é impossível lutar, se tens dinheiro a vida é-te facilitada, por norma. Daí eu não ser contra o privado, porque é impossível lutares contra isto, mas queres, paga, e sem ajudas de estado quando te dão outra opção de igual qualidade.

                              As escolas públicas deviam ser todas de qualidade, os professores fracos deviam ser despedidos, sujeitos a avaliações, de um modo correto, é claro, e colocarem lá os bons professores do privado, devia deixar de existir estes proteção contra os funcionários do estado.

                              sou contra universidades privadas por exemplo, não acho justo que alguém que queira dentária e os pais tenham dinheiro, vá estudar para a F Pessoa, e o puto que andou a papar livros a vida toda vá para FMDUP.

                              Eu andei numa pública boa, arrisco-me a dizer, a melhor da zona embora a mais complicada para notas, mas os meus colegas das outras públicas tinham o direito de vir para a minha sem pagar mais por isto.
                              Escolhiam a facilidade das notas em detrimento de melhor formação, na universidade notei bem isso. Pessoal com médias de 18-19 que não estava nem preparado comparativamente a mim que entrei com 17's.

                              Tambem não é discutível que o dinheiro do privado seja pago pelo público. Não é, o dinheiro que vai para o privado vem de privados, são estes que injectam dinheiro no estado e não o/a ... da FP. Mas mesmo assim, acho que este dinheiro devia ser canalizado a melhor o público e nunca o privado.
                              Acho ridículo como é que os funcionários públicos têm ADSE, se eles são do público, deviam ir ao publico. Simple as that. Se quiserem o privado, façam seguros para lá irem. Só consigo concordar com a ADSE se for aberta a toda a gente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                Não sei que dados tens para poderes afirmar isto, mas adiante.
                                Uma esquerda séria, caviar ou não, não busca o nivelamento por baixo. Se tem possibilidades de almejar mais que o mínimo então fá-lo sem qualquer tipo problema de consciência e sem haver aí qualquer contradição. O que uma esquerda série pretende é que toda a gente independentemente da sua condição social, económica, das sortes e azares da vida, possa ter direito a um nível mínimo de dignidade na saúde, na educação, na cidadania. Enfim, um nível mínimo que lhe permita nivelar tanto quanto possível o leque de oportunidades e fazer com que os cidadãos menos afortunados tenham alguma possibilidade compensação face às piores condições de partida. Essa não é a meta, mas sim a linha de partida.
                                Pois. Essa é a resposta tipica da esquerda caviar.
                                Fica perfeito de responder pq é (parece) profundo e ideológico.
                                Mas no fundo nada de mais... Apenas fica bem dizer
                                Porque na pratica nao é assim tao simples.

                                Mas adiante. Como podes imaginar conheco bem a cassete nem pretendo começar essa conversa demagógica.
                                O engraçado é na afirmacao q fizeste referir de modo sublime que o melhor está no privado tanto na saúde como no ensino. Ou seja por outras palavras melhor gerido (no meu caso pessoal nem é essa opiniao. Nao acho a saude publica má e conheci boas escolas publicas). Mas a esquerda caviar vai ao privado (com dinheiro ganho tipicamente no publico). Eu ja estas conversas evito ter com malta amiga esquerda caviar. Nao tenho paciência para demagogias.
                                Editado pela última vez por Mvieira79; 10 May 2016, 15:11.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                  Eu não sou de esquerda nem nada que se pareça, muito pelo contrário.
                                  Reconheço que igualdade para todos é utópico sim. Eu por exemplo tive a sorte dos meus pais poderem gastar comigo 190€ mensais em explicações, automaticamente fiquei à frente daqueles que não podiam pagá-las. Mas contra isto é impossível lutar, se tens dinheiro a vida é-te facilitada, por norma. Daí eu não ser contra o privado, porque é impossível lutares contra isto, mas queres, paga, e sem ajudas de estado quando te dão outra opção de igual qualidade.

                                  As escolas públicas deviam ser todas de qualidade, os professores fracos deviam ser despedidos, sujeitos a avaliações, de um modo correto, é claro, e colocarem lá os bons professores do privado, devia deixar de existir estes proteção contra os funcionários do estado.

                                  sou contra universidades privadas por exemplo, não acho justo que alguém que queira dentária e os pais tenham dinheiro, vá estudar para a F Pessoa, e o puto que andou a papar livros a vida toda vá para FMDUP.

                                  Eu andei numa pública boa, arrisco-me a dizer, a melhor da zona embora a mais complicada para notas, mas os meus colegas das outras públicas tinham o direito de vir para a minha sem pagar mais por isto.
                                  Escolhiam a facilidade das notas em detrimento de melhor formação, na universidade notei bem isso. Pessoal com médias de 18-19 que não estava nem preparado comparativamente a mim que entrei com 17's.

                                  Tambem não é discutível que o dinheiro do privado seja pago pelo público. Não é, o dinheiro que vai para o privado vem de privados, são estes que injectam dinheiro no estado e não o/a ... da FP. Mas mesmo assim, acho que este dinheiro devia ser canalizado a melhor o público e nunca o privado.
                                  Acho ridículo como é que os funcionários públicos têm ADSE, se eles são do público, deviam ir ao publico. Simple as that. Se quiserem o privado, façam seguros para lá irem. Só consigo concordar com a ADSE se for aberta a toda a gente.
                                  Nao és o unico. Pq a sociedade é feita de demagogias e hipocrisias.

                                  Quanto ao resto concordo que injusto. Mas isso nao é tanto privado vs publico mas má gestao e controle do estado. Sao para mim coisas diferentes. Os exames nacionais e mesmo os internos das escolas (publicas e privadas ) deviam ser tabelados e controlados pelo estado. Mesmo grau dificuldade. Nao me parece dificil fazer isso. E regularmente aparecer controladores (examinadores) a ir controlar provas que ja foram feitas(dado nota) para verificar se houve favorecimentos (corrupçao de notas). A haver diferença bizarra ou teste muito mais facil que exigido , expulsao do docente e escola fortemente penalizada
                                  Editado pela última vez por Mvieira79; 10 May 2016, 15:09.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
                                    Nao és o unico. Pq a sociedade é feita de demagogias e hipocrisias.

                                    Quanto ao resto concordo que injusto. Mas isso nao é tanto privado vs publico mas má gestao e controle do estado. Sao para mim coisas diferentes. Os exames nacionais e mesmo os internos das escolas (publicas e privadas ) deviam ser tabelados e controlados pelo estado. Mesmo grau dificuldade. Nao me parece dificil fazer isso. E regularmente aparecer controladores (examinadores) a ir controlar provas que ja foram feitas(dado nota) para verificar se ouve favorecimentos (corrupçao de notas). A haver diferença bizarra ou teste muito mais facil que exigido , expulsao do docente e escola fortemente penalizada
                                    Eu concordo com isso, mas os exames nacionais até acho que estão bem como estão, acho que valem uma elevada percentagem de acesso à universidade. Não concordo que a percentagem seja maior que 60% pois se assim for, o aluno andou a tirar tirar as notas normais para nada no caso do exame correr menos bem.

                                    Não concordo que os exames internos das escolas deviam ser todos iguais, isso é utópico também. Acho que devem ser as escolas a fazer os próprios testes, e com algum poder de decisão, para isto precisamos é de boas escolas e de bons professoras, coisa que tive do melhor que há e do pior que há, e o que mais me irritava nisto, é que os do pior tinham salário igual ou melhor que os do melhor.
                                    Sou a favor de pagar bem aos professores também, mas isto, quando a função é bem desempenhada, não como hoje em dia.
                                    Um prof que não consiga manter dos alunos na sala devia dedicar-se a outra coisa qualquer, e não me venham dizer que as crianças são o que são, eu era rebelde, mas havia ali certos profs que conseguiam colocar-me quietinho e calado ao mesmo tempo que conseguiam incutir-me o gosto pela disciplina/cadeira que estavam a lecionar, isto faz diferença e muita.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
                                      Pois. Essa é a resposta tipica da esquerda caviar.
                                      Fica perfeito de responder pq é (parece) profundo e ideológico.
                                      Mas no fundo é vazia. Mas fica bem em ambientes universitários de esquerda.
                                      Porque na pratica nao é assim tao simples.

                                      Mas adiante. Como podes imaginar conheco bem a cassete nem pretendo começar essa conversa demagógica.
                                      O engraçado é na afirmacao q fizeste referir de modo sublime que o melhor está no privado tanto na saúde como no ensino. Ou seja por outras palavras melhor gerido (no meu caso pessoal nem é essa opiniao. Nao acho a saude publica má). Mas a esquerda caviar vai ao privado (com dinheiro ganho tipicamente no publico). Eu ja estas conversas evito ter com malta amiga esquerda caviar. Nao tenho paciência para demagogias.
                                      Demagogia é dizer que a esquerda caviar é quem mais mete os filhos em colégios privados, que mais vais ás clínicas privadas, etc.. Onde e que está a evidência que sustente isso?

                                      E claro que o privado é melhor (tirando a saúde da equação que não vem ao caso )! Não leste o que eu escrevi?! O público tem que garantir a universalidade da educação, tem que dar padrões de qualidade mínimos a todos, etc etc. Já o privado oferece os seus serviços a quem paga. Se quem paga paga bem, então claro que é melhor. No limite até pode ter um tutor por aluno, desde que os pais paguem! O privado tem obrigação de ser melhor porque se não o fizer então não tem razão nenhuma para existir. Mas tem obrigação de ser melhor com o dinheiro de quem paga e não com o dinheiro dos impostos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        eu sou a favor do cheque ensino

                                        aliás tinha criado já há bastante tempo um tópico sobre o tema

                                        mas também acho que as escolas para receberem esse cheque ensino poderiam ter de cumprir algumas regras, nomeadamente na seleção dos alunos e eventualmente poderiam estar proibidas de cobrar propinas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                          Eu não sou de esquerda nem nada que se pareça, muito pelo contrário.
                                          Reconheço que igualdade para todos é utópico sim. Eu por exemplo tive a sorte dos meus pais poderem gastar comigo 190€ mensais em explicações, automaticamente fiquei à frente daqueles que não podiam pagá-las. Mas contra isto é impossível lutar, se tens dinheiro a vida é-te facilitada, por norma. Daí eu não ser contra o privado, porque é impossível lutares contra isto, mas queres, paga, e sem ajudas de estado quando te dão outra opção de igual qualidade.

                                          As escolas públicas deviam ser todas de qualidade, os professores fracos deviam ser despedidos, sujeitos a avaliações, de um modo correto, é claro, e colocarem lá os bons professores do privado, devia deixar de existir estes proteção contra os funcionários do estado.

                                          sou contra universidades privadas por exemplo, não acho justo que alguém que queira dentária e os pais tenham dinheiro, vá estudar para a F Pessoa, e o puto que andou a papar livros a vida toda vá para FMDUP.

                                          Eu andei numa pública boa, arrisco-me a dizer, a melhor da zona embora a mais complicada para notas, mas os meus colegas das outras públicas tinham o direito de vir para a minha sem pagar mais por isto.
                                          Escolhiam a facilidade das notas em detrimento de melhor formação, na universidade notei bem isso. Pessoal com médias de 18-19 que não estava nem preparado comparativamente a mim que entrei com 17's.

                                          Tambem não é discutível que o dinheiro do privado seja pago pelo público. Não é, o dinheiro que vai para o privado vem de privados, são estes que injectam dinheiro no estado e não o/a ... da FP. Mas mesmo assim, acho que este dinheiro devia ser canalizado a melhor o público e nunca o privado.
                                          Acho ridículo como é que os funcionários públicos têm ADSE, se eles são do público, deviam ir ao publico. Simple as that. Se quiserem o privado, façam seguros para lá irem. Só consigo concordar com a ADSE se for aberta a toda a gente.
                                          Que confusão de texto. O pessoal que andou nas privadas e tirou 18-19 em vez do teu 17 provavelmente tirou melhor que tu nos exames. E não estavam preparados para a universidade? Como é que medes isso, com um "preparómetro" que existe na tua cabeça e te diz que és melhor que o pessoal que veio da privada?

                                          Já agora, o puto que "andou a papar livros a vida toda" está cheio de sorte porque a FMDUP é muito melhor que a FP... não percebi a lógica.

                                          Tb não percebi qual é o problema da ADSE... Os funcionários públicos descontam para o serviço nacional de saúde e têm a opção de aderir à ADSE também, descontando parte do seu salário para isso. A ADSE é financiado pelos seus beneficiários, não é propriamente uma benesse para os funcionários públicos diferente de qualquer outro seguro de saúde a que um trabalhador por conta própria possa aderir. Permite diminuir grandemente o fluxo de utentes nos hospitais públicos (se mesmo assim os públicos são um caos, imagina com toda a gente a ir lá...), contribuindo para um SNS mais capaz de responder as necessidades de TODA a população.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se a esquerda caviar paga imposto e ainda assim espeta com os putos no colégio e faz o aborto na clínica não entendo porque lhes têm tanto ódio.
                                            Eles são o sonho do capitalismo!

                                            Comentário


                                              #23
                                              pesco para aqui uma opinião sobre o tema:

                                              Cheque-ensino: uma questão de liberdade

                                              29 DE ABRIL DE 2014Rui Manuel Vasconcelos Pinto

                                              Em ano de celebração do quadragésimo aniversário do 25 de abril, é pertinente e urgente proceder a um alargado debate sobre a liberdade. E, relembrando alguns dos regimes autoritários que controlaram, e controlam ainda, várias nações, parece-me minimamente consensual que o caminho do progresso terá de ser sempre o da ampliação das liberdades individuais. E ampliar as liberdades individuais significa, em última análise, reduzir o poder coercivo de uma entidade divina, omnipotente e omnipresente que dá pelo nome de Estado (seja lá o que isso for).

                                              Neste contexto, e com o objetivo de potenciar a liberdade de escolha na área da educação, surge a discussão acerca do cheque-ensino, que foi já aprovado pelo atual Governo, mas que tem caído no esquecimento por falta de regulamentação.
                                              Antes de conceptualizar, quero deixar uma pequena reflexão: achava eu que a discussão sobre a aprovação do cheque-ensino (que visa aumentar a liberdade de escolha da escola a frequentar) ia ser uma discussão pacífica e unânime na sociedade, pois todo e qualquer cidadão, à partida, seria favorável a um aumento da sua própria liberdade de escolha, quando, para meu espanto, percebo que, afinal, a liberdade incomoda muitos estadistas.
                                              Percebi, no final de contas, que vivemos num país que gosta e se sente confortável com o controlo paternal do Estado nas suas vidas e que cita, orgulhosamente, o discurso de Kennedy: "Ask not what your country can do for you; Ask what you can do for your country".
                                              Deste discurso eu retiro, apenas, uma ideia paternalista de que o Estado é o protetor e o regulador e o cidadão um mero servo, mas é interessante ver como os portugueses se motivam com a referida citação e se orgulham de possuir um Estado controlador, nem que seja por motivos de conformismo.
                                              E, desta feita, a tal discussão que eu achava que ia ser pacífica, não é, afinal, assim tão consensual quanto isso. Ou seja, há que entender que, em Portugal, esta discussão se fez numa sociedade habituada a que o Estado decida por ela, sendo, portanto, uma discussão polémica.
                                              O Cheque-Ensino (ou "School-Voucher") é uma solução pensada e defendida pelo economista liberal Milton Friedman para permitir que os alunos escolham, de forma livre, que escolas querem frequentar.
                                              Friedman sempre nos habitou a soluções inovadoras e polémicas para aumentar a liberdade individual de cada um (veja-se o exemplo da sua brilhante argumentação contra a imposição de um salário mínimo, por gerar desemprego), e o cheque-ensino não foge à regra: propôs-se que o dinheiro atribuído pelo Estado às escolas públicas passasse a ser distribuído por todos os alunos sob a forma de um vale.
                                              Este vale, denominado em Portugal por "Cheque-Ensino", poderia ser usado para pagar os serviços de ensino quer em escolas privadas quer em escolas públicas.
                                              No fundo, esta solução consagra uma devolução parcial do dinheiro pago pelos contribuintes nos impostos, mas ao invés de continuar o Estado a usar esse dinheiro, a decidir pelos contribuintes onde o gastar, e a fazer parecer que a Escola Pública é gratuita, devolve-se esse dinheiro e cada família escolhe livremente onde colocar os seus filhos a estudar.
                                              Ou seja, em síntese, o cheque-ensino visa, precisamente, dar às famílias possibilidade de, livremente, escolherem onde querem os seus filhos a estudar e, desta forma, potenciar uma verdadeira igualdade de oportunidades.
                                              Uma vez definido o conceito, cumpre expor o porquê de se com ele visar o aumento a liberdade de escolha e a igualdade de oportunidades. Contudo, há que fazer um esclarecimento prévio: não se trata, nesta sede, de uma discussão à volta da Escola Pública vs Escola Privada, mas apenas uma questão de se decidir em que mãos deve estar a escolha da Escola de cada aluno: no Estado ou nas mãos dos contribuintes (que pagam o sistema).
                                              Em primeiro lugar, há que referir o lógico: o Cheque-Ensino aumenta, naturalmente, a liberdade de escolha das famílias, porque lhes devolve, parcialmente, o dinheiro apreendido pelo Estado a essas mesmas famílias através dos impostos, e lhes permite escolher em que Escola querem gastar esse voucher.
                                              Esta situação altera, radicalmente, o panorama atual, onde o Estado decide onde investir o dinheiro na área da educação apreendido aos contribuintes, sob a desculpa de estar democraticamente legitimado (e está: através da democracia representativa).
                                              Quando se refere este primeiro argumento favorável ao Cheque-Ensino, há sempre vozes que ficam incomodadas com tanta liberdade atribuída às famílias (certamente receando algo) e condenam esta solução, defendendo que o que o Cheque-Ensino visa é um financiamento do Estado ao sistema privado e que os fundos públicos não podem nunca estar ao serviço dos interesses económicos privados.
                                              E, quanto a isto, em primeiro lugar, referir que o Cheque-Ensino irá financiar os privados é partir da presunção de que todas as famílias iriam, efetivamente, escolher o sistema privado de ensino em detrimento do público.
                                              E, obviamente, esta presunção só pode ser aferida com segurança a posteriori. Mas, mesmo que se considere plausível esta presunção, na verdade, não há atrocidade nenhuma no facto de o Estado devolver às famílias uma quantia pecuniária que, efetivamente, lhes pertence. Afinal, onde está o problema de alguém que vai a uma loja de roupa (comprar uma camisola), escolher a camisola que paga?
                                              E, neste contexto, soluciona-se mais um problema: é que, em Portugal, atualmente, as famílias que optarem pelo Sistema Privado, estão condenadas a terem de pagar, ainda que não usufruam, também o Sistema Público, uma vez que nenhuma retribuição/devolução lhes é fornecida (apenas uma pequena parcela em sede de desconto de impostos).
                                              E, com o Cheque-Ensino, ultrapassasse de forma definitiva esta grave deficiência do nosso sistema de ensino. Afinal, todos nós já assistimos às famosas promoções do "leve 2, pague 1"; mas seria quase esquizofrénico um anúncio "leve 1, pague 2".
                                              Um segundo argumento que sustenta a necessidade da aprovação urgente do Cheque-Ensino é a sua consequência de permitir uma verdadeira igualdade de oportunidades.
                                              Atualmente, as famílias estão geograficamente limitadas na escolha de uma escola (pública), sendo-lhes, de forma geral, apenas possível aceder à escola da sua zona de residência.
                                              Fácil é de entender que este sistema afasta qualquer tipo de igualdade de oportunidades entre os alunos, deixando-os reféns da sorte de, perto de sua casa, terem (ou não) uma escola que os satisfaça.
                                              O Cheque-Ensino soluciona este problema, eliminando as restrições geográficas da escolha e colocando todos os alunos, à partida, no mesmo grau de oportunidades.
                                              Nesta sede, surgem vários argumentos que tendem, mais uma vez, a condenar o Cheque-Ensino, mas a fragilidade de cada um deles é evidente. Veja-se: diz-se, às vezes, que se é verdade que as restrições geográficas são um entrave à igualdade de oportunidades, também é verdade que o Cheque-Ensino não as soluciona de forma eficaz, porque cria outro tipo de condicionantes, nomeadamente através das leis da oferta e da procura que regulam o mercado.
                                              Os defensores desta ideia, que nunca apresentaram uma solução melhor do que a do Cheque-Ensino, dizem que este mecanismo irá condicionar a escolha das famílias da escola onde querem os seus filhos a estudar por via das leis do mercado, como sejam os preços (que podem ser mais altos do que o valor do Cheque-Ensino) ou a lotação das escolas (seria o exemplo de uma determinada família não conseguir inscrever o seu filho na escola pretendida porque a mesma já se encontrava lotada).
                                              Ora, quanto a isto, digo eu, é melhor ter uma lei que à partida garanta liberdade de escolha, do que simplesmente não a ter. Por isso, as condicionantes da lotação das escolas irão sempre existir e, por motivos físicos, não serão ultrapassáveis, mas já que se falou em regras de mercado, o mercado também diz que quanto maior a procura, maior (e melhor) será a oferta.
                                              Logo, por certo, e até por motivos de natureza económica, se uma escola ficar lotada numa zona geográfica, não faltarão interessados em construir, nessa mesma zona, uma outra escola, aproveitando o nicho e a oportunidade de mercado que aí se abriu.
                                              Por outro lado, quanto ao argumento de o Cheque-Ensino não poder, eventualmente, ser dotado da quantia monetária suficiente para abranger todas as escolas, o problema coloca-se da seguinte perspetiva: o Cheque-Ensino terá um determinado valor, mas não necessariamente equivalente ao valor que cada Escola (pelo menos as privadas) impõe como mensalidade (esta é uma matéria da competência exclusiva da Direção de cada escola).
                                              Contudo, as escolas serão cautelosas no valor fixado, porque pretendem abranger o máximo número de alunos, para obterem, também, mais lucro. Por isso, facilmente se imagina que o valor do voucher será equivalente ao valor que muitas escolas irão cobrar, sob pena de não serem economicamente viáveis.
                                              Mais ainda: o Cheque-Ensino não ambiciona acabar com as Escolas ditas de elite, com mensalidades bem mais elevadas do que o hipotético valor do Cheque-Ensino.
                                              Aliás, qualquer pretensão legislativa que quisesse por fim a essas escolas, estaria condenada ao fracasso. Isto porque não se pode querer atribuir liberdade de escolha aos alunos, e vedar essa liberdade às Escolas.
                                              São duas faces da mesma moeda: também as escolas, pelo menos as privadas, serão livres de determinar quais os critérios de admissão dos alunos. Mas, como se percebeu, não faltarão escolas a quererem competir pelos alunos, sob pena de terem de encerrar por falta de viabilidade económica.
                                              Na verdade, da mesma forma que o consumidor que pretender jantar fora numa sexta-feira à noite não ficará, por certo, insatisfeito com a oferta de restaurantes que tem à sua disposição, nenhum aluno ficará, também, sem escola para frequentar.
                                              É a economia a funcionar. Compatibilizando as duas liberdades referidas, sem que uma reduza necessariamente a outra, diga-se que têm também os restaurantes a liberdade de escolher por que clientes querem ser frequentados e não é por isso que, à sexta-feira à noite nos falte ofertas de qualidade na área da restauração, independentemente do orçamento que quisermos gastar.
                                              No seguimento do que vem sendo dito, há um terceiro argumento muito sólido que justifica a implantação do Cheque-Ensino: este mecanismo permite obter melhorias qualitativas no sistema educativo, através da competição que cria entre todas as escolas.
                                              É que, pela primeira vez na nossa história nacional, teremos o setor público em direta competição com o setor privado.
                                              E, como sabemos, se as escolas competem pelos mesmos alunos, irão querer influenciar a escolha dos alunos através de melhorias significativas nas instalações, oferta curricular ou qualidade dos docentes.
                                              Por isso, daqui decorre que, efetivamente, o objetivo do Cheque-Ensino não é, como tem sido dito, aniquilar o sistema público de educação, mas sim permitir que este compita diretamente com o privado pelos mesmos alunos.
                                              E, dizer-se que o Cheque-Ensino irá acabar com a Escola Pública é, portanto, apenas uma das possíveis consequências, admitindo que o ensino público não seria capaz de competir com o privado (ainda não existem dados sólidos que suportem esta hipótese).
                                              Por isso, fico sempre admirado quando vejo a nossa esquerda política, conhecida admiradora de um conceito de escola pública ultrapassado e forçado, a argumentar que o Cheque-Ensino não poderá ser aceite porque irá aniquilar um dos pilares de uma sociedade, a tal escola pública.
                                              E, neste contexto, quando vejo esta argumentação, retiro a lógica e devida conclusão: a esquerda política, em Portugal, não acredita verdadeiramente na qualidade e capacidade competitiva da escola pública; caso contrário, não temia a competição direta com a privada.
                                              E se há algo que, efetivamente, não podemos admitir, não é, pois, o Cheque-Ensino, mas sim, cinismos políticos, verdadeiramente capazes de aniquilar todos os pilares de uma Democracia.
                                              Por fim, e numa última tentativa de tentar travar o Cheque-Ensino, surgem ainda dois argumentos, também eles pouco sólidos. Dizem os críticos deste mecanismo que as famílias portuguesas não estão preparadas para saber escolher qual a melhor escola para os seus filhos e, por isso, a liberdade atribuída pelo Cheque-Ensino de nada lhes irá valer.
                                              Convenhamos que, nesta sede, o argumento é assustador per si. É que, quem defende esta ideia, normalmente tende a ter de defender que como a maioria dos cidadãos não estão preparados para votar, então não devem votar.
                                              Como eu disse, trata-se de um argumento pouco sólido, lírico e até assustador.
                                              E como última instância de ganhar a discussão contra o Cheque-Ensino, normalmente é citado o exemplo sueco, referindo-se a evolução dos resultados dos alunos suecos nos testes PISA, depois da implementação destes vouchers.
                                              Diz a estatística que as quedas foram acentuadas em relação aos resultados anteriores, dando a entender que a situação está longe de ser animadora na Suécia e que a evolução do sistema educativo pode não ter sido a mais adequada.
                                              Acontece que este argumento é, na verdade, a última bala que os defensores de um rígido modelo estatal de educação disparam contra o Cheque-Ensino. É um último suspiro, antes de se renderem à inevitabilidade do Cheque-Ensino como forma de superar o controlo estadual no poder de decisão das famílias. É que, citar exemplos estrangeiros é algo que os portugueses adoram fazer.
                                              Esquecem-se é que estas perigosas comparações tinham de ser feitas sempre integrando toda a circunstância do caso e, nunca, apenas o resultado final. Porque, se for para citar exemplos estrangeiros, bastava citar o bem-sucedido caso americano do School-Voucher, não sendo, por isso, que o Cheque-Ensino, em Portugal, estaria automaticamente justificado.
                                              À guisa de conclusão, analisados de forma coerente e livre todos os argumentos, a conclusão só pode ser uma: o Cheque-Ensino é um instrumento realmente capaz de aumentar a qualidade do nosso sistema de ensino e de potenciar a tão importante liberdade de escolha e igualdade de oportunidades no âmbito escolar.
                                              Contudo, esta reflexão acerca da liberdade no sistema de ensino só estaria terminada promovendo a efetiva liberdade de escolha do currículo e de métodos pedagógicos em todas as escolas, mas isso seria já outra discussão. Para já, a aprovação do Cheque-Ensino seria um importante primeiro passo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                N tenho rigorosamente NADA contra a escola privada (tenho grandes amigos q vieram precisamente desta), desde q n seja financiada com dinheiro do estado, salvo casos pontuais em q n exista escola pública no local!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sempre existiram escolas privadas, escolas com bem mais de 50 anos, sustentadas e pagas por privados.

                                                  Nada contra e tudo a favor, existem cá e em quase todos os países, são escolas como podia ser uma outra qualquer coisa privada, sustentada por dinheiros privados podem abrir e concorrer num mercado liberal onde a iniciativa privada permite que os mais capazes subsistam e os outros desapareçam...

                                                  Escolas privadas geridas com dinheiros publicos ou subsidiodependentes sou absolutamente contra! Se qualquer empresa privada não têm condições de subsistência sem apoio de dinheiros publicos deve fechar! Afinal acho que o pessoal por aqui o que quer é o estado fora da economia, ou é só às vezes?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É quando dá jeito.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ForeverAlone Ver Post
                                                      Que confusão de texto. O pessoal que andou nas privadas e tirou 18-19 em vez do teu 17 provavelmente tirou melhor que tu nos exames. E não estavam preparados para a universidade? Como é que medes isso, com um "preparómetro" que existe na tua cabeça e te diz que és melhor que o pessoal que veio da privada?

                                                      Já agora, o puto que "andou a papar livros a vida toda" está cheio de sorte porque a FMDUP é muito melhor que a FP... não percebi a lógica.

                                                      Tb não percebi qual é o problema da ADSE... Os funcionários públicos descontam para o serviço nacional de saúde e têm a opção de aderir à ADSE também, descontando parte do seu salário para isso. A ADSE é financiado pelos seus beneficiários, não é propriamente uma benesse para os funcionários públicos diferente de qualquer outro seguro de saúde a que um trabalhador por conta própria possa aderir. Permite diminuir grandemente o fluxo de utentes nos hospitais públicos (se mesmo assim os públicos são um caos, imagina com toda a gente a ir lá...), contribuindo para um SNS mais capaz de responder as necessidades de TODA a população.
                                                      Não percebi onde está a confusão, mas pode ter havido.
                                                      Se és o sujeito da foto já deves tens uns aninhos (parece), e talvez não estejas mesmo a par do ensino. Posso dizer-te que é muito complicado alguém ter media acima de 17 de acesso ao curso com exames fracos.
                                                      Errado, o pessoal que tirava 18-19 de medias, não teve as minhas notas nos exames nem perto, mas como vinham com notas influencias, as notas seguraram a nota do exame. Sou melhor na medida que me safava melhor que eles, há pessoal que não consegues simplesmente porque já não está no coleginho. Há colegas meus que vieram do porto para onde eu estou, porque entraram lá por privadas e não conseguiam passar cadeiras.
                                                      Nos projetos integrados é que se nota a capacidade de trabalho do pessoal da publica vs privada.
                                                      Há excepções claro.

                                                      "á agora, o puto que "andou a papar livros a vida toda" está cheio de sorte porque a FMDUP é muito melhor que a FP... não percebi a lógica.
                                                      - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/144401-escola-publica-vs-privada-paga-pelos-contribuintes.html#sthash.7BotpCN7.dpuf"

                                                      Sem duvida alguma que é melhor, e a preparação é muito melhor, mas não há qualquer distinção no mercado de trabalho de quem veio da publica (MUITO MELHOR) ou de quem veio da Pessoa.

                                                      "Tb não percebi qual é o problema da ADSE... Os funcionários públicos descontam para o serviço nacional de saúde e têm a opção de aderir à ADSE também, descontando parte do seu salário para isso. A ADSE é financiado pelos seus beneficiários, não é propriamente uma benesse para os funcionários públicos diferente de qualquer outro seguro de saúde a que um trabalhador por conta própria possa aderir. Permite diminuir grandemente o fluxo de utentes nos hospitais públicos (se mesmo assim os públicos são um caos, imagina com toda a gente a ir lá...), contribuindo para um SNS mais capaz de responder as necessidades de TODA a população. - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/144401-escola-publica-vs-privada-paga-pelos-contribuintes.html#sthash.7BotpCN7.dpuf"

                                                      Não vejo logica alguma num funcionário publico ir ao privado pago pelo publico, é mais ao menos isto.
                                                      Mas a ADSE não me afligia nada se fosse aberto a toda a gente. Esta até podia ser lucrativa para o estado.
                                                      Não concordo que a ADSE seja criada para afastar os funcionários públicos dos hospitais públicos, isto para mim não funciona simplesmente, é uma medida incorreta.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                        Demagogia é dizer que a esquerda caviar é quem mais mete os filhos em colégios privados, que mais vais ás clínicas privadas, etc.. Onde e que está a evidência que sustente isso?

                                                        E claro que o privado é melhor (tirando a saúde da equação que não vem ao caso )! Não leste o que eu escrevi?! O público tem que garantir a universalidade da educação, tem que dar padrões de qualidade mínimos a todos, etc etc. Já o privado oferece os seus serviços a quem paga. Se quem paga paga bem, então claro que é melhor. No limite até pode ter um tutor por aluno, desde que os pais paguem! O privado tem obrigação de ser melhor porque se não o fizer então não tem razão nenhuma para existir. Mas tem obrigação de ser melhor com o dinheiro de quem paga e não com o dinheiro dos impostos.
                                                        Subscrevo. É mais ou menos isto que penso.

                                                        Apenas em relação à qualidade é pelo que observo aqui por Lisboa o ensino privado é melhor do que o público apenas tem melhores instalações e funciona de forma mais organizada. Aqui por Lisboa por exemplo o Liceu Camões está literalmente a cair aos bocados. Fora a questão das instalações, pelo menos aqui por Lisboa que é o que eu conheço, o ensino público é tão bom quanto os privado.

                                                        Em relação a subsidiar o ensino privado em locais em que existe oferta pública, sou contra.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                          Errado, o pessoal que tirava 18-19 de medias, não teve as minhas notas nos exames nem perto, mas como vinham com notas influencias, as notas seguraram a nota do exame.
                                                          estás equivocado. Uma das coisas que é fácil de constatar nas boas privadas (até pelos famigerados "rankings") é a relação equiparada entre as notas internas e as externas. Desculpa-me mas parece-me que estás a confundir boas escolas privadas com externatos da treta.

                                                          Mas também não podemos esquecer que uma escola privada de renome seleciona os seus alunos enquanto um liceu leva com alunos do mais diverso que se possa imaginar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                            Sou 100% contra que qualquer escola privada seja financiada pelo estado.
                                                            Sempre estudei em escola pública, e tinha mais que hipóteses de estudar num privado.
                                                            Não sou contra o privado, de todo, sou é contra que o dinheiro dos contribuintes seja lá investido, quem o quer deve pagar.
                                                            O ensino público é muito bom, a escola pública que eu frenquentei ta no top dos rankings daqui na zona.
                                                            o que acontece é que a facilidade de obter notas no privado é muito maior.
                                                            Tive colegas meus a saírem de pública para extrenato e a passar de 9 a 19 a matemática, e isto é porque ficaram inteligentes subitamente.
                                                            A inflação de notas não acontece em todas as privadas, mas geralmente é mais fácil.

                                                            A educação é a única coisa que nos permite melhorar o nosso futuro a partir do 0. Quanto melhor alunos formos melhor hipóteses teremos de singrar na vida. E neste caso as oportunidades deviam ser iguais para todos, depois quem as quiser aproveitar que aproveite.
                                                            No geral concordo com o que dizes, que é, se o estado gasta mais dinheiro a financiar as privadas do que as publicas, então isso não deve acontecer.

                                                            No entanto, isso que descreves da escola publica ser boa, não corresponde à verdade em muitos dos casos. Depende muito da escola. Deviam ser todas iguais, e sabemos que não é. E há muitos colegios privados em que os alunos têm melhores notas porque também se ensina com muito mais qualidade, embora depois haja facilitismos em alguns casos mas isso tambem acontece nas universidades privadas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X