Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Meditação: como,quando, porquê e que resultados?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Meditação: como,quando, porquê e que resultados?

    Olá amigos do autohoje;

    Trago-vos o tema da meditação, como e onde o fazem, que resltados obtiveram, positivos espero.

    Passo algumas horas com a mente livre no trabalho, as vezes tento meditar mas perco-me, nem sei por onde começar sequer e dou por mim a ver video no youtibe, mas aquilo parece tão simples e ao mesmo tempo complicado...não sei explicar.

    Deixem as vossas dicas, testemunhos, certamente existe muita gente aqui interessada.
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por CO2; 15 May 2016, 00:46.

    #2
    Eu hoje tentei fazer e foi bastante complicado.... É.incrível como não conseguimos sossegar os nossos pensamentos durante uns minutos...

    Comentário


      #3
      A minha meditação é aqui:



      3 ou 4 vezes por semana, 6 a 8 horas. Pode estar o mundo a acabar à minha volta, pode estar um inferno no trabalho ou em casa, quando entro no campo só há uma coisa que interessa! Faz um bem à cabeça e ao corpo fabuloso. E o impressionante, é que posso estar uma pilha de stress antes de um jogo, quando saio do jogo, sou a pessoa mais calma e descontraída do mundo, e cheio de ideias novas!

      Comentário


        #4
        Que è isso?

        Comentário


          #5
          Squash

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
            Eu hoje tentei fazer e foi bastante complicado.... É.incrível como não conseguimos sossegar os nossos pensamentos durante uns minutos...
            complicado porquê, o que te levou a tentar parar os pensamentos e tentar meditar? Ok, sobretudo quando queremos dormir e o pensamento anda ali às voltas e não passa daí, começa-se a dar voltas na cama e é do pior.

            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
            A minha meditação é aqui:



            3 ou 4 vezes por semana, 6 a 8 horas. Pode estar o mundo a acabar à minha volta, pode estar um inferno no trabalho ou em casa, quando entro no campo só há uma coisa que interessa! Faz um bem à cabeça e ao corpo fabuloso. E o impressionante, é que posso estar uma pilha de stress antes de um jogo, quando saio do jogo, sou a pessoa mais calma e descontraída do mundo, e cheio de ideias novas!
            Tem as suas vantagens como é obvio mas isso já é um desporto.
            Editado pela última vez por CO2; 15 May 2016, 05:37.

            Comentário


              #7
              "Passo algumas horas com a mente livre no trabalho"
              Não quererias dizer "emprego"?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                complicado porquê, o que te levou a tentar parar os pensamentos e tentar meditar? Ok, sobretudo quando queremos dormir e o pensamento anda ali às voltas e não passa daí, começa-se a dar voltas na cama e é do pior..
                Se alguma vez fizeste meditação vais compreender que é complicado... Quis meditar porque faz bem à mente corpo e espírito...
                Eu quando meditava à noite antes de dormir adormecia.... Eu meto o cronometro,ele começava a apitar e eu nem tinha dado pelos 10 min passar porque "adormeci" sentada....e quando fazia meditação no final do yoga não sei se era de estar tão relaxada mas eu acordava sobressaltada e com o coração a bater depressa porque parece que a minha respiração tinha parado...enfim...

                Comentário


                  #9
                  Existe um álbum do Mark Williams que te ensina a meditar e tem um livro a acompanhar que é 15euros

                  Sent from my MI PAD 2 using Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    Tal como o Rasec demonstrou, também para mim a melhor maneira de "meditar" é ir à ginásio (a fazer a sério, e não a engonhar), com a minha música nos ouvidos... É a minha terapia! Outra coisa que faço para "meditar" é pegar nas minhas cadelas, música mais uma vez e fazer uma caminhada/corrida na avenida ao longo da praia. Ganho anos de vida!!

                    Pessoalmente, a típica forma de meditação ou como lhe queiram chamar, comigo não funciona. Faria exactamente o contrário: só me iria enervar ainda mais!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                      "Passo algumas horas com a mente livre no trabalho"
                      Não quererias dizer "emprego"?
                      Claro, trabalhos há muitos, empregos é que não.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                        Se alguma vez fizeste meditação vais compreender que é complicado... Quis meditar porque faz bem à mente corpo e espírito...
                        Eu quando meditava à noite antes de dormir adormecia.... Eu meto o cronometro,ele começava a apitar e eu nem tinha dado pelos 10 min passar porque "adormeci" sentada....e quando fazia meditação no final do yoga não sei se era de estar tão relaxada mas eu acordava sobressaltada e com o coração a bater depressa porque parece que a minha respiração tinha parado...enfim...
                        o importante é encontrar ali um meio termo até te desligares do que te rodeia e sentires que vais entrar numa outra dimensão por assim dizer e pronto, desligas e o tempo passa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                          o importante é encontrar ali um meio termo até te desligares do que te rodeia e sentires que vais entrar numa outra dimensão por assim dizer e pronto, desligas e o tempo passa.
                          É uma questão de prática até me conseguir desligar...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                            A minha meditação é aqui:



                            3 ou 4 vezes por semana, 6 a 8 horas. Pode estar o mundo a acabar à minha volta, pode estar um inferno no trabalho ou em casa, quando entro no campo só há uma coisa que interessa! Faz um bem à cabeça e ao corpo fabuloso. E o impressionante, é que posso estar uma pilha de stress antes de um jogo, quando saio do jogo, sou a pessoa mais calma e descontraída do mundo, e cheio de ideias novas!

                            Actividades que exijam tempos de reacção rápidos e foco total no que estamos a fazer são propícios a isso. Squash nunca experimentei, mas por exemplo em karting acontece-me isso. Aqueles minutos que estou em pista, em que eu e o carro somos um só, não temos hipótese de desviar a nossa atenção daquilo que estamos a fazer tem em mim um efeito parecido com esse que descreves. Claro que se por acaso desvio a atenção por uns instantes, estou sujeito a ir parar as escapatórias!

                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                            "Passo algumas horas com a mente livre no trabalho"
                            Não quererias dizer "emprego"?
                            Não necessariamente. Cheguei a fazer preparação de obra, em que uma das actividades consiste em fazer a modelação em 3D de todo o edifício a construir, incluindo ligações, revestimentos, etc. Houve um dia, que o trabalho até estava a correr particularmente bem, era 18h, e pensei comigo: "Bem, fico mais 10min e depois amanhã acabo." No instante seguinte, tinha o telefone a tocar, era a minha namorada, actual mulher a perguntar se estava tudo bem, que nunca mais aparecia. Olhei para o relógio do computador, e eram 22h, e tinha o trabalho praticamente acabado. Consegui, não sei bem como, abstrair-me de tudo, focar-me apenas no que tinha a fazer, e simplesmente fazer. Agora, não sei se foi com essa intenção que o criador do tópico falou.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                              Claro, trabalhos há muitos, empregos é que não.
                              Pois, os patrões que eu tive é que eram uns FDP, pagavam-me para eu trabalhar, e se me apanhassem a meditar levava um chuto no cu, gandas malandros.

                              Comentário


                                #16
                                Dependendo do tipo de meditação. A mais comum não se trata de abstrair do pensamento e da realidade, passa se precisamente pelo contrário, concentrar na realidade, no corpo, no ambiente em redor e no pensamento. A meditação mais comum é a Vipassana onde nos focamos inicialmente na respiração, sentir o ar, sentir os musculos a mexer e os pulmões a encher. Depois focamo nos no corpo, nas varias partes do corpo, podemos, opcionalmente, relaxar os musculos (é brutal). Depois podemos nos focar no ambiente em redor como o ruido, a temperatura do ar, corrente de ar, sentir o chão ou o planeta. Por fim, concetramo nos no pensamento e observamos o pensamento e a meneira como ele flui, não se entra no raciocínio, mas observa-se. Sempre que reparamos que fomos atraídos pelo pensamento, voltamos a focar na respiração e a observar. Tudo sem esforço e de forma relaxada.

                                A isto também se chama atenção plena (mindfulness) que quem quiser levar isto mais a frente, deverá praticar também durante o dia sem meditar.

                                O ideal são 20min todos os dias.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por luisgguedes Ver Post
                                  Dependendo do tipo de meditação. A mais comum não se trata de abstrair do pensamento e da realidade, passa se precisamente pelo contrário, concentrar na realidade, no corpo, no ambiente em redor e no pensamento. A meditação mais comum é a Vipassana onde nos focamos inicialmente na respiração, sentir o ar, sentir os musculos a mexer e os pulmões a encher. Depois focamo nos no corpo, nas varias partes do corpo, podemos, opcionalmente, relaxar os musculos (é brutal). Depois podemos nos focar no ambiente em redor como o ruido, a temperatura do ar, corrente de ar, sentir o chão ou o planeta. Por fim, concetramo nos no pensamento e observamos o pensamento e a meneira como ele flui, não se entra no raciocínio, mas observa-se. Sempre que reparamos que fomos atraídos pelo pensamento, voltamos a focar na respiração e a observar. Tudo sem esforço e de forma relaxada.

                                  A isto também se chama atenção plena (mindfulness) que quem quiser levar isto mais a frente, deverá praticar também durante o dia sem meditar.

                                  O ideal são 20min todos os dias.
                                  a meditação que eu já fiz e que me parece ser a mais ''inicial'' é concentração na respiração e no movimento dos pulmões e na entrada e saída do ar, ou então estar atenta aos sons à minha volta...
                                  fiquei com vontade de comprar o livro que disseram aqui e que ja tinha ouvido falar...tou com uma vontade de me dedicar à meditação!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Meditação: como,quando, porquê e que resultados?

                                    Há muita informação no reddit em r/meditation
                                    Aconselho também a app 10%happier

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por luisgguedes Ver Post
                                      Há muita informação no reddit em r/meditation
                                      Aconselho também a app 10%happier
                                      mas o livro tambem seria bom ou nao valia a pena comprar?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não conheço esse livro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          é incrivel como só por uns 8 min de meditação ''bem feita'' sem grandes atropelos nos pensamentos, nos sentimos mais aliviados e felizes..alguem tambem sente o mesmo? hoje com a ajuda do livro que comprei que vem com o cd, consegui fazer 2 sessoes seguidas sem me fartar e no final fiquei bem disposta...uma meditação guiada é bem melhor!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por luisgguedes Ver Post
                                            Dependendo do tipo de meditação. A mais comum não se trata de abstrair do pensamento e da realidade, passa se precisamente pelo contrário, concentrar na realidade, no corpo, no ambiente em redor e no pensamento. A meditação mais comum é a Vipassana onde nos focamos inicialmente na respiração, sentir o ar, sentir os musculos a mexer e os pulmões a encher. Depois focamo nos no corpo, nas varias partes do corpo, podemos, opcionalmente, relaxar os musculos (é brutal). Depois podemos nos focar no ambiente em redor como o ruido, a temperatura do ar, corrente de ar, sentir o chão ou o planeta. Por fim, concetramo nos no pensamento e observamos o pensamento e a meneira como ele flui, não se entra no raciocínio, mas observa-se. Sempre que reparamos que fomos atraídos pelo pensamento, voltamos a focar na respiração e a observar. Tudo sem esforço e de forma relaxada.

                                            A isto também se chama atenção plena (mindfulness) que quem quiser levar isto mais a frente, deverá praticar também durante o dia sem meditar.

                                            O ideal são 20min todos os dias.
                                            Interessante, o maximo que consegui foi tentar adormecer, mas entrei num estado de agitação para calmo total e apesar de estar acordado, tinha o pensamento em branco, estava a olhar para o tecto e parei por ali até adormecer...durante 1h e tal, soube bem.

                                            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                            é incrivel como só por uns 8 min de meditação ''bem feita'' sem grandes atropelos nos pensamentos, nos sentimos mais aliviados e felizes..alguem tambem sente o mesmo? hoje com a ajuda do livro que comprei que vem com o cd, consegui fazer 2 sessoes seguidas sem me fartar e no final fiquei bem disposta...uma meditação guiada é bem melhor!
                                            Que livro?

                                            Sei de um livro+cd áudio que é vendido por cá já a algum tempo que o original até é em inglês e la fizeram a tradução para PT-PT, fiz o download do mp3 e nada, não cheguei a lado nenhum a ouvir o fulano.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CO2 Ver Post


                                              Que livro?

                                              Sei de um livro+cd áudio que é vendido por cá já a algum tempo que o original até é em inglês e la fizeram a tradução para PT-PT, fiz o download do mp3 e nada, não cheguei a lado nenhum a ouvir o fulano.
                                              tou a gostar muito até agora

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu gosto de praticar meditação Zazen , 1 ou 2 horas por dia.

                                                Faz-me bem, a mente fica muito mais quieta.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  oh valha-me deusbem que estou a precisar deste tópico para ver se me dá motivação...fui comprar uma agenda de propósito para começar a meditar..na semana passada meditei só 2 dias e a partir daí mais nada.....instalei montes de aplicações e tudo....ando com esse livro sempre na mala e não pego nele...não sei o que é que se passa comigo para não conseguir ter uma simples rotina, e neste caso nem é falta de tempo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                                                    Eu gosto de praticar meditação Zazen , 1 ou 2 horas por dia.

                                                    Faz-me bem, a mente fica muito mais quieta.
                                                    2 horas?!?!?!?! =O =O =O
                                                    2 horas seguidas ou intervalando?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O melhor local para meditação:

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Falando agora da minha experiência da minha meditação, apesar de não ter ainda uma rotina posso dizer que adoro meditar mas hoje por exemplo tou a distrair me muito porque tá barulho lá fora e estou com dores menstruais... se eu tiver em silêncio consigo estar 10 minutos ou mais sem me perder demasiado em pensamentos e esses 10 minutos se forem bem feitos sabem-me pela vida...não gosto de meditações guiadas...o que eu gosto é de estar em silencio atenta à respiração ou então com uma música ambiente de fundo tipo sons da natureza

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tens razão, as dores menstruais pelo que já me contaram são lixadas, meditar deve-se tornar complicado.
                                                          Ainda bem que eu não nasci mulher.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                            oh valha-me deusbem que estou a precisar deste tópico para ver se me dá motivação...fui comprar uma agenda de propósito para começar a meditar..na semana passada meditei só 2 dias e a partir daí mais nada.....instalei montes de aplicações e tudo....ando com esse livro sempre na mala e não pego nele...não sei o que é que se passa comigo para não conseguir ter uma simples rotina, e neste caso nem é falta de tempo

                                                            Arranja um sobre o Programa Espacial e as idas à Lua. Aprendes, ao mesmo tempo que deixas a mente divagar pelo espaço. Vai-te fazer bem.

                                                            Não arranjes é nada com lagartos; antes as 50 Sombras.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X