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Noruega quer proibir venda de carros a gasolina e gasóleo

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    Noruega quer proibir venda de carros a gasolina e gasóleo

    Não sou muito de criar tópicos baseados em noticias de jornal, mas como se trata de um forum automóvel, esta noticia pareceu-me que merecia destaque no FAHO. Acho curioso que um país que tem petroleo com fartura seja o primeiro a querer tomar uma iniciativa deste género. Aprovam esta ideia para ser replicada em Portugal em 2025?


    Segundo o jornal escandinavo Dagens Næringsliv, o plano estará a ser delineado pelos quatro principais partidos políticos do país que esperam que a proibição de vender qualquer tipo de automóvel não eléctrico esteja em vigor a partir de 2025.Embora ainda não haja qualquer documento assinado, o jornal explica que as conversações entre os quatro partidos já decorrem a alguns meses e a bom ritmo, e que a intenção é tornar essa proibição parte do plano nacional de energia a breve trecho.
    Definir a data de proibição para 2025 - daqui a nove anos - parece um cronograma difícil de seguir, mas a Noruega é um dos países mais progressistas do mundo quando se trata de veículos eléctricos. Para se ter uma ideia, 24% de todos os automóveis novos vendidos no país são eléctricos, mais de que qualquer nação do mundo - nos Estados Unidos, por exemplo, a quota de mercado de veículos eléctricos novos não chega sequer a 1%.

    #2
    Se depender das construtoras, o elétrico nunca mais pega

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
      Não sou muito de criar tópicos baseados em noticias de jornal, mas como se trata de um forum automóvel, esta noticia pareceu-me que merecia destaque no FAHO. Acho curioso que um país que tem petroleo com fartura seja o primeiro a querer tomar uma iniciativa deste género. Aprovam esta ideia para ser replicada em Portugal em 2025?


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      E eles têm petróleo.

      Só ainda não percebi pq é que ainda não foi implementado aqui e na Europa em geral(seria uma espécie de bomba atómica da independência energética). Ahh já sei o Lobby das petrolíferas...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Quark Ver Post
        E eles têm petróleo.

        Só ainda não percebi pq é que ainda não foi implementado aqui e na Europa em geral(seria uma espécie de bomba atómica da independência energética). Ahh já sei o Lobby das petrolíferas...

        Carros eléctricos já existem á algum tempo (mas antes da decada de 90).................................... mas os lobbys das petrolíferas, aliás que aqui em Portugal iria ser criada a primeira scooter eléctrica, fabrico Famel/Efacec, que iria ser usada pelos correios franceses, mas ajudas do nosso estado ficaram na gaveta

        Comentário


          #5
          digamos que vão cavar um buraco para cair dentro dele, pois as coisas não são tão simples como pensar e fazer como vossas excelências do governo pensam, e não é em 9 anos que vão mudar algo que tem de ser progressivamente e levará o seu tempo, basicamente estão a por a carroça a frente dos bois como sempre, a fazer previsões do futuro antecipadas, sem saber como estarão as coisas quando lá se chegar a 2025...

          veremos com o decorrer do tempo no que isso vai dar...

          e replicar uma ideia destas em Portugal, só em sonhos, com sorte nem daqui a 50 anos, quanto mais em 9 como os outros ai querem fazer...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Quark Ver Post
            E eles têm petróleo.

            Só ainda não percebi pq é que ainda não foi implementado aqui e na Europa em geral(seria uma espécie de bomba atómica da independência energética). Ahh já sei o Lobby das petrolíferas...
            basicamente isto, enquanto houver os lobbys do petróleo, esqueçam lá massificação de eléctricos... há demasiadas contrapartidas(€€€€€€€€€€) que fazem com que as coisas andem a passo de caracol, ou nem passem de meras ideia num papel..

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              #7
              Todos os grandes construtores Automóveis estudam veículos elétricos, alguns já investiram muitos M€ nos elétricos.

              Os veículos elétricos já são estudados exaustivamente à mais de 50 anos. Inclusive em Portugal! Andaram no LNETI durante anos muitos investigadores a trabalhar nisso.

              Os elétricos nunca passam do que são hoje, "um brinquedo de meninos ricos", enquanto não for ultrapassado o problema principal: as baterias.

              Surgem ano após ano, novidades de grandes resultados em laboratório de novas baterias, de super condensadores, enfim uma panóplia de coisas que em teoria são a "invenção da pólvora", e depois quando se faz testes a serio para industrializar não presta.

              Comentário


                #8
                E os carros clássicos? Andam a quê? Reboque?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                  Todos os grandes construtores Automóveis estudam veículos elétricos, alguns já investiram muitos M€ nos elétricos.

                  Os veículos elétricos já são estudados exaustivamente à mais de 50 anos. Inclusive em Portugal! Andaram no LNETI durante anos muitos investigadores a trabalhar nisso.

                  Os elétricos nunca passam do que são hoje, "um brinquedo de meninos ricos", enquanto não for ultrapassado o problema principal: as baterias.

                  Surgem ano após ano, novidades de grandes resultados em laboratório de novas baterias, de super condensadores, enfim uma panóplia de coisas que em teoria são a "invenção da pólvora", e depois quando se faz testes a serio para industrializar não presta.
                  Os tesla devem ter um reactor nuclear para durar tanto, então.

                  Comentário


                    #10
                    Vi há tempos uma peça que demonstrava que era impossível contruir baterias para o volume de carros existente, nem para lá caminha! O problema é que nem sequer existem suficientes recursos na natureza que o permitam!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jakuzy Ver Post
                      Vi há tempos uma peça que demonstrava que era impossível contruir baterias para o volume de carros existente, nem para lá caminha! O problema é que nem sequer existem suficientes recursos na natureza que o permitam!
                      Essas demonstrações baseiam-se na tecnologia actual... com o avançar da tecnologia e a descoberta de maneiras mais eficazes de produção de baterias bem como maneiras de armazenar diferentes vamos no caminho certo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                        Essas demonstrações baseiam-se na tecnologia actual... com o avançar da tecnologia e a descoberta de maneiras mais eficazes de produção de baterias bem como maneiras de armazenar diferentes vamos no caminho certo.

                        Falaremos disso quando lá chegarmos; para já temos que lidar com a realidade actual. Futurologia é na secção ao lado ;)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PapaHet Ver Post
                          Os tesla devem ter um reactor nuclear para durar tanto, então.
                          O grande problema dos eléctricos é autonomia e mais do que isso o tempo que eles demoram a carregar.


                          E depois baterias construídas em massa é capaz de ser um problema ambiental pior que os carros a gasolina/gasóleo.


                          P.S. Os noruegueses podiam aproveitar e proibir também aqueles cruzeiros pelos fiordes e que aqueles barcos todos as tantas poluem bem mais que os automoveis.
                          Editado pela última vez por RPMcMurphy; 06 June 2016, 16:41.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                            E os carros clássicos? Andam a quê? Reboque?
                            Mas os reboques teriam que ser eléctricos!

                            Comentário


                              #15
                              A noticia está dúbia: Fala em proibição da venda e depois de proibição de circulação.
                              São coisas bem diferentes.

                              Mas apoio as duas.

                              Comentário


                                #16
                                Mesmo que resolvam o problema de baterias para toda a gente, mesmo que resolvam o problema de pontos de carga para toda a gente, mesmo que resolvam o problema dos tempos de carga/autonomia (na Noruega ninguém precisa de fazer viagens de longo curso pelos vistos), mesmo que as pessoas não se importem que metade do dinheiro que dão pelo carro vai para as baterias e estas podem ir para o lixo ao fim de uns anos...falta ainda a muito iluminado fazer as contas para ganhar noção da quantidade enorme de energia que um carro consome para se deslocar, e que para carregar as baterias com esta energia ela vai ter que vir de algum lado. A gasolina e o gasóleo são formas de energia cerca de 40x mais densos que as melhores baterias, e um carro gasta litros e litros daquilo com muita facilidade...

                                As pessoas não têm noção que o seu carro pessoal usa muito, mas mesmo muito mais energia do que o consumo de electricidade de toda a sua casa. Acham que vão andar o mês todo com o bolinhas e no fim pagam mais 20€ à EDP? Acham que os fornecedores de electricidade têm capacidade para triplicar ou quadruplicar o fornecimento de electricidade para alimentar um parque automóvel totalmente eléctrico sem ter que investir em mais barragens, centrais, geradores e afins? Acham que vão construir isso pro bono em nome do ambiente ou esses custos vão aparecer na factura dos clientes?

                                Não há almoços grátis. No dia em que passar tudo a eléctrico não vai mudar o dinheiro que sai do bolso dos condutores no fim do mês, só muda o sítio para onde vai.

                                Depois há a teoria da conspiração do lobby das petrolíferas. De facto existe um lobby, mas não têm é tanto quanto pensam contra os carros eléctricos. O petróleo tem muitos usos e os combustíveis para automóveis são apenas uma parte. Os barcos e aviões não vão deixar de gastar petróleo. Os carros eléctricos vão continuar a precisar de plásticos, fibras, resinas, tintas, solventes, lubrificantes, pneus, etc. O petróleo está em tudo isto. Numa fase de transição (que pode muito bem levar décadas) não me acredito que consigam cumprir com os requisitos sem recurso a centrais termoeléctricas. As petrolíferas não vão à falência se toda a gente começar a andar de carros eléctricos. Já por outro lado os cães grandes da EDP até salivam e esfregam as mãos só de imaginar.
                                Editado pela última vez por SRLA; 06 June 2016, 17:22.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                  O grande problema dos eléctricos é autonomia e mais do que isso o tempo que eles demoram a carregar.


                                  E depois baterias construídas em massa é capaz de ser um problema ambiental pior que os carros a gasolina/gasóleo.


                                  P.S. Os noruegueses podiam aproveitar e proibir também aqueles cruzeiros pelos fiordes e que aqueles barcos todos as tantas poluem bem mais que os automoveis.
                                  Deviam era olhar para a brutal poluição que estão a causar aos oceanos com a porcaria dos viveiros!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Falam sempre da Tesla como a 7ª maravilha do Mundo, acerca das baterias traduzam: "“highest potential for environmental impacts”.

                                    Podem ler um artigo aqui embora existam mais acerca do mesmo assunto, o impacto da extração mineira e respetiva transformação para baterias e o que fazer quando terminar a vida das mesmas.

                                    O primeiro artigo que o google devolveu (soft), para ver se vos desperta o interesse cientifico: http://www.theguardian.com/vital-sig...musk-powerwall

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                      Falam sempre da Tesla como a 7ª maravilha do Mundo, acerca das baterias traduzam: "“highest potential for environmental impacts”.
                                      Independentemente disso, muita gente que compra hoje um Tesla daqui a poucos anos vai estar a querer despachá-lo o mais depressa possível, assim que se aperceberem da conta que se aproxima com as baterias a começar a dar de si. Quanto é que custava o pack de baterias do S de topo, 40 mil dólares? Aquilo tem 8 anos de garantia e depois disso imagino muitos donos a ter noites em branco!

                                      E como vai ser o mercado de usados num mundo de carros eléctricos, com baterias caríssimas e com vida finita? Os primeiros compradores de eléctricos em segunda mão vão cair na armadilha e depois deitam as mãos à cabeça, mas depois rapidamente o mercado se apercebe do novo paradigma e ninguém pega em carros usados.

                                      Mas supostamente quem está numa assembleia a passar leis é que devia pensar nestas coisas.
                                      Editado pela última vez por SRLA; 06 June 2016, 17:17.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por srla Ver Post
                                        mesmo que resolvam o problema de baterias para toda a gente, mesmo que resolvam o problema de pontos de carga para toda a gente, mesmo que resolvam o problema dos tempos de carga/autonomia (na noruega ninguém precisa de fazer viagens de longo curso pelos vistos), mesmo que as pessoas não se importem que metade do dinheiro que dão pelo carro vai para as baterias e estas podem ir para o lixo ao fim de uns anos...falta ainda a muito iluminado fazer as contas para ganhar noção da quantidade enorme de energia que um carro consome para se deslocar, e que para carregar as baterias com esta energia ela vai ter que vir de algum lado. A gasolina e o gasóleo são formas de energia cerca de 40x mais densos que as melhores baterias, e um carro gasta litros e litros daquilo com muita facilidade...

                                        As pessoas não têm noção que o seu carro pessoal usa muito, mas mesmo muito mais energia do que o consumo de electricidade de toda a sua casa. Acham que vão andar o mês todo com o bolinhas e no fim pagam mais 20€ à edp? Acham que os fornecedores de electricidade têm capacidade para triplicar ou quadruplicar o fornecimento de electricidade para alimentar um parque automóvel totalmente eléctrico sem ter que investir em mais barragens, centrais, geradores e afins? Acham que vão construir isso pro bono em nome do ambiente ou esses custos vão aparecer na factura dos clientes?

                                        Não há almoços grátis. No dia em que passar tudo a eléctrico não vai mudar o dinheiro que sai do bolso dos condutores no fim do mês, só muda o sítio para onde vai.

                                        Depois há a teoria da conspiração do lobby das petrolíferas. De facto existe um lobby, mas não têm é tanto quanto pensam contra os carros eléctricos. O petróleo tem muitos usos e os combustíveis para automóveis são apenas uma parte. Os barcos e aviões não vão deixar de gastar petróleo. Os carros eléctricos vão continuar a precisar de plásticos, fibras, resinas, tintas, solventes, lubrificantes, pneus, etc. O petróleo está em tudo isto. Numa fase de transição (que pode muito bem levar décadas) não me acredito que consigam cumprir com os requisitos sem recurso a centrais termoeléctricas. As petrolíferas não vão à falência se toda a gente começar a andar de carros eléctricos. Já por outro lado os cães grandes da edp até salivam e esfregam as mãos só de imaginar.
                                        [/close thread]

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                                          #21
                                          Há ideias interessantes para os elétricos, uma das ideias era haver uma rede de estações de serviço em que se trocava as baterias descarregadas por carregadas, mas isto envolve seres cliente dessa rede de estações, pagares uma mensalidade pelas baterias, e ainda pelo gasto/utilização das baterias, pois desta forma, o problema das baterias avariadas seria sempre da empresa da estação de serviço, o problema é que isso sai caro, teria que as mesmas serem padronizadas e de fácil acesso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                            Há ideias interessantes para os elétricos, uma das ideias era haver uma rede de estações de serviço em que se trocava as baterias descarregadas por carregadas, mas isto envolve seres cliente dessa rede de estações, pagares uma mensalidade pelas baterias, e ainda pelo gasto/utilização das baterias, pois desta forma, o problema das baterias avariadas seria sempre da empresa da estação de serviço, o problema é que isso sai caro, teria que as mesmas serem padronizadas e de fácil acesso.

                                            Muitos não iriam gostar de trocar uma bateria quase nova por outra de origem duvidosa...

                                            Comentário


                                              #23
                                              O que eu acho é o seguinte:
                                              Os noruegueses são hipócritas. Encheram-se de dinheiro nos últimos 50 anos à conta do oil. Agora que começaram a aparecer novas fontes por todo o lado e perceberam que os dias de fartura acabaram, resolveram inventar cenas ecológicas e tal para ver se enganam tótós com conversa da treta.

                                              Mas se estão preocupados os meninos tenho uma solução para eles: acabar com a exploração de oil lá no país deles ( já que incomoda assim tanto e polui) e doaram as participações que têm por todo o mundo a entidades de caridade.

                                              Depois, já que estão arrependidos do pecado do atentado ambiental que provocaram, pegam nos bilions de Dolares que têm aplicados em todo o mundo em fundos e fazem uma fogueira com o dinheiro.

                                              Amen

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim, a melhor coisa que podiam fazer era parar imediatamente com a exploração de petróleo na Noruega.

                                                Só com a subida do preço do crude, é que outras soluções "ecológicas" podem ter viabilidade. Com a gasolina mais barata que a água engarrafada, é difícil.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  O que eu acho é o seguinte:
                                                  Os noruegueses são hipócritas. Encheram-se de dinheiro nos últimos 50 anos à conta do oil. Agora que começaram a aparecer novas fontes por todo o lado e perceberam que os dias de fartura acabaram, resolveram inventar cenas ecológicas e tal para ver se enganam tótós com conversa da treta.

                                                  Mas se estão preocupados os meninos tenho uma solução para eles: acabar com a exploração de oil lá no país deles ( já que incomoda assim tanto e polui) e doaram as participações que têm por todo o mundo a entidades de caridade.

                                                  Depois, já que estão arrependidos do pecado do atentado ambiental que provocaram, pegam nos bilions de Dolares que têm aplicados em todo o mundo em fundos e fazem uma fogueira com o dinheiro.

                                                  Amen
                                                  Provavelmente já têm em mãos estudos para perceberem até quando podem explorar as reservas do país. E lançam uma medida para quando elas estiverem no limite. Faz bem à imagem do país.
                                                  Podem perder à bola, mas não são estúpidos.

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                                                    #26
                                                    Isso deve ser um Governo de esquerda radical-intelectualoide, não?

                                                    Na minha opinião o carro eléctrico, por mais que seja aperfeiçoado, será sempre uma solução de transição, até por causa das baterias que, como já se disse, exigem muitos metais raros. Eu vejo muito mais futuro em produção energética ao fazer reagir correctamente elementos presentes em quantidades infinitas na natureza como o hidrogénio e outros.

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                                                      #27
                                                      Têm que ver como produz a Noruega electricidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        Independentemente disso, muita gente que compra hoje um Tesla daqui a poucos anos vai estar a querer despachá-lo o mais depressa possível, assim que se aperceberem da conta que se aproxima com as baterias a começar a dar de si. Quanto é que custava o pack de baterias do S de topo, 40 mil dólares? Aquilo tem 8 anos de garantia e depois disso imagino muitos donos a ter noites em branco!

                                                        E como vai ser o mercado de usados num mundo de carros eléctricos, com baterias caríssimas e com vida finita? Os primeiros compradores de eléctricos em segunda mão vão cair na armadilha e depois deitam as mãos à cabeça, mas depois rapidamente o mercado se apercebe do novo paradigma e ninguém pega em carros usados.

                                                        Mas supostamente quem está numa assembleia a passar leis é que devia pensar nestas coisas.
                                                        Sei que não é o pensamento da maioria, mas quando eu compro um carro, nunca faço seguro contra todos os riscos. Se tiver algum azar, que que no dia seguinte posso ir comprar um igual e continuar a minha vida. Posto isto, acredito que quem compra estes carros já terá isso em mente, ou seja, se for preciso comprar outro, compram no dia seguinte, ou quando terminar a garantia compram um novo.

                                                        A questão nunca tem a ver com a manutenção e preço dela em si, tem mais a ver com planeamento financeiro e a compra de carros que se possam sustentar.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jakuzy Ver Post
                                                          Muitos não iriam gostar de trocar uma bateria quase nova por outra de origem duvidosa...
                                                          Se não for tua, qual é mesmo o problema? Só pagarias o aluguer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                            Têm que ver como produz a Noruega eletricidade.


                                                            A grande maioria da Produção elétrica é proveniente de Hidroelétricas, só uma parte é que é de Central Térmica a queimar combustíveis fosseis, mesmo assim está nos 30 Países com maiores emissões de Dióxido de Carbono per capita !!!

                                                            Comentário

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