Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda: cheiros na cozinha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda: cheiros na cozinha

    Boas
    venho pedir ajuda aos entendidos numa situação.
    comprei à pouco tempo um pequeno apartamento para passar férias e sempre que alguém do prédio começa a cozinhar, fica um cheiro intenso a comida na minha cozinha, que vem pelo tubo do exaustor., e depois espalha-se pelo resto da casa, o que incomoda bastante, principalmente o cheiro a óleo dos fritos.
    existe alguma maneira de evitar que esses cheiros entrem pelo tubo do exaustor?
    tapar o buraco está fora de questão porque também faço comida em casa, e concerteza que o cheiro da comida da minha casa também vai para os outros apartamentos
    segundo o administrador do prédio, isso acontece em todos os apartamentos do prédio e ele não sabe como resolver a situação.
    alguém me pode dar uma ideia?

    #2
    Talvez ajude dizer em que andar comprou o apartamento, e quantos andares tem esse prédio.
    Isso para acontecer é porque tem as chaminés comuns, em vez de ter cada uma independete, até ao topo. Não sei se isso é frequente ou não. Uma forma de evitar isso, provisoriamente, vai ser ligar o seu exaustor, enquanto os vizinhos estiverem a cozinhar.

    Comentário


      #3
      Isso é resultado de construção à pato bravo. O tubo de exaustão é comum em vez de ser independente.

      Não há solução. A única coisa que podes fazer é ligar o teu exaustor, quando sentires o cheiro.

      Comentário


        #4
        Acontece-me o mesmo, solução? Ligar o meu exaustor

        Comentário


          #5
          Já existem uns exaustores que têm uma chapa na saida dos fumos, em que ou está aberta quando está o exaustor ligado, ou então está fechado, quando está desligado. Pode ser a solução mais barata e simples, ou mesmo só montar esse sistema de fecho da conduta.

          Comentário


            #6
            Pois, terás de ligar também o teu exaustor...

            A outra hipótese é fechar a tua ligação à coluna de ar do prédio e instalares no teu exaustor um sistema de recirculação do ar com filtro a carvão.

            Basicamente vai filtrar o ar quando cozinhas e reenviá-lo para dentro da tua cozinha, conseguindo assim seres "independente" dos restantes pisos.

            Como é casa de férias, nem sequer terás de mudar o filtro de carvão tantas vezes quantas terias se fosse primeira habitação.

            Vê se o teu exaustor permite essa alteração para recirculação do ar, e pede opinião junto da marca/instaladores.

            Comentário


              #7
              Chama um profissional.Pode criar uma válvula que enquanto cozinhas está aberta,quando não, fechas mas não impede que os vapores dos vizinhos vão até lá cima.

              Comentário


                #8
                Esqueci-me de dizer que o prédio é de terceiro andar e tem 3 apartamentos por andar, excepto o r/com que apenas tem 2
                O meu é no segundo andar.
                Efectivamente sempre que sinto os cheiros tenho que ligar o exaustor quando estou em casa, mas gostava de arranjar outra solução.
                Já pensei tentar arranjar daquelas grelhas que abrem quando o exaustor está ligado.
                Que dizem.
                Isto de teclar no telemóvel é complicado

                Comentário


                  #9
                  Sim, existem esssas grelhas. Procura no google por valvula anti retorno para exaustores.

                  Comentário


                    #10
                    Vou procurar.
                    Nota-se mas o cheiro quando os vizinhos ligar-me os exaustores deles

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                      Pois, terás de ligar também o teu exaustor...

                      A outra hipótese é fechar a tua ligação à coluna de ar do prédio e instalares no teu exaustor um sistema de recirculação do ar com filtro a carvão.

                      Basicamente vai filtrar o ar quando cozinhas e reenviá-lo para dentro da tua cozinha, conseguindo assim seres "independente" dos restantes pisos.

                      Como é casa de férias, nem sequer terás de mudar o filtro de carvão tantas vezes quantas terias se fosse primeira habitação.

                      Vê se o teu exaustor permite essa alteração para recirculação do ar, e pede opinião junto da marca/instaladores.
                      no meu caso não é um exaustor, mas sim um extrator
                      cá está ele


                      penso que se conseguir encontrar esta peça, consigo minimizar os cheiros na cozinha, mas vai ter que ficar para o verão, porque amanhã regresso a casa
                      http://www.ventilnorte.com/grelhas/r...i-retorno.html

                      Comentário


                        #12
                        Ah...

                        Nesse caso não sei como te ajudar...

                        Comentário


                          #13
                          registo_anti_retornogrande.jpg

                          Usa isto.
                          Basicamente, é um troço de tubo com umas "palas" que abrem só num sentido.
                          Com o exaustor desligado há uma mola que fecha as "palas". Isto evita que os fumos do vizinho venham para tua casa.
                          Quando ligas o teu exaustor, a força do ar que ele próprio sopra obriga as palas a abrir e podes evacuar os fumos.

                          Já agora, isso vai prejudicar um bocadinho a exaustão, a qual já deve ser miserável só por observar essas voltas que o tubo dá...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            [ATTACH=CONFIG]136694[/ATTACH]

                            Usa isto.
                            Basicamente, é um troço de tubo com umas "palas" que abrem só num sentido.
                            Com o exaustor desligado há uma mola que fecha as "palas". Isto evita que os fumos do vizinho venham para tua casa.
                            Quando ligas o teu exaustor, a força do ar que ele próprio sopra obriga as palas a abrir e podes evacuar os fumos.

                            Já agora, isso vai prejudicar um bocadinho a exaustão, a qual já deve ser miserável só por observar essas voltas que o tubo dá...

                            Tenho o mesmo problema no meu apartamento, levo com os fumos do apartamento ao lado e parece que a gaja só come fritos, pqp.
                            Na altura tentei encontrar isso e não achei em lado nenhum. Comprei uma junção e uma chapa em alumínio e fiz uma engenheirice como essa, mas artesanal. Não ficou mal, diria que melhorou em 85% mas também reduziu o caudal do meu exaustor.
                            Onde se encontram um desses?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              [ATTACH=CONFIG]136694[/ATTACH]

                              Usa isto.
                              Basicamente, é um troço de tubo com umas "palas" que abrem só num sentido.
                              Com o exaustor desligado há uma mola que fecha as "palas". Isto evita que os fumos do vizinho venham para tua casa.
                              Quando ligas o teu exaustor, a força do ar que ele próprio sopra obriga as palas a abrir e podes evacuar os fumos.

                              Já agora, isso vai prejudicar um bocadinho a exaustão, a qual já deve ser miserável só por observar essas voltas que o tubo dá...
                              é mesmo essa peça que vou tentar arranjar.
                              realmente é como dizes, a posição do extrator não é a melhor nem aquela curva.
                              poderia montar o extrator por baixo do armário e assim o tubo não fazia a curva

                              Comentário


                                #16
                                e colocar um ventilador no topo da chaminé do prédio que force a extração do ar da coluna da chaminé?

                                Comentário


                                  #17
                                  Corre o risco do andar de cima ficar com extracção a mais e por exemplo os gases do esquentador (se existir) serem puxados para dentro de casa, o que pode ser mortal...

                                  O ponto de equilíbrio nestas coisas nem sempre é fácil de conseguir.

                                  A solução original foi muito menos que perfeita e o que nasce torto...

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X