Anúncio

Collapse
No announcement yet.

a inveja é um traço cultural profundo dos portugueses?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    a inveja é um traço cultural profundo dos portugueses?

    Entrevista de Maria flor Pedroso a Luís Reto, reitor do ISCTE e investigador

    gostei da entrevista, mas achei particularmente interessante o minuto 27

    falava de direita e esquerda em Portugal e dos consensos em Portugal entre as duas. Um deles é a criação de um salário máximo. Segundo ele por inveja.

    Segundo este investigador a inveja mesquinha é um traço profundo da cultura portuguesa.

    Infelizmente concordo. Aliás acho que é este traço portugues que explica a força da extrema esquerda em portugal, o rancor contra empresários bem sucedidos, etc

    a partir do minuto 33 também é bastante interessante.

    #2
    A inveja é o desporto nº1 em Portugal. Infelizmente.

    Comentário


      #3
      Não será certamente de todos os Portugueses, mas é um fenómeno cultural muito impregnado na nossa cultura.

      Sinceramente não sei de onde virá isso, mas a cultura da pena, do coitadinho, do fado, do facilitismo, da inveja e mal dizer é uma realidade bem Portuguesa.

      Comentário


        #4
        a extrema esquerda abomina qualquer cultura de meritocracia ou reconhecimento de valor.

        por isso colocam os sindicatos a negociar salários por atacado, promoções automáticas, aumentos por atacado, contestam qualquer avaliação, impossibilidade de despedir, etc

        a inveja é obviamente o motor desta ideologia que nunca conseguiu conviver bem com a genialidade e esforço do indíviduo, preferindo a mediocridade das massas.

        o único ponto positivo disto é que de facto acaba com a inveja, mas em troca nivela tudo pelo menor denominador comum, promove o lascimo, a indolência e o absentismo, e destroi a competividade, a excelência, a eficiência e a produtividade.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
          Não será certamente de todos os Portugueses, mas é um fenómeno cultural muito impregnado na nossa cultura.

          Sinceramente não sei de onde virá isso, mas a cultura da pena, do coitadinho, do fado, do facilitismo, da inveja e mal dizer é uma realidade bem Portuguesa.
          A cultura do pobre mas honrado e da exaltacao da pobreza vem do tempo de Salazar.

          A última palavra dos Lusíadas é "inveja", por alguma razao o poeta quis acabar assim a sua obra.

          Comentário


            #6
            Há uns bons anos atrás, O prof Amaral Dias (reputado Dr. das psicanálises...) numa entrevista em que lhe perguntaram se existia um traço de personalidade que nos distinguisse enquanto povo, disse que era claramente a inveja.

            Nunca mais me esqueci porque era algo que eu pensava transversal ao ser humano (e é). Mas depois comecei a reparar e a aperceber-me que em Portugal é mesmo muito vincado.

            Comentário


              #7
              não sei se o problema é mesmo português ou se se nota mais em Portugal por ser um país e uma sociedade muito mais de esquerda do que os seus congéneres europeus.

              eu nunca percebi bem porque é que algumas pessoas quando vêem um ferrari têm raiva ou inveja do seu dono.

              eu fico muito feliz em viver numa sociedade onde se as pessoas se esforçarem, fizerem as escolhas certas e também tiverem um bom bocado de sorte, conseguem ter um ferrari. Ficaria muito mais deprimido se vivesse em Cuba, na Venezuela ou na antiga URSS e soubesse que não haveria nada que eu pudesse fazer para ter um ferrari, porque tudo o que eu conseguisse graças ao meu esforço seria dividido pelos que nada fizeram.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                A cultura do pobre mas honrado e da exaltacao da pobreza vem do tempo de Salazar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                  não sei se o problema é mesmo português ou se se nota mais em Portugal por ser um país e uma sociedade muito mais de esquerda do que os seus congéneres europeus.

                  eu nunca percebi bem porque é que algumas pessoas quando vêem um ferrari têm raiva ou inveja do seu dono.

                  eu fico muito feliz em viver numa sociedade onde se as pessoas se esforçarem, fizerem as escolhas certas e também tiverem um bom bocado de sorte, conseguem ter um ferrari. Ficaria muito mais deprimido se vivesse em Cuba, na Venezuela ou na antiga URSS e soubesse que não haveria nada que eu pudesse fazer para ter um ferrari, porque tudo o que eu conseguisse graças ao meu esforço seria dividido pelos que nada fizeram.
                  Tu deves ter sido sodomizado por alguém de esquerda, só pode. Que doença. Eu sou de esquerda e não tenho inveja nenhuma de quem é bem sucedido. Essa mania das generalizações bacocas....

                  Comentário


                    #10
                    Eu estava convencido que nós eramos intrinsecamente assim, mas entretanto já ouvi irlandeses (mais que um) a dizer o mesmo de si próprios, italianos a mesma coisa, e holandeses igual. Portanto acabo por não perceber se de facto é um problema só nosso ou se é uma problema da raça humana mesmo.

                    Comentário


                      #11
                      mas basta ver o topico da crise ou o do rendimento basico universal para ver que a inveja é a força motriz para muitas opções politicas

                      há pessoas que são de esquerda porque um genuino sentimento de solidariedade com os outros, mas infelizmente parece-me que a grande maioria o é por causa de uma inveja que ferve dentro deles, impressiona-me ver o quão forte e evidente é a inveja que ferve dentro de algumas pessoas
                      trouxe isto aqui porque me admirei ver a inveja reconhecida a nível academico (a minha área é a ciencia exata, não as ciencias sociais)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                        não sei se o problema é mesmo português ou se se nota mais em Portugal por ser um país e uma sociedade muito mais de esquerda do que os seus congéneres europeus.
                        Acho que não.

                        Penso que este traço de personalidade nacional é anterior à própria definição de esquerda e direita, politicamente falando.

                        E penso que a nossa cultura mais "esquerdista" é um subproduto da revolução de Abril... mas hoje bastante diluída.

                        Aliás nem sei se temos hoje uma sociedade de esquerda propriamente dita. Podemos ter uma sociedade mais ligada a um modelo económico de um estado gordo e pesado, mas isso foi uma criação da direita, provavelmente terá nascido mesmo com Salazar. Esse modelo económico é a referencia que as pessoas têm e custa bastante (e têm receio) a compreender as virtudes doutro.

                        Claro que é muito dificil discutir isto abertamente porque as pessoas vêm tudo com óculos coloridos. É como discutir teologia com um padre católico...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                          Eu estava convencido que nós eramos intrinsecamente assim, mas entretanto já ouvi irlandeses (mais que um) a dizer o mesmo de si próprios, italianos a mesma coisa, e holandeses igual. Portanto acabo por não perceber se de facto é um problema só nosso ou se é uma problema da raça humana mesmo.
                          Vou mais por aqui. A inveja está em todo o lado, ponto.

                          No entanto, noto que há mais noção de colectivo nalguns países como, por exemplo, os escandinavos. Talvez pelas condições adversas, principalmente no inverno, tenham concluído que juntos podem mais do que cada um por si, e isso enraizou-se.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                            Eu estava convencido que nós eramos intrinsecamente assim, mas entretanto já ouvi irlandeses (mais que um) a dizer o mesmo de si próprios, italianos a mesma coisa, e holandeses igual. Portanto acabo por não perceber se de facto é um problema só nosso ou se é uma problema da raça humana mesmo.
                            então porque será que noutros paises um empresário bem sucedido é admirado e aplaudido enquanto por cá, principalmente no sul do país é detestado?
                            que há inveja um pouco por todo o lado é normal, assim como há preguiça, ousadia, generosidade, coragem e cobardia, etc mas há de uma forma mais vincada nuns lados que noutros
                            pelo que disse o investigador e pelos vistos o psicologo citado pelo Vsoca há mais cá que noutros lugares

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                              Eu estava convencido que nós eramos intrinsecamente assim, mas entretanto já ouvi irlandeses (mais que um) a dizer o mesmo de si próprios, italianos a mesma coisa, e holandeses igual. Portanto acabo por não perceber se de facto é um problema só nosso ou se é uma problema da raça humana mesmo.
                              Só quem vive numa bolha pode pensar que é algo que só acontece connosco, eu frequento muitos foruns europeus e americanos e basicamente assim que alguém põe uma foto do seu Porsche ou Lamborghini logo vêm não sei quantos gajos com bocas sarcásticas acerca do modo de vida, o que faz na vida para ter tanto dinheiro etc. Eu não tenho inveja, cada um tem o que pode e vai ser sempre assim, mas confesso que me mete nojo quando pessoas têm bens materiais de luxo às custas dos outros e alguém falou em facilitismo, não existe mais facilitismo que nos patamares de ordenados mais altos, isto na minha experiência no privado e pelo que vejo na tv e jornais acerca de FP (deputados etc.)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Acho que não.

                                Penso que este traço de personalidade nacional é anterior à própria definição de esquerda e direita, politicamente falando.

                                E penso que a nossa cultura mais "esquerdista" é um subproduto da revolução de Abril... mas hoje bastante diluída.

                                Aliás nem sei se temos hoje uma sociedade de esquerda propriamente dita. Podemos ter uma sociedade mais ligada a um modelo económico de um estado gordo e pesado, mas isso foi uma criação da direita, provavelmente terá nascido mesmo com Salazar. Esse modelo económico é a referencia que as pessoas têm e custa bastante (e têm receio) a compreender as virtudes doutro.

                                Claro que é muito dificil discutir isto abertamente porque as pessoas vêm tudo com óculos coloridos. É como discutir teologia com um padre católico...
                                o estado gordo nasceu com cavaco silva, que é da esquerda do PSD, social democrata keynesiano
                                está estudado (por antonio barreto e outros que confessou a sua surpresa quando chegou a essa conclusão), cavaco silva foi o pai do estado gordo, depois foi engordando mais e mais, mas o essencial do problema foi criado por cavaco silva, mas isso é assunto para outro topico

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois, é óbvio que é um sentimento como todos os outros. E sendo humanos é algo intrínseco e que terá o seu papel na nossa personalidade.

                                  A questão em si é que parece que em Pt é exacerbado. É mais isso...

                                  A questão da forma como se lida cá com o sucesso de terceiros é algo que me ultrapassa bastante.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                    o estado gordo nasceu com cavaco silva, que é da esquerda do PSD, social democrata keynesiano
                                    está estudado (por antonio barreto e outros que confessou a sua surpresa quando chegou a essa conclusão), cavaco silva foi o pai do estado gordo, depois foi engordando mais e mais, mas o essencial do problema foi criado por cavaco silva, mas isso é assunto para outro topico

                                    Perdoem-me o OT:

                                    Salazar percebeu que a galinha dos ovos de ouro para alguém se perpetuar no poder era ter o pessoal a trabalhar para o estado: dependentes economicamente... e destituídos de toda a sua capacidade de singrar por si. Quem ousaria assim deitar um estado a baixo? É como teres um exercito.

                                    ----

                                    Siga a inveja!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                      então porque será que noutros paises um empresário bem sucedido é admirado e aplaudido enquanto por cá, principalmente no sul do país é detestado?
                                      que há inveja um pouco por todo o lado é normal, assim como há preguiça, ousadia, generosidade, coragem e cobardia, etc mas há de uma forma mais vincada nuns lados que noutros
                                      pelo que disse o investigador e pelos vistos o psicologo citado pelo Vsoca há mais cá que noutros lugares
                                      Muitas vezes depende como o empresário chegou a essa posição de bem sucedido.Há por aqui uma empresa que já foi considerada duas ou três vezes PME de excelência, o dono é Porsches, Ferraris etc. mas é falado apenas e só pela forma como chegou lá, tanto que anda a ser investigado pela PJ há uns anitos (ele e outros empresários bem sucedidos cá do burgo) obviamente que não vou admirar nem aplaudir alguém assim.

                                      Já do Belmiro de Azevedo nunca disse nada a não ser que ele construiu um império de admirar ou como outro empresário cá do burgo começou com um tasco pequenino e agora é dono de um hotel, não foi da noite para o dia como muitos, foi algo sustentado e que demorou mais de 20 anos.

                                      Mas sim vamos bater palmas a todos os empresários bem sucedidos que aparecem independentemente da forma como tratam os trabalhadores ou do que fizeram para lá chegar, para não corrermos o risco de sermos considerados invejosos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        Perdoem-me o OT:

                                        Salazar percebeu que a galinha dos ovos de ouro para alguém se perpetuar no poder era ter o pessoal a trabalhar para o estado: dependentes economicamente... e destituídos de toda a sua capacidade de singrar por si. Quem ousaria assim deitar um estado a baixo? É como teres um exercito.

                                        ----

                                        Siga a inveja!

                                        Sempre que há uma reviravolta no poder o exército está lá, seja aqui, seja na China, seja na América.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A inveja, como tantos sentimentos, é má se for doentia, mas com conta peso e medida é uma coisa necessária. Dizem aí para cima que os portuguesas são invejosos porque são mais de esquerda. Ora eu acho pelo contrário que a inveja pode ser um dos motores do empreendedorismo e do trabalho humanos. Uma pessoa vê o que os outros conseguiram, fica invejosa, e esforça-se por conseguir igual.

                                          Comentário


                                            #22
                                            é ao contrário, são mais de esquerda porque são invejosos

                                            e pelo que é dito na entrevista a Luis Reto, reitor do ISCTE, o quadro é completo, tipicamente o portugues também é avesso ao risco, logo prefere usar o estado para confiscar daqueles que arriscaram com sucesso aquilo que eles conseguiram para ter um bocado também

                                            na extrema esquerda, invulgarmente representativa isso é bastante óbvio

                                            Comentário


                                              #23
                                              Coisa feia, a inveja...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não só é um traço cultural como é mais evidente em algumas zonas do país, normalmente no interior mais esquecido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                                  é ao contrário, são mais de esquerda porque são invejosos

                                                  e pelo que é dito na entrevista a Luis Reto, reitor do ISCTE, o quadro é completo, tipicamente o portugues também é avesso ao risco, logo prefere usar o estado para confiscar daqueles que arriscaram com sucesso aquilo que eles conseguiram para ter um bocado também

                                                  na extrema esquerda, invulgarmente representativa isso é bastante óbvio
                                                  É uma grande verdade que "nós por cá" desdenhamos dos empresários e das pessoas que arriscam positivamente.

                                                  No entanto essa é apenas uma das facetas da "inveja".

                                                  Estar a classificar a inveja como de esquerda com base nisso... parece-me estar a ser parcial e ver apenas metade do quadro.

                                                  Aliás esta aversão ao empreendedorismo.... é algo bem mais complexo que definir como "inveja". É um modo estar "economico-social" que se criou e nos foi definindo como sociedade. E volto a repetir que fomos moldados dessa forma, não somos naturalmente apegados ao "Estado", é aquilo que a maioria das pessoas (com algum desconhecimento pelo meio) têm como definição de sociedade.

                                                  Há aqui alguma mistura de conceitos, na minha opinião.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    a aversão ao risco nada tem a ver com a inveja, foi outra coisa que o entrevistado falou

                                                    e bem toda a esquerda é motivada por inveja, mas nalguns é bastante notorio

                                                    aliás em portugal a inveja é um traço comum à esquerda e à direita

                                                    diria apenas que é mais notoria na extrema esquerda

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                      Eu estava convencido que nós eramos intrinsecamente assim, mas entretanto já ouvi irlandeses (mais que um) a dizer o mesmo de si próprios, italianos a mesma coisa, e holandeses igual. Portanto acabo por não perceber se de facto é um problema só nosso ou se é uma problema da raça humana mesmo.
                                                      E esta história de serem só os portugueses, já enjoa...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                                        a aversão ao risco nada tem a ver com a inveja, foi outra coisa que o entrevistado falou

                                                        e bem toda a esquerda é motivada por inveja, mas nalguns é bastante notorio

                                                        aliás em portugal a inveja é um traço comum à esquerda e à direita

                                                        diria apenas que é mais notoria na extrema esquerda
                                                        Será mesmo? A nossa extrema-esquerda está hoje em dia dominada pelo que alguém designou de "esquerda-caviar". É tudo gente que está muito bem na vida. Não vejo por que razão seriam movidos à força da inveja.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PapaHet Ver Post
                                                          Tu deves ter sido sodomizado por alguém de esquerda, só pode. Que doença. Eu sou de esquerda e não tenho inveja nenhuma de quem é bem sucedido. Essa mania das generalizações bacocas....
                                                          ele não mas o país è, nao não tens inveja de alguém bem sucedido porque bem sucedidos vês nenhuns ou muitos poucos, uma boa verdade

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho que o problema da inveja está na sua exteriorização, todos demos inveja de algo o que nos difere é a maneira como a transmitimos aos outros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X